Jornalismo
Universidade da Região da Campanha

Disciplinas|Curriculo: 521341


Código

Nome

272855
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (200)

Ementa:

Sem: 0 | CH: 200

298396
JORNALISMO AMBIENTAL

Ementa:

Sem: 0 | CH: 30

296382
JORNALISMO CULTURAL

Ementa: A produção e edição de fatos culturais locais, nacionais e internacionais. Os textos reflexivos sobre as manifestações artísticas como artes visuais, teatro, música e cinema. A economia das atividades culturais e os promotores de ações voltadas ao público. As reportagens sobre os artistas e as autoridades vinculadas às instituições públicas e privadas. A crítica de artes.

Sem: 0 | CH: 30

297003
JORNALISMO E AGRONEGÓCIO

Ementa:

Sem: 0 | CH: 60

297002
JORNALISMO ESPORTIVO

Ementa:

Sem: 0 | CH: 60

297001
JORNALISMO LITERÁRIO

Ementa:

Sem: 0 | CH: 60

298395
MÍDIA COMUNITÁRIA

Ementa: A disciplina propõe um amplo conceito da Comunicação como direito fundamental do cidadão, trazendo processos e sistemas de democratização da comunicação, comunicação e interesse público, princípios da comunicação participativa, além da apropriação dos meios de comunicação pelos movimentos sociais e da comunicação como aliada da responsabilidade social e do terceiro setor.

Sem: 0 | CH: 30

261357
CRÍTICA DA MÍDIA

Ementa: Crítica da mídia e ativismo. As normas e o ordenamento quedialogam, interpelam e contestam o jornalismo. Os marcos da mídia. A imprensa pensando a imprensa. As análises sobre o modo de produção e apresentação das distintas mídias.

Sem: 1 | CH: 30

261360
HISTÓRIA DO JORNALISMO

Ementa: A revolução de Gutemberg. Os primeiros jornais europeus. A imprensa no Brasil. A industrialização dos impressos. Os jornais e revistas primários. O jornalismo político e panfletário. O surgimento do rádio. A evolução das técnicas editoriais. A televisão e os novos paradigmas. A internet e as formas digitais de comunicação.

Sem: 1 | CH: 60

261358
INTRODUÇÃO Á COMUNICAÇÃO

Ementa: Contextualização da comunicação social - importância, aspectos conceituais e evolutivos da sociedade atual. Caracterização, delimitação e inter-relações de campos de ação da comunicação social - jornalismo, publicidade e produção audiovisual.

Sem: 1 | CH: 60

261359
INTRODUÇÃO AO JORNALISMO

Ementa: A função dos veículos de comunicação. O papel do jornalista. Os gêneros jornalísticos. A organização de uma empresa jornalística. A reportagem. A função dos veículos de comunicação. As fontes da informação. O uso do idioma nas técnicas jornalísticas. O jornal digital.

Sem: 1 | CH: 60

261361
LABORATÓRIO DE FOTOGRAFIA

Ementa: Introdução aos princípios da fotografia. Revolução dos padrões visuais a partir da fotografia digital. A câmera fotográfica e seus mecanismos. Utilização e manejo dos equipamentos fotográficos e dos programas de informática compatíveis.

Sem: 1 | CH: 60

261333
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 30

261580
COMUNICAÇÃO E CULTURA

Ementa: Indústria Cultural.Identidade e Diversidade Cultural.Identidade brasileira.A construção da Identidade do Gaúcho pela mídia. Mundialização da Cultura;Mediação comunicacional de conflitos culturais. Folkcomunicação. Cibercultura.Jornalismo Cultural.

Sem: 2 | CH: 60

360
ESTETICA E CULTURA DE MASSA

Ementa: Conceitos de estética e de cultura. As relações entre estética e a sociedade. A estética, a transformação social e os fenômenos estéticos na cultura de massa.

Sem: 2 | CH: 30

261582
LABORATÓRIO DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL EM JORNALISMO

Ementa: O uso das normas de redação. A aplicação das normas às diferentes tecnologias da informação. A formação do lead, título, intertítulo, legenda, olho e chamada. A narrativa na contextualização das normas de redação. A aplicação das normas ao jornalismo escrito. Técnica de elaboração de notícias, notas e reportagens. As normas técnicas do radiojornalismo, do webjornal e do telejornalismo.

Sem: 2 | CH: 60

261418
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Fundamentos teóricos e legais da Metodologia da Pesquisa, considerando as normas técnicas sobre o plano, o projeto de pesquisa, o relatório e defesa dos resultados, artigos e "papers" na perspectiva de compreensão da importância e necessidade da realização de pesquisa não só durante o Curso como também, no futuro, como profissional.

Sem: 2 | CH: 30

261583
PLANEJAMENTO GRÁFICO

Ementa: As artes gráficas e de diagramação de jornais, revistas e boletins. Técnicas de diagramação, elaboração de layout e paginação de jornais e revistas. Tipos, cores e retículas. A articulação com o projeto gráfico e editorial. A aplicação prática de equipamentos, webdesign e videotexto.

Sem: 2 | CH: 60

261581
REDAÇÃO JORNALÍSTICA

Ementa: O uso das normas de redação. A aplicação das normas às diferentes tecnologias da informação. A formação do lead, título, intertítulo, legenda, olho e chamada. A narrativa na contextualização das normas de redação. A aplicação das normas ao jornalismo escrito. Técnica de elaboração de notícias, notas e reportagens. As normas técnicas do radiojornalismo, do webjornal e do telejornalismo.

Sem: 2 | CH: 60

296281
CIBERCULTURA, JORNALISMO ONLINE E REDES SOCIAIS

Ementa: O que é Cibercultura. A TV digital. Webjornalismo. Jornalismo nas redes sociais. Como escrever para a web. Perfil do jornalismo de web. Comunicação e mobilidades. Aplicativos para jornalistas. O jornalismo no twitter.

Sem: 3 | CH: 60

261593
ELETIVA I

Ementa: Concepções teóricas dos movimentos sociais e direitos sociais. As relações de igualdade e a diversidade humana, opinião pública, acesso à justiça, interpretação jurídica.

Sem: 3 | CH: 30

261528
FILOSOFIA

Ementa: Análise das principais correntes do pensamento filosófico, com especial ênfase para a filosofia política e filosofia moral. Neste sentido, a disciplina busca investigar os fundamentos racionais que norteiam a interpretação dos conceitos filosóficos e as práticas subsequentes nas áreas da ética e da política.

Sem: 3 | CH: 30

296278
FOTOJORNALISMO

Ementa: A fotografia na expressão da realidade jornalística. A união da pauta e da imagem. A escolha da imagem, do equipamento e do processamento. Utilização e manejo dos equipamentos digitais para fotografia.

Sem: 3 | CH: 60

296280
LABORATÓRIO DE JORNALISMO IMPRESSO

Ementa: A utilização prática das normas de redação e diagramação para jornais, revistas e produção de sites. A verificação dos fatos noticiosos e a elaboração dos textos a serem editados. A escolha das palavras para a melhor narrativa.

Sem: 3 | CH: 60

296279
TEORIA DA COMUNICAÇÃO

Ementa: A comunicação de massa e a sociedade contemporânea. Modelos, processos e efeitos da comunicação. As principais teorias dos efeitos. A Semiologia. A teoria crítica e o funcionalismo. Os paradigmas de Habermas e de MacLhuan. As teorias pós-funcionalistas e latino-americanas.

Sem: 3 | CH: 60

296714
JORNALISMO, POLÍTICA E SOCIEDADE

Ementa: O jornalismo especializado. A história do jornalismo político brasileiro. A política contemporânea e a característica dos partidos registrados. A influência do jornalismo na agenda política da sociedade brasileira. As fontes oficiais e não oficiais no ambiente político nacional.

Sem: 4 | CH: 30

296716
LABORATÓRIO DE WEBJORNALISMO

Ementa: As especificidades do webjornalismo. A criação de textos junto a imagens e sons. O significado do jornal laboratório para a web. O ponto eletrônico. A multimidialidade. A interatividade e a hipertextualidade. A personalização e a memória no webjornalismo.

Sem: 4 | CH: 60

296717
RÁDIOJORNALISMO

Ementa: O conceito de radiojornalismo. Caracterizações das emissoras AM e FM. O departamento de radiojornalismo. O texto para rádio. Regras básicas para a produção de notícias, notas e reportagens no rádio. Elaboração de boletins, comentários e entrevistas. A locução radiofônica. Elaboração de roteiros e produção de um radiojornal.

Sem: 4 | CH: 60

261389
SOCIOLOGIA

Ementa: Preceitos fundamentais da Sociologia como ciência; algumas definições conceituais necessárias; teoria e o método das sociologias clássica e contemporânea; concepções, implicações e perspectivas sociológicas inseridas no estudo dos fenômenos sociais contemporâneos; análise crítica, contextualizada e transdisciplinar para a compreensão de problemáticas da sociedade brasileira na atualidade.

Sem: 4 | CH: 30

296718
TELEJORNALISMO

Ementa: A disciplina propõe aprofundar conhecimentos sobre a história do jornalismo TV, introdução às técnicas de telejornalismo, aproximação com a linguagem das redações (jargões), além de noções de pauta, roteiro, espelho, script e de iniciação às técnicas de vídeo (postura, gestual e dicção).

Sem: 4 | CH: 60

296715
TEORIA DO JORNALISMO

Ementa: As teorias jornalísticas como ferramenta para a compreensão dos processos da informação. A teoria do espelho. A teoria do gatekeeper. A teoria organizacional. Teoria do agendamento. Teoria do newsmaking.

Sem: 4 | CH: 60

296979
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Ementa: A assessoria em instituições públicas e privadas, O jornalismo de empresa e organizações. A divulgação de notícias, a relação com os veículos e os eventos. A administração de um veículo interno e de comunicações online.

Sem: 5 | CH: 60

296982
DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO JORNALÍSTICA

Ementa: A ética e a deontologia da informação. O código de ética dos jornalistas. A legislação que rege os profissionais. Os artigos da Constituição Brasileira sobre a liberdade de informação e as normas que regulam a profissão dos jornalistas inclusos na CLT. Os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Sem: 5 | CH: 60

296980
LABORATÓRIO DE RADIOJORNALISMO

Ementa: O cotidiano de uma redação de radiojornalismo. A importância do tempo na elaboração de reportagens, boletins e notas. Prática da entrevista ao vivo no rádio. A cobertura de grandes eventos para o rádio. O noticiário gravado e ao vivo. A importância da objetividade e da singularidade do texto radiofônico.

Sem: 5 | CH: 60

296983
SEMINÁRIO INTEGRADO EM JORNALISMO I

Ementa: Análise do mercado de trabalho e as práticas do jornalismo nas organizações. Debate sobre atualidades e perspectivas do jornalismo institucional a partir de trabalhos de campo e estudos de caso. As tendências técnicas e as mudanças de discursos na era da comunicação organizacional.

Sem: 5 | CH: 60

296978
TÉCNICA DE ENTREVISTA

Ementa: O nascimento da entrevista. Tipos de entrevista. A notícia conforme o entrevistado. Análise da entrevista quanto ao conteúdo. Características dos entrevistadores. A geração de pautas e a entrevista sobre fatos imprevisíveis. A redação de uma entrevista.

Sem: 5 | CH: 60

296981
TÉCNICA DE REPORTAGEM

Ementa: O planejamento de uma entrevista. A execução da pauta com a coleta de informações, fontes da matéria, a responsabilidade perante as fontes e os critérios de avaliação da veracidade dos fatos. O apoio da documentação na entrevista, a matéria investigativa e os tipos de entrevistas coletivas e individuais.

Sem: 5 | CH: 60

296986
CINEMA

Ementa: A computação para o cinema. A história da arte e do cinema. Estética e teoria do cinema. Análise do filme. A montagem e a produção cinematográfica. O roteiro e a edição. Cinema documentário, de animação e publicitário.

Sem: 6 | CH: 60

456
ECONOMIA E MERCADOS

Ementa: Conceitos de Economia. Macro e Microeconomia. Análise macroeconômica. Modelos macro-econômicos. Teoria da firma. Demanda. Oferta. O problema da incerteza e o equilíbrio geral. Ciclos econômicos. Ocupação econômica. Distribuição espacial do PIB. O Brasil e a economia global. A inflação brasileira. Os investimentos no mercado financeiro brasileiro.

Sem: 6 | CH: 60

296987
JORNALISMO COMPARADO

Ementa: Processos sociais e processos de comunicação. Condições de produção.Processos, circulação e consumo de mensagens. As políticas editoriais que determinam e condicionam o processo da informação. As informações nos distintos meios.

Sem: 6 | CH: 30

296984
JORNALISMO MÓVEL E DE CONVERGÊNCIA

Ementa: O estudo do caráter empírico e teórico-conceitual dos produtos autóctones (originais) para tablets e smarts, lançados como parte das estratégias das organizações jornalísticas em conformidade com os processos de convergência jornalística. A lógica da plataforma horizontalizada que integra web, tablets, smartphones e versões em PDF e pageflip da edição impressa. A continuidade da multimídia dinâmica.

Sem: 6 | CH: 60

296985
LABORATÓRIO DE TELEJORNALISMO

Ementa: As funções do ambiente da redação de um telejornalismo. As atividades do editor e do repórter. A prática do repórter e do câmera na atividade conjunta. A elaboração final de uma reportagem. O tempo de duração de uma entrevista. O boletim sem imagem. A entrada ao vivo na televisão. A postura do apresentador de notícias.

Sem: 6 | CH: 60

296988
SEMINÁRIO DE ATUALIDADES EM JORNALISMO

Ementa: O mercado de trabalho e suas práticas. Atualidades e perspectivas do jornalismo. Temas fundamentais para a formação social do jornalista. As tendências técnicas e as mudanças de discursos na era contemporânea.

Sem: 6 | CH: 30

296989
SEMINÁRIO INTEGRADO EM JORNALISMO II

Ementa: Análise do mercado de trabalho e das práticas do Jornalismo nas organizações. Debate sobre atualidades e perspectivas do jornalismo a partir da perspectiva das novas mídias e da linguagem de convergência entre meios e das tendências técnicas e mudanças de discursos na era da comunicação digital.

Sem: 6 | CH: 60

296990
COMUNICAÇÃO E ESTUDOS COMPORTAMENTAIS

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296993
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO I

Ementa:

Sem: 7 | CH: 120

296991
LABORATÓRIO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296994
SEMINÁRIO INTEGRADO EM JORNALISMO III

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296992
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM JORNALISMO I

Ementa:

Sem: 7 | CH: 120

297000
ELETIVA II

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

261428
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Ementa: Abordagem dos princípios de empreendedorismo e práticas inovadoras, enfatizando as etapas de um plano de negócios que envolvem aspectos de análise de mercado, produção, operações, estrutura organizacional, marketing, financeiros e recursos humanos.

Sem: 8 | CH: 30

296999
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO II

Ementa:

Sem: 8 | CH: 120

296997
GESTÃO EM JORNALISMO

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

296998
LABORATÓRIO EM CINEMA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

296995
PRODUÇÃO E EDIÇÃO EM AUDIOVISUAL E HIPERMÍDIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

296996
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM JORNALISMO II

Ementa:

Sem: 8 | CH: 120


Disciplinas|Curriculo: 521331


Código

Nome

261662
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 200

305
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 60

1783
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 60

1785
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 120

1786
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 60

1788
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 60

1791
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 60

14798
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 60

383
ANTROPOLOGIA CULTURAL

Ementa:

Sem: 1 | CH: 30

1564
FILOSOFIA DA COMUNICACAO

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

1596
HISTORIA DA COMUNICACAO

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

384
INTRODUCAO A COMUNICACAO

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

701
PSICOLOGIA DA COMUNICACAO

Ementa:

Sem: 1 | CH: 30

132
REDAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL EM LINGUA PORTUGUESA I

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

357
COMUNICACAO COMUNITARIA

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

358
COMUNICACAO NA AMERICA LATINA

Ementa:

Sem: 2 | CH: 30

360
ESTETICA E CULTURA DE MASSA

Ementa: Conceitos de estética e de cultura. As relações entre estética e a sociedade. A estética, a transformação social e os fenômenos estéticos na cultura de massa.

Sem: 2 | CH: 30

363
MIDIA E CULTURA

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

1622
REDAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL EM LINGUA PORTUGUESA II

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

385
SOCIOLOGIA DA COMUNICACAO

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

364
COMUNICACAO E EDUCACAO I

Ementa:

Sem: 3 | CH: 30

1382
EDITORACAO

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1294
FOTOGRAFIA I

Ementa:

Sem: 3 | CH: 30

1623
REDAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL EM LINGUA PORTUGUESA III

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

353
TEORIA DA COMUNICACAO I

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1385
TEORIA E TECNICA EM JORNALISMO E PP

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

372
COMUNICACAO E EDUCACAO II

Ementa: Abordagem da inter-relação dos meios de comunicação de massa e a educação e sua utilização na construção de projetos educativos formais e não formais.

Sem: 4 | CH: 30

689
ETICA

Ementa: Os direitos e deveres do jornalista em sua profissão, sua responsabilidade social e seu papel histórico. a ética profissional. a regulamentação da profissão jornalística. as leis que regem os meios de comunicação, regulando os direitos das pessoas de terem acesso às informações e a liberdade de manifestação de pensamento com regras da constituição federal. o estudo das normas que regulam a imprensa e estabelecem a censura. os dispositivos legais que interferem no trabalho do jornalista. o direito à informação. leis que regem a imprensa. conceito de verdade.

Sem: 4 | CH: 45

1295
FOTOGRAFIA II

Ementa: Introdução à fotografia. História da fotografia. Revolução dos padrões visuais a partir da fotografia. Sensibilidade fotográfica na Arte e na Comunicação. Câmaras fotográficas analógicas e seus recursos. Utilização e manipulação dos equipamentos fotográficos no laboratório analógico.

Sem: 4 | CH: 30

1624
REDAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL EM LINGUA PORTUGUESA IV

Ementa: Linguagem e suas implicações no processo de comunicação; terminologia da redação jornalística; funções da linguagem; figuras de retórica no jornalismo e na publicidade; técnica de comunicação oral, posturas, organização das idéias; reprodução oral de textos, aprimoramento da expressão escrita e oral; anúncios.

Sem: 4 | CH: 45

355
TEORIA DA COMUNICACAO II

Ementa: As linhas dos Estudos Culturais britânicos e latino-americanos, desde os fundadores como Raymond Williams, passando por Stuart Hall, principal teórico contemporâneo da escola inglesa, e os autores identificados com os Estudos Culturais na América Latina, como Jesús Martin-Barbero e Néstor García Canclini. Assim, verificam-se os conceitos destes autores relacionados direta ou indiretamente às questões da Comunicação, abordando-se temas como hegemonia, indústria cultural, recepção e mediações.

Sem: 4 | CH: 45

377
TEORIA E METODO DE PESQUISA

Ementa: Introdução à teoria e prática da pesquisa em comunicação, desde a apresentação dos elementos de um projeto de pesquisa até o desenvolvimento da redação técnico-científica.

Sem: 4 | CH: 45

1374
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Ementa: Conceito da AI. Comunicação Integrada. Estrutura de uma Assessoria. Ferramentas e serviços. Comunicação em situações de crise. Relação assessor e assessorado e assessor jornalista.

Sem: 5 | CH: 30

354
FOTOJORNALISMO

Ementa: A imagem como informação. A história do fotojornalismo e os principais profissionais da área. A linguagem visual como notícia. Conceitos, categorias e gêneros. A fotografia como meio de comunicação visual de massa. Relacionamento do repórter fotográfico com o fato e o veículo, especialmente no que diz respeito às questões éticas. O fotojornalismo na era digital.

Sem: 5 | CH: 45

356
JORNALISMO COMPARADO

Ementa: Processos sociais e processos de comunicação. Condições de produção, circulação e consumo de mensagens. As políticas que determinam e condicionam o processo de informação. As diversas formas de controle da informação. As formas de condicionamento e controle de informação no Brasil e em outros países.

Sem: 5 | CH: 30

443
LEGISLACAO DO JORNALISMO

Ementa: Os direitos e deveres do jornalista em sua profissão, sua responsabilidade social e seu papel histórico. A regulamentação da profissão jornalística. As leis que regem os meios de comunicação, regulando os direitos das pessoas de terem acesso as informações e a liberdade de manifestação de pensamento com regras da Constituição Federal. O estudo das normas que regulam a imprensa e estabelecem a censura. Os dispositivos legais que interferem no trabalho do jornalista. O direito à informação e as leis que regem a imprensa e o conceito de verdade.

Sem: 5 | CH: 45

1625
REDACAO E EXPRESSAO ORAL EM JORNALISMO

Ementa: Desenvolve a produção de textos jornalísticos para os mais diversos meios de comunicação (impresso, televisão, rádio e Internet), trabalhando a nota, notícia, reportagem e entrevista.

Sem: 5 | CH: 45

1373
TECNICA DE REPORTAGEM

Ementa: Desenvolver a teoria e a técnica de reportagem para a atuação nos diferentes meios de comunicação (jornal, rádio, televisão e Internet).

Sem: 5 | CH: 45

24
CINEMA

Ementa: O cinema e seu contexto atual. As igualdades e diferenças entre as linguagens do cinema e da televisão. O cinema como meio de comunicação jornalística. A análise e a crítica dos movimentos cinematográficos. Produção cinematográfica.

Sem: 6 | CH: 45

1383
PLANEJAMENTO GRAFICO I

Ementa: Possibilitar ao aluno a compreensão do processo histórico e prática na elaboração de veículo impresso.

Sem: 6 | CH: 30

367
PRODUCAO CIENTIFICA

Ementa: Desenvolvimento da atividade de publicações científicas na área de comunicação.

Sem: 6 | CH: 30

365
RADIOJORNALISMO I

Ementa: História do radiojornalismo brasileiro; o jornalismo no rádio, em suas características, formato e linguagem; as funções do jornalista em uam emissora de rádio; as formas de notícia radiojornalística; as transmissões ao vivo e gravadas; o texto da notícia no rádio; script de rádio; a notícia para AM e FM; dicção e técnicas de locução de radiojornal.

Sem: 6 | CH: 45

1378
REDACAO JORNALISTICA I

Ementa: Desenvolve a produção de textos jornalísticos para os mais diversos meios de comunicação (impresso, televisão, rádio e Internet), trabalhando a nota, notícia, reportagem e entrevista.

Sem: 6 | CH: 45

361
TELEJORNALISMO I

Ementa: História e evolução do telejornalismo brasileiro; equipamentos básicos e planos de imagem e enquadramento; o jornalismo de televisão: formato, linguagem, estrutura, características; funções da equipe de telejornalismo; as formas de notícia televisiva; reportagem telejornalística (tipos, partes essenciais); o texto em telejornalismo; espelho e script.

Sem: 6 | CH: 45

565
ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM JORNALISMO I

Ementa: Produção de práticas de atividades jornalísticas nos meios tradicionais e ou digitais contemporâneos com vistas à divulgação de novas notícias e ou serviços de uma empresa/instituição.

Sem: 7 | CH: 105

366
JORNALISMO EM REDE

Ementa: A disciplina prepara alunos para o exercício do jornalismo no universo online. O uso das tecnologias de comunicação em rede para a produção jornalística. O ambiente digital e suas possibilidades de conexão. Jornalismo multimídia e jornalismo transmidiático como casos de convergência. Conceitos de multimídia. Jornalismo Online e interatividade. Tecnologias para cooperação e colaboração. Comunicação em ambientes virtuais. Comunicação e mobilidade.

Sem: 7 | CH: 60

1384
PLANEJAMENTO GRAFICO II

Ementa: Transmitir ao estudante o histórico, aplicação e contexto da preparação e revisão de originais e provas em função da produção de veículo informativo impresso. Fornecer noções básicas de produção editorial gráfica e eletrônica. Constituir conhecimentos sólidos na escolha de fontes, cores e elementos gráficos na composição de produtos impressos e eletrônicos.

Sem: 7 | CH: 30

1380
RADIOJORNALISMO II

Ementa: Edição de notícias, entrevistas e reportagens para rádio. A produção de comentários radiofônicos. O processo de elaboração de um radiojornal, com roteiro, redação e apresentação. Produção e apresentação de programas de radiojornalismo gravados e ao vivo para emissora AM e FM.

Sem: 7 | CH: 60

1379
REDACAO JORNALISTICA II

Ementa: Teoria e Prática dos gêneros opinativos. Teoria e Prática do gênero interpretativo. Teoria e Prática do gênero utilitário. Teoria e Prática do gênero diversional. Normas de redação.

Sem: 7 | CH: 60

362
TELEJORNALISMO II

Ementa: Redação de textos para TV. Gravação e edição de reportagens. Apresentação de montagens de telejornal. Análise dos telejornais locais e nacionais.

Sem: 7 | CH: 60

566
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM JORNALISMO II

Ementa: Produção de práticas de atividades jornalísticas nos meios tradicionais e ou digitais contemporâneos com vistas à divulgação de novas notícias e ou serviços de uma empresa contratante.

Sem: 8 | CH: 105

1375
JORNALISMO E MULTIMIDIA

Ementa: A disciplina prepara profissionais para o exercício do jornalismo em ambientes interativos digitais. As novas condições tecnológicas criadas a partir da última década trouxeram mudanças nas rotinas e procedimentos das redações, alterando a concepção de conteúdos e as relações com o usuário.

Sem: 8 | CH: 60

371
PROJETOS EXPERIMENTAIS EM TV, RÁDIO, IMPRESSO E INTERNET

Ementa: Elaboração e estrutura de projeto para desenvolvimento na disciplina Projetos Experimentais - TV, Rádio, Impresso e Internet.

Sem: 8 | CH: 240

382
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO

Ementa: Planejamento do projeto de pesquisa em comunicação. Delimitação do objeto de pesquisa. Metodologia e referencial teórico. Discernimento entre monografia e trabalho prático. Estudo de caso, pesquisa bibliográfica, planejamento do tema para o problema de comunicação de um cliente real.

Sem: 8 | CH: 105