Medicina Veterinária
Universidade da Região da Campanha

Disciplinas|Curriculo: 321141


Código

Nome

296075
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (150)

Ementa:

Sem: 0 | CH: 150

261353
ANATOMIA ANIMAL I

Ementa: Introdução ao estudo da anatomia, noções sobre a conformação do corpo dos animais Domésticos, Anatomia Normal, Osteologia, Artrologia, Miologia, Angiologia, Estesiologia, Esplancnologia, Neurologia e Endocrinologia

Sem: 1 | CH: 60

261355
BEM ESTAR ANIMAL

Ementa: Definição e conceitos relacionados ao bem-estar animal. Formas de avaliar o bem-estar animal. Bem-estar de animais de trabalho, de produção, experimentais, de estimação, utilizados em terapias e para lazer, silvestres. Legislação no bem-estar animal.

Sem: 1 | CH: 30

261352
BIOFÍSICA

Ementa: Fenômenos biofísicos, relacionados a membrana plasmática, a bioeletrogenese, hemodinâmica, pH, radioatividade e radiobiologia.

Sem: 1 | CH: 30

261349
BIOLOGIA CELULAR E EMBRIOLOGIA

Ementa: Origem da vida - Avanços científicos. A Célula como ser vivo e suas diferenciações nos organismos. Organização físico-química do protoplasma. Relação com as moléculas na constituição da matéria viva celular. Reações químicas do protoplasma dos compostos orgânicos e inorgânicos e sua importância na fisiologia animal. Estrutura e biologia celular dos organoides e suas funções. Divisão celular e seu envolvimento com as características reprodutivas e de produção. Mutações celulares, tipos e consequência e seu envolvimento com o melhoramento animal. Embriologia veterinária envolvendo o aparelho reprodutor feminino e masculino, a formação das células germinativas, a ação hormonal, a fecundação, o ciclo estral, a formação do zigoto a segmentação e o desenvolvimento do embrião nas espécies equina, bovina, ovina, suína, aves, cães e gatos.

Sem: 1 | CH: 60

1332
BIOQUIMICA BASICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Atividades práticas em laboratório relacionadas à química de proteínas, glicídios, enzimologia e fermentações biológicas.

Sem: 1 | CH: 60

261351
HISTOLOGIA BÁSICA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

1657
INTRODUCAO A MEDICINA VETERINARIA

Ementa: Apresentação das áreas do conhecimento do curso de Medicina Veterinária. As tecnologias disponíveis. Analises do currículo: disciplinas essenciais e optativas. As especialidades do Medico Veterinário e seu futuro profissional, os segmentos da Medicina Veterinária, tendo como base fundamental a produção sustentável e focada no bem estar animal e na preservação do meio ambiente, com ênfase na medicina preventiva e saúde publica alicerçada na formação de profissionais competentes, mas principalmente na formação de cidadãos.Leis que envolvem a atuação profissional.Ações que garantam a vida digna dos animais;Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino de Historia e cultura Afro-Brasileira e indígena Lei 11645,Politicas de Educação ambiental Lei 9795 de 27-04-1999.

Sem: 1 | CH: 30

261356
INTRODUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Ementa: Evolução do computador. Sistema de numeração. Configuração. Arquivos, registros e campo. Tipos de linguagem. Sistemas operacionais. Linguagem de 4ª geração. Fluxogramas.

Sem: 1 | CH: 30

261333
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 30

261486
ANATOMIA ANIMAL II

Ementa: Composição anatômica dos aparelhos digestório dos monogástricos, ruminantes e aves, respiratório e geniturinário (diferenças nas diferentes espécies), cardiovascular diferenças nas diferentes espécies, bem como órgãos de sentido e sistema nervoso central, periférico e autônomo.

Sem: 2 | CH: 60

261447
ANTROPOLOGIA

Ementa: A Ciência Antropológica: conceito, formação e desenvolvimento. Objeto de estudo, relação com outras ciências e suas especificidades. Principais orientações teóricas sobre racismo, etnocentrismo, identidade e diversidade cultural. Temas e tendências atuais da Antropologia.

Sem: 2 | CH: 30

1652
BIOQUIMICA ANIMAL

Ementa: Estudo do metabolismo dos aminoácidos, das proteínas e outros compostos nitrogenados; metabolismo de carboidratos; metabolismo dos lipídios; bioquímica da respiração e do equilíbrio ácido-base, assim como estudar a os processos de regulação metabólica e bioquímica da contração muscular. Atividades práticas em laboratório relacionadas ao metabolismo das principais biomoléculas que constituem o organismo animal.

Sem: 2 | CH: 60

261487
ECOLOGIA

Ementa: Preservação ambiental. Aspectos e conceitos gerais em Ecologia, Biosfera e Equilíbrio. Estrutura e funcionamento dos ecossistemas. Noções de Comunidades e de ecossistemas. Principais ecossistemas terrestres. Relações ecológicas. Ecologia urbana.

Sem: 2 | CH: 30

261488
FISIOLOGIA ANIMAL I

Ementa: Fisiologia Geral. Tecido e Sistema Nervoso e Órgãos do Sentido, Sistema Muscular, Líquidos Orgânicos, Sistema Circulatório e Coração, Sistema Urinário .

Sem: 2 | CH: 60

261489
GENÉTICA GERAL

Ementa: Visa o estudo e a compreensão da natureza química do material genético e compreensão primordial do DNA dos organismos vivos, com sua função dentro da célula, através da análise das bases estruturais, moleculares e fisiológicas das células. Compreende o estudo da passagem de informação armazenada no material genético para a formação do fenótipo dos organismos, como ocorre o controle dos genes, a base das mutações gênicas e aplicações do conhecimento como o estudo da moderna engenharia genética.

Sem: 2 | CH: 30

261485
HISTOLOGIA ANIMAL

Ementa: Descrição histológica relacionada a função de cada órgão que constituem os sistemas orgânicos, relacionando com suas respectivas funções. Os sistemas circulatório, respiratório, digestório, endócrino, urinário, reprodutor masculino e feminino, e tegumentar são descritos em aula teórica e os cortes histológicos dos principais órgãos de cada sistema são analisados em aula prática.

Sem: 2 | CH: 60

261490
MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA I

Ementa: São estudadas as bactérias em geral, sua morfologia,citologia, metabolismo, reprodução, as principais bactérias úteis na indústria, a sua sensibilidade aos agentes microbianos e aos agentes químicos e físicos. Noções de virologia, sua estrutura, método de reprodução e classificação dos vírus. Noções de micologia, características dos fungos, principais fungos de interesse em Veterinária.

Sem: 2 | CH: 60

261603
ANATOMIA ANIMAL III

Ementa: Composição anatômica dos aparelhos digestório dos monogástricos, ruminantes e aves, respiratório e geniturinário (diferenças nas diferentes espécies), cardiovascular diferenças nas diferentes espécies, bem como órgãos de sentido e sistema nervoso central, periférico e autônomo.

Sem: 3 | CH: 60

261606
EPIDEMIOLOGIA

Ementa: Epidemiologia. Indicadores da ocorrência de doenças em populações. Determinante de doenças. Hospedeiro. Relações hospedeiro-parasita. Elementos e mecanismo de propagação de doenças transmissíveis. Diagnóstico de doenças transmissíveis. Vigilância epidemiológica. Prevenção. Ações de profilaxia relativas as fontes de infecção.Ações de profilaxia relativas as vias de transmissão. Medidas de profilaxia relativa aos susceptíveis. Ações de profilaxia relativas aos comunicantes.

Sem: 3 | CH: 30

564
ESTATISTICA E EXPERIMENTACAO

Ementa: Apresentação de Estatística e de Experimentação Agrícola. Estudo do espaço amostral, de probabilidade, das variáveis aleatórias e das distribuições normais. Inferência estatística. Planejamento experimental e métodos para aumentar a acurácia dos ensaios. Delineamentos experimentais e testes de comparação de média que possibilitem a interpretação, análise e execução de um experimento, seja ele agrícola ou zootécnico. Apresentação e interpretação de resultados de ensaios.

Sem: 3 | CH: 60

261605
FISIOLOGIA ANIMAL II

Ementa: Especificação do estudo das funções endocrinológicas, principais glândulas e seus hormônios , hormônios tissulares, fisiologia da reprodução, etologia fisiologia da respiração, do tecido ósseo e da digestão de monogástricos, poligástricos e aves.

Sem: 3 | CH: 60

261608
FORRAGICULTURA

Ementa: Importância das forrageiras. Classificação, composição e valor nutritivo das forrageiras. Estudo do campo nativo (bioma pampa). Estabelecimento de pastagens. Técnicas de cultivo e utilização das gramíneas anuais de inverno, leguminosas anuais de inverno, leguminosas perenes de inverno, gramíneas perenes de verão, gramíneas anuais de verão, leguminosas de verão. Sistemas de pastejo. Utilização de cerca elétrica. Fenação. Ensilagem. Maquinário. Tipos de silos. Identificação das forrageiras.

Sem: 3 | CH: 30

261418
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Estuda a pesquisa científica seus conceitos, características, métodos,técnicas e etapas.A organização do trabalho acadêmico,trabalhos científicos: fichamentos, resenhas bibliográficas, artigos científicos, relatórios, seminários, comunicações científicas e monografias O projeto de pesquisa: noções preliminares e estrutura. Normas técnicas para a elaboração do trabalho científico. ABNT.

Sem: 3 | CH: 30

261607
MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA II

Ementa: São estudados os gêneros das principais bactérias de interesse à Medicina Veterinária, com ênfase nas suas especialidades básicas, produção de metabólitos e sua resistência quanto aos agentes físicos e químicos. São estudados também noções básicas de virologia e as principais doenças víricas de interesse Veterinário.

Sem: 3 | CH: 60

261604
PARASITOLOGIA ANIMAL

Ementa: Estudo da relação parasita/hospedeiro/meio ambiente, sistemática e nomenclatura zoológica, morfologia, epidemiologia e biologia dos Cestódeos, Trematódeos, Nematódeos, Artrópodes e Protozoários parasitas dos animais domésticos

Sem: 3 | CH: 90

261425
ALIMENTAÇÃO ANIMAL I

Ementa: Composição dos alimentos e nutrientes. Propriedade dos nutrientes. Consumo Voluntário de Matéria Seca. Consumo Voluntário de Água. Conhecimentos que envolvem processos de apreensão, digestão e absorção dos componentes do alimento como: proteína, gorduras, carboidratos, minerais e fibras, bem como manejo das diferentes espécies quanto ao sistema de alimentação. Manejo de criação das espécies bovina, ovina, aves, suínas, cães e gatos. O animal e seus ambientes. Métodos de utilização dos alimentos concentrados e energéticos.

Sem: 4 | CH: 30

265819
ANATOMIA TOPOGRAFICA

Ementa: Composição anatômica das diferentes regiões do corpo dos animais domestico bem como as diferenças anatômicas entre espécies domesticas, topografia da cabeça, topografia do pescoço, topografia do tronco, topografia dos membros.

Sem: 4 | CH: 60

1653
FARMACOLOGIA VETERINARIA

Ementa: Farmacologia geral, farmacocinética, farmacodinâmica, farmacologia do sistema nervoso autônomo e do sistema nervoso central, farmacologia de anestésicos e da nocicepção, farmacologia anticonvulsivante, farmacologia do sistema cardiovascular, renal, respiratório e do sistema gastrointestinal, agentes anti-inflamatórios e autacóides, agentes antimicrobianos, antiparasitários e antineoplásicos

Sem: 4 | CH: 60

296046
IMUNOLOGIA

Ementa: Aspectos gerais da resposta imunitária. Antígeno e anticorpo. Resposta imune específica, ativa e passiva, natural e artificial. Resposta humoral e celular. Órgãos do sistema imunológico. CD4 e CD8. Apresentação do Reações antígeno-anticorpo. Diagnosticos imunológicos. Reações de hipersensibilidades. Doenças auto-imunes Imunoprofilaxia.

Sem: 4 | CH: 60

296047
MELHORAMENTO ZOOTÉCNICO

Ementa: Estudo dos mecanismos genéticos na transmissão dos caracteres hereditários, seus efeitos para a realização do melhoramento animal. Uso da genética quantitativa de populações, das probabilidades dos gametas, genótipos e fenótipos, do equilíbrio de população as frequências genica, genotípica e de acasalamento para realizar a previsão do progresso genético. Efeito associativo do conhecimento genético e estatístico nos processos de seleção, migração, mutação, deriva genica, herdabilidade e ganho genético para potencializar as características de interesse econômico e zootécnico nas espécies bovina, equina, ovina, suína e aves.

Sem: 4 | CH: 60

296045
OVINOTECNIA

Ementa: Situação da ovinocultura manejo dos animais nos diversos estágios de vida e de produção. Produtos oriundos dos ovinos, lã, leite e carne, bem como suas características. Caracterização de raças, melhoramento genético e raças emergentes. Biosseguridade e manejo de resíduos oriundos da criação.

Sem: 4 | CH: 30

296044
SEMIOLOGIA

Ementa: Elaboração de ficha cínica, contenção física e química dos animais domésticos, visando o bem estar animal, anamnese, inspeção, palpação, percussão e auscultação dos sistemas respiratório, cardiovascular, digestivo, geniturinário, tegumentar, visual e auditivo, bem como, termometria clinica.

Sem: 4 | CH: 60

14652
TECNOLOGIA, HIGIENE E INSPEÇÃO DE PRODUTOS LACTEOS

Ementa: São estudadas a anatomia e os mecanismos de produção do leite, a composição e suas características, as tecnologias da produção do leite e dos produtos lácteos, análises laboratoriais de rotina visando observar a qualidade do leite que é enviado à indústria, analisar a microbiologia normal e patogênica do leite e produtos lácteos, os métodos de esterilização, os critérios de inspeção e o destino do leite e seus derivados.

Sem: 4 | CH: 60

14696
ALIMENTAÇÃO ANIMAL II

Ementa: A disciplina essencialmente desenvolve atividade práticas junto ao laboratório de bromatologia e defini a formação profissional na área de produção animal abordando as seguintes determinações bromatologicas: matéria parcialmente seca (MPS); matéria seca (MS); proteína bruta (PB); extrato etéreo (EE); fibra bruta (FB); extrativos não nitrogenados (ENN); matéria mineral (MM), seguindo o esquema de Weende. Estimativas de nutrientes digestivos totais (NDT), Energia Digestível (ED), Energia Metabolizável (EM), e Energia Liquida (EL). Formulação de rações para as diferentes espécies. Formação de projetos agropecuários e cálculo de fornecimento de ração.

Sem: 5 | CH: 60

296050
DOENÇAS PARASITÁRIAS

Ementa: Estudo das interações parasita/hospedeiro/meio ambiente e impacto sobre os animais domésticos das principais Doenças Parasitárias, causadas por helmintos, artrópodes e protozoários, bem como métodos de diagnostico, tratamento e controle desses parasitos.

Sem: 5 | CH: 90

296051
EQUINOTECNIA

Ementa: Conhecimento da espécie equina e entendimento das principais práticas de manejo de equinos. Aspectos evolutivos do cavalo, comportamento, conformação e movimento, alimentação, instalações e equipamentos utilizados na criação. Uso dos equinos e diferentes raças, além dos fatores relacionados à criação, bem como manejo reprodutivo e de potros.

Sem: 5 | CH: 30

296049
PATOLOGIA VETERINÁRIA I

Ementa: Estudo das lesões e patologias que comprometem diretamente o funcionamento celular e tecidual, desde o desenvolvimento fetal, como distúrbios da diferenciação e multiplicação celular, degenerações celulares, necrose, pigmentações patológicas, calcificações patológicas, concreções, litíases, distúrbios circulatórios, inflamações e neoplasias. Descrever conceitos, implicações e precauções na necropsia, alterações cadavéricas, eutanásia, técnicas de necropsia (ruminantes, equinos, carnívoros, suínos), coleta e remessa de material para exames laboratoriais nas diferentes suspeitas de enfermidades, elaboração de documentos (laudos, requisições de exames).

Sem: 5 | CH: 90

261389
SOCIOLOGIA

Ementa: Noções básicas de sociologia. A sociedade e a complexa teia de relações que se estabelecem entre os indivíduos. Estrutura social, classes sociais, instituições e mudança social. A sociedade industrial e a indústria cultural. Cultura de massa, lazer e consumo.

Sem: 5 | CH: 30

296048
TECNOLOGIA E INDUSTRIALIZAÇÃO DE CARNES E DERIVADOS

Ementa: Qualidade de carcaça e carne, tecnologia de abate, aspectos qualitativos, transformação do músculo em carne, cortes comerciais, subprodutos, tipificação, embutidos, métodos de conservação da carne, charque, enlatados, microbiologia da carne.

Sem: 5 | CH: 60

676
TERAPEUTICA VETERINARIA

Ementa: Visa o estudo e a compreensão de procedimentos terapêuticos com as respectivas posologias e possíveis reações adversas, os devidos cuidados no suporte e monitoramento do paciente. Incluindo a aplicabilidade nas diversas afecções e sistemas, com ênfase na indicação, causas, efeitos e posologia na Medicina Veterinária. Bases de Homeopatia, fitoterapia e terapia floral com os medicamentos mais utilizados na terapia de animais domésticos e selvagens.

Sem: 5 | CH: 60

296052
ZOOTECNIA ESPECIAL

Ementa: Situação atual das pequenas criações. Instalações e equipamentos. Práticas de criação. Manejo alimentar, sanitário, reprodutivo. Avaliações dos produtos. Melhoramento genético. Sistemas de produção em abelhas, coelhos, emas, chinchilas, cães e peixes. Principais raças criadas. Princípios do manejo com animais silvestres.

Sem: 5 | CH: 30

296053
ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296058
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296054
DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS

Ementa:

Sem: 6 | CH: 90

261432
ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO RURAL

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296056
PATOLOGIA CLÍNICA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296055
PATOLOGIA VETERINÁRIA II

Ementa:

Sem: 6 | CH: 90

296057
PRODUÇÃO E SANIDADE DE AVES

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

1769
BOVINOTECNIA DE CORTE

Ementa: Importância econômica e social da bovinocultura de corte. As fases do sistema de produção. As principais raças criadas no mundo, com importância econômica. Cruzamentos e seleção. Metodologia para tomada de decisão. Fisiologia, manejo da nutrição e reprodução. Sistemas de recria e engorda. Sanidade preventiva do rebanho bovino.

Sem: 7 | CH: 60

296063
BOVINOTECNIA DE LEITE

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296059
DOENÇAS FÚNGICAS

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

296061
GINECOLOGIA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296064
HIGIENE E INSPEÇÃO DE CARNES

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

296060
ORTOPEDIA ANIMAL

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296062
PRODUÇÃO E SANIDADE DE SUINOS

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

261452
PROJETO E MARKETING NO AGRONEGÓCIO

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

668
TECNICAS CIRURGICAS

Ementa: Estudo da cirurgia em geral - bem estar animal. Assepsia. Diérese. Cruenta e Incruenta. Sínteses contínuas e sínteses separadas. Material de síntese. Hemostasia temporária e hemostasia permanente. Técnica cirúrgicas de abordagem aos diversos órgãos e sistemas. Identificação do instrumental cirúrgico e formação da mesa cirúrgica.

Sem: 7 | CH: 60

296065
ANDROLOGIA E BIOTECNOLOGIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

296066
CLÍNICA DE ANIMAIS SELVAGENS

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

686
CLINICA DE EQUINOS

Ementa: Exame clínico dos equinos. Mecanismos de instalação das doenças e métodos para diagnóstico auxiliar. Afecções dos sistemas orgânicos: pele, respiratório, cardio-vascular, circulatório, gênito-urinário, gastrointestinal, nervoso e neonatologia. Opções de tratamento, medicamentos e métodos conservativos, aplicados aos diferentes quadros clínicos.

Sem: 8 | CH: 60

683
CLINICA DE RUMINANTES

Ementa: Estudo da interação meio ambiente / ruminantes de produção e das principais enfermidades que acometem esses animais domésticos. Avaliação clínica dos ruminantes, sistema tegumentar, sistema urinário, sistema respiratório, sistema circulatório, sistema digestório, sistema locomotor e doenças metabólicas.

Sem: 8 | CH: 60

296068
DEONTOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL EM MEDINA VETERINÁRIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

1701
PATOLOGIA CLINICO-CIRURGICA

Ementa: Diagnosticar enfermidades passíveis de cirurgias ou que ocorrem como complicações cirúrgicas, a partir de uma insuficiência funcional, com exame clínico e avaliação pré-operatória do paciente e considerações pré-cirúrgicas. Feridas e lesões traumáticas. Reconstrução tecidual. Cutaneopatias necrosantes. Choque. Septicemia. Biópsia.

Sem: 8 | CH: 60

1659
SAUDE PUBLICA

Ementa: A responsabilidade do Médico Veterinário na prevenção e tratamento de zoonoses e sua participação como agente preventivo de intoxicações alimentares, ao assumir o controle da qualidade dos mesmos, através de uma fiscalização envolvendo classificação, microbiologia, conservação, alterações no padrão de qualidade, higiene, rotulagem e outros itens dos alimentos consumidos pela comunidade onde estão inseridos.

Sem: 8 | CH: 60

296067
TOXICOLOGIA ANIMAL

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

296070
BIOSSEGURANÇA E PRÁTICAS LABORATORIAIS

Ementa:

Sem: 9 | CH: 60

296073
CLÍNICA DE CANINOS E FELINOS

Ementa:

Sem: 9 | CH: 60

261428
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Ementa: A decisão pessoal de empreender e a atividade empreendedora. Necessidade de mercado. Identificação de Oportunidades. Plano de Negócios. Consultoria. Conceito. Tipos. Características Básicas do Consultor. Diagnóstico Empresarial. Conceito. Finalidades. Etapas. Avaliação dos Resultados. Relatórios.

Sem: 9 | CH: 30

261437
EXTENSÃO RURAL E COOPERATIVISMO

Ementa:

Sem: 9 | CH: 60

296072
OBSTETRÍCIA ANIMAL

Ementa:

Sem: 9 | CH: 30

296069
PRÁTICAS HOSPITALARES

Ementa:

Sem: 9 | CH: 120

296071
PRATICAS ZOOTÉCNICAS

Ementa: Sistemas de manejo, nutrição, reprodução e de sanidade para a criação de bovinos, suínos, aves, equinos e peixes.

Sem: 9 | CH: 60

296074
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM MEDICINA VETERINARIA

Ementa:

Sem: 9 | CH: 30

457
ESTAGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE

Ementa: Seleção em uma área de atuação: Zootecnia, Produção Animal, Clínica, Inspeção e Tecnologia

Sem: 10 | CH: 450


Disciplinas|Curriculo: 321131


Código

Nome

261667
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 250

1794
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Ementa: Estudo da LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS como uma forma de comunicação e inclusão.

Sem: 0 | CH: 30

1651
ANATOMIA ANIMAL BASICA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

1339
BIOFISICA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

1332
BIOQUIMICA BASICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Atividades práticas em laboratório relacionadas à química de proteínas, glicídios, enzimologia e fermentações biológicas.

Sem: 1 | CH: 60

1331
CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

314
HISTOLOGIA ANIMAL I

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

1657
INTRODUCAO A MEDICINA VETERINARIA

Ementa: Apresentação das áreas do conhecimento do curso de Medicina Veterinária. As tecnologias disponíveis. Analises do currículo: disciplinas essenciais e optativas. As especialidades do Medico Veterinário e seu futuro profissional, os segmentos da Medicina Veterinária, tendo como base fundamental a produção sustentável e focada no bem estar animal e na preservação do meio ambiente, com ênfase na medicina preventiva e saúde publica alicerçada na formação de profissionais competentes, mas principalmente na formação de cidadãos.Leis que envolvem a atuação profissional.Ações que garantam a vida digna dos animais;Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino de Historia e cultura Afro-Brasileira e indígena Lei 11645,Politicas de Educação ambiental Lei 9795 de 27-04-1999.

Sem: 1 | CH: 30

659
MICROBIOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

1648
ANATOMIA ANIMAL I

Ementa: Composição anatômica dos aparelhos digestório dos monogástricos, ruminantes e aves, respiratório e geniturinário (diferenças nas diferentes espécies), cardiovascular diferenças nas diferentes espécies, bem como órgãos de sentido e sistema nervoso central, periférico e autônomo.

Sem: 2 | CH: 90

1649
ANATOMIA ANIMAL II

Ementa: Composição anatômica dos aparelhos digestório dos monogástricos, ruminantes e aves, respiratório e geniturinário (diferenças nas diferentes espécies), cardiovascular diferenças nas diferentes espécies, bem como órgãos de sentido e sistema nervoso central, periférico e autônomo.

Sem: 2 | CH: 90

1652
BIOQUIMICA ANIMAL

Ementa: Estudo do metabolismo dos aminoácidos, das proteínas e outros compostos nitrogenados; metabolismo de carboidratos; metabolismo dos lipídios; bioquímica da respiração e do equilíbrio ácido-base, assim como estudar a os processos de regulação metabólica e bioquímica da contração muscular. Atividades práticas em laboratório relacionadas ao metabolismo das principais biomoléculas que constituem o organismo animal.

Sem: 2 | CH: 60

14648
FISIOLOGIA ANIMAL I

Ementa: Fisiologia Geral. Tecido e Sistema Nervoso e Órgãos do Sentido, Sistema Muscular, Líquidos Orgânicos, Sistema Circulatório e Coração, Sistema Urinário

Sem: 2 | CH: 75

14647
HISTOLOGIA ANIMAL II

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

664
MICROBIOLOGIA VETERINARIA

Ementa: São estudados os gêneros das principais bactérias de interesse à Medicina Veterinária, com ênfase nas suas especialidades básicas, produção de metabólitos e sua resistência quanto aos agentes físicos e químicos. São estudados também noções básicas de virologia e as principais doenças víricas de interesse Veterinário. Diagnóstico laboratorial: cultura e sorologia.

Sem: 2 | CH: 60

662
PARASITOLOGIA I

Ementa: Estudo da relação parasita/hospedeiro/meio ambiente, sistemática e nomenclatura zoológica, morfologia, epidemiologia e biologia dos Cestódeos, Trematódeos e Nematódeos parasitas dos animais domésticos.

Sem: 2 | CH: 60

14649
ECOLOGIA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

455
ECONOMIA RURAL

Ementa: Conceitos, definições e história da economia. Sistemas econômicos. Indicadores macroeconômicos. Políticas governamentais. Nível de emprego. Inflação. Produção agrícola. Oferta e demanda. Intervenção do governo no mercado.

Sem: 3 | CH: 45

564
ESTATISTICA E EXPERIMENTACAO

Ementa: Apresentação de Estatística e de Experimentação Agrícola. Estudo do espaço amostral, de probabilidade, das variáveis aleatórias e das distribuições normais. Inferência estatística. Planejamento experimental e métodos para aumentar a acurácia dos ensaios. Delineamentos experimentais e testes de comparação de média que possibilitem a interpretação, análise e execução de um experimento, seja ele agrícola ou zootécnico. Apresentação e interpretação de resultados de ensaios.

Sem: 3 | CH: 60

14650
FISIOLOGIA ANIMAL II

Ementa: Especificação do estudo das funções endocrinológicas, principais glândulas e seus hormônios , hormônios tissulares, fisiologia da reprodução, etologia fisiologia da respiração, do tecido ósseo e da digestão de monogástricos, poligástricos e aves.

Sem: 3 | CH: 75

1656
GENETICA

Ementa: Visa o estudo e a compreensão da natureza química do material genético e compreensão primordial do DNA dos organismos vivos, com sua função dentro da célula, através da análise das bases estruturais, moleculares e fisiológicas das células. Compreende o estudo da passagem de informação armazenada no material genético para a formação do fenótipo dos organismos, como ocorre o controle dos genes, a base das mutações gênicas e aplicações do conhecimento como o estudo da moderna engenharia genética.

Sem: 3 | CH: 45

658
IMUNOLOGIA

Ementa: Aspectos gerais da resposta imunitária. Antígeno e anticorpo. Resposta imune específica, ativa e passiva, natural e artificial. Resposta humoral e celular. Hipersensibilidades. Imunoprofilaxia. Reações antígeno-anticorpo

Sem: 3 | CH: 45

550
INFORMATICA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 30

663
PARASITOLOGIA II

Ementa: Estudo da interação parasita/hospedeiro/meio ambiente, sistemática e taxonomia, morfologia, biologia, epidemiologia e identificação dos artrópodes e protozoários de importância em Medicina Veterinária.

Sem: 3 | CH: 45

670
EPIDEMIOLOGIA

Ementa: Epidemiologia. Indicadores da ocorrência de doenças em populações. Determinante de doenças. Hospedeiro. Relações hospedeiro-parasita. Elementos e mecanismo de propagação de doenças transmissíveis. Diagnóstico de doenças transmissíveis. Vigilância epidemiológica. Prevenção. Ações de profilaxia relativas as fontes de infecção.Ações de profilaxia relativas as vias de transmissão. Medidas de profilaxia relativa aos susceptíveis. Ações de profilaxia relativas aos comunicantes.

Sem: 4 | CH: 45

1653
FARMACOLOGIA VETERINARIA

Ementa: Farmacologia geral, farmacocinética, farmacodinâmica, farmacologia do sistema nervoso autônomo e do sistema nervoso central, farmacologia de anestésicos e da nocicepção, farmacologia anticonvulsivante, farmacologia do sistema cardiovascular, renal, respiratório e do sistema gastrointestinal, agentes anti-inflamatórios e autacóides, agentes antimicrobianos, antiparasitários e antineoplásicos

Sem: 4 | CH: 60

1587
FORRAGICULTURA

Ementa: Importância das forrageiras. Classificação, composição e valor nutritivo das forrageiras. Estudo do campo nativo (bioma pampa). Estabelecimento de pastagens. Técnicas de cultivo e utilização das gramíneas anuais de inverno, leguminosas anuais de inverno, leguminosas perenes de inverno, gramíneas perenes de verão, gramíneas anuais de verão, leguminosas de verão. Sistemas de pastejo. Utilização de cerca elétrica. Fenação. Ensilagem. Maquinário. Tipos de silos. Identificação das forrageiras.

Sem: 4 | CH: 45

1773
MELHORAMENTO ANIMAL

Ementa: Estudo dos mecanismos genéticos na transmissão dos caracteres hereditários, seus efeitos para a realização do melhoramento animal. Uso da genética quantitativa de populações, das probabilidades dos gametas, genótipos e fenótipos, do equilíbrio de população as frequências genica, genotípica e de acasalamento para realizar a previsão do progresso genético. Efeito associativo do conhecimento genético e estatístico nos processos de seleção, migração, mutação, deriva genica, herdabilidade e ganho genético para potencializar as características de interesse econômico e zootécnico nas espécies bovina, equina, ovina, suína e aves.

Sem: 4 | CH: 45

727
NUTRICAO ANIMAL I

Ementa: Processos digestivos e de absorção dos alimentos. Consumo voluntário do alimento e da água. O animal e seus ambientes. Mecanismos de aproveitamento água, dos carboidratos, dos lipídeos, das fibras e das proteínas. Minerais e vitaminas. Digestibilidade e balanços nutricionais. Avaliação do valor energético dos alimentos.

Sem: 4 | CH: 45

681
PROPEDEUTICA CLINICA VETERINARIA

Ementa: Elaboração de ficha cínica, contenção física e química dos animais domésticos, visando o bem estar animal, anamnese, inspeção, palpação, percussão e auscultação dos sistemas respiratório, cardiovascular, digestivo, geniturinário, tegumentar, visual e auditivo, bem como, termometria clinica.

Sem: 4 | CH: 45

1365
SOCIOLOGIA E COOPERATIVISMO

Ementa: Conceitos e características do Conhecimento cientifico, das Ciências sociais, e da Sociologia; Precursores da sociologia como ciência e teóricos pós-modernos; Teorias sobre o objeto de estudo da sociologia; O Estado como Instituição Social; Sociologia rural; Temas atuais da sociedade e Cooperativismo.

Sem: 4 | CH: 45

729
ZOOTECNIA ESPECIAL

Ementa: Situação atual das pequenas criações. Instalações e equipamentos. Práticas de criação. Manejo alimentar, sanitário, reprodutivo. Avaliações dos produtos. Melhoramento genético. Sistemas de produção em abelhas, coelhos, emas, chinchilas, cães e peixes. Principais raças criadas. Principios do manejo com animais silvestres.

Sem: 4 | CH: 45

1650
ANATOMIA TOPOGRAFICA ANIMAL

Ementa: Composição anatômica das diferentes regiões do corpo dos animais domestico bem como as diferenças anatômicas entre espécies domesticas, topografia da cabeça, topografia do pescoço, topografia do tronco, topografia dos membros.

Sem: 5 | CH: 45

1702
ANESTESIOLOGIA VETERINARIA

Ementa: Estudo das técnicas de insensibilização e eliminação da dor para procedimentos cirúrgicos e demais procedimentos clínicos em medicina veterinária, tais como avaliação e classificação do paciente%u037E monitoração anestésica%u037E medicação pré-anestésica%u037E dor aguda e analgesia%u037E anestesia dissociativa%u037E intubação orotraqueal, anestesia geral intravenosa%u037E anestesia local e locorregional%u037E aparelhos e circuitos anestésicos e anestesia inalatória

Sem: 5 | CH: 45

1658
DOENCAS INFECTO-CONTAGIOSAS I

Ementa: Estudo das doenças infecto-contagiosas causadas por bactérias de importância Veterinária. Etiologia. Patogenia. Sinais clínicos. Epidemiologia. Achados de necropsia macroscópicos e microscópicos. Diagnóstico presuntivo e laboratorial. Diagnóstico diferencial. Controle.Tratamento

Sem: 5 | CH: 60

654
DOENCAS PARASITARIAS I

Ementa: Estudo das interações parasita/hospedeiro/meio ambiente e impacto sobre os animais domésticos das principais Doenças Parasitárias, causadas por helmintos, bem como métodos de diagnostico, tratamento e controle desses vermes

Sem: 5 | CH: 60

1772
EQUINOTECNIA

Ementa: Conhecimento da espécie equina e entendimento das principais práticas de manejo de equinos. Aspectos evolutivos do cavalo, comportamento, conformação e movimento, alimentação, instalações e equipamentos utilizados na criação. Uso dos equinos e diferentes raças, além dos fatores relacionados à criação, bem como manejo reprodutivo e de potros.

Sem: 5 | CH: 45

728
NUTRICAO ANIMAL II

Ementa: A disciplina essencialmente desenvolve atividade práticas junto ao laboratório de bromatologia e defini a formação profissional na área de produção animal abordando as seguintes determinações bromatologicas: matéria parcialmente seca (MPS); matéria seca (MS); proteína bruta (PB); extrato etéreo (EE); fibra bruta (FB); extrativos não nitrogenados (ENN); matéria mineral (MM), seguindo o esquema de Weende. Estimativas de nutrientes digestivos totais (NDT), Energia Digestível (ED), Energia Metabolizável (EM), e Energia Liquida (EL). Formulação de rações para as diferentes espécies. Formação de projetos agropecuários e cálculo de fornecimento de ração

Sem: 5 | CH: 45

1771
OVINOTECNIA

Ementa: Situação da ovinocultura manejo dos animais nos diversos estágios de vida e de produção. Produtos oriundos dos ovinos, lã, leite e carne, bem como suas características. Caracterização de raças, melhoramento genético e raças emergentes. Biosseguridade e manejo de resíduos oriundos da criação.

Sem: 5 | CH: 45

1697
PATOLOGIA GERAL

Ementa: Estudo das lesões e patologias que comprometem diretamente o funcionamento celular e tecidual, desde o desenvolvimento fetal, como distúrbios da diferenciação e multiplicação celular, degenerações celulares, necrose, pigmentações patológicas, calcificações patológicas, concreções, litíases, distúrbios circulatórios, inflamações e neoplasias.

Sem: 5 | CH: 60

730
SUINOTECNIA E AVITECNIA

Ementa: Estudo da situação da suinocultura e avicultura mundial, manejo dos animais nos diversos estágios de vida e nos diversos sistemas de produção. Produtos oriundos dos suínos e das aves. Caracterização de raças, melhoramento genético e raças emergentes. Manejo sanitário, reprodutivo e nutricional dos animais de produção. Instalações e equipamentos utilizados na criação. Biosseguridade.

Sem: 5 | CH: 60

676
TERAPEUTICA VETERINARIA

Ementa: Visa o estudo e a compreensão de procedimentos terapêuticos com as respectivas posologias e possíveis reações adversas, os devidos cuidados no suporte e monitoramento do paciente. Incluindo a aplicabilidade nas diversas afecções e sistemas, com ênfase na indicação, causas, efeitos e posologia na Medicina Veterinária. Bases de Homeopatia, fitoterapia e terapia floral com os medicamentos mais utilizados na terapia de animais domésticos e selvagens.

Sem: 5 | CH: 60

1769
BOVINOTECNIA DE CORTE

Ementa: Importância econômica e social da bovinocultura de corte. As fases do sistema de produção. As principais raças criadas no mundo, com importância econômica. Cruzamentos e seleção. Metodologia para tomada de decisão. Fisiologia, manejo da nutrição e reprodução. Sistemas de recria e engorda. Sanidade preventiva do rebanho bovino.

Sem: 6 | CH: 60

1770
BOVINOTECNIA DE LEITE

Ementa: Características gerais da pecuária leiteira. Descrição das raças bovinas leiteiras. Manejo, nutrição, reprodução e melhoramento do rebanho de leite. Ordenha. Sanidade, Instalações e equipamentos

Sem: 6 | CH: 45

660
DOENCAS INFECTO-CONTAGIOSAS II

Ementa: Estudo das doenças infecto-contagiosas causadas por vírus de importância Veterinária. Etiologia. Patogenia. Sinais clínicos. Epidemiologia. Achados de necropsia macroscópicos e microscópicos. Diagnóstico presuntivo e laboratorial. Diagnóstico diferencial. Controle.Tratamento

Sem: 6 | CH: 45

656
DOENCAS PARASITARIAS II

Ementa: Estudo das interações entre parasitas artrópodes e protozoários / meio ambiente / hospedeiros e impacto das principais Doenças Parasitárias transmitidas por esses agentes aos animais domésticos, bem como diagnóstico, tratamento, controle e importância econômica.

Sem: 6 | CH: 45

1700
LABORATORIO CLINICO

Ementa: Descrever procedimentos laboratoriais rotineiros e específicos. Interpretação de resultados dos exames Hematologia, Leucemias, Pesquisa de Hematozoários. Bioquímica do sangue, exame dos líquidos das cavidades corporais. Urinálise.

Sem: 6 | CH: 60

14651
PATOLOGIA ESPECIAL

Ementa: Estudo das patologias e disfunções que comprometem os órgãos dos diferentes sistemas orgânicos (circulatório, urinário, respiratório, digestivo, hepato-biliar, nervoso, locomotor, tegumentar, hemolinfopoietico). Causas, alterações morfológicas macroscópicas e microscópicas, evolução, desfecho e consequências para o animal.

Sem: 6 | CH: 60

1704
REPRODUCAO ANIMAL I

Ementa: Visa o estudo da anatomofisiologia do sistema reprodutivo das fêmeas domésticas. Através do exame clínico geral e específico do sistema. O ciclo estral e seu controle. Patologias reprodutivas. Biotecnologias aplicadas à fêmea. Noções gerais de ética na utilização e manejo de animais na Medicina Veterinária e Produção Animal. O bem estar dos animais de companhia e de produção.

Sem: 6 | CH: 60

668
TECNICAS CIRURGICAS

Ementa: Estudo da cirurgia em geral - bem estar animal. Assepsia. Diérese. Cruenta e Incruenta. Sínteses contínuas e sínteses separadas. Material de síntese. Hemostasia temporária e hemostasia permanente. Técnica cirúrgicas de abordagem aos diversos órgãos e sistemas. Identificação do instrumental cirúrgico e formação da mesa cirúrgica.

Sem: 6 | CH: 60

706
TECNOLOGIA E IND DE CARNES E DERIVADOS

Ementa: Qualidade de carcaça e carne, tecnologia de abate, aspectos qualitativos, transformação do músculo em carne, cortes comerciais, subprodutos, tipificação, embutidos, métodos de conservação da carne, charque, enlatados, microbiologia da carne.

Sem: 6 | CH: 45

1250
ADMINISTRACAO RURAL

Ementa: Conceitos e definições de administração. A administração rural. Fatores de produção. Formação de preços. Avaliação de patrimônio. Depreciação. Índices tecnológicos. Custos de produção. Planejamento Estratégico, gerencial e Operacional. Estudo técnico e econômico da propriedade rural.

Sem: 7 | CH: 45

683
CLINICA DE RUMINANTES

Ementa: Estudo da interação meio ambiente / ruminantes de produção e das principais enfermidades que acometem esses animais domésticos. Avaliação clínica dos ruminantes, sistema tegumentar, sistema urinário, sistema respiratório, sistema circulatório, sistema digestório, sistema locomotor e doenças metabólicas.

Sem: 7 | CH: 60

684
CLINICA DE SUINOS

Ementa: A disciplina trata do estar animal, biosseguridade, ambiência, manejo, causas da mortalidade na maternidade, doenças multifatoriais e monofatoriais (conceitos e diferenças), enterites, problemas de confinamento, doenças nervosas, da pele, respiratória, reprodutivas e urinárias, septicemias e micotoxinas, e as endoparasitoses dos suínos, além preveção e controle das mesmas.

Sem: 7 | CH: 45

657
HIGIENE E INSP DE CARNES E DERIVADOS

Ementa: Descrição das instalações e equipamentos. Tecnologia de abate industrial. Inspeção ante-mortem e abate de emergência. Inspeção post- mortem. Inspeção de órgãos e sistemas. Julgamento e destino das carcaças.

Sem: 7 | CH: 45

1699
ORNITOPATOLOGIA

Ementa: A disciplina versa sobre as principais patologias que acometem as aves domésticas enfocando a profilaxia, diagnóstico e controle das doenças bacterianas, víricas, metabólicas, nutricionais e alterações do comportamento das aves. Particularidades anatômicas, fisiológicas e patológicas das aves silvestres.

Sem: 7 | CH: 45

99
RADIOLOGIA

Ementa: Princípios teóricos de produção de raios X e formação da imagem a partir de radiação X. Manipulação do equipamento e materiais utilizados (teoria e prática). Uso da radiologia como ferramenta de diagnóstico, aplicações em veterinária, assim como interpretação do exame de diagnóstico.

Sem: 7 | CH: 45

680
REPRODUCAO ANIMAL II

Ementa: Visa o estudo da anatomofisiologia do sistema reprodutivo dos machos domésticas. Através do exame clínico geral e específico do sistema. Avaliação das potencias coeundi e generandi. Patologias reprodutivas. Biotecnologias aplicadas ao macho. Noções gerais de ética na utilização e manejo de animais na Medicina Veterinária e Produção Animal. O bem estar dos animais de companhia e de produção.

Sem: 7 | CH: 60

669
TECNICAS DE NECROPSIA

Ementa: Descrever conceitos, implicações e precauções na necropsia, alterações cadavéricas, eutanásia, técnicas de necropsia (ruminantes, eqüinos, carnívoros, suínos), coleta e remessa de material para exames laboratoriais nas diferentes suspeitas de enfermidades, elaboração de documentos (laudos, requisições de exames).

Sem: 7 | CH: 30

14652
TECNOLOGIA, HIGIENE E INSPEÇÃO DE PRODUTOS LACTEOS

Ementa: São estudadas a anatomia e os mecanismos de produção do leite, a composição e suas características, as tecnologias da produção do leite e dos produtos lácteos, análises laboratoriais de rotina visando observar a qualidade do leite que é enviado à indústria, analisar a microbiologia normal e patogênica do leite e produtos lácteos, os métodos de esterilização, os critérios de inspeção e o destino do leite e seus derivados.

Sem: 7 | CH: 60

677
TOXICOLOGIA ANIMAL

Ementa: Fundamentos e conceitos em toxicologia, toxicocinética, toxicodinâmica, toxicologia clínica, princípios de antidotismo, toxicologia dos praguicidas, substâncias químicas na alimentação animal, toxicologia dos metais e minerais, micotoxinas, plantas tóxicas de interesse agropecuário e o uso do diagnóstico laboratorial nas intoxicações e monitoramento do paciente intoxicado.

Sem: 7 | CH: 45

686
CLINICA DE EQUINOS

Ementa: Exame clínico dos equinos. Mecanismos de instalação das doenças e métodos para diagnóstico auxiliar. Afecções dos sistemas orgânicos: pele, respiratório, cardio-vascular, circulatório, gênito-urinário, gastrointestinal, nervoso e neonatologia. Opções de tratamento, medicamentos e métodos conservativos, aplicados aos diferentes quadros clínicos.

Sem: 8 | CH: 60

685
CLINICA DE PEQUENOS ANIMAIS

Ementa: Descrever as principais particularidades da neonatologia, pediatria e geriatria. Noções de cinofilia. Gestão e empreendedorismo em clínica de pequenos. Descrever a fisiopatologia, sinais clínicos, métodos de diagnóstico, interpretação dos exames complementares e tratamento dos principais distúrbios que acometem os sistemas circulatório, respiratório, digestório, reprodutores, endócrino, tegumentar e urinário de cães e gatos.

Sem: 8 | CH: 60

600
DEONTOLOGIA E ETICA PROFISSIONAL

Ementa: Fundamentos de ética e exercício profissional. Histórico da Agronomia. Índice de leis que envolvem a profissão. Histórico da legislação profissional. Sistemas profissionalizantes. Lei 5.194 de 1966. Código de ética. Legislação para receituário agronômico. Lei 7.802 de 1989. Sistema CONFEA-CREA. Responsabilidades profissionais. A profissão de engenheiro agrônomo e a legislação profissional. Responsabilidades profissionais.

Sem: 8 | CH: 30

1405
EXTENSAO RURAL

Ementa: Extensão e Desenvolvimento Rural. A questão tecnológica. As bases da Agricultura Sustentável. Modelos de Extensão. Técnicas sociais utilizadas na Extensão Rural.

Sem: 8 | CH: 45

1703
OBSTETRICIA ANIMAL

Ementa: Visa o estudo da fertilização ao parto, com ênfase na formação dos envoltórios fetais, placentação, crescimento e desenvolvimento fetal, posicionamento do feto no útero, gestação e modificações maternas durante a gestação, parto, puerpério, a estática fetal, lactação e patologias da glândula mamária. Patologias da gestação, parto e puerpério. Cuidados com o recém-nascido. Técnicas de auxílio ao parto. Nas diferentes espécies domésticas.

Sem: 8 | CH: 45

1698
ORTOPEDIA ANIMAL

Ementa: São discutidos os principais distúrbios clínicos envolvendo o sistema musculoesquelético de animais domésticos. As doenças são apresentadas e discutidas quanto sua fisiopatogenia. Os métodos de diagnóstico são apresentados e discutidos de forma aplicada nos problemas específicos. As opções terapêuticas são aplicadas a cada transtorno

Sem: 8 | CH: 45

1701
PATOLOGIA CLINICO-CIRURGICA

Ementa: Diagnosticar enfermidades passíveis de cirurgias ou que ocorrem como complicações cirúrgicas, a partir de uma insuficiência funcional, com exame clínico e avaliação pré-operatória do paciente e considerações pré-cirúrgicas. Feridas e lesões traumáticas. Reconstrução tecidual. Cutaneopatias necrosantes. Choque. Septicemia. Biópsia.

Sem: 8 | CH: 60

453
PLANEJAMENTO E COMERCIALIZACAO RURAL

Ementa: Características da agricultura. Unidade de produção rural. Descrição de uma unidade de produção. Custos de produção. Planejamento organizacional. Outros fatores que interferem no resultado econômico da unidade de produção. Métodos de programação.

Sem: 8 | CH: 45

1659
SAUDE PUBLICA

Ementa: A responsabilidade do Médico Veterinário na prevenção e tratamento de zoonoses e sua participação como agente preventivo de intoxicações alimentares, ao assumir o controle da qualidade dos mesmos, através de uma fiscalização envolvendo classificação, microbiologia, conservação, alterações no padrão de qualidade, higiene, rotulagem e outros itens dos alimentos consumidos pela comunidade onde estão inseridos.

Sem: 8 | CH: 60

14655
PRATICAS CLÍNICO-CIRÚRGICAS

Ementa: Avaliação clínica geral de animais de pequeno e grande porte, anamnese, exame físico e diagnóstico radiológico e ultrassonográfico. Coleta de materiais para exame laboratorial. Métodos de tratamento e princípios farmacológicos. Preparação pré-operatória dos pacientes, protocolos anestésicos, técnicas cirúrgicas e acompanhamento pós-operatório. Os procedimentos evolvendo manipulação de animais são instituídos sob supervisão e aprovação do Comitê de Ética e Experimentação Animal-URCAMP , respeitando a integridade dos animais, tendo em vista o bem-estar.

Sem: 9 | CH: 120

14653
PRATICAS LABORATORIAIS

Ementa: Realização de práticas da rotina de cada laboratório que fazem parte do curso de medicina veterinaria (Análises clínicas; análises bromatológicas; análises microbiológicas; análises parasitológicas; análises histopatológicas; análises toxicológicas), aprofundando seus principios e a interpretação de resultados.

Sem: 9 | CH: 120

14654
PRATICAS ZOOTECNICAS

Ementa: Atividades práticas na área da Zootecnia. Desenvolvimento de um sistema de produção. Estrutura e manutenção das instalações da propriedade rural. Práticas de manejo em ovinos, bovinos e equinos. Manejo sanitário de ovinos e bovinos. Caracterização das diferentes raças ovina. Caracterização das diferentes raças bovinas.

Sem: 9 | CH: 120

1729
SEMINARIO CIENTIFICO

Ementa: Utilização o conhecimento, segundo as normas da ABNT na redação dos trabalhos científicos. Capacitar a interpretação, a formação de resumos e formatação de relatórios, projeto de pesquisa, manipular as revisões de literatura, artigos científicos, apresentação e discussão de resultados de pesquisa, normas de execução do trabalho de conclusão do curso, normas de elaboração do estágio prático profissional. Apresentações orais de artigos e projetos científicos assim como de estágios práticos. Preparação do acadêmico ao Trabalho de Conclusão de Curso.

Sem: 9 | CH: 45

457
ESTAGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE

Ementa: Seleção em uma área de atuação: Zootecnia, Produção Animal, Clínica, Inspeção e Tecnologia

Sem: 10 | CH: 450


Disciplinas|Curriculo: 322141


Código

Nome

296075
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (150)

Ementa:

Sem: 0 | CH: 150

261353
ANATOMIA ANIMAL I

Ementa: Introdução ao estudo da anatomia, noções sobre a conformação do corpo dos animais Domésticos, Anatomia Normal, Osteologia, Artrologia, Miologia, Angiologia, Estesiologia, Esplancnologia, Neurologia e Endocrinologia

Sem: 1 | CH: 60

261355
BEM ESTAR ANIMAL

Ementa: Definição e conceitos relacionados ao bem-estar animal. Formas de avaliar o bem-estar animal. Bem-estar de animais de trabalho, de produção, experimentais, de estimação, utilizados em terapias e para lazer, silvestres. Legislação no bem-estar animal.

Sem: 1 | CH: 30

261352
BIOFÍSICA

Ementa: Fenômenos biofísicos, relacionados a membrana plasmática, a bioeletrogenese, hemodinâmica, pH, radioatividade e radiobiologia.

Sem: 1 | CH: 30

261349
BIOLOGIA CELULAR E EMBRIOLOGIA

Ementa: Origem da vida - Avanços científicos. A Célula como ser vivo e suas diferenciações nos organismos. Organização físico-química do protoplasma. Relação com as moléculas na constituição da matéria viva celular. Reações químicas do protoplasma dos compostos orgânicos e inorgânicos e sua importância na fisiologia animal. Estrutura e biologia celular dos organoides e suas funções. Divisão celular e seu envolvimento com as características reprodutivas e de produção. Mutações celulares, tipos e consequência e seu envolvimento com o melhoramento animal. Embriologia veterinária envolvendo o aparelho reprodutor feminino e masculino, a formação das células germinativas, a ação hormonal, a fecundação, o ciclo estral, a formação do zigoto a segmentação e o desenvolvimento do embrião nas espécies equina, bovina, ovina, suína, aves, cães e gatos.

Sem: 1 | CH: 60

1332
BIOQUIMICA BASICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Atividades práticas em laboratório relacionadas à química de proteínas, glicídios, enzimologia e fermentações biológicas.

Sem: 1 | CH: 60

261351
HISTOLOGIA BÁSICA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

1657
INTRODUCAO A MEDICINA VETERINARIA

Ementa: Apresentação das áreas do conhecimento do curso de Medicina Veterinária. As tecnologias disponíveis. Analises do currículo: disciplinas essenciais e optativas. As especialidades do Medico Veterinário e seu futuro profissional, os segmentos da Medicina Veterinária, tendo como base fundamental a produção sustentável e focada no bem estar animal e na preservação do meio ambiente, com ênfase na medicina preventiva e saúde publica alicerçada na formação de profissionais competentes, mas principalmente na formação de cidadãos.Leis que envolvem a atuação profissional.Ações que garantam a vida digna dos animais;Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino de Historia e cultura Afro-Brasileira e indígena Lei 11645,Politicas de Educação ambiental Lei 9795 de 27-04-1999.

Sem: 1 | CH: 30

261356
INTRODUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Ementa: Evolução do computador. Sistema de numeração. Configuração. Arquivos, registros e campo. Tipos de linguagem. Sistemas operacionais. Linguagem de 4ª geração. Fluxogramas.

Sem: 1 | CH: 30

261333
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 30

261486
ANATOMIA ANIMAL II

Ementa: Composição anatômica dos aparelhos digestório dos monogástricos, ruminantes e aves, respiratório e geniturinário (diferenças nas diferentes espécies), cardiovascular diferenças nas diferentes espécies, bem como órgãos de sentido e sistema nervoso central, periférico e autônomo.

Sem: 2 | CH: 60

261447
ANTROPOLOGIA

Ementa: A Ciência Antropológica: conceito, formação e desenvolvimento. Objeto de estudo, relação com outras ciências e suas especificidades. Principais orientações teóricas sobre racismo, etnocentrismo, identidade e diversidade cultural. Temas e tendências atuais da Antropologia.

Sem: 2 | CH: 30

1652
BIOQUIMICA ANIMAL

Ementa: Estudo do metabolismo dos aminoácidos, das proteínas e outros compostos nitrogenados; metabolismo de carboidratos; metabolismo dos lipídios; bioquímica da respiração e do equilíbrio ácido-base, assim como estudar a os processos de regulação metabólica e bioquímica da contração muscular. Atividades práticas em laboratório relacionadas ao metabolismo das principais biomoléculas que constituem o organismo animal.

Sem: 2 | CH: 60

261487
ECOLOGIA

Ementa: Preservação ambiental. Aspectos e conceitos gerais em Ecologia, Biosfera e Equilíbrio. Estrutura e funcionamento dos ecossistemas. Noções de Comunidades e de ecossistemas. Principais ecossistemas terrestres. Relações ecológicas. Ecologia urbana.

Sem: 2 | CH: 30

261488
FISIOLOGIA ANIMAL I

Ementa: Fisiologia Geral. Tecido e Sistema Nervoso e Órgãos do Sentido, Sistema Muscular, Líquidos Orgânicos, Sistema Circulatório e Coração, Sistema Urinário .

Sem: 2 | CH: 60

261489
GENÉTICA GERAL

Ementa: Visa o estudo e a compreensão da natureza química do material genético e compreensão primordial do DNA dos organismos vivos, com sua função dentro da célula, através da análise das bases estruturais, moleculares e fisiológicas das células. Compreende o estudo da passagem de informação armazenada no material genético para a formação do fenótipo dos organismos, como ocorre o controle dos genes, a base das mutações gênicas e aplicações do conhecimento como o estudo da moderna engenharia genética.

Sem: 2 | CH: 30

261485
HISTOLOGIA ANIMAL

Ementa: Descrição histológica relacionada a função de cada órgão que constituem os sistemas orgânicos, relacionando com suas respectivas funções. Os sistemas circulatório, respiratório, digestório, endócrino, urinário, reprodutor masculino e feminino, e tegumentar são descritos em aula teórica e os cortes histológicos dos principais órgãos de cada sistema são analisados em aula prática.

Sem: 2 | CH: 60

261490
MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA I

Ementa: São estudadas as bactérias em geral, sua morfologia,citologia, metabolismo, reprodução, as principais bactérias úteis na indústria, a sua sensibilidade aos agentes microbianos e aos agentes químicos e físicos. Noções de virologia, sua estrutura, método de reprodução e classificação dos vírus. Noções de micologia, características dos fungos, principais fungos de interesse em Veterinária.

Sem: 2 | CH: 60

261603
ANATOMIA ANIMAL III

Ementa: Composição anatômica dos aparelhos digestório dos monogástricos, ruminantes e aves, respiratório e geniturinário (diferenças nas diferentes espécies), cardiovascular diferenças nas diferentes espécies, bem como órgãos de sentido e sistema nervoso central, periférico e autônomo.

Sem: 3 | CH: 60

261606
EPIDEMIOLOGIA

Ementa: Epidemiologia. Indicadores da ocorrência de doenças em populações. Determinante de doenças. Hospedeiro. Relações hospedeiro-parasita. Elementos e mecanismo de propagação de doenças transmissíveis. Diagnóstico de doenças transmissíveis. Vigilância epidemiológica. Prevenção. Ações de profilaxia relativas as fontes de infecção.Ações de profilaxia relativas as vias de transmissão. Medidas de profilaxia relativa aos susceptíveis. Ações de profilaxia relativas aos comunicantes.

Sem: 3 | CH: 30

564
ESTATISTICA E EXPERIMENTACAO

Ementa: Apresentação de Estatística e de Experimentação Agrícola. Estudo do espaço amostral, de probabilidade, das variáveis aleatórias e das distribuições normais. Inferência estatística. Planejamento experimental e métodos para aumentar a acurácia dos ensaios. Delineamentos experimentais e testes de comparação de média que possibilitem a interpretação, análise e execução de um experimento, seja ele agrícola ou zootécnico. Apresentação e interpretação de resultados de ensaios.

Sem: 3 | CH: 60

261605
FISIOLOGIA ANIMAL II

Ementa: Especificação do estudo das funções endocrinológicas, principais glândulas e seus hormônios , hormônios tissulares, fisiologia da reprodução, etologia fisiologia da respiração, do tecido ósseo e da digestão de monogástricos, poligástricos e aves.

Sem: 3 | CH: 60

261608
FORRAGICULTURA

Ementa: Importância das forrageiras. Classificação, composição e valor nutritivo das forrageiras. Estudo do campo nativo (bioma pampa). Estabelecimento de pastagens. Técnicas de cultivo e utilização das gramíneas anuais de inverno, leguminosas anuais de inverno, leguminosas perenes de inverno, gramíneas perenes de verão, gramíneas anuais de verão, leguminosas de verão. Sistemas de pastejo. Utilização de cerca elétrica. Fenação. Ensilagem. Maquinário. Tipos de silos. Identificação das forrageiras.

Sem: 3 | CH: 30

261418
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Estuda a pesquisa científica seus conceitos, características, métodos,técnicas e etapas.A organização do trabalho acadêmico,trabalhos científicos: fichamentos, resenhas bibliográficas, artigos científicos, relatórios, seminários, comunicações científicas e monografias O projeto de pesquisa: noções preliminares e estrutura. Normas técnicas para a elaboração do trabalho científico. ABNT.

Sem: 3 | CH: 30

261607
MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA II

Ementa: São estudados os gêneros das principais bactérias de interesse à Medicina Veterinária, com ênfase nas suas especialidades básicas, produção de metabólitos e sua resistência quanto aos agentes físicos e químicos. São estudados também noções básicas de virologia e as principais doenças víricas de interesse Veterinário.

Sem: 3 | CH: 60

261604
PARASITOLOGIA ANIMAL

Ementa: Estudo da relação parasita/hospedeiro/meio ambiente, sistemática e nomenclatura zoológica, morfologia, epidemiologia e biologia dos Cestódeos, Trematódeos, Nematódeos, Artrópodes e Protozoários parasitas dos animais domésticos

Sem: 3 | CH: 90

261425
ALIMENTAÇÃO ANIMAL I

Ementa: Composição dos alimentos e nutrientes. Propriedade dos nutrientes. Consumo Voluntário de Matéria Seca. Consumo Voluntário de Água. Conhecimentos que envolvem processos de apreensão, digestão e absorção dos componentes do alimento como: proteína, gorduras, carboidratos, minerais e fibras, bem como manejo das diferentes espécies quanto ao sistema de alimentação. Manejo de criação das espécies bovina, ovina, aves, suínas, cães e gatos. O animal e seus ambientes. Métodos de utilização dos alimentos concentrados e energéticos.

Sem: 4 | CH: 30

265819
ANATOMIA TOPOGRAFICA

Ementa: Composição anatômica das diferentes regiões do corpo dos animais domestico bem como as diferenças anatômicas entre espécies domesticas, topografia da cabeça, topografia do pescoço, topografia do tronco, topografia dos membros.

Sem: 4 | CH: 60

1653
FARMACOLOGIA VETERINARIA

Ementa: Farmacologia geral, farmacocinética, farmacodinâmica, farmacologia do sistema nervoso autônomo e do sistema nervoso central, farmacologia de anestésicos e da nocicepção, farmacologia anticonvulsivante, farmacologia do sistema cardiovascular, renal, respiratório e do sistema gastrointestinal, agentes anti-inflamatórios e autacóides, agentes antimicrobianos, antiparasitários e antineoplásicos

Sem: 4 | CH: 60

296046
IMUNOLOGIA

Ementa: Aspectos gerais da resposta imunitária. Antígeno e anticorpo. Resposta imune específica, ativa e passiva, natural e artificial. Resposta humoral e celular. Órgãos do sistema imunológico. CD4 e CD8. Apresentação do Reações antígeno-anticorpo. Diagnosticos imunológicos. Reações de hipersensibilidades. Doenças auto-imunes Imunoprofilaxia.

Sem: 4 | CH: 60

296047
MELHORAMENTO ZOOTÉCNICO

Ementa: Estudo dos mecanismos genéticos na transmissão dos caracteres hereditários, seus efeitos para a realização do melhoramento animal. Uso da genética quantitativa de populações, das probabilidades dos gametas, genótipos e fenótipos, do equilíbrio de população as frequências genica, genotípica e de acasalamento para realizar a previsão do progresso genético. Efeito associativo do conhecimento genético e estatístico nos processos de seleção, migração, mutação, deriva genica, herdabilidade e ganho genético para potencializar as características de interesse econômico e zootécnico nas espécies bovina, equina, ovina, suína e aves.

Sem: 4 | CH: 60

296045
OVINOTECNIA

Ementa: Situação da ovinocultura manejo dos animais nos diversos estágios de vida e de produção. Produtos oriundos dos ovinos, lã, leite e carne, bem como suas características. Caracterização de raças, melhoramento genético e raças emergentes. Biosseguridade e manejo de resíduos oriundos da criação.

Sem: 4 | CH: 30

296044
SEMIOLOGIA

Ementa: Elaboração de ficha cínica, contenção física e química dos animais domésticos, visando o bem estar animal, anamnese, inspeção, palpação, percussão e auscultação dos sistemas respiratório, cardiovascular, digestivo, geniturinário, tegumentar, visual e auditivo, bem como, termometria clinica.

Sem: 4 | CH: 60

14652
TECNOLOGIA, HIGIENE E INSPEÇÃO DE PRODUTOS LACTEOS

Ementa: São estudadas a anatomia e os mecanismos de produção do leite, a composição e suas características, as tecnologias da produção do leite e dos produtos lácteos, análises laboratoriais de rotina visando observar a qualidade do leite que é enviado à indústria, analisar a microbiologia normal e patogênica do leite e produtos lácteos, os métodos de esterilização, os critérios de inspeção e o destino do leite e seus derivados.

Sem: 4 | CH: 60

14696
ALIMENTAÇÃO ANIMAL II

Ementa: A disciplina essencialmente desenvolve atividade práticas junto ao laboratório de bromatologia e defini a formação profissional na área de produção animal abordando as seguintes determinações bromatologicas: matéria parcialmente seca (MPS); matéria seca (MS); proteína bruta (PB); extrato etéreo (EE); fibra bruta (FB); extrativos não nitrogenados (ENN); matéria mineral (MM), seguindo o esquema de Weende. Estimativas de nutrientes digestivos totais (NDT), Energia Digestível (ED), Energia Metabolizável (EM), e Energia Liquida (EL). Formulação de rações para as diferentes espécies. Formação de projetos agropecuários e cálculo de fornecimento de ração.

Sem: 5 | CH: 60

296050
DOENÇAS PARASITÁRIAS

Ementa: Estudo das interações parasita/hospedeiro/meio ambiente e impacto sobre os animais domésticos das principais Doenças Parasitárias, causadas por helmintos, artrópodes e protozoários, bem como métodos de diagnostico, tratamento e controle desses parasitos.

Sem: 5 | CH: 90

296051
EQUINOTECNIA

Ementa: Conhecimento da espécie equina e entendimento das principais práticas de manejo de equinos. Aspectos evolutivos do cavalo, comportamento, conformação e movimento, alimentação, instalações e equipamentos utilizados na criação. Uso dos equinos e diferentes raças, além dos fatores relacionados à criação, bem como manejo reprodutivo e de potros.

Sem: 5 | CH: 30

296049
PATOLOGIA VETERINÁRIA I

Ementa: Estudo das lesões e patologias que comprometem diretamente o funcionamento celular e tecidual, desde o desenvolvimento fetal, como distúrbios da diferenciação e multiplicação celular, degenerações celulares, necrose, pigmentações patológicas, calcificações patológicas, concreções, litíases, distúrbios circulatórios, inflamações e neoplasias. Descrever conceitos, implicações e precauções na necropsia, alterações cadavéricas, eutanásia, técnicas de necropsia (ruminantes, equinos, carnívoros, suínos), coleta e remessa de material para exames laboratoriais nas diferentes suspeitas de enfermidades, elaboração de documentos (laudos, requisições de exames).

Sem: 5 | CH: 90

261389
SOCIOLOGIA

Ementa: Noções básicas de sociologia. A sociedade e a complexa teia de relações que se estabelecem entre os indivíduos. Estrutura social, classes sociais, instituições e mudança social. A sociedade industrial e a indústria cultural. Cultura de massa, lazer e consumo.

Sem: 5 | CH: 30

296048
TECNOLOGIA E INDUSTRIALIZAÇÃO DE CARNES E DERIVADOS

Ementa: Qualidade de carcaça e carne, tecnologia de abate, aspectos qualitativos, transformação do músculo em carne, cortes comerciais, subprodutos, tipificação, embutidos, métodos de conservação da carne, charque, enlatados, microbiologia da carne.

Sem: 5 | CH: 60

676
TERAPEUTICA VETERINARIA

Ementa: Visa o estudo e a compreensão de procedimentos terapêuticos com as respectivas posologias e possíveis reações adversas, os devidos cuidados no suporte e monitoramento do paciente. Incluindo a aplicabilidade nas diversas afecções e sistemas, com ênfase na indicação, causas, efeitos e posologia na Medicina Veterinária. Bases de Homeopatia, fitoterapia e terapia floral com os medicamentos mais utilizados na terapia de animais domésticos e selvagens.

Sem: 5 | CH: 60

296052
ZOOTECNIA ESPECIAL

Ementa: Situação atual das pequenas criações. Instalações e equipamentos. Práticas de criação. Manejo alimentar, sanitário, reprodutivo. Avaliações dos produtos. Melhoramento genético. Sistemas de produção em abelhas, coelhos, emas, chinchilas, cães e peixes. Principais raças criadas. Princípios do manejo com animais silvestres.

Sem: 5 | CH: 30

296053
ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296058
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296054
DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS

Ementa:

Sem: 6 | CH: 90

261432
ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO RURAL

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296056
PATOLOGIA CLÍNICA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296055
PATOLOGIA VETERINÁRIA II

Ementa:

Sem: 6 | CH: 90

296057
PRODUÇÃO E SANIDADE DE AVES

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

1769
BOVINOTECNIA DE CORTE

Ementa: Importância econômica e social da bovinocultura de corte. As fases do sistema de produção. As principais raças criadas no mundo, com importância econômica. Cruzamentos e seleção. Metodologia para tomada de decisão. Fisiologia, manejo da nutrição e reprodução. Sistemas de recria e engorda. Sanidade preventiva do rebanho bovino.

Sem: 7 | CH: 60

296063
BOVINOTECNIA DE LEITE

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296059
DOENÇAS FÚNGICAS

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

296061
GINECOLOGIA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296064
HIGIENE E INSPEÇÃO DE CARNES

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

296060
ORTOPEDIA ANIMAL

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296062
PRODUÇÃO E SANIDADE DE SUINOS

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

261452
PROJETO E MARKETING NO AGRONEGÓCIO

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

668
TECNICAS CIRURGICAS

Ementa: Estudo da cirurgia em geral - bem estar animal. Assepsia. Diérese. Cruenta e Incruenta. Sínteses contínuas e sínteses separadas. Material de síntese. Hemostasia temporária e hemostasia permanente. Técnica cirúrgicas de abordagem aos diversos órgãos e sistemas. Identificação do instrumental cirúrgico e formação da mesa cirúrgica.

Sem: 7 | CH: 60

296065
ANDROLOGIA E BIOTECNOLOGIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

296066
CLÍNICA DE ANIMAIS SELVAGENS

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

686
CLINICA DE EQUINOS

Ementa: Exame clínico dos equinos. Mecanismos de instalação das doenças e métodos para diagnóstico auxiliar. Afecções dos sistemas orgânicos: pele, respiratório, cardio-vascular, circulatório, gênito-urinário, gastrointestinal, nervoso e neonatologia. Opções de tratamento, medicamentos e métodos conservativos, aplicados aos diferentes quadros clínicos.

Sem: 8 | CH: 60

683
CLINICA DE RUMINANTES

Ementa: Estudo da interação meio ambiente / ruminantes de produção e das principais enfermidades que acometem esses animais domésticos. Avaliação clínica dos ruminantes, sistema tegumentar, sistema urinário, sistema respiratório, sistema circulatório, sistema digestório, sistema locomotor e doenças metabólicas.

Sem: 8 | CH: 60

296068
DEONTOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL EM MEDINA VETERINÁRIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

1701
PATOLOGIA CLINICO-CIRURGICA

Ementa: Diagnosticar enfermidades passíveis de cirurgias ou que ocorrem como complicações cirúrgicas, a partir de uma insuficiência funcional, com exame clínico e avaliação pré-operatória do paciente e considerações pré-cirúrgicas. Feridas e lesões traumáticas. Reconstrução tecidual. Cutaneopatias necrosantes. Choque. Septicemia. Biópsia.

Sem: 8 | CH: 60

1659
SAUDE PUBLICA

Ementa: A responsabilidade do Médico Veterinário na prevenção e tratamento de zoonoses e sua participação como agente preventivo de intoxicações alimentares, ao assumir o controle da qualidade dos mesmos, através de uma fiscalização envolvendo classificação, microbiologia, conservação, alterações no padrão de qualidade, higiene, rotulagem e outros itens dos alimentos consumidos pela comunidade onde estão inseridos.

Sem: 8 | CH: 60

296067
TOXICOLOGIA ANIMAL

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

296070
BIOSSEGURANÇA E PRÁTICAS LABORATORIAIS

Ementa:

Sem: 9 | CH: 60

296073
CLÍNICA DE CANINOS E FELINOS

Ementa:

Sem: 9 | CH: 60

261428
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Ementa: A decisão pessoal de empreender e a atividade empreendedora. Necessidade de mercado. Identificação de Oportunidades. Plano de Negócios. Consultoria. Conceito. Tipos. Características Básicas do Consultor. Diagnóstico Empresarial. Conceito. Finalidades. Etapas. Avaliação dos Resultados. Relatórios.

Sem: 9 | CH: 30

261437
EXTENSÃO RURAL E COOPERATIVISMO

Ementa:

Sem: 9 | CH: 60

296072
OBSTETRÍCIA ANIMAL

Ementa:

Sem: 9 | CH: 30

296069
PRÁTICAS HOSPITALARES

Ementa:

Sem: 9 | CH: 120

296071
PRATICAS ZOOTÉCNICAS

Ementa: Sistemas de manejo, nutrição, reprodução e de sanidade para a criação de bovinos, suínos, aves, equinos e peixes.

Sem: 9 | CH: 60

296074
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM MEDICINA VETERINARIA

Ementa:

Sem: 9 | CH: 30

457
ESTAGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE

Ementa: Seleção em uma área de atuação: Zootecnia, Produção Animal, Clínica, Inspeção e Tecnologia

Sem: 10 | CH: 450


Disciplinas|Curriculo: 322131


Código

Nome

261667
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 250

1651
ANATOMIA ANIMAL BASICA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

1339
BIOFISICA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

1332
BIOQUIMICA BASICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Atividades práticas em laboratório relacionadas à química de proteínas, glicídios, enzimologia e fermentações biológicas.

Sem: 1 | CH: 60

1331
CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

314
HISTOLOGIA ANIMAL I

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

1657
INTRODUCAO A MEDICINA VETERINARIA

Ementa: Apresentação das áreas do conhecimento do curso de Medicina Veterinária. As tecnologias disponíveis. Analises do currículo: disciplinas essenciais e optativas. As especialidades do Medico Veterinário e seu futuro profissional, os segmentos da Medicina Veterinária, tendo como base fundamental a produção sustentável e focada no bem estar animal e na preservação do meio ambiente, com ênfase na medicina preventiva e saúde publica alicerçada na formação de profissionais competentes, mas principalmente na formação de cidadãos.Leis que envolvem a atuação profissional.Ações que garantam a vida digna dos animais;Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino de Historia e cultura Afro-Brasileira e indígena Lei 11645,Politicas de Educação ambiental Lei 9795 de 27-04-1999.

Sem: 1 | CH: 30

659
MICROBIOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

1648
ANATOMIA ANIMAL I

Ementa: Composição anatômica dos aparelhos digestório dos monogástricos, ruminantes e aves, respiratório e geniturinário (diferenças nas diferentes espécies), cardiovascular diferenças nas diferentes espécies, bem como órgãos de sentido e sistema nervoso central, periférico e autônomo.

Sem: 2 | CH: 90

1649
ANATOMIA ANIMAL II

Ementa: Composição anatômica dos aparelhos digestório dos monogástricos, ruminantes e aves, respiratório e geniturinário (diferenças nas diferentes espécies), cardiovascular diferenças nas diferentes espécies, bem como órgãos de sentido e sistema nervoso central, periférico e autônomo.

Sem: 2 | CH: 90

1652
BIOQUIMICA ANIMAL

Ementa: Estudo do metabolismo dos aminoácidos, das proteínas e outros compostos nitrogenados; metabolismo de carboidratos; metabolismo dos lipídios; bioquímica da respiração e do equilíbrio ácido-base, assim como estudar a os processos de regulação metabólica e bioquímica da contração muscular. Atividades práticas em laboratório relacionadas ao metabolismo das principais biomoléculas que constituem o organismo animal.

Sem: 2 | CH: 60

1654
FISIOLOGIA ANIMAL I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 75

1328
HISTOLOGIA ANIMAL II

Ementa:

Sem: 2 | CH: 75

664
MICROBIOLOGIA VETERINARIA

Ementa: São estudados os gêneros das principais bactérias de interesse à Medicina Veterinária, com ênfase nas suas especialidades básicas, produção de metabólitos e sua resistência quanto aos agentes físicos e químicos. São estudados também noções básicas de virologia e as principais doenças víricas de interesse Veterinário. Diagnóstico laboratorial: cultura e sorologia.

Sem: 2 | CH: 60

662
PARASITOLOGIA I

Ementa: Estudo da relação parasita/hospedeiro/meio ambiente, sistemática e nomenclatura zoológica, morfologia, epidemiologia e biologia dos Cestódeos, Trematódeos e Nematódeos parasitas dos animais domésticos.

Sem: 2 | CH: 60

222
ECOLOGIA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

455
ECONOMIA RURAL

Ementa: Conceitos, definições e história da economia. Sistemas econômicos. Indicadores macroeconômicos. Políticas governamentais. Nível de emprego. Inflação. Produção agrícola. Oferta e demanda. Intervenção do governo no mercado.

Sem: 3 | CH: 45

564
ESTATISTICA E EXPERIMENTACAO

Ementa: Apresentação de Estatística e de Experimentação Agrícola. Estudo do espaço amostral, de probabilidade, das variáveis aleatórias e das distribuições normais. Inferência estatística. Planejamento experimental e métodos para aumentar a acurácia dos ensaios. Delineamentos experimentais e testes de comparação de média que possibilitem a interpretação, análise e execução de um experimento, seja ele agrícola ou zootécnico. Apresentação e interpretação de resultados de ensaios.

Sem: 3 | CH: 60

1655
FISIOLOGIA ANIMAL II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 75

1656
GENETICA

Ementa: Visa o estudo e a compreensão da natureza química do material genético e compreensão primordial do DNA dos organismos vivos, com sua função dentro da célula, através da análise das bases estruturais, moleculares e fisiológicas das células. Compreende o estudo da passagem de informação armazenada no material genético para a formação do fenótipo dos organismos, como ocorre o controle dos genes, a base das mutações gênicas e aplicações do conhecimento como o estudo da moderna engenharia genética.

Sem: 3 | CH: 45

658
IMUNOLOGIA

Ementa: Aspectos gerais da resposta imunitária. Antígeno e anticorpo. Resposta imune específica, ativa e passiva, natural e artificial. Resposta humoral e celular. Hipersensibilidades. Imunoprofilaxia. Reações antígeno-anticorpo

Sem: 3 | CH: 45

550
INFORMATICA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 30

663
PARASITOLOGIA II

Ementa: Estudo da interação parasita/hospedeiro/meio ambiente, sistemática e taxonomia, morfologia, biologia, epidemiologia e identificação dos artrópodes e protozoários de importância em Medicina Veterinária.

Sem: 3 | CH: 45

670
EPIDEMIOLOGIA

Ementa: Epidemiologia. Indicadores da ocorrência de doenças em populações. Determinante de doenças. Hospedeiro. Relações hospedeiro-parasita. Elementos e mecanismo de propagação de doenças transmissíveis. Diagnóstico de doenças transmissíveis. Vigilância epidemiológica. Prevenção. Ações de profilaxia relativas as fontes de infecção.Ações de profilaxia relativas as vias de transmissão. Medidas de profilaxia relativa aos susceptíveis. Ações de profilaxia relativas aos comunicantes.

Sem: 4 | CH: 45

1653
FARMACOLOGIA VETERINARIA

Ementa: Farmacologia geral, farmacocinética, farmacodinâmica, farmacologia do sistema nervoso autônomo e do sistema nervoso central, farmacologia de anestésicos e da nocicepção, farmacologia anticonvulsivante, farmacologia do sistema cardiovascular, renal, respiratório e do sistema gastrointestinal, agentes anti-inflamatórios e autacóides, agentes antimicrobianos, antiparasitários e antineoplásicos

Sem: 4 | CH: 60

1587
FORRAGICULTURA

Ementa: Importância das forrageiras. Classificação, composição e valor nutritivo das forrageiras. Estudo do campo nativo (bioma pampa). Estabelecimento de pastagens. Técnicas de cultivo e utilização das gramíneas anuais de inverno, leguminosas anuais de inverno, leguminosas perenes de inverno, gramíneas perenes de verão, gramíneas anuais de verão, leguminosas de verão. Sistemas de pastejo. Utilização de cerca elétrica. Fenação. Ensilagem. Maquinário. Tipos de silos. Identificação das forrageiras.

Sem: 4 | CH: 45

1773
MELHORAMENTO ANIMAL

Ementa: Estudo dos mecanismos genéticos na transmissão dos caracteres hereditários, seus efeitos para a realização do melhoramento animal. Uso da genética quantitativa de populações, das probabilidades dos gametas, genótipos e fenótipos, do equilíbrio de população as frequências genica, genotípica e de acasalamento para realizar a previsão do progresso genético. Efeito associativo do conhecimento genético e estatístico nos processos de seleção, migração, mutação, deriva genica, herdabilidade e ganho genético para potencializar as características de interesse econômico e zootécnico nas espécies bovina, equina, ovina, suína e aves.

Sem: 4 | CH: 45

727
NUTRICAO ANIMAL I

Ementa: Processos digestivos e de absorção dos alimentos. Consumo voluntário do alimento e da água. O animal e seus ambientes. Mecanismos de aproveitamento água, dos carboidratos, dos lipídeos, das fibras e das proteínas. Minerais e vitaminas. Digestibilidade e balanços nutricionais. Avaliação do valor energético dos alimentos.

Sem: 4 | CH: 45

681
PROPEDEUTICA CLINICA VETERINARIA

Ementa: Elaboração de ficha cínica, contenção física e química dos animais domésticos, visando o bem estar animal, anamnese, inspeção, palpação, percussão e auscultação dos sistemas respiratório, cardiovascular, digestivo, geniturinário, tegumentar, visual e auditivo, bem como, termometria clinica.

Sem: 4 | CH: 45

1365
SOCIOLOGIA E COOPERATIVISMO

Ementa: Conceitos e características do Conhecimento cientifico, das Ciências sociais, e da Sociologia; Precursores da sociologia como ciência e teóricos pós-modernos; Teorias sobre o objeto de estudo da sociologia; O Estado como Instituição Social; Sociologia rural; Temas atuais da sociedade e Cooperativismo.

Sem: 4 | CH: 45

729
ZOOTECNIA ESPECIAL

Ementa: Situação atual das pequenas criações. Instalações e equipamentos. Práticas de criação. Manejo alimentar, sanitário, reprodutivo. Avaliações dos produtos. Melhoramento genético. Sistemas de produção em abelhas, coelhos, emas, chinchilas, cães e peixes. Principais raças criadas. Principios do manejo com animais silvestres.

Sem: 4 | CH: 45

1650
ANATOMIA TOPOGRAFICA ANIMAL

Ementa: Composição anatômica das diferentes regiões do corpo dos animais domestico bem como as diferenças anatômicas entre espécies domesticas, topografia da cabeça, topografia do pescoço, topografia do tronco, topografia dos membros.

Sem: 5 | CH: 45

1702
ANESTESIOLOGIA VETERINARIA

Ementa: Estudo das técnicas de insensibilização e eliminação da dor para procedimentos cirúrgicos e demais procedimentos clínicos em medicina veterinária, tais como avaliação e classificação do paciente%u037E monitoração anestésica%u037E medicação pré-anestésica%u037E dor aguda e analgesia%u037E anestesia dissociativa%u037E intubação orotraqueal, anestesia geral intravenosa%u037E anestesia local e locorregional%u037E aparelhos e circuitos anestésicos e anestesia inalatória

Sem: 5 | CH: 45

1658
DOENCAS INFECTO-CONTAGIOSAS I

Ementa: Estudo das doenças infecto-contagiosas causadas por bactérias de importância Veterinária. Etiologia. Patogenia. Sinais clínicos. Epidemiologia. Achados de necropsia macroscópicos e microscópicos. Diagnóstico presuntivo e laboratorial. Diagnóstico diferencial. Controle.Tratamento

Sem: 5 | CH: 60

654
DOENCAS PARASITARIAS I

Ementa: Estudo das interações parasita/hospedeiro/meio ambiente e impacto sobre os animais domésticos das principais Doenças Parasitárias, causadas por helmintos, bem como métodos de diagnostico, tratamento e controle desses vermes

Sem: 5 | CH: 60

1772
EQUINOTECNIA

Ementa: Conhecimento da espécie equina e entendimento das principais práticas de manejo de equinos. Aspectos evolutivos do cavalo, comportamento, conformação e movimento, alimentação, instalações e equipamentos utilizados na criação. Uso dos equinos e diferentes raças, além dos fatores relacionados à criação, bem como manejo reprodutivo e de potros.

Sem: 5 | CH: 45

728
NUTRICAO ANIMAL II

Ementa: A disciplina essencialmente desenvolve atividade práticas junto ao laboratório de bromatologia e defini a formação profissional na área de produção animal abordando as seguintes determinações bromatologicas: matéria parcialmente seca (MPS); matéria seca (MS); proteína bruta (PB); extrato etéreo (EE); fibra bruta (FB); extrativos não nitrogenados (ENN); matéria mineral (MM), seguindo o esquema de Weende. Estimativas de nutrientes digestivos totais (NDT), Energia Digestível (ED), Energia Metabolizável (EM), e Energia Liquida (EL). Formulação de rações para as diferentes espécies. Formação de projetos agropecuários e cálculo de fornecimento de ração

Sem: 5 | CH: 45

1771
OVINOTECNIA

Ementa: Situação da ovinocultura manejo dos animais nos diversos estágios de vida e de produção. Produtos oriundos dos ovinos, lã, leite e carne, bem como suas características. Caracterização de raças, melhoramento genético e raças emergentes. Biosseguridade e manejo de resíduos oriundos da criação.

Sem: 5 | CH: 45

1697
PATOLOGIA GERAL

Ementa: Estudo das lesões e patologias que comprometem diretamente o funcionamento celular e tecidual, desde o desenvolvimento fetal, como distúrbios da diferenciação e multiplicação celular, degenerações celulares, necrose, pigmentações patológicas, calcificações patológicas, concreções, litíases, distúrbios circulatórios, inflamações e neoplasias.

Sem: 5 | CH: 60

730
SUINOTECNIA E AVITECNIA

Ementa: Estudo da situação da suinocultura e avicultura mundial, manejo dos animais nos diversos estágios de vida e nos diversos sistemas de produção. Produtos oriundos dos suínos e das aves. Caracterização de raças, melhoramento genético e raças emergentes. Manejo sanitário, reprodutivo e nutricional dos animais de produção. Instalações e equipamentos utilizados na criação. Biosseguridade.

Sem: 5 | CH: 60

676
TERAPEUTICA VETERINARIA

Ementa: Visa o estudo e a compreensão de procedimentos terapêuticos com as respectivas posologias e possíveis reações adversas, os devidos cuidados no suporte e monitoramento do paciente. Incluindo a aplicabilidade nas diversas afecções e sistemas, com ênfase na indicação, causas, efeitos e posologia na Medicina Veterinária. Bases de Homeopatia, fitoterapia e terapia floral com os medicamentos mais utilizados na terapia de animais domésticos e selvagens.

Sem: 5 | CH: 60

1769
BOVINOTECNIA DE CORTE

Ementa: Importância econômica e social da bovinocultura de corte. As fases do sistema de produção. As principais raças criadas no mundo, com importância econômica. Cruzamentos e seleção. Metodologia para tomada de decisão. Fisiologia, manejo da nutrição e reprodução. Sistemas de recria e engorda. Sanidade preventiva do rebanho bovino.

Sem: 6 | CH: 60

1770
BOVINOTECNIA DE LEITE

Ementa: Características gerais da pecuária leiteira. Descrição das raças bovinas leiteiras. Manejo, nutrição, reprodução e melhoramento do rebanho de leite. Ordenha. Sanidade, Instalações e equipamentos

Sem: 6 | CH: 45

660
DOENCAS INFECTO-CONTAGIOSAS II

Ementa: Estudo das doenças infecto-contagiosas causadas por vírus de importância Veterinária. Etiologia. Patogenia. Sinais clínicos. Epidemiologia. Achados de necropsia macroscópicos e microscópicos. Diagnóstico presuntivo e laboratorial. Diagnóstico diferencial. Controle.Tratamento

Sem: 6 | CH: 45

656
DOENCAS PARASITARIAS II

Ementa: Estudo das interações entre parasitas artrópodes e protozoários / meio ambiente / hospedeiros e impacto das principais Doenças Parasitárias transmitidas por esses agentes aos animais domésticos, bem como diagnóstico, tratamento, controle e importância econômica.

Sem: 6 | CH: 45

1700
LABORATORIO CLINICO

Ementa: Descrever procedimentos laboratoriais rotineiros e específicos. Interpretação de resultados dos exames Hematologia, Leucemias, Pesquisa de Hematozoários. Bioquímica do sangue, exame dos líquidos das cavidades corporais. Urinálise.

Sem: 6 | CH: 60

678
PATOLOGIA ESPECIAL

Ementa: Estudo das patologias e disfunções que comprometem os órgãos dos diferentes sistemas orgânicos (circulatório, urinário, respiratório, digestivo, hepato-biliar, nervoso, locomotor, tegumentar, hemolinfopoietico). Causas, alterações morfológicas macroscópicas e microscópicas, evolução, desfecho e consequências para o animal

Sem: 6 | CH: 60

1704
REPRODUCAO ANIMAL I

Ementa: Visa o estudo da anatomofisiologia do sistema reprodutivo das fêmeas domésticas. Através do exame clínico geral e específico do sistema. O ciclo estral e seu controle. Patologias reprodutivas. Biotecnologias aplicadas à fêmea. Noções gerais de ética na utilização e manejo de animais na Medicina Veterinária e Produção Animal. O bem estar dos animais de companhia e de produção.

Sem: 6 | CH: 60

668
TECNICAS CIRURGICAS

Ementa: Estudo da cirurgia em geral - bem estar animal. Assepsia. Diérese. Cruenta e Incruenta. Sínteses contínuas e sínteses separadas. Material de síntese. Hemostasia temporária e hemostasia permanente. Técnica cirúrgicas de abordagem aos diversos órgãos e sistemas. Identificação do instrumental cirúrgico e formação da mesa cirúrgica.

Sem: 6 | CH: 60

706
TECNOLOGIA E IND DE CARNES E DERIVADOS

Ementa: Qualidade de carcaça e carne, tecnologia de abate, aspectos qualitativos, transformação do músculo em carne, cortes comerciais, subprodutos, tipificação, embutidos, métodos de conservação da carne, charque, enlatados, microbiologia da carne.

Sem: 6 | CH: 45

1250
ADMINISTRACAO RURAL

Ementa: Conceitos e definições de administração. A administração rural. Fatores de produção. Formação de preços. Avaliação de patrimônio. Depreciação. Índices tecnológicos. Custos de produção. Planejamento Estratégico, gerencial e Operacional. Estudo técnico e econômico da propriedade rural.

Sem: 7 | CH: 45

683
CLINICA DE RUMINANTES

Ementa: Estudo da interação meio ambiente / ruminantes de produção e das principais enfermidades que acometem esses animais domésticos. Avaliação clínica dos ruminantes, sistema tegumentar, sistema urinário, sistema respiratório, sistema circulatório, sistema digestório, sistema locomotor e doenças metabólicas.

Sem: 7 | CH: 60

684
CLINICA DE SUINOS

Ementa: A disciplina trata do estar animal, biosseguridade, ambiência, manejo, causas da mortalidade na maternidade, doenças multifatoriais e monofatoriais (conceitos e diferenças), enterites, problemas de confinamento, doenças nervosas, da pele, respiratória, reprodutivas e urinárias, septicemias e micotoxinas, e as endoparasitoses dos suínos, além preveção e controle das mesmas.

Sem: 7 | CH: 45

657
HIGIENE E INSP DE CARNES E DERIVADOS

Ementa: Descrição das instalações e equipamentos. Tecnologia de abate industrial. Inspeção ante-mortem e abate de emergência. Inspeção post- mortem. Inspeção de órgãos e sistemas. Julgamento e destino das carcaças.

Sem: 7 | CH: 45

1699
ORNITOPATOLOGIA

Ementa: A disciplina versa sobre as principais patologias que acometem as aves domésticas enfocando a profilaxia, diagnóstico e controle das doenças bacterianas, víricas, metabólicas, nutricionais e alterações do comportamento das aves. Particularidades anatômicas, fisiológicas e patológicas das aves silvestres.

Sem: 7 | CH: 45

99
RADIOLOGIA

Ementa: Princípios teóricos de produção de raios X e formação da imagem a partir de radiação X. Manipulação do equipamento e materiais utilizados (teoria e prática). Uso da radiologia como ferramenta de diagnóstico, aplicações em veterinária, assim como interpretação do exame de diagnóstico.

Sem: 7 | CH: 45

680
REPRODUCAO ANIMAL II

Ementa: Visa o estudo da anatomofisiologia do sistema reprodutivo dos machos domésticas. Através do exame clínico geral e específico do sistema. Avaliação das potencias coeundi e generandi. Patologias reprodutivas. Biotecnologias aplicadas ao macho. Noções gerais de ética na utilização e manejo de animais na Medicina Veterinária e Produção Animal. O bem estar dos animais de companhia e de produção.

Sem: 7 | CH: 60

669
TECNICAS DE NECROPSIA

Ementa: Descrever conceitos, implicações e precauções na necropsia, alterações cadavéricas, eutanásia, técnicas de necropsia (ruminantes, eqüinos, carnívoros, suínos), coleta e remessa de material para exames laboratoriais nas diferentes suspeitas de enfermidades, elaboração de documentos (laudos, requisições de exames).

Sem: 7 | CH: 30

705
TECNOLOGIA, HIG E INSP DE PROD LACTEOS

Ementa: São estudadas a anatomia e os mecanismos de produção do leite, a composição e suas características, as tecnologias da produção do leite e dos produtos lácteos, análises laboratoriais de rotina visando observar a qualidade do leite que é enviado à indústria, analisar a microbiologia normal e patogênica do leite e produtos lácteos, os métodos de esterilização, os critérios de inspeção e o destino do leite e seus derivados

Sem: 7 | CH: 75

677
TOXICOLOGIA ANIMAL

Ementa: Fundamentos e conceitos em toxicologia, toxicocinética, toxicodinâmica, toxicologia clínica, princípios de antidotismo, toxicologia dos praguicidas, substâncias químicas na alimentação animal, toxicologia dos metais e minerais, micotoxinas, plantas tóxicas de interesse agropecuário e o uso do diagnóstico laboratorial nas intoxicações e monitoramento do paciente intoxicado.

Sem: 7 | CH: 45

686
CLINICA DE EQUINOS

Ementa: Exame clínico dos equinos. Mecanismos de instalação das doenças e métodos para diagnóstico auxiliar. Afecções dos sistemas orgânicos: pele, respiratório, cardio-vascular, circulatório, gênito-urinário, gastrointestinal, nervoso e neonatologia. Opções de tratamento, medicamentos e métodos conservativos, aplicados aos diferentes quadros clínicos.

Sem: 8 | CH: 60

685
CLINICA DE PEQUENOS ANIMAIS

Ementa: Descrever as principais particularidades da neonatologia, pediatria e geriatria. Noções de cinofilia. Gestão e empreendedorismo em clínica de pequenos. Descrever a fisiopatologia, sinais clínicos, métodos de diagnóstico, interpretação dos exames complementares e tratamento dos principais distúrbios que acometem os sistemas circulatório, respiratório, digestório, reprodutores, endócrino, tegumentar e urinário de cães e gatos.

Sem: 8 | CH: 60

600
DEONTOLOGIA E ETICA PROFISSIONAL

Ementa: Fundamentos de ética e exercício profissional. Histórico da Agronomia. Índice de leis que envolvem a profissão. Histórico da legislação profissional. Sistemas profissionalizantes. Lei 5.194 de 1966. Código de ética. Legislação para receituário agronômico. Lei 7.802 de 1989. Sistema CONFEA-CREA. Responsabilidades profissionais. A profissão de engenheiro agrônomo e a legislação profissional. Responsabilidades profissionais.

Sem: 8 | CH: 30

1405
EXTENSAO RURAL

Ementa: Extensão e Desenvolvimento Rural. A questão tecnológica. As bases da Agricultura Sustentável. Modelos de Extensão. Técnicas sociais utilizadas na Extensão Rural.

Sem: 8 | CH: 45

1703
OBSTETRICIA ANIMAL

Ementa: Visa o estudo da fertilização ao parto, com ênfase na formação dos envoltórios fetais, placentação, crescimento e desenvolvimento fetal, posicionamento do feto no útero, gestação e modificações maternas durante a gestação, parto, puerpério, a estática fetal, lactação e patologias da glândula mamária. Patologias da gestação, parto e puerpério. Cuidados com o recém-nascido. Técnicas de auxílio ao parto. Nas diferentes espécies domésticas.

Sem: 8 | CH: 45

1698
ORTOPEDIA ANIMAL

Ementa: São discutidos os principais distúrbios clínicos envolvendo o sistema musculoesquelético de animais domésticos. As doenças são apresentadas e discutidas quanto sua fisiopatogenia. Os métodos de diagnóstico são apresentados e discutidos de forma aplicada nos problemas específicos. As opções terapêuticas são aplicadas a cada transtorno

Sem: 8 | CH: 45

1701
PATOLOGIA CLINICO-CIRURGICA

Ementa: Diagnosticar enfermidades passíveis de cirurgias ou que ocorrem como complicações cirúrgicas, a partir de uma insuficiência funcional, com exame clínico e avaliação pré-operatória do paciente e considerações pré-cirúrgicas. Feridas e lesões traumáticas. Reconstrução tecidual. Cutaneopatias necrosantes. Choque. Septicemia. Biópsia.

Sem: 8 | CH: 60

453
PLANEJAMENTO E COMERCIALIZACAO RURAL

Ementa: Características da agricultura. Unidade de produção rural. Descrição de uma unidade de produção. Custos de produção. Planejamento organizacional. Outros fatores que interferem no resultado econômico da unidade de produção. Métodos de programação.

Sem: 8 | CH: 45

1659
SAUDE PUBLICA

Ementa: A responsabilidade do Médico Veterinário na prevenção e tratamento de zoonoses e sua participação como agente preventivo de intoxicações alimentares, ao assumir o controle da qualidade dos mesmos, através de uma fiscalização envolvendo classificação, microbiologia, conservação, alterações no padrão de qualidade, higiene, rotulagem e outros itens dos alimentos consumidos pela comunidade onde estão inseridos.

Sem: 8 | CH: 60

682
PRATICAS CLINICO-CIRURGICAS

Ementa: Avaliação clínica geral de animais de pequeno e grande porte, anamnese, exame físico e diagnóstico radiológico e ultrassonográfico. Coleta de materiais para exame laboratorial. Métodos de tratamento e princípios farmacológicos. Preparação pré-operatória dos pacientes, protocolos anestésicos, técnicas cirúrgicas e acompanhamento pós-operatório. Os procedimentos evolvendo manipulação de animais são instituídos sob supervisão e aprovação do "Comitê de Ética e Experimentação Animal-URCAMP", respeitando a integridade dos animais, tendo em vista o bem-estar.

Sem: 9 | CH: 120

1505
PRATICAS LABORATORIAIS

Ementa: Realização de práticas da rotina de cada laboratório que fazem parte do curso de medicina veterinária (Analises clinicas; analises bromatológicas; analises microbiológicas; analises parasitológicas; analises histopatológicas; análises toxicológicas), aprofundando seus princípios e a interpretação de resultados.

Sem: 9 | CH: 120

529
PRATICAS ZOOTECNICAS

Ementa: Atividades práticas nos laboratórios de parasitologia, microbiologia, patologia, análises clínicas e reprodução dentro das dependências da Instituição.

Sem: 9 | CH: 120

1729
SEMINARIO CIENTIFICO

Ementa: Utilização o conhecimento, segundo as normas da ABNT na redação dos trabalhos científicos. Capacitar a interpretação, a formação de resumos e formatação de relatórios, projeto de pesquisa, manipular as revisões de literatura, artigos científicos, apresentação e discussão de resultados de pesquisa, normas de execução do trabalho de conclusão do curso, normas de elaboração do estágio prático profissional. Apresentações orais de artigos e projetos científicos assim como de estágios práticos. Preparação do acadêmico ao Trabalho de Conclusão de Curso.

Sem: 9 | CH: 45

457
ESTAGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE

Ementa: Seleção em uma área de atuação: Zootecnia, Produção Animal, Clínica, Inspeção e Tecnologia

Sem: 10 | CH: 450