História
Universidade da Região da Campanha

Disciplinas|Curriculo: 491342


Código

Nome

298402
DIREITOS HUMANOS, PLURALIDADE E INCLUSÃO

Ementa: Compreensão das bases conceituais e históricas dos Direitos Humanos. Os fundamentos dos Direitos Humanos. Entrelaçamentos de diferenças e desigualdades sociais: gênero, raça e classe. Desigualdades, diversidade e inclusão social.

Sem: 1 | CH: 80

298399
FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Ementa: Estudar o surgimento das distintas escolas de filosofia da educação, relacionando com os contextos históricos em que foram pensadas. Conhecer as diferentes práticas e modos de organização da educação ao longo da história, no Brasil e no mundo.

Sem: 1 | CH: 80

298401
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 40

298405
PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO

Ementa: Conceituação de Criacionismo, Evolucionismo e Pré-História. Estudo geral da vida, desde o Quaternário ao surgimento dos Hominídeos. Estudos sobre a evolução biológica do homem e as mudanças da cultura material. Discussão sobre os modelos de transição de sociedades caçadoras-coletoras-pescadoras para as produtoras de alimentos e estruturas sociopolíticas complexas. Análise do processo de desenvolvimento da tecnologia. Os primórdios dos povos no Brasil (Pré-história brasileira e rio-grandense). A arte rupestre.

Sem: 1 | CH: 80

298400
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Ementa: Estudo das Teorias da Sociologia da Educação, que sustentam as diferentes visões da educação/escola compreendidas na modernidade e pós-modernidade.

Sem: 1 | CH: 40

298406
TEORIAS DA HISTÓRIA

Ementa: Introdução ao estudo da História a partir de seus conceitos, métodos, objetos e fontes de pesquisa. O perfil do historiador e seu campo de trabalho (ensino e pesquisa). As questões da objetividade e subjetividade na narrativa histórica.

Sem: 1 | CH: 80

299151
EDUCACAO TECNOLOGIA E COMUNICACAO

Ementa: Relação entre a Informática na Educação e a Tecnologia da Informação. Softwares educacionais. Desenvolvimento de postura teórico-metodológia e fluência tecnológica que favoreçam a integração de multimeios na construção do conhecimento. Conceituação e evolução da Informática, sistema operacional, processador de texto, planilha, apresentador de slides, utilização de Internet e seus serviços, pesquisa social, novas tecnologias e mídia.

Sem: 2 | CH: 80

299163
EMPREENDEDORISMO E INOVACAO

Ementa: A decisão pessoal de empreender e a atividade empreendedora. Necessidade de mercado. Identificação de Oportunidades. Plano de Negócios. Consultoria. Conceito. Tipos. Características Básicas do Consultor. Diagnóstico Empresarial. Conceito. Finalidades. Etapas. Avaliação dos Resultados. Relatórios.

Sem: 2 | CH: 40

299167
HISTORIA ANTIGA

Ementa: Estudo das primeiras civilizações do Oriente Próximo (egípcia, mesopotâmica, hebraica), do Ocidente Clássico (grega e romana) e da América Pré-Colombiana (Incas , Maias e Astecas) na perspectiva econômica, política, social, cultural, tecnológica e religiosa.

Sem: 2 | CH: 80

299168
HISTORIA MEDIEVAL

Ementa: Estudo dos processos históricos constitutivos e característicos da sociedade medieval, contemplando as diferentes fases que marcaram o desenvolvimento histórico das estruturas da Idade Média, dentre os principais pontos a serem analisados estão os processos de transição da Antiguidade para a Idade Média e da Baixa Idade Média para a Primeira Modernidade; Outros pontos de destaque no decorrer do curso são a ascensão do Cristianismo, a constituição do Feudalismo e suas características econômicas, jurídicas e sociais, o Orientalismo, a Escolástica, as delineações territoriais e o Militarismo entre os séculos V e XV. A cultura medieval também será contemplada, especialmente no campo da filosofia, da pintura, da arquitetura e da tecelagem.

Sem: 2 | CH: 80

299145
POLITICAS E LEGISLACAO EDUCACIONAL

Ementa: Análise do processo de ordenamento político e legal da educação brasileira e seus condicionantes

Sem: 2 | CH: 80

299164
TEORIAS DO CURRICULO

Ementa: Reflexão sobre as teorias que fundamentam o currículo numa perspectiva crítica e pós-crítica.

Sem: 2 | CH: 40

299212
DIDATICA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 80

299213
EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS

Ementa:

Sem: 3 | CH: 40

299211
GESTAO E ORGANIZACAO ESCOLAR

Ementa:

Sem: 3 | CH: 80

299226
HISTORIA CONTEMPORANEA I

Ementa:

Sem: 3 | CH: 80

299225
HISTORIA MODERNA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 80

299210
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 40

299230
EDUCACAO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Ementa:

Sem: 4 | CH: 40

299241
HISTORIA DO BRASIL COLONIAL

Ementa:

Sem: 4 | CH: 80

299228
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

Ementa:

Sem: 4 | CH: 40

299242
PATRIMONIO, CULTURA MATERIAL E ARQUEOLOGIA

Ementa:

Sem: 4 | CH: 80

299229
PLANEJAMENTO E AVALIACAO

Ementa:

Sem: 4 | CH: 80

299227
PSICOLOGIA DA EDUCACAO

Ementa:

Sem: 4 | CH: 80

299832
ANTROPOLOGIA

Ementa:

Sem: 5 | CH: 40

299838
ESTAGIO SUPERVISIONADO I - ENSINO FUNDAMENTAL

Ementa:

Sem: 5 | CH: 200

299837
HISTORIA CONTEMPORANEA II

Ementa:

Sem: 5 | CH: 80

299834
HISTORIA DO BRASIL IMPERIO

Ementa:

Sem: 5 | CH: 80

299835
HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA

Ementa:

Sem: 5 | CH: 80

299833
PATRIMONIO CULTURAL, MUSEUS E ACERVOS

Ementa:

Sem: 5 | CH: 80

299840
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I EM HISTORIA

Ementa:

Sem: 5 | CH: 40

299867
EDUCACAO PATRIMONIAL

Ementa:

Sem: 6 | CH: 40

299842
ESTAGIO SUPERVISIONADO II - ENSINO MEDIO

Ementa:

Sem: 6 | CH: 200

299846
HISTORIA DO BRASIL CONTEMPORANEO

Ementa:

Sem: 6 | CH: 80

299844
HISTORIA DO RIO GRANDE DO SUL

Ementa:

Sem: 6 | CH: 80

299869
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II EM HISTORIA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 80


Disciplinas|Curriculo: 491341


Código

Nome

272855
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (200)

Ementa:

Sem: 0 | CH: 200

1677
GASTRONOMIA

Ementa: Estuda a gastronomia sob os aspectos da cultura, das técnicas, da estrutura e dos tipos de serviços, nos diferentes ciclos da vida (criança, adolescente, adultos e idosos) bem como na dietoterapia.

Sem: 0 | CH: 45

296964
METODOLOGIA DA CIÊNCIAS HUMANAS

Ementa: A s Ciência HUmanas: conceito, formação e desenvolvimento. Objetos de estudos e especificidades nas áreas da História, Sociologia, Antropologia e Geografia.

Sem: 0 | CH: 60

261528
FILOSOFIA

Ementa: Análise das principais correntes do pensamento filosófico, com especial ênfase para a filosofia política e filosofia moral. Neste sentido, a disciplina busca investigar os fundamentos racionais que norteiam a interpretação dos conceitos filosóficos e as práticas subsequentes nas áreas da ética e da política.

Sem: 1 | CH: 30

14704
HISTÓRIA ANTIGA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

261394
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Ementa: Abordar o surgimento das práticas educacionais, tendo em vista seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais, desde a Antiguidade Clássica até a Modernidade, com foco especial sobre a educação no Brasil.

Sem: 1 | CH: 60

261396
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

261333
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 30

1913
PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO

Ementa: Conceituação de Criacionismo, Evolucionismo e Pré-História. Estudo geral da vida, desde o Quaternário ao surgimento dos Hominídeos. Estudos sobre a evolução biológica do homem e as mudanças da cultura material. Discussão sobre os modelos de transição de sociedades caçadoras-coletoras-pescadoras para as produtoras de alimentos e estruturas sociopolíticas complexas. Análise do processo de desenvolvimento da tecnologia. Os primórdios dos povos no Brasil (Pré-história brasileira e rio-grandense). A arte rupestre.

Sem: 1 | CH: 60

261395
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

261447
ANTROPOLOGIA

Ementa: A Ciência Antropológica: conceito, formação e desenvolvimento. Objeto de estudo, relação com outras ciências e suas especificidades. Principais orientações teóricas sobre racismo, etnocentrismo, identidade e diversidade cultural. Temas e tendências atuais da Antropologia.

Sem: 2 | CH: 30

1450
EDUCACAO, TECNOLOGIA E COMUNICACAO

Ementa: Relação entre a Informática na Educação e a Tecnologia da Informação. Softwares educacionais. Desenvolvimento de postura teórico-metodológia e fluência tecnológica que favoreçam a integração de multimeios na construção do conhecimento. Conceituação e evolução da Informática, sistema operacional, processador de texto, planilha, apresentador de slides, utilização de Internet e seus serviços, pesquisa social, novas tecnologias e mídia.

Sem: 2 | CH: 60

14705
HISTÓRIA MEDIEVAL

Ementa: Estudo dos processos históricos constitutivos e característicos da sociedade medieval, contemplando as diferentes fases que marcaram o desenvolvimento histórico das estruturas da Idade Média, dentre os principais pontos a serem analisados estão os processos de transição da Antiguidade para a Idade Média e da Baixa Idade Média para a Primeira Modernidade; Outros pontos de destaque no decorrer do curso são a ascensão do Cristianismo, a constituição do Feudalismo e suas características econômicas, jurídicas e sociais, o Orientalismo, a Escolástica, as delineações territoriais e o Militarismo entre os séculos V e XV. A cultura medieval também será contemplada, especialmente no campo da filosofia, da pintura, da arquitetura e da tecelagem.

Sem: 2 | CH: 60

1794
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Ementa: Estudo da LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS como uma forma de comunicação e inclusão.

Sem: 2 | CH: 30

1812
POLITICAS EDUCACIONAIS

Ementa: Análise do processo de ordenamento político e legal da educação brasileira e seus condicionantes

Sem: 2 | CH: 60

296945
PRÁTICA DE RECONHECIMENTO E ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

297021
TEORIAS DA HISTÓRIA

Ementa: Introdução ao estudo da História a partir de seus conceitos, métodos, objetos e fontes de pesquisa. O perfil do historiador e seu campo de trabalho (ensino e pesquisa). As questões da objetividade e subjetividade na narrativa histórica.

Sem: 2 | CH: 60

458
DIDATICA

Ementa: Estudo de formas alternativas de mediação pedagógica que possibilitem a construção de conhecimentos, envolvendo o planejamento, procedimentos, tecnologias, estratégias de ensino e o processo de avaliação.

Sem: 3 | CH: 60

261390
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Ementa: A evolução histórica e teórica da Educação Ambiental. Complexidade ambiental. Princípios e estratégias de educação ambiental. A Educação Ambiental como eixo do Desenvolvimento Sustentável. Características, funções e objetivos da Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Movimento ambientalista no Brasil. Projetos pedagógicos em educação ambiental.

Sem: 3 | CH: 30

261499
HISTÓRIA DA AMÉRICA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

261502
HISTÓRIA MODERNA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

261501
HISTÓRICA IBÉRICA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

261418
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Fundamentos teóricos e legais da Metodologia da Pesquisa, considerando as normas técnicas sobre o plano, o projeto de pesquisa, o relatório e defesa dos resultados, artigos e "papers" na perspectiva de compreensão da importância e necessidade da realização de pesquisa não só durante o Curso como também, no futuro, como profissional.

Sem: 3 | CH: 30

261514
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EDUCATIVAS

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

451
ECONOMIA BRASILEIRA

Ementa: A formação econômica brasileira. A transição para uma economia industrial. O processo de substituição de importações. Inflação. Política de estabilização e combate à inflação. A conjuntura econômica brasileira. Perspectivas da economia brasileira.

Sem: 4 | CH: 30

469
EDUCACAO, DIVERSIDADE E INCLUSAO

Ementa: Compreensão da diversidade dos sujeitos escolares, numa perspectiva multicultural e inclusiva, as políticas e a legislação pertinente, construindo alternativas pedagógicas de inclusão para todos.

Sem: 4 | CH: 60

229
HISTORIA DA ASIA

Ementa: Conceitos religiosos, históricos e geopolíticos. As investidas europeias na Ásia no século XIX. O Japão: da era Meiji à Segunda Guerra Mundial. A China: das guerras do ópio à segunda guerra mundial. A Índia: da revolta dos cipaios à era Gandhi. O Sudeste Asiático: da colonização à guerra fria. A Ásia depois da segunda Guerra mundial. Nacionalismos e fundamentalismos no Oriente Médio.

Sem: 4 | CH: 60

261621
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL

Ementa: Abordagens historiográficas sobre a ocupação portuguesa no Brasil. As estruturas da colonização: sistema Colonial e as estruturas de poder. O processo de formação da sociedade brasileira. O escravismo colonial. Expansão da ocupação portuguesa e economia colonial. Sociedade e resistências à ordem colonial: conjurações e inconfidências . O processo de independência política do Brasil, sob a perspectiva econômica, política, social e cultural.

Sem: 4 | CH: 60

261671
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EDUCATIVAS II

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

261343
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Ementa: Concepções sobre o desenvolvimento humano na infância e adolescência. Compreensão das principais características do ser humano ao longo do ciclo de vida, considerando aspectos físicos, cognitivos , emocionais e sociais . Inserção deste conhecimento na prática profissional .

Sem: 4 | CH: 60

261389
SOCIOLOGIA

Ementa: Preceitos fundamentais da Sociologia como ciência; algumas definições conceituais necessárias; teoria e o método das sociologias clássica e contemporânea; concepções, implicações e perspectivas sociológicas inseridas no estudo dos fenômenos sociais contemporâneos; análise crítica, contextualizada e transdisciplinar para a compreensão de problemáticas da sociedade brasileira na atualidade.

Sem: 4 | CH: 30

296283
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I

Ementa: Abordar e discutir algumas das possíveis interpretações da história social e cultural da Europa ocidental durante o "longo século XIX" (1789-1914). Problematizar o caráter das relações políticas, econômicas e culturais entre o continente europeu e as demais regiões do mundo no contexto do período.

Sem: 5 | CH: 60

296282
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO

Ementa: Análise historiográfica relativa ao século XIX e a crise do sistema colonial no Brasil. A transição do capitalismo no Brasil. A modernidade no Brasil. Consolidação do Império. Processo de independência do Brasil a partir das Guerras Napoleônicas. O Brasil Monárquico sob a perspectiva social, econômica, política e cultural. A crise da monarquia, conflitos internos e externos.

Sem: 5 | CH: 60

14606
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL

Ementa: Favorecer a compreensão contextualizada da gestão da educação e da escola na perspectiva democrática, relacionando-a com as mudanças sociais e políticas ocorridas no Brasil nas últimas décadas Gestão educacional: conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor: contextualização teórica e tendências atuais. A dimensão pedagógica do cotidiano da escola e o papel do administrador escolar. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico, o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da escola.

Sem: 5 | CH: 60

296285
PATRIMÔNIO, CULTURA MATERIAL E ARQUEOLOGIA

Ementa: O conceito de Cultura e Patrimônio Cultural (Material e Imaterial). A importância da preservação, conservação e restauro do patrimônio cultual. Os institutos responsáveis pela preservação do patrimônio. A importância do tombamento e suas implicações. Arqueologia: conceito, história e principais correntes teóricas. Abordagens teóricas e metodológicas para o estudo arqueológico e do patrimônio cultural material.

Sem: 5 | CH: 60

296287
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EDUCATIVAS III

Ementa: Instrumentalização interdisciplinar da teoria e metodologia para o ensino de História. Organização de oficinas voltadas para o aprimoramento de metodologias voltadas para o ensino aprendizagem. Visa a preparação do acadêmico de história para a docência na área da patrimônio e arqueologia .

Sem: 5 | CH: 60

296286
PRODUÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO

Ementa: Produção científica: conceito e perspectivas. Elaboração de projeto de pesquisa, relatório, ensaio científico, paper, relato de experiência, resumo simples, resumo expandido, resenha, pôster e artigo científico.

Sem: 5 | CH: 60

296709
EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS

Ementa: Construção de alternativas pedagógicas adequadas à alfabetização de jovens e Adultos, no sentido de tornar a aprendizagem significativa.

Sem: 6 | CH: 60

296710
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - GESTÃO E ORGANIZAÇÃO

Ementa: Elaboração de planos de trabalho, discussão e vivências das práticas de estágio supervisionado em gestão de sistemas e escolas de educação básica.

Sem: 6 | CH: 120

296708
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II

Ementa: Revolução Russa e o nascimento da União Soviética. O período entre guerras e a ascensão dos regimes totalitários. A Guerra Civil Espanhola. A Segunda Guerra Mundial. O pós-guerra: Guerra Fria e descolonização. A crise do mundo soviético, a ascensão do neoliberalismo e a globalização.

Sem: 6 | CH: 60

296712
HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Ementa: Analisar as sociedades africanas antes da chegada dos europeus e sua influência na transformação social, político, econômica e cultural do ocidente a partir do século XV. A formação E consolidação da cultura afro-brasileira.

Sem: 6 | CH: 30

296707
HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA

Ementa: Constituição da República brasileira. Estado Nação, Escravidão e Capitalismo, Mundo rural e Mundo urbano, Imigração e Industrialização. Modernização conservadora e crise do liberalismo oligárquico. A ordemrepublicana, imaginário político e social na historiografia brasileira 1870 a 1920. Estado e Sociedade 1930 a 1945. Autoritarismo, Populismo, Desenvolvimentismo e Movimentos Sociais e Culturais republicanos.

Sem: 6 | CH: 60

296711
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Ementa: Caracterizar aspectos básicos do planejamento, justificando sua importância no planejamento educacional. Analisar os fundamentos do processo do planejamento educacional, justificando sua importância na política nacional de desenvolvimento. Analisar a importância do planejamento participativo no desenvolvimento das etapas do processo do planejamento nacional. Analisar a trajetória da avaliação e a evolução de seu conceito. Caracterizar as funções, critérios e categorias da Avaliação Educacional. Analisar o papel da avaliação na atual legislação brasileira.Introdução ao estudo do planejamento. Fundamentos do planejamento educacional. Planejamento participativo em educação. Projetos em educação. A evolução histórica da avaliação, seus diversos conceitos e sua relação com a atualidade; suas funções, categorias e critérios. A avaliação de Projetos, de Planos e Institucional.296711

Sem: 6 | CH: 60

296713
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EDUCATIVAS IV

Ementa: Instrumentalização interdisciplinar da teoria e metodologia para o ensino de História. Organização de oficinas voltadas para o aprimoramento de metodologias voltadas para o ensino/aprendizagem. Visa a preparação do acadêmico de história para a docência.

Sem: 6 | CH: 60

296951
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Ementa: Conceito de Educação Patrimonial perspectivas e possibilidades. A História da Educação Patrimonial no Brasil. Metodologias da Educação Patrimonial. Projetos em Educação Patrimonial.

Sem: 7 | CH: 30

296949
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - ENSINO FUNDAMENTAL

Ementa: Desenvolvimento de experiências de observação, acompanhamento e regência na disciplina de História no Ensino Fundamental. Currículo e avaliação no ensino de História.

Sem: 7 | CH: 150

296947
HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Ementa: Estudo da sociedade brasileira contemporânea a partir de 1945 com ênfase para as correntes ideológicas-políticas, populismo, getulismo, trabalhismo, e também práticas políticas históricas, clientelismo, patriarcalismo e assistencialismo.

Sem: 7 | CH: 60

296946
HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL I

Ementa: O processo de construção histórico-cultural do espaço rio-grandense, como parte integrante e articulada aos espaços regional platino e nacional brasileiro. Os povos indígenas: guaranis, jês e pampeanos. O povoamento espanhol e português e suas influências. A cultura africana no Rio Grande do Sul. A produção agrícola e a presença da pequena e média propriedade

Sem: 7 | CH: 60

296950
PATRIMÔNIO CULTURAL, MUSEUS E ACERVOS

Ementa: A disciplina propõe o estudo dos diferentes sentidos do conceito de patrimônio ao longo do tempo. Aborda questões relativas às formas de gestão do patrimônio cultural, regulamentações e normativas, responsabilidades sociais, registro do patrimônio tangível e intangível. Museus em seus exercícios de ação cultural, social, política, econômica e como local de ciência. Estudo dos tipos e finalidades de acervos - registro, organização, preservação e acessos.

Sem: 7 | CH: 60

297022
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EDUCATIVAS SOBRE A HISTÓRIA REGIONAL I

Ementa: Instrumentalização interdisciplinar da teoria e metodologia para o ensino de História Regional. Organização de oficinas voltadas para o aprimoramento de metodologias voltadas para o ensino/aprendizagem.

Sem: 7 | CH: 60

296948
PROJETO DE CONCLUSÃO EM EDUCAÇÃO

Ementa: Produção do projeto de TCC.

Sem: 7 | CH: 30

296961
DIREITOS HUMANOS PLURALIDADE E DIVERSIDADE SOCIAL

Ementa: Educação, direitos humanos e formação para a cidadania. História dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional. Documentos nacionais e internacionais sobre educação e direitos humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; sociedade, violência e construção de uma cultura da paz; preconceito, discriminação e prática educativa; politicas curriculares, temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.

Sem: 8 | CH: 30

296955
DISCIPLINA ELETIVA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

261428
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Ementa: Abordagem dos princípios de empreendedorismo e práticas inovadoras, enfatizando as etapas de um plano de negócios que envolvem aspectos de análise de mercado, produção, operações, estrutura organizacional, marketing, financeiros e recursos humanos.

Sem: 8 | CH: 30

296954
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - ENSINO MÉDIO

Ementa: Desenvolvimento de experiências de observação, acompanhamento e regência na disciplina de História no Ensino Médio. Currículo e avaliação no ensino de História.

Sem: 8 | CH: 150

296952
HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL II

Ementa: A formação política, econômica e sócio-cultural nos séculos XIX e XX. A Revolução Farroupilha. O Positivismo no Rio Grande do Sul: perspectivas, conflitos e implicações. O processo de industrialização da economia e o agronegócio.

Sem: 8 | CH: 60

297023
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EDUCATIVAS SOBRE A HISTÓRIA REGIONAL II

Ementa: Instrumentalização interdisciplinar da teoria e metodologia para o ensino de História. Organização de oficinas voltadas para o aprimoramento de metodologias voltadas para o ensino/aprendizagem. Visa a preparação do acadêmico de história para a docência.

Sem: 8 | CH: 60

296953
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM HISTÓRIA

Ementa: Orientação e acompanhamento à elaboração da monografia de conclusão de curso. Operacionalização do projeto. Orientação para o desenvolvimento da pesquisa. Métodos de pesquisa e conclusão do trabalho.

Sem: 8 | CH: 60