Pedagogia
Universidade da Região da Campanha

Disciplinas|Curriculo: 481341


Código

Nome

272855
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (200)

Ementa:

Sem: 0 | CH: 200

261390
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Ementa: A evolução histórica e teórica da Educação Ambiental. Complexidade ambiental. Princípios e estratégias de educação ambiental. A Educação Ambiental como eixo do Desenvolvimento Sustentável. Características, funções e objetivos da Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Movimento ambientalista no Brasil. Projetos pedagógicos em educação ambiental.

Sem: 1 | CH: 30

1601
HISTORIA DA EDUCACAO

Ementa: Abordagem dos processos históricos, buscando a compreensão e a interpretação de indicadores subjacentes à educação contemporânea

Sem: 1 | CH: 60

261333
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 30

1455
LUDICIDADE

Ementa: Estudo e reflexão técnico - Crítica sobre o jogo, o brinquedo, a brincadeira e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural, cognitivo e emocional dos alunos da Educação lnfantil e Anos lniciais do Ensino Fundamental. Discussão sobre o papel: Ludicidade na prática educativa. Vivência e análise de jogos e brincadeiras.

Sem: 1 | CH: 60

261392
SEMINÁRIO INTEGRADO: PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO FORMAIS

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

261389
SOCIOLOGIA

Ementa: Noções básicas de sociologia. A sociedade e a complexa teia de relações que se estabelecem entre os indivíduos. Estrutura social, classes sociais, instituições e mudança social. A sociedade industrial e a indústria cultural. Cultura de massa, lazer e consumo.

Sem: 1 | CH: 30

261391
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Ementa: Estudo das Teorias da Sociologia da Educação, que sustentam as diferentes visões da educação/escola compreendidas na modernidade e pós-modernidade.

Sem: 1 | CH: 30

1821
TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Ementa: Estudo dos principais autores e suas teorias. As teorias contemporâneas que buscam explicar os processos de desenvolvimento da aprendizagem. Construtivismo, pós-construtivismo e abordagem sócio-cultural. Teoria Social de Bandura e teoria psicopedagógica Clínica.

Sem: 1 | CH: 60

469
EDUCACAO, DIVERSIDADE E INCLUSAO

Ementa: Compreensão da diversidade dos sujeitos escolares, numa perspectiva multicultural e inclusiva, as políticas e a legislação pertinente, construindo alternativas pedagógicas de inclusão para todos.

Sem: 2 | CH: 60

1450
EDUCACAO, TECNOLOGIA E COMUNICACAO

Ementa: Relação entre a Informática na Educação e a Tecnologia da Informação. Softwares educacionais. Desenvolvimento de postura teórico-metodológia e fluência tecnológica que favoreçam a integração de multimeios na construção do conhecimento. Conceituação e evolução da Informática, sistema operacional, processador de texto, planilha, apresentador de slides, utilização de Internet e seus serviços, pesquisa social, novas tecnologias e mídia.

Sem: 2 | CH: 60

1794
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Ementa: Estudo da LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS como uma forma de comunicação e inclusão.

Sem: 2 | CH: 30

636
LITERATURA INFANTIL

Ementa: A literatura infantil, contexto histórico, prática em sala de aula, leitura e oficinas da palavra, da poesia e dos jogos de linguagem- no mundo da linguagem e no ato de ler, ouvir, reconstruir textos no imaginário da criança.

Sem: 2 | CH: 60

261418
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Estuda a pesquisa científica seus conceitos, características, métodos,técnicas e etapas.A organização do trabalho acadêmico,trabalhos científicos: fichamentos, resenhas bibliográficas, artigos científicos, relatórios, seminários, comunicações científicas e monografias O projeto de pesquisa: noções preliminares e estrutura. Normas técnicas para a elaboração do trabalho científico. ABNT.

Sem: 2 | CH: 30

1812
POLITICAS EDUCACIONAIS

Ementa: Concepção, estrutura, organização e funcionamento da educação básica Brasileira e dispositivos legais; Marcos Históricos e Legais da Educação Brasileira.

Sem: 2 | CH: 60

261584
SEMINÁRIO INTEGRADO: TECNOLOGIAS E INCLUSÃO

Ementa: Estudo teórico e prático das diferentes possibilidades e situações de participação em projetos interdisciplinares, favorecendo o agrupamento dos alunos por eixos de interesse e aproximação dos mesmos as diferentes Tecnologias Inclusivas.

Sem: 2 | CH: 60

1152
DESENVOLVIMENTO MOTOR

Ementa: Histórico, origem e evolução da aprendizagem e do desenvolvimento motor. Introdução ao domínio motor e a aprendizagem de habilidades motoras. Fundamentação teórica e abordagem pedagógica das fases do desenvolvimento motor. Níveis de aprendizagem de habilidades motoras e movimentos relacionados a prática escolar.

Sem: 3 | CH: 60

458
DIDATICA

Ementa: Estudo de formas alternativas de mediação pedagógica que possibilitem a construção de conhecimentos, envolvendo o planejamento, procedimentos, tecnologias, estratégias de ensino e o processo de avaliação.

Sem: 3 | CH: 60

459
EDUCACAO INFANTIL: TEORIA E PRATICA

Ementa: Estudo dos fundamentos pedagógicos, legais e normativos da Educação lnfantil e da Organização do currículo, considerando propostas e experiências pedagógicas reconhecidas no âmbito nacional, regional e local. Considerando a Educação lnfantil como primeira etapa da Educação Básica deve garantir a pratica de atitudes educativas, contribuindo assim, para o desenvolvimento integral da criança, de sua identidade, bem como a capacidade de crescimento como cidadão, através da socialização e ampliação dos conhecimentos referentes à realidade social e cultural na qual está inserida.

Sem: 3 | CH: 60

296277
METODOLOGIA DO LAZER E DA RECREAÇÃO

Ementa: Importância da Educação Física no desenvolvimento infantil. Elementos do planejamento nas diferentes dominâncias, com vistas ao treinamento psicomotor na Educação Física infantil e escolar. Procedimentos didáticos específicos à área e a interdisciplinalidade.

Sem: 3 | CH: 60

693
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I

Ementa: A disciplina propõe-se a apresentar concepções sobre o desenvolvimento humano, estudando as principais características do ser ao longo do ciclo de vida, considerando aspectos físicos, cognitivos , emocionais , sociais e a inserção deste conhecimento na prática profissional , voltados para a infância e adolescência.

Sem: 3 | CH: 60

296288
SEMINÁRIO INTEGRADO: DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

296709
EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS

Ementa: Construção de alternativas pedagógicas adequadas à alfabetização de jovens e Adultos, no sentido de tornar a aprendizagem significativa.

Sem: 4 | CH: 60

296720
EDUCAÇÃO PARA O CAMPO

Ementa: Conhecer a história e refletir sobre a atualidade da educação do Campo, identificando sua posição teórica, política e pedagógica no contexto nacional e refletir sobre sua relação com as políticas da Educação do Campo, através do estudo de Legislação Básica e Diretrizes Operacionais ;Concepção e Conceito da Escola do Campo;Da Organização da Ação Pedagógica; Currículo, Saberes e Práticas Educativas; Organização e Gestão da Educação do Campo a População do Campo e Educação Infantil do Campo.

Sem: 4 | CH: 30

296719
LINGUAGEM E EXPRESSÃO

Ementa: Linguagem, língua e fala. Funções da linguagem. Oralidade, escrita e variação linguística. Leitura e estratégias de leitura. Escrita e estratégias de escrita. Paragrafação. Coesão e coerência textuais.

Sem: 4 | CH: 30

1442
PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL

Ementa: Aspectos históricos e socioeconômicos do planejamento e da avaliação educacional e seus pressupostos. O Planejamento e a Avaliação Escolar e Educacional no Brasil. O processo de planejamento escolar (fundamentos, características, agentes, objetivos, relações e determinações). A questão da participação nas decisões. Elaboração e análise de planos e projetos educacionais. O Plano, o Programa e o Projeto. Avaliação de: Políticas de Educação, Programas, Projetos e Currículos. Relacionamento da avaliação escolar e a função social da escola. Princípios e funções da avaliação educacional. A relação entre Ética e Avaliação. Dispositivos didáticos para o planejamento do ensino e a relação entre planejamento e avaliação. A avaliação como elemento de pesquisa da prática pedagógica.

Sem: 4 | CH: 60

261622
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

296721
SEMINÁRIO INTEGRADO: ENSINO E PRÁTICA SOCIAIS

Ementa: Estudo teórico e prático das diferentes possibilidades e situações de participação em projetos interdisciplinares, favorecendo o agrupamento dos alunos por eixos de interesse e aproximação dos mesmos aos diferentes conhecimentos de maneira produtiva, abertos para o mundo, aprendendo pela riqueza de relações que estabelecem.

Sem: 4 | CH: 60

1448
TEORIAS DO CURRICULO

Ementa: Reflexão sobre as teorias que fundamentam o currículo numa perspectiva crítica e pós-crítica.

Sem: 4 | CH: 60

296957
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO I

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

296959
ARTE E EDUCAÇÃO

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

296961
DIREITOS HUMANOS, PLURALIDADE E DIVERSIDADE SOCIAL

Ementa:

Sem: 5 | CH: 30

296960
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Ementa:

Sem: 5 | CH: 120

261528
FILOSOFIA

Ementa: Análise das principais correntes do pensamento filosófico, com especial ênfase para a filosofia política e filosofia moral. Neste sentido, a disciplina busca investigar os fundamentos racionais que norteiam a interpretação dos conceitos filosóficos e as práticas subsequentes nas áreas da ética e da política.

Sem: 5 | CH: 30

296958
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Ementa:

Sem: 5 | CH: 30

296956
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

296962
SEMINÁRIO INTEGRADO: 1º CICLO

Ementa:

Sem: 5 | CH: 30

296963
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO II

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

261447
ANTROPOLOGIA

Ementa: A Ciência Antropológica: conceito, formação e desenvolvimento. Objeto de estudo, relação com outras ciências e suas especificidades. Principais orientações teóricas sobre racismo, etnocentrismo, identidade e diversidade cultural. Temas e tendências atuais da Antropologia.

Sem: 6 | CH: 30

296967
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL

Ementa:

Sem: 6 | CH: 120

296966
METODOLOGIA DA CIÊNCIAS DA NATUREZA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296964
METODOLOGIA DA CIÊNCIAS HUMANAS

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296965
METODOLOGIA DA MATEMÁTICA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296968
SEMINÁRIO INTEGRADO: 2º CICLO

Ementa:

Sem: 6 | CH: 30

296970
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE NORMAL

Ementa:

Sem: 7 | CH: 90

14606
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL

Ementa: Favorecer a compreensão contextualizada da gestão da educação e da escola na perspectiva democrática, relacionando-a com as mudanças sociais e políticas ocorridas no Brasil nas últimas décadas Gestão educacional: conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor: contextualização teórica e tendências atuais. A dimensão pedagógica do cotidiano da escola e o papel do administrador escolar. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico, o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da escola.

Sem: 7 | CH: 60

297256
PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296971
PRODUÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296969
PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM EDUCAÇÃO

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

1716
PSICOLOGIA DAS RELACOES INTERPESSOAIS

Ementa: O comportamento humano. Os grupos e sua dinâmica. A comunicação e seus problemas. Motivação e Relações interpessoais no trabalho.

Sem: 7 | CH: 60

296972
SEMINÁRIO INTEGRADO: GESTÃO

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

14817
DISCIPLINA ELETIVA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

261428
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Ementa: A decisão pessoal de empreender e a atividade empreendedora. Necessidade de mercado. Identificação de Oportunidades. Plano de Negócios. Consultoria. Conceito. Tipos. Características Básicas do Consultor. Diagnóstico Empresarial. Conceito. Finalidades. Etapas. Avaliação dos Resultados. Relatórios.

Sem: 8 | CH: 30

296973
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Ementa:

Sem: 8 | CH: 90

296975
PROCESSOS DE GESTÃO

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

296976
PROFISSIONAL DOCENTE

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

296977
SEMINÁRIO INTEGRADO: DIVERSIDADE

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

296974
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PEDAGOGIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60


Disciplinas|Curriculo: 481331


Código

Nome

261662
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 200

1783
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 60

1785
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 120

1786
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 60

1791
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 60

1817
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 60

14798
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 60

1456
PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Ementa: O pedagogo empresarial atuando em espaços não escolares em busca de novos cenários organizacionais desenvolvendo, capacitando e renovando recursos humanos através da implementação de treinamentos e realização de projetos.

Sem: 0 | CH: 60

399
ANTROPOLOGIA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

14824
FILOSOFIA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

202
LINGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 60

14808
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

1398
SOCIOLOGIA

Ementa: Preceitos fundamentais da Sociologia como ciência; algumas definições conceituais necessárias; teoria e o método das sociologias clássica e contemporânea; concepções, implicações e perspectivas sociológicas inseridas no estudo dos fenômenos sociais contemporâneos; análise crítica, contextualizada e transdisciplinar para a compreensão de problemáticas da sociedade brasileira na atualidade.

Sem: 1 | CH: 60

1568
FILOSOFIA DA EDUCACAO

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

1601
HISTORIA DA EDUCACAO

Ementa: Abordagem dos processos históricos, buscando a compreensão e a interpretação de indicadores subjacentes à educação contemporânea

Sem: 2 | CH: 60

1812
POLITICAS EDUCACIONAIS

Ementa: Concepção, estrutura, organização e funcionamento da educação básica Brasileira e dispositivos legais; Marcos Históricos e Legais da Educação Brasileira.

Sem: 2 | CH: 60

1798
PSICOLOGIA DA EDUCACAO

Ementa: Psicologia como ciência: Histórico, conceito e objetivo da psicologia da educação, processos psíquicos. Psicologia do desenvolvimento r análise do desenvolvimento infantil nas diferentes dimensões.

Sem: 2 | CH: 60

1406
SOCIOLOGIA DA EDUCACAO

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

469
EDUCACAO, DIVERSIDADE E INCLUSAO

Ementa: Compreensão da diversidade dos sujeitos escolares, numa perspectiva multicultural e inclusiva, as políticas e a legislação pertinente, construindo alternativas pedagógicas de inclusão para todos.

Sem: 3 | CH: 60

461
EDUCACAO E SAUDE

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

1794
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Ementa: Estudo da LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS como uma forma de comunicação e inclusão.

Sem: 3 | CH: 30

1455
LUDICIDADE

Ementa: Estudo e reflexão técnico - Crítica sobre o jogo, o brinquedo, a brincadeira e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural, cognitivo e emocional dos alunos da Educação lnfantil e Anos lniciais do Ensino Fundamental. Discussão sobre o papel: Ludicidade na prática educativa. Vivência e análise de jogos e brincadeiras.

Sem: 3 | CH: 60

468
TEORIAS DA EDUCACAO

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

458
DIDATICA

Ementa: Estudo de formas alternativas de mediação pedagógica que possibilitem a construção de conhecimentos, envolvendo o planejamento, procedimentos, tecnologias, estratégias de ensino e o processo de avaliação.

Sem: 4 | CH: 60

459
EDUCACAO INFANTIL: TEORIA E PRATICA

Ementa: Estudo dos fundamentos pedagógicos, legais e normativos da Educação lnfantil e da Organização do currículo, considerando propostas e experiências pedagógicas reconhecidas no âmbito nacional, regional e local. Considerando a Educação lnfantil como primeira etapa da Educação Básica deve garantir a pratica de atitudes educativas, contribuindo assim, para o desenvolvimento integral da criança, de sua identidade, bem como a capacidade de crescimento como cidadão, através da socialização e ampliação dos conhecimentos referentes à realidade social e cultural na qual está inserida.

Sem: 4 | CH: 60

1449
EDUCACAO PSICOMOTORA

Ementa: Estudo sobre o desenvolvimento psicomotor destacando a visão, relacional e suas formas de interações.

Sem: 4 | CH: 60

636
LITERATURA INFANTIL

Ementa: A literatura infantil, contexto histórico, prática em sala de aula, leitura e oficinas da palavra, da poesia e dos jogos de linguagem- no mundo da linguagem e no ato de ler, ouvir, reconstruir textos no imaginário da criança.

Sem: 4 | CH: 60

1448
TEORIAS DO CURRICULO

Ementa: Reflexão sobre as teorias que fundamentam o currículo numa perspectiva crítica e pós-crítica.

Sem: 4 | CH: 60

1450
EDUCACAO, TECNOLOGIA E COMUNICACAO

Ementa: Relação entre a Informática na Educação e a Tecnologia da Informação. Softwares educacionais. Desenvolvimento de postura teórico-metodológia e fluência tecnológica que favoreçam a integração de multimeios na construção do conhecimento. Conceituação e evolução da Informática, sistema operacional, processador de texto, planilha, apresentador de slides, utilização de Internet e seus serviços, pesquisa social, novas tecnologias e mídia.

Sem: 5 | CH: 60

14719
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (EDUCAÇÃO INFANTIL)

Ementa: Estudo e aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos construídos no decorrer do curso através de vivências educativas com assessoramento pedagógico.

Sem: 5 | CH: 120

604
FUND. TEO-MET DA ED. FISICA E RECREACAO

Ementa: Importância da Educação Física no desenvolvimento infantil. Elementos do planejamento nas diferentes dominâncias, com vistas ao treinamento psicomotor na Educação Física infantil e escolar. Procedimentos didáticos específicos à área e a interdisciplinaridade.

Sem: 5 | CH: 60

609
FUND TEORICO-MET DA ALFABETIZACAO E LETR

Ementa: A construção histórica da alfabetização, a identidade alfabetizada e os processos mentais necessários à alfabetização.

Sem: 5 | CH: 60

1570
FUND TEORICO-METOD DA ARTE EDUCACAO

Ementa: Explicitar os fundamentos das Artes e explorar as suas possibilidades na educação, especialmente na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pela criação de materiais e técnicas que estimulem a ação criadora. Vivência das diferentes linguagens artísticas fundamentadas teoricamente na arte-educação com ênfase no espaço de expressividade e criação no contexto escolar.

Sem: 5 | CH: 60

14720
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (ANOS INICIAIS DO ENS FUNDAMENTAL)

Ementa: O Estágio Supervisionado dever servir como ponte bilateral entre os saberes tratados no Curso e a realidade concreta em sala de aula dentro de uma Instituição Educacional.

Sem: 6 | CH: 120

610
FUND. TEO-MET DA GEOGRAFIA E DA HISTORIA

Ementa: Favorecimento de reflexões teóricas e metodológicas, contextualizada e interdisciplinar do ensino da Geografia e da história na educação infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Sem: 6 | CH: 60

608
FUND. TEO-MET DA LINGUA PORTUGUESA

Ementa: A compreensão do processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, envolvendo ensino da língua nos anos iniciais, numa perspectiva contextualizada.

Sem: 6 | CH: 60

605
FUND. TEO-MET DA MATEMATICA

Ementa: Princípios teórico-metodológicos da Educação Matemática, partindo da construção do conceito de número como elemento central na construção da lógica operatória, vivenciando práticas que favoreçam os processos construtivos.

Sem: 6 | CH: 60

606
FUND. TEO-MET DE CIENCIAS

Ementa: Ciência com enfoque sistêmico e ecológico como suporte para a análise e definição de campos conceituais e práticas para o ensino de ciências.

Sem: 6 | CH: 60

14721
ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (ENSINO MEDIO NA MODAL NORMAL)

Ementa: Prática do Ensino na Modalidade Normal, sob a forma de estágio orientado, tendo como base os conhecimentos adquiridos, possibilitando a realização de projetos diretamente ligados ao preparo de unidades de ensino, material didático e recursos paralelos. A atividade fundamental e a docência efetiva em Escola de Ensino Médio Normal elaboração de relatórios.

Sem: 7 | CH: 90

1442
PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL

Ementa: Aspectos históricos e socioeconômicos do planejamento e da avaliação educacional e seus pressupostos. O Planejamento e a Avaliação Escolar e Educacional no Brasil. O processo de planejamento escolar (fundamentos, características, agentes, objetivos, relações e determinações). A questão da participação nas decisões. Elaboração e análise de planos e projetos educacionais. O Plano, o Programa e o Projeto. Avaliação de: Políticas de Educação, Programas, Projetos e Currículos. Relacionamento da avaliação escolar e a função social da escola. Princípios e funções da avaliação educacional. A relação entre Ética e Avaliação. Dispositivos didáticos para o planejamento do ensino e a relação entre planejamento e avaliação. A avaliação como elemento de pesquisa da prática pedagógica.

Sem: 7 | CH: 60

1790
POLITICAS E PROCESSOS DE GESTAO

Ementa: Favorecer a compreensão contextualizada da gestão da educação e da escola na perspectiva democrática, relacionando-a com as mudanças sociais e políticas ocorridas no Brasil nas últimas décadas

Sem: 7 | CH: 90

1714
PSICOLOGIA DA EDUCACAO II

Ementa: Abordagem do processo de aprendizagem- problemas, teorias e relações no desempenho escolar. Determinantes da atenção, percepção e memória. Fundamentos sociológicos do comportamento humano.

Sem: 7 | CH: 60

472
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I

Ementa: Conceitos básicos e aplicação da pesquisa acadêmica. Elaboração de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico, envolvendo temas abrangidos pelo curso. Estrutura do trabalho científico. Orientação na elaboração do projeto de trabalho de conclusão de curso. Manual de normas técnicas.

Sem: 7 | CH: 60

14817
DISCIPLINA ELETIVA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

475
ED DE JOVENS E ADULTOS: CONTEXTO E PRAT.

Ementa: Construção de alternativas pedagógicas adequadas à alfabetização de jovens e adultos, no sentido de tornar a aprendizagem significativa.

Sem: 8 | CH: 60

14722
ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (GESTÃO EDUCACIONAL)

Ementa: Oportunizar aos alunos a vivência no futuro campo de atuação profissional, analisando os desafios e as possibilidades da gestão escolar na perspectiva democrática.

Sem: 8 | CH: 90

467
POLITICAS DE EDUCACAO AMBIENTAL

Ementa: A questão ambiental e a educação. Educação Ambiental. Princípios e objetivos da Educação Ambiental. A educação como fator de defesa do patrimônio natural/cultural. Desenvolvimento Sustentado. O estudo do meio enquanto componente curricular para o ensino de crianças. Análise das tendências em Educação Ambiental. A importância da diversificação de linguagens, recursos didáticos e sua aplicação no ensino (experimentação/manipulação de situações e equipamentos, interpretação de fotos aéreas e imagens de satélites, literatura, música e filmes).

Sem: 8 | CH: 60

1716
PSICOLOGIA DAS RELACOES INTERPESSOAIS

Ementa: O comportamento humano. Os grupos e sua dinâmica. A comunicação e seus problemas. Motivação e Relações interpessoais no trabalho.

Sem: 8 | CH: 60

14723
TRABALHO DE CONCLUSÃO II

Ementa: Elaborar a redação final do Trabalho de Curso fundamentado no projeto de pesquisa para monografia ou trabalho científico; realizar exame de qualificação e fazer as correções finais do Trabalho de Curso, com a devida preparação do orientando para defesa pública perante banca examinadora, com enfoque prático; e ainda, com estudo de caso de forma interdisciplinar com as disciplinas do mesmo período da matriz curricular.

Sem: 8 | CH: 60


Disciplinas|Curriculo: 482341


Código

Nome

272855
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (200)

Ementa:

Sem: 0 | CH: 200

261390
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Ementa: A evolução histórica e teórica da Educação Ambiental. Complexidade ambiental. Princípios e estratégias de educação ambiental. A Educação Ambiental como eixo do Desenvolvimento Sustentável. Características, funções e objetivos da Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Movimento ambientalista no Brasil. Projetos pedagógicos em educação ambiental.

Sem: 1 | CH: 30

1601
HISTORIA DA EDUCACAO

Ementa: Abordagem dos processos históricos, buscando a compreensão e a interpretação de indicadores subjacentes à educação contemporânea

Sem: 1 | CH: 60

261333
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 30

1455
LUDICIDADE

Ementa: Estudo e reflexão técnico - Crítica sobre o jogo, o brinquedo, a brincadeira e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural, cognitivo e emocional dos alunos da Educação lnfantil e Anos lniciais do Ensino Fundamental. Discussão sobre o papel: Ludicidade na prática educativa. Vivência e análise de jogos e brincadeiras.

Sem: 1 | CH: 60

261392
SEMINÁRIO INTEGRADO: PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO FORMAIS

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

261389
SOCIOLOGIA

Ementa: Noções básicas de sociologia. A sociedade e a complexa teia de relações que se estabelecem entre os indivíduos. Estrutura social, classes sociais, instituições e mudança social. A sociedade industrial e a indústria cultural. Cultura de massa, lazer e consumo.

Sem: 1 | CH: 30

261391
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Ementa: Estudo das Teorias da Sociologia da Educação, que sustentam as diferentes visões da educação/escola compreendidas na modernidade e pós-modernidade.

Sem: 1 | CH: 30

1821
TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Ementa: Estudo dos principais autores e suas teorias. As teorias contemporâneas que buscam explicar os processos de desenvolvimento da aprendizagem. Construtivismo, pós-construtivismo e abordagem sócio-cultural. Teoria Social de Bandura e teoria psicopedagógica Clínica.

Sem: 1 | CH: 60

469
EDUCACAO, DIVERSIDADE E INCLUSAO

Ementa: Compreensão da diversidade dos sujeitos escolares, numa perspectiva multicultural e inclusiva, as políticas e a legislação pertinente, construindo alternativas pedagógicas de inclusão para todos.

Sem: 2 | CH: 60

1450
EDUCACAO, TECNOLOGIA E COMUNICACAO

Ementa: Relação entre a Informática na Educação e a Tecnologia da Informação. Softwares educacionais. Desenvolvimento de postura teórico-metodológia e fluência tecnológica que favoreçam a integração de multimeios na construção do conhecimento. Conceituação e evolução da Informática, sistema operacional, processador de texto, planilha, apresentador de slides, utilização de Internet e seus serviços, pesquisa social, novas tecnologias e mídia.

Sem: 2 | CH: 60

1794
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Ementa: Estudo da LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS como uma forma de comunicação e inclusão.

Sem: 2 | CH: 30

636
LITERATURA INFANTIL

Ementa: A literatura infantil, contexto histórico, prática em sala de aula, leitura e oficinas da palavra, da poesia e dos jogos de linguagem- no mundo da linguagem e no ato de ler, ouvir, reconstruir textos no imaginário da criança.

Sem: 2 | CH: 60

261418
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Estuda a pesquisa científica seus conceitos, características, métodos,técnicas e etapas.A organização do trabalho acadêmico,trabalhos científicos: fichamentos, resenhas bibliográficas, artigos científicos, relatórios, seminários, comunicações científicas e monografias O projeto de pesquisa: noções preliminares e estrutura. Normas técnicas para a elaboração do trabalho científico. ABNT.

Sem: 2 | CH: 30

1812
POLITICAS EDUCACIONAIS

Ementa: Concepção, estrutura, organização e funcionamento da educação básica Brasileira e dispositivos legais; Marcos Históricos e Legais da Educação Brasileira.

Sem: 2 | CH: 60

261584
SEMINÁRIO INTEGRADO: TECNOLOGIAS E INCLUSÃO

Ementa: Estudo teórico e prático das diferentes possibilidades e situações de participação em projetos interdisciplinares, favorecendo o agrupamento dos alunos por eixos de interesse e aproximação dos mesmos as diferentes Tecnologias Inclusivas.

Sem: 2 | CH: 60

1152
DESENVOLVIMENTO MOTOR

Ementa: Histórico, origem e evolução da aprendizagem e do desenvolvimento motor. Introdução ao domínio motor e a aprendizagem de habilidades motoras. Fundamentação teórica e abordagem pedagógica das fases do desenvolvimento motor. Níveis de aprendizagem de habilidades motoras e movimentos relacionados a prática escolar.

Sem: 3 | CH: 60

458
DIDATICA

Ementa: Estudo de formas alternativas de mediação pedagógica que possibilitem a construção de conhecimentos, envolvendo o planejamento, procedimentos, tecnologias, estratégias de ensino e o processo de avaliação.

Sem: 3 | CH: 60

459
EDUCACAO INFANTIL: TEORIA E PRATICA

Ementa: Estudo dos fundamentos pedagógicos, legais e normativos da Educação lnfantil e da Organização do currículo, considerando propostas e experiências pedagógicas reconhecidas no âmbito nacional, regional e local. Considerando a Educação lnfantil como primeira etapa da Educação Básica deve garantir a pratica de atitudes educativas, contribuindo assim, para o desenvolvimento integral da criança, de sua identidade, bem como a capacidade de crescimento como cidadão, através da socialização e ampliação dos conhecimentos referentes à realidade social e cultural na qual está inserida.

Sem: 3 | CH: 60

296277
METODOLOGIA DO LAZER E DA RECREAÇÃO

Ementa: Importância da Educação Física no desenvolvimento infantil. Elementos do planejamento nas diferentes dominâncias, com vistas ao treinamento psicomotor na Educação Física infantil e escolar. Procedimentos didáticos específicos à área e a interdisciplinalidade.

Sem: 3 | CH: 60

693
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I

Ementa: A disciplina propõe-se a apresentar concepções sobre o desenvolvimento humano, estudando as principais características do ser ao longo do ciclo de vida, considerando aspectos físicos, cognitivos , emocionais , sociais e a inserção deste conhecimento na prática profissional , voltados para a infância e adolescência.

Sem: 3 | CH: 60

296288
SEMINÁRIO INTEGRADO: DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

296709
EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS

Ementa: Construção de alternativas pedagógicas adequadas à alfabetização de jovens e Adultos, no sentido de tornar a aprendizagem significativa.

Sem: 4 | CH: 60

296720
EDUCAÇÃO PARA O CAMPO

Ementa: Conhecer a história e refletir sobre a atualidade da educação do Campo, identificando sua posição teórica, política e pedagógica no contexto nacional e refletir sobre sua relação com as políticas da Educação do Campo, através do estudo de Legislação Básica e Diretrizes Operacionais ;Concepção e Conceito da Escola do Campo;Da Organização da Ação Pedagógica; Currículo, Saberes e Práticas Educativas; Organização e Gestão da Educação do Campo a População do Campo e Educação Infantil do Campo.

Sem: 4 | CH: 30

296719
LINGUAGEM E EXPRESSÃO

Ementa: Linguagem, língua e fala. Funções da linguagem. Oralidade, escrita e variação linguística. Leitura e estratégias de leitura. Escrita e estratégias de escrita. Paragrafação. Coesão e coerência textuais.

Sem: 4 | CH: 30

1442
PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL

Ementa: Aspectos históricos e socioeconômicos do planejamento e da avaliação educacional e seus pressupostos. O Planejamento e a Avaliação Escolar e Educacional no Brasil. O processo de planejamento escolar (fundamentos, características, agentes, objetivos, relações e determinações). A questão da participação nas decisões. Elaboração e análise de planos e projetos educacionais. O Plano, o Programa e o Projeto. Avaliação de: Políticas de Educação, Programas, Projetos e Currículos. Relacionamento da avaliação escolar e a função social da escola. Princípios e funções da avaliação educacional. A relação entre Ética e Avaliação. Dispositivos didáticos para o planejamento do ensino e a relação entre planejamento e avaliação. A avaliação como elemento de pesquisa da prática pedagógica.

Sem: 4 | CH: 60

296711
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Ementa: Caracterizar aspectos básicos do planejamento, justificando sua importância no planejamento educacional. Analisar os fundamentos do processo do planejamento educacional, justificando sua importância na política nacional de desenvolvimento. Analisar a importância do planejamento participativo no desenvolvimento das etapas do processo do planejamento nacional. Analisar a trajetória da avaliação e a evolução de seu conceito. Caracterizar as funções, critérios e categorias da Avaliação Educacional. Analisar o papel da avaliação na atual legislação brasileira.Introdução ao estudo do planejamento. Fundamentos do planejamento educacional. Planejamento participativo em educação. Projetos em educação. A evolução histórica da avaliação, seus diversos conceitos e sua relação com a atualidade; suas funções, categorias e critérios. A avaliação de Projetos, de Planos e Institucional.296711

Sem: 4 | CH: 60

261622
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

296721
SEMINÁRIO INTEGRADO: ENSINO E PRÁTICA SOCIAIS

Ementa: Estudo teórico e prático das diferentes possibilidades e situações de participação em projetos interdisciplinares, favorecendo o agrupamento dos alunos por eixos de interesse e aproximação dos mesmos aos diferentes conhecimentos de maneira produtiva, abertos para o mundo, aprendendo pela riqueza de relações que estabelecem.

Sem: 4 | CH: 60

1448
TEORIAS DO CURRICULO

Ementa: Reflexão sobre as teorias que fundamentam o currículo numa perspectiva crítica e pós-crítica.

Sem: 4 | CH: 60

296957
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO I

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

296959
ARTE E EDUCAÇÃO

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

296961
DIREITOS HUMANOS, PLURALIDADE E DIVERSIDADE SOCIAL

Ementa:

Sem: 5 | CH: 30

296960
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Ementa:

Sem: 5 | CH: 120

261528
FILOSOFIA

Ementa: Análise das principais correntes do pensamento filosófico, com especial ênfase para a filosofia política e filosofia moral. Neste sentido, a disciplina busca investigar os fundamentos racionais que norteiam a interpretação dos conceitos filosóficos e as práticas subsequentes nas áreas da ética e da política.

Sem: 5 | CH: 30

296958
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Ementa:

Sem: 5 | CH: 30

296956
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

296962
SEMINÁRIO INTEGRADO: 1º CICLO

Ementa:

Sem: 5 | CH: 30

296963
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO II

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

261447
ANTROPOLOGIA

Ementa: A Ciência Antropológica: conceito, formação e desenvolvimento. Objeto de estudo, relação com outras ciências e suas especificidades. Principais orientações teóricas sobre racismo, etnocentrismo, identidade e diversidade cultural. Temas e tendências atuais da Antropologia.

Sem: 6 | CH: 30

296967
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL

Ementa:

Sem: 6 | CH: 120

296966
METODOLOGIA DA CIÊNCIAS DA NATUREZA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296964
METODOLOGIA DA CIÊNCIAS HUMANAS

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296965
METODOLOGIA DA MATEMÁTICA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296968
SEMINÁRIO INTEGRADO: 2º CICLO

Ementa:

Sem: 6 | CH: 30

296970
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE NORMAL

Ementa:

Sem: 7 | CH: 90

14606
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL

Ementa: Favorecer a compreensão contextualizada da gestão da educação e da escola na perspectiva democrática, relacionando-a com as mudanças sociais e políticas ocorridas no Brasil nas últimas décadas Gestão educacional: conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor: contextualização teórica e tendências atuais. A dimensão pedagógica do cotidiano da escola e o papel do administrador escolar. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico, o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da escola.

Sem: 7 | CH: 60

297256
PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296971
PRODUÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296969
PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM EDUCAÇÃO

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

1716
PSICOLOGIA DAS RELACOES INTERPESSOAIS

Ementa: O comportamento humano. Os grupos e sua dinâmica. A comunicação e seus problemas. Motivação e Relações interpessoais no trabalho.

Sem: 7 | CH: 60

296972
SEMINÁRIO INTEGRADO: GESTÃO

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

14817
DISCIPLINA ELETIVA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

261428
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Ementa: A decisão pessoal de empreender e a atividade empreendedora. Necessidade de mercado. Identificação de Oportunidades. Plano de Negócios. Consultoria. Conceito. Tipos. Características Básicas do Consultor. Diagnóstico Empresarial. Conceito. Finalidades. Etapas. Avaliação dos Resultados. Relatórios.

Sem: 8 | CH: 30

296973
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Ementa:

Sem: 8 | CH: 90

296975
PROCESSOS DE GESTÃO

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

296976
PROFISSIONAL DOCENTE

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

296977
SEMINÁRIO INTEGRADO: DIVERSIDADE

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

296974
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PEDAGOGIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60