Agronomia
Universidade da Região da Campanha

Disciplinas|Curriculo: 311341


Código

Nome

295768
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 999

1732
BIOLOGIA E MICROBIOLOGIA AGRICOLA

Ementa: Estudo e caracterização da microfauna, mesofauna e macrofauna que habitam a camada superficial dos horizontes do solo, seus ciclos do carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre orgânico e suas interações com o meio ambiente e homem.

Sem: 1 | CH: 60

261399
CÁLCULO BÁSICO

Ementa: Sistema Internacional de Unidades de Medidas. Funções. Trigonometria e Geometria. Noções de Limites, Derivadas e Integrais.

Sem: 1 | CH: 30

261413
GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA

Ementa: Bases Físicas da Hereditariedade, Herança monofatorial e polifatorial, Interação genética, Genética do sexo, Citogenética, Ligação e permutação, Bases químicas da Hereditariedade, Genética das populações. Genética quantitativa, Noções de Biotecnologias.

Sem: 1 | CH: 30

1588
INTRODUCAO A AGRONOMIA

Ementa: Histórico da Agricultura e da Agronomia. Evolução da Agricultura e da Ciênca Agronômica. Pesquisa Agronômica. Extensão Rural. Produção Agrícola no Brasil e no Rio Grande do Sul. Temas atuais na agricultura. Áreas de atuação do Engenheiro Agrônomo.

Sem: 1 | CH: 30

261356
INTRODUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Ementa: Evolução do computador. Sistema de numeração. Configuração. Arquivos, registros e campo. Tipos de linguagem. Sistemas operacionais. Linguagem de 4ª geração. Fluxogramas.

Sem: 1 | CH: 30

261333
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 30

1723
MORFOLOGIA VEGETAL

Ementa: Identificar as características e funções da célula vegetal no que diz respeito à parede celular, à membrana plasmática, às organelas celulares e ao material genético. Distinguir, comparar e inter-relacionar os tecidos vegetais embrionários e adultos quanto às suas características e funções. Identificar e analisar a estrutura, as funções, características, origem, classificação e modificações dos órgãos vegetativos e reprodutivos dos vegetais.

Sem: 1 | CH: 60

261414
QUÍMICA ANALÍTICA E ORGÂNICA

Ementa: Introdução ao estudo de química analítica e orgânica. Contextualização da teoria da dissociação eletrolítica, do equilíbrio químico e da hidrólise de sais. Estudo da oxi-redução, da gravimetria e da volumetria, da potenciometria, da colorimetria e análise complexométrica. Execução de amostragem e preparo de amostras de soluções para análise. Estudo dos erros em química analítica quantitativa.

Sem: 1 | CH: 60

261415
BIOQUÍMICA AGRÍCOLA

Ementa: ntrodução ao estudo bioquímico das proteínas, dos lipídios e dos carboidratos. Fundamentação e contextualização do metabolismo, da fotossíntese e da respiração. Estudo do Ciclo de Krebs e da química de hormônios vegetais e das fermentações.

Sem: 2 | CH: 60

261416
BOTÂNICA SISTEMÁTICA

Ementa: ntrodução aos conceitos de evolução e filogenia em plantas. Estudo da sistemática, taxonomia e nomenclatura botânica. Caracterização das principais famílias botânicas de interesse econômico agrícola.

Sem: 2 | CH: 60

261417
DESENHO TÉCNICO APLICADO A AGRONOMIA

Ementa: Apresentação da normatização de Desenho Técnico conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Contextualização e estudo das metodologias e tecnologias de representação gráfica bidimensional e tridimensional. Apresentação e estudo dos princípios de Desenho Arquitetônico, Topográfico e Cartográfico.

Sem: 2 | CH: 30

1779
FISICA

Ementa: Identificar fenômenos naturais em termos de regularidade e quantificação, bem como interpretar princípios fundamentais que generalizam as relações entre eles e aplicá-los na resolução de problemas específicos.

Sem: 2 | CH: 30

1721
FISIOLOGIA VEGETAL

Ementa: Conceitos e bases para o estudo da fisiologia vegetal. Estudo do funcionamento da célula. Respiração. Metabolismo da água. Nutrição mineral. Fotossíntese. Plantas C3, C4 e CAM. Transporte de açúcares. Fisiologia do Desenvolvimento. Hormônios. Fotoperiodismo. Vernalização. Dormêcia.

Sem: 2 | CH: 60

261418
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Estuda a pesquisa científica seus conceitos, características, métodos,técnicas e etapas.A organização do trabalho acadêmico,trabalhos científicos: fichamentos, resenhas bibliográficas, artigos científicos, relatórios, seminários, comunicações científicas e monografias O projeto de pesquisa: noções preliminares e estrutura. Normas técnicas para a elaboração do trabalho científico. ABNT.

Sem: 2 | CH: 30

1731
MORFOLOGIA E GENESE DO SOLO

Ementa: Desenvolve o estudo da gênese e da pedogênese dos diferentes tipos de rochas e minerais petrográficos, bem como os fatores de formação do solo, a morfologia, constituição externa e interna, reações químicas e também, fornecer bases para a compreensão dos fenômenos relacionados à interação solo/planta/fertilizante, assim como atributos químicos e físicos e suas relações antrópicas.

Sem: 2 | CH: 60

261419
ANATOMIA E FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

Ementa: Introdução ao estudo da anatomia e fisiologia dos animais domésticos de interesse agropecuário.

Sem: 3 | CH: 30

261420
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM AGRONOMIA I

Ementa: O estágio supervisionado é uma atividade curricular obrigatória, de treinamento prático, aprimoramento técnico, cultural, científico e de relações humanas, visando a complementação do processo de ensino-aprendizagem proporcionado ao aluno através de observações, estudos, pesquisas, visitas, exercício profissional em empresas públicas e/ou privadas, assessorias a movimentos sociais, dentre outras, além daquele realizado na própria instituição, sob responsabilidade e a coordenação de professor (es) do departamento de Agronomia .Os tópicos a seguir serão esclarecidos e discutidos em sala de aula com os alunos devidamente matriculados na disciplina: 1. Legislação para Estágio Supervisionado da Agronomia 2. Termo de compromisso e 3. Plano de Atividades de Estágio e Relatório Final ; 4. Ficha de Avaliação de Estágio; 5. Apresentação Oral do Estágio.

Sem: 3 | CH: 90

564
ESTATISTICA E EXPERIMENTACAO

Ementa: Apresentação de Estatística e de Experimentação Agrícola. Estudo do espaço amostral, de probabilidade, das variáveis aleatórias e das distribuições normais. Inferência estatística. Planejamento experimental e métodos para aumentar a acurácia dos ensaios. Delineamentos experimentais e testes de comparação de média que possibilitem a interpretação, análise e execução de um experimento, seja ele agrícola ou zootécnico. Apresentação e interpretação de resultados de ensaios.

Sem: 3 | CH: 60

702
FITOPATOLOGIA I

Ementa: Conceito e divisão da fitopatologia. Fungos fitopatogênicos. Classificação dos fungos fitopatogêncios. Bactérias fitopatogênicos. Vírus e viroides. Fitoplasmas e espiroplasmas. Ciclo das relações patógeno-hospedeiro. Métodos de detecção dos principais agentes fitopatogênicos.

Sem: 3 | CH: 60

261389
SOCIOLOGIA

Ementa: Noções básicas de sociologia. A sociedade e a complexa teia de relações que se estabelecem entre os indivíduos. Estrutura social, classes sociais, instituições e mudança social. A sociedade industrial e a indústria cultural. Cultura de massa, lazer e consumo.

Sem: 3 | CH: 30

261421
TOPOGRAFIA

Ementa: Fundamentos de geodésia geométrica. Representação plana do modelo geodésico da terra. Instrumentação. Grandezas de medição. Métodos de levantamentos horizontais. Métodos de levantamentos verticais. Posicionamento por satélites artificiais.

Sem: 3 | CH: 60

261422
ZOOTECNIA ESPECIAL

Ementa: Situação atual das pequenas criações. Instalações e equipamentos. Práticas de criação. Manejo alimentar, sanitário, reprodutivo. Avaliações dos produtos. Melhoramento genético. Sistemas de produção em abelhas, coelhos, emas, chinchilas, equinos e peixes. Principais raças criadas.

Sem: 3 | CH: 60

261424
AGROECOSSISTEMAS

Ementa: Introdução à ecologia. Ecossistema. Fluxo de energia. Ciclagem de materiais. Classificação dos ecossistemas e Cadeias alimentares.

Sem: 4 | CH: 30

261425
ALIMENTAÇÃO ANIMAL I

Ementa: Composição dos alimentos e nutrientes. Propriedade dos nutrientes. Consumo Voluntário de Matéria Seca. Consumo Voluntário de Água. Conhecimentos que envolvem processos de apreensão, digestão e absorção dos componentes do alimento como: proteína, gorduras, carboidratos, minerais e fibras, bem como manejo das diferentes espécies quanto ao sistema de alimentação. Manejo de criação das espécies bovina, ovina, aves, suínas, cães e gatos. O animal e seus ambientes. Métodos de utilização dos alimentos concentrados e energéticos.

Sem: 4 | CH: 30

261423
CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS

Ementa: Serão abordados temas como: Introdução e conceitos em classificação do solo. Fatores e processos de formação do solo. Horizontes. Sistemas de classificação: genético-natural, compreensivo e brasileiro. Classificação técnica ou interpretativa. .

Sem: 4 | CH: 60

1734
CLIMATOLOGIA AGRICOLA

Ementa: Introdução à Climatologia Agrícola. Relações Terra-Solo e suas influências sobre os vegetais e animais. Atmosfera. Estações meteorológicas. Elementos do Clima de importância Agropecuária. Balanço Hídrico. Classificações climáticas. Zoneamento Climático

Sem: 4 | CH: 60

261426
ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA I

Ementa: Introdução ao estudo da entomologia. Caracterização do filo Arthopoda e estudo da classe Insecta. Taxonomia, nomenclatura, morfologia e reprodução dos insetos. Apresentação dos métodos de controle de pragas agrícolas.

Sem: 4 | CH: 60

14699
FITOPATOLOGIA II

Ementa: Importância das doenças das plantas, classificação das doenças das plantas, sintomatologia, etiologia, fisiologia do parasitismo, epidemiologia, controle de doenças. Doenças dos cereais, milho, sorgo, arroz, soja, hortaliças, rosáceas, citros, feijão e batata.

Sem: 4 | CH: 30

14738
MELHORAMENTO ANIMAL

Ementa: Estudo dos mecanismos genéticos na transmissão dos caracteres hereditários, seus efeitos para a realização do melhoramento animal. Uso da genética quantitativa de populações, das probabilidades dos gametas, genótipos e fenótipos, do equilíbrio de população as frequências genica, genotípica e de acasalamento para realizar a previsão do progresso genético. Efeito associativo do conhecimento genético e estatístico nos processos de seleção, migração, mutação, deriva genica, herdabilidade e ganho genético para potencializar as características de interesse econômico e zootécnico nas espécies bovina, equina, ovina, suína e aves.

Sem: 4 | CH: 30

261427
TOPOGRAFIA APLICADA

Ementa: Topografia e Geodesia: Relação da Topografia com a Geodésia, Modelos Terrestres, Elementos Básicos da Elipsoide de Revolução. Sistemas de Coordenadas: Coordenadas Geográficas, Coordenadas UTM . Fusos Horários.

Sem: 4 | CH: 30

14696
ALIMENTAÇÃO ANIMAL II

Ementa: A disciplina essencialmente desenvolve atividade práticas junto ao laboratório de bromatologia e defini a formação profissional na área de produção animal abordando as seguintes determinações bromatologicas: matéria parcialmente seca (MPS); matéria seca (MS); proteína bruta (PB); extrato etéreo (EE); fibra bruta (FB); extrativos não nitrogenados (ENN); matéria mineral (MM), seguindo o esquema de Weende. Estimativas de nutrientes digestivos totais (NDT), Energia Digestível (ED), Energia Metabolizável (EM), e Energia Liquida (EL). Formulação de rações para as diferentes espécies. Formação de projetos agropecuários e cálculo de fornecimento de ração.

Sem: 5 | CH: 60

14698
CULTIVOS AGRÍCOLAS I

Ementa: Introdução e aspecto gerais, cultivo, tratos culturais e colheita das culturas agrícolas da soja, do arroz, do milho e do sorgo.

Sem: 5 | CH: 60

261428
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Ementa: A decisão pessoal de empreender e a atividade empreendedora. Necessidade de mercado. Identificação de Oportunidades. Plano de Negócios. Consultoria. Conceito. Tipos. Características Básicas do Consultor. Diagnóstico Empresarial. Conceito. Finalidades. Etapas. Avaliação dos Resultados. Relatórios.

Sem: 5 | CH: 30

261429
ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA II

Ementa:

Sem: 5 | CH: 30

261430
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM AGRONOMIA II

Ementa:

Sem: 5 | CH: 90

1737
FERTILIDADE DO SOLO

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

1289
GEOPROCESSAMENTO

Ementa: Conhecer, Compreender e executar os Sistemas de Informação Geográfica, sua evolução e os recursos disponíveis para modelagem: integração de dados e modelagem espacial.

Sem: 5 | CH: 30

14693
MELHORAMENTO VEGETAL

Ementa: Regras do melhoramento das plantas de importância agronômica. Herança poligênica. Interação gênica. Origem e domesticação das plantas cultivadas. Fatores de evolução. Melhoramento ambiental e genético. Herdabilidade. Mutações.

Sem: 5 | CH: 30

14695
AGROSTOLOGIA

Ementa: Agrostologia e forragicultura: morfofisiológica e taxonomia das plantas forrageiras. Fisiografia das regiões pastoris do estado. Sucessão vegetal e ecologia dinâmica. Características agronômicas das principais espécies forrageiras. Pastagens nativas de Santa Catarina. Implantação de pastagens. Melhoramento das pastagens naturais. Manejo das pastagens. Flutuação estacional das pastagens. Conservação de forragens. Integração lavoura e pecuária. Métodos de avaliação da produção e composição botânica das pastagens.

Sem: 6 | CH: 60

14697
CORRETIVOS E FERTILIZANTES DO SOLO

Ementa: A disciplina de Corretivos e Fertilizantes do solo tem por objetivo, fornecer fundamentos de Corretivos e Fertilizantes que propiciem aos estudantes do curso de Agronomia condições de compreender a agricultura como agente de transformação ambiental e alertá-los de sua responsabilidade social quando da orientação e / ou condução destas atividades.

Sem: 6 | CH: 30

261431
CULTIVOS AGRÍCOLA II

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

261432
ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO RURAL

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

261433
HIDROLOGIA E HIDRÁULICA AGRÍCOLA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

14700
OLERICULTURA I

Ementa: Introdução à Olericultura. Importância nutricional, social e econômica das hortaliças. O universo da olericultura e sua classificação. Os fatores climáticos, o solo, a nutrição e a adubação. Propagação e implantação da cultura. Tratamentos de sementes de hortaliças. A irrigação na olericultura. O mercado e a comercialização de hortaliças. O cultivo em ambiente protegido. Cucurbitáceas de importância econômicas.

Sem: 6 | CH: 60

261434
OVINOCULTURA E CAPRINOCULTURA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 30

261435
BOVINOCULTURA DE CORTE

Ementa: Importância econômica e social da bovinocultura de corte. As fases do sistema de produção. As principais raças criadas no mundo, com importância econômica. Cruzamento e seleção. Metodologia para tomada de decisão. Fisiologia, manejo da reprodução e da lactação. Sistemas de recria e engorda. Sanidade preventiva do rebanho bovino.

Sem: 7 | CH: 60

261436
CULTIVOS AGRÍCOLA III

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

600
DEONTOLOGIA E ETICA PROFISSIONAL

Ementa: Fundamentos de ética e exercício profissional. Histórico da Agronomia. Índice de leis que envolvem a profissão. Histórico da legislação profissional. Sistemas profissionalizantes. Lei 5.194 de 1966. Código de ética. Legislação para receituário agronômico. Lei 7.802 de 1989. Sistema CONFEA-CREA. Responsabilidades profissionais. A profissão de engenheiro agrônomo e a legislação profissional. Responsabilidades profissionais.

Sem: 7 | CH: 30

261440
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM AGRONOMIA III

Ementa:

Sem: 7 | CH: 120

261437
EXTENSÃO RURAL E COOPERATIVISMO

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

261441
LEGISLAÇÃO AGRÁRIA E AMBIENTAL

Ementa: A propriedade. Latifúndio e Minifúndio. Classificação do imóvel rural. Terra públicas. Reforma agrária no Brasil. Desapropriação agrária. Desenvolvimento rural. Zoneamento. Cadastro rural e tributação. Contratos agrários. O trabalho e a seguridade social e rural. Movimentos sociais no campo. Tutela dos interesses difusos agrários. Justiça agrária. Política nacional do meio ambiente e constituição federal. Os instrumentos de proteção e defesa ambiental. Novo código florestal. Direito ambiental e agrotóxicos. Responsabilidade civil, penal e administrativa.

Sem: 7 | CH: 30

261438
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA E LOGÍSTICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

261439
OLERICULTURA II

Ementa: studo das relações econômicas, do efeito dos fatores abióticos e bióticos, que afetam o crescimento e o desenvolvimento das plantas, e das técnicas de pesquisa e cultivo adotadas na produção de Solanáceas (tomate, pimentão e batata), Rosáceas (morango), Alliáceas (cebola e alho), Cichoriáceas (alface) e Apiáceas (cenoura) e aulas práticas a produtores da região e pesquisa na horta didática da Universidade.

Sem: 7 | CH: 30

261447
ANTROPOLOGIA

Ementa: A Ciência Antropológica: conceito, formação e desenvolvimento. Objeto de estudo, relação com outras ciências e suas especificidades. Principais orientações teóricas sobre racismo, etnocentrismo, identidade e diversidade cultural. Temas e tendências atuais da Antropologia.

Sem: 8 | CH: 30

261442
AVALIAÇÃO E PERÍCIA AGRÁRIA E AMBIENTAL

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

261443
BOVINOCULTURA DE LEITE

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

261444
CULTIVOS AGRÍCOLA IV

Ementa: Estudo dos métodos de produção das culturas de uso industrial do país e as interrelações dos fatores que afetam a produtividade das mesmas.

Sem: 8 | CH: 60

261445
FRUTICULTURA I

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

261446
IRRIGAÇÃO E DRENAGEM AGRÍCOLA

Ementa: Importância da irrigação. Fontes e armazenamento de água para irrigação. Relação do solo-agua-planta. Necessidade de água para as principais culturas. Qualidade da água e balanço de sais. Sistemas de irrigação. Fertirrigação. Drenagem.

Sem: 8 | CH: 60

261448
PAISAGISMO E PLANTAS ORNAMENTAIS

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

261450
FRUTICULTURA II

Ementa:

Sem: 9 | CH: 30

261451
MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO

Ementa: Serão abordados temas como: Importância e desenvolvimento da conservação do solo no Brasil e no Rio Grande do Sul, Noções básicas de física do solo, relacionadas com a conservação, manejo e utilização. Textura, estrutura, M. O., ar, água, permeabilidade, consistência, erosão eólica e hídrica, práticas conservacionistas.

Sem: 9 | CH: 60

261449
PRODUÇÃO E TECNOLOGIA DE SEMENTES E MUDAS

Ementa:

Sem: 9 | CH: 60

261452
PROJETO E MARKETING NO AGRONEGÓCIO

Ementa:

Sem: 9 | CH: 30

261453
SUÍNOCULTURA E AVICULTURA

Ementa:

Sem: 9 | CH: 60

1895
TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS I

Ementa: Caracterização e classificação de matérias-primas agrícolas. Tecnologia de conservação e de transformação dos vegetais. Controle de qualidade de produtos transformados e armazenados.

Sem: 9 | CH: 60

261454
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM AGRONOMIA I

Ementa:

Sem: 9 | CH: 30

261462
AGROECOLOGIA E PLANTAS BIOATIVAS

Ementa:

Sem: 10 | CH: 60

261456
DEFESA SANITÁRIA VEGETAL

Ementa: Estudo da legislação brasileira de defesa sanitária vegetal. Estudo de agrotóxicos. Tecnologia de aplicação de agrotóxicos.

Sem: 10 | CH: 30

261455
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM AGRONOMIA IV

Ementa:

Sem: 10 | CH: 120

261457
INSTALAÇÕES AGROPECUÁRIAS

Ementa:

Sem: 10 | CH: 60

261458
MANEJO E PRODUÇÃO FLORESTAL

Ementa: Estudo das formas de propagação de espécies florestais, da instalação e manejo de viveiros, das técnicas de florestamento, de reflorestamento e de manejo das florestas. Caracterização de algumas espécies florestais. Caracterização dos métodos de conservação e processamento da madeira.

Sem: 10 | CH: 60

261459
PLANTAS INDESEJADAS

Ementa:

Sem: 10 | CH: 30

261461
TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS II

Ementa: Tecnologia de transformação e conservação de produtos e subprodutos de origem animal. Métodos de tratamentos e processamento para: mel, leite, carnes e seus derivados. Higiene e controle de qualidade. Certificação e rastreabilidade. Legislação sanitária.

Sem: 10 | CH: 30

261460
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM AGRONOMIA II

Ementa:

Sem: 10 | CH: 30


Disciplinas|Curriculo: 311331


Código

Nome

261668
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 150

1794
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Ementa: Estudo da LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS como uma forma de comunicação e inclusão.

Sem: 0 | CH: 30

296375
SOCIOLOGIA E COOPERATIVISMO

Ementa:

Sem: 0 | CH: 30

1732
BIOLOGIA E MICROBIOLOGIA AGRICOLA

Ementa: Estudo e caracterização da microfauna, mesofauna e macrofauna que habitam a camada superficial dos horizontes do solo, seus ciclos do carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre orgânico e suas interações com o meio ambiente e homem.

Sem: 1 | CH: 60

1779
FISICA

Ementa: Identificar fenômenos naturais em termos de regularidade e quantificação, bem como interpretar princípios fundamentais que generalizam as relações entre eles e aplicá-los na resolução de problemas específicos.

Sem: 1 | CH: 30

1774
INFORMATICA E EXPRESSÃO GRAFICA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

1588
INTRODUCAO A AGRONOMIA

Ementa: Histórico da Agricultura e da Agronomia. Evolução da Agricultura e da Ciênca Agronômica. Pesquisa Agronômica. Extensão Rural. Produção Agrícola no Brasil e no Rio Grande do Sul. Temas atuais na agricultura. Áreas de atuação do Engenheiro Agrônomo.

Sem: 1 | CH: 30

1775
MATEMATICA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

1723
MORFOLOGIA VEGETAL

Ementa: Identificar as características e funções da célula vegetal no que diz respeito à parede celular, à membrana plasmática, às organelas celulares e ao material genético. Distinguir, comparar e inter-relacionar os tecidos vegetais embrionários e adultos quanto às suas características e funções. Identificar e analisar a estrutura, as funções, características, origem, classificação e modificações dos órgãos vegetativos e reprodutivos dos vegetais.

Sem: 1 | CH: 60

317
QUIMICA GERAL E EXPERIMENTAL

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

1332
BIOQUIMICA BASICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Atividades práticas em laboratório relacionadas à química de proteínas, glicídios, enzimologia e fermentações biológicas.

Sem: 2 | CH: 60

1818
BOTANICA

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

1721
FISIOLOGIA VEGETAL

Ementa: Conceitos e bases para o estudo da fisiologia vegetal. Estudo do funcionamento da célula. Respiração. Metabolismo da água. Nutrição mineral. Fotossíntese. Plantas C3, C4 e CAM. Transporte de açúcares. Fisiologia do Desenvolvimento. Hormônios. Fotoperiodismo. Vernalização. Dormêcia.

Sem: 2 | CH: 60

1800
GENETICA E BIOTECNOLOGIA

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

1731
MORFOLOGIA E GENESE DO SOLO

Ementa: Desenvolve o estudo da gênese e da pedogênese dos diferentes tipos de rochas e minerais petrográficos, bem como os fatores de formação do solo, a morfologia, constituição externa e interna, reações químicas e também, fornecer bases para a compreensão dos fenômenos relacionados à interação solo/planta/fertilizante, assim como atributos químicos e físicos e suas relações antrópicas.

Sem: 2 | CH: 60

1815
TOPOGRAFIA I

Ementa: Introdução ao estudo da Topografia e da normatização. Contextualização sobre sistemas de referência e coordenadas topográficas, observações topográficas, instrumentos topográficos e métodos de levantamentos planialtimétricos. Princípio e execução do Desenho Topográfico.

Sem: 2 | CH: 45

14686
ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL

Ementa: Introdução ao estudo da anatomia e fisiologia dos animais domésticos de interesse agropecuário.

Sem: 3 | CH: 45

1842
CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS

Ementa: Serão abordados temas como: Introdução e conceitos em classificação do solo. Fatores e processos de formação do solo. Horizontes. Sistemas de classificação: genético-natural, compreensivo e brasileiro. Classificação técnica ou interpretativa.

Sem: 3 | CH: 45

1843
ECOLOGIA E CLIMATOLOGIA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1726
ENTOMOLOGIA AGRICOLA I

Ementa: Introdução ao estudo da entomologia. Caracterização do filo Arthopoda e estudo da classe Insecta. Taxonomia, nomenclatura, morfologia e reprodução dos insetos. Apresentação dos métodos de controle de pragas agrícolas.

Sem: 3 | CH: 45

14687
ESTATÍSTICA E EXPERIMENTAÇÃO

Ementa: Apresentação de Estatística e de Experimentação Agrícola. Estudo do espaço amostral, de probabilidade, das variáveis aleatórias e das distribuições normais. Inferência estatística. Planejamento experimental e métodos para aumentar a acurácia dos ensaios. Delineamentos experimentais e testes de comparação de média que possibilitem a interpretação, análise e execução de um experimento, seja ele agrícola ou zootécnico. Apresentação e interpretação de resultados de ensaios

Sem: 3 | CH: 45

14688
FITOPATOLOGIA I

Ementa: Conceito e divisão da fitopatologia. Fungos fitopatogênicos. Classificação dos fungos fitopatogêncios. Bactérias fitopatogênicos. Vírus e viroides. Fitoplasmas e espiroplasmas. Ciclo das relações patógeno-hospedeiro. Métodos de detecção dos principais agentes fitopatogênicos.

Sem: 3 | CH: 45

14689
TOPOGRAFIA II

Ementa: Estudo dos conceitos de Topografia aplicados à divisão e parcelamento de terras, locação de pontos topográficos e projetos de terraplanagem. Introdução ao estudo dos Sistemas Globais de Posicionamento por satélites artificiais.

Sem: 3 | CH: 45

729
ZOOTECNIA ESPECIAL

Ementa: Situação atual das pequenas criações. Instalações e equipamentos. Práticas de criação. Manejo alimentar, sanitário, reprodutivo. Avaliações dos produtos. Melhoramento genético. Sistemas de produção em abelhas, coelhos, emas, chinchilas, cães e peixes. Principais raças criadas. Principios do manejo com animais silvestres.

Sem: 3 | CH: 45

14694
ALIMENTAÇÃO ANIMAL I

Ementa: Composição dos alimentos e nutrientes. Propriedade dos nutrientes. Consumo Voluntário de Matéria Seca. Consumo Voluntário de Água. Conhecimentos que envolvem processos de apreensão, digestão e absorção dos componentes do alimento como: proteína, gorduras, carboidratos, minerais e fibras, bem como manejo das diferentes espécies quanto ao sistema de alimentação. Manejo de criação das espécies bovina, ovina, aves, suínas, cães e gatos. O animal e seus ambientes. Métodos de utilização dos alimentos concentrados e energéticos.

Sem: 4 | CH: 30

14690
ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA II

Ementa: Estudo das pragas associadas às principais atividades agrícolas regionais e seu respectivo manejo.

Sem: 4 | CH: 45

14691
FERTILIDADE DO SOLO

Ementa: Serão abordados os critérios de essencialidade. critério direto. critério indireto, elementos essenciais, elementos benéficos, elementos tóxicos, nutrientes minerais,classificação dos nutrientes minerais., nutrição mineral como fator de crescimento, exigências nutricionais, ciclo do nitrogênio,potássio,fósforo,cálcio,magnésio,enxofre e micronutrientes.

Sem: 4 | CH: 45

14692
HIDRAULICA AGRÍCOLA

Ementa: Conceitos, definições e história da irrigação. Propriedades dos fluídos. Hidrostática. Hidrodinâmica. Vertedores, encanamentos e condutos livres. Hidrometria. Máquinas hidráulicas. A água no solo. Relação água-solo-planta. Irrigação: superfície, aspersão, localizada. Salinização dos solos agrícolas. Drenagem agrícola.

Sem: 4 | CH: 45

14738
MELHORAMENTO ANIMAL

Ementa: Estudo dos mecanismos genéticos na transmissão dos caracteres hereditários, seus efeitos para a realização do melhoramento animal. Uso da genética quantitativa de populações, das probabilidades dos gametas, genótipos e fenótipos, do equilíbrio de população as frequências genica, genotípica e de acasalamento para realizar a previsão do progresso genético. Efeito associativo do conhecimento genético e estatístico nos processos de seleção, migração, mutação, deriva genica, herdabilidade e ganho genético para potencializar as características de interesse econômico e zootécnico nas espécies bovina, equina, ovina, suína e aves.

Sem: 4 | CH: 30

14693
MELHORAMENTO VEGETAL

Ementa: Regras do melhoramento das plantas de importância agronômica. Herança poligênica. Interação gênica. Origem e domesticação das plantas cultivadas. Fatores de evolução. Melhoramento ambiental e genético. Herdabilidade. Mutações.

Sem: 4 | CH: 30

1897
PRÁTICAS LABORATORIAIS I

Ementa: Fornecer subsídios teórico-práticos para que o acadêmico possa executar com segurança e confiabilidade atividades básicas da rotina diária em diferentes laboratórios de análises, referentes às disciplinas do currículo de agronomia cursadas até o referido semestre, serão realizadas práticas em análise de alimentos e bebidas, análises fisiológicas, biológicas e microbiológicas.

Sem: 4 | CH: 60

1894
PRINCÍPIOS DE GEOMÁTICA

Ementa: Caracterização das geotecnologias utilizadas no levantamento, no processamento e no mapeamento de dados geográficos. Apresentação da normatização e de técnicas referentes a utilização das geotecnologias na atuação profissional.

Sem: 4 | CH: 30

1895
TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS I

Ementa: Caracterização e classificação de matérias-primas agrícolas. Tecnologia de conservação e de transformação dos vegetais. Controle de qualidade de produtos transformados e armazenados.

Sem: 4 | CH: 60

14695
AGROSTOLOGIA

Ementa: Agrostologia e forragicultura: morfofisiológica e taxonomia das plantas forrageiras. Fisiografia das regiões pastoris do estado. Sucessão vegetal e ecologia dinâmica. Características agronômicas das principais espécies forrageiras. Pastagens nativas de Santa Catarina. Implantação de pastagens. Melhoramento das pastagens naturais. Manejo das pastagens. Flutuação estacional das pastagens. Conservação de forragens. Integração lavoura e pecuária. Métodos de avaliação da produção e composição botânica das pastagens.

Sem: 5 | CH: 60

14696
ALIMENTAÇÃO ANIMAL II

Ementa: A disciplina essencialmente desenvolve atividade práticas junto ao laboratório de bromatologia e defini a formação profissional na área de produção animal abordando as seguintes determinações bromatologicas: matéria parcialmente seca (MPS); matéria seca (MS); proteína bruta (PB); extrato etéreo (EE); fibra bruta (FB); extrativos não nitrogenados (ENN); matéria mineral (MM), seguindo o esquema de Weende. Estimativas de nutrientes digestivos totais (NDT), Energia Digestível (ED), Energia Metabolizável (EM), e Energia Liquida (EL). Formulação de rações para as diferentes espécies. Formação de projetos agropecuários e cálculo de fornecimento de ração.

Sem: 5 | CH: 60

14697
CORRETIVOS E FERTILIZANTES DO SOLO

Ementa: A disciplina de Corretivos e Fertilizantes do solo tem por objetivo, fornecer fundamentos de Corretivos e Fertilizantes que propiciem aos estudantes do curso de Agronomia condições de compreender a agricultura como agente de transformação ambiental e alertá-los de sua responsabilidade social quando da orientação e / ou condução destas atividades.

Sem: 5 | CH: 30

14698
CULTIVOS AGRÍCOLAS I

Ementa: Introdução e aspecto gerais, cultivo, tratos culturais e colheita das culturas agrícolas da soja, do arroz, do milho e do sorgo.

Sem: 5 | CH: 60

14699
FITOPATOLOGIA II

Ementa: Importância das doenças das plantas, classificação das doenças das plantas, sintomatologia, etiologia, fisiologia do parasitismo, epidemiologia, controle de doenças. Doenças dos cereais, milho, sorgo, arroz, soja, hortaliças, rosáceas, citros, feijão e batata.

Sem: 5 | CH: 30

14700
OLERICULTURA I

Ementa: Introdução à Olericultura. Importância nutricional, social e econômica das hortaliças. O universo da olericultura e sua classificação. Os fatores climáticos, o solo, a nutrição e a adubação. Propagação e implantação da cultura. Tratamentos de sementes de hortaliças. A irrigação na olericultura. O mercado e a comercialização de hortaliças. O cultivo em ambiente protegido. Cucurbitáceas de importância econômicas.

Sem: 5 | CH: 60

14701
OVINOCULTURA

Ementa: Situação da ovinocultura manejo dos animais nos diversos estágios de vida e de produção. Produtos oriundos dos ovinos, lã, leite e carne, bem como suas características. Caracterização de raças, melhoramento genético e raças emergentes. Biosseguridade e manejo de resíduos oriundos da criação.

Sem: 5 | CH: 30

14702
SEMINÁRIO E PRÉ-PROJETO

Ementa: Método científico e projeto de pesquisa, revisão de literatura, artigos científicos, apresentação e discussão de resultados de pesquisa, normas de execução do estágio prático profissional, normas de elaboração do estágio prático profissional. Apresentações orais de artigos e projetos científicos assim como de estágios práticos e Trabalho de Conclusão do Curso.

Sem: 5 | CH: 30

261517
CULTIVOS AGRÍCOLAS II

Ementa: Introdução e aspecto gerais, cultivo, tratos culturais e colheita das culturas agrícolas do: trigo, aveia, centeio, cevada e triticale.

Sem: 6 | CH: 60

261451
MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO

Ementa: Serão abordados temas como: Importância e desenvolvimento da conservação do solo no Brasil e no Rio Grande do Sul, Noções básicas de física do solo, relacionadas com a conservação, manejo e utilização. Textura, estrutura, M. O., ar, água, permeabilidade, consistência, erosão eólica e hídrica, práticas conservacionistas.

Sem: 6 | CH: 60

1896
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA E LOGÍSTICA

Ementa: Formar um profissional Engenheiro Agrônomo com o conhecimento, a competência e a habilidade necessária à atuação em Agronomia de forma eclética, humanística, holística, e ética, compromissado na busca contínua do desenvolvimento sustentável.

Sem: 6 | CH: 45

261439
OLERICULTURA II

Ementa: studo das relações econômicas, do efeito dos fatores abióticos e bióticos, que afetam o crescimento e o desenvolvimento das plantas, e das técnicas de pesquisa e cultivo adotadas na produção de Solanáceas (tomate, pimentão e batata), Rosáceas (morango), Alliáceas (cebola e alho), Cichoriáceas (alface) e Apiáceas (cenoura) e aulas práticas a produtores da região e pesquisa na horta didática da Universidade.

Sem: 6 | CH: 30

261516
PLANTAS ORNAMENTAIS, PAISAGISMO , PARQUES E JARDINS

Ementa: Construção de jardins, através da escolha adequada das plantas, dentro de uma proposta contemporânea, aliado aos fatores ideais de solo, água, fertilidade, rusticidade e beleza plástica de plantas ornamentais.

Sem: 6 | CH: 30

261518
PRÁTICAS AGRÍCOLAS I

Ementa: Realização de atividades práticas relacionadas ao exercício agronômico.

Sem: 6 | CH: 60

261515
SUÍNOS E AVES

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

261677
AGROECOLOGIA E PLANTAS BIOATIVAS

Ementa: Introdução ao estudo da Agroecologia, histórico, conceituações, panorama da produção orgânica, revolução verde. Teoria da trofobiose, resistência sistêmica vegetal, alelopatia, controle ecológico de doenças e pragas nos vegetais, práticas e insumos agroecológicos. Tecnologias e sistemas de produção de base agroecológica: Sistema de policulturas, Cultivos de cobertura, Sistemas agroflorestais, Adubação orgânica, Sistema alternativo para produção animal, controle natural de parasitas. Estudos de casos em sistemas de produção agroecológicos.

Sem: 7 | CH: 30

261673
BOVINO DE LEITE

Ementa: Características gerais da pecuária leiteira. Descrição das raças bovinas leiteiras. Manejo, nutrição, reprodução e melhoramento do rebanho de leite. Ordenha. Sanidade, Instalações e equipamentos.

Sem: 7 | CH: 60

261674
CONSTRUÇÕES RURAIS

Ementa: Materiais de construções. Noções de resistência dos materiais. Projetos de edificações rurais. Procedimentos construtivos. Etapas construtivas. Instalações zootécnicas. Galpões e silos de armazenagem. Memorial descritivo, orçamento e cronograma físico-financeiro.

Sem: 7 | CH: 60

261678
CULTIVOS AGRICOLAS III

Ementa: Aspectos gerais, introdução, tratos culturais e industrialização das culturas de amendoim, cana-de-açúcar, ervilha, fumo, girassol, mamona, feijão e mandioca.

Sem: 7 | CH: 60

600
DEONTOLOGIA E ETICA PROFISSIONAL

Ementa: Fundamentos de ética e exercício profissional. Histórico da Agronomia. Índice de leis que envolvem a profissão. Histórico da legislação profissional. Sistemas profissionalizantes. Lei 5.194 de 1966. Código de ética. Legislação para receituário agronômico. Lei 7.802 de 1989. Sistema CONFEA-CREA. Responsabilidades profissionais. A profissão de engenheiro agrônomo e a legislação profissional. Responsabilidades profissionais.

Sem: 7 | CH: 30

261675
FRUTICULTURA I

Ementa: Serão abordados os temas sobre: O panorama e importância da produção frutícola; o sistema de produção Integrada de Frutas, conceitos e classificação das plantas frutíferas; propagação das árvores frutíferas; morfologia e fisiologia das plantas frutíferas; implantação e manejo de pomares; adubação, poda, raleio e uso de fitorreguladores na fruticultura.

Sem: 7 | CH: 30

261446
IRRIGAÇÃO E DRENAGEM AGRÍCOLA

Ementa: Importância da irrigação. Fontes e armazenamento de água para irrigação. Relação do solo-agua-planta. Necessidade de água para as principais culturas. Qualidade da água e balanço de sais. Sistemas de irrigação. Fertirrigação. Drenagem.

Sem: 7 | CH: 60

261458
MANEJO E PRODUÇÃO FLORESTAL

Ementa: Estudo das formas de propagação de espécies florestais, da instalação e manejo de viveiros, das técnicas de florestamento, de reflorestamento e de manejo das florestas. Caracterização de algumas espécies florestais. Caracterização dos métodos de conservação e processamento da madeira.

Sem: 7 | CH: 60

261676
SOCIOLOGIA E COOPERATIVISMO

Ementa: Preceitos fundamentais da Sociologia como ciência e do cooperativismo como forma coletiva de organização da produção agropecuária; algumas definições conceituais necessárias; Sociologia Rural como Sociologia especializada; teoria e o método das sociologias clássica e contemporânea; concepções, implicações e perspectivas sociológicas inseridas no estudo dos fenômenos sociais contemporâneos adstritos às relações entre campo e cidade; análise crítica, contextualizada e transdisciplinar das formas assumidas pelo cooperativismo na região Sul do Brasil.

Sem: 7 | CH: 30

261435
BOVINOCULTURA DE CORTE

Ementa: Importância econômica e social da bovinocultura de corte. As fases do sistema de produção. As principais raças criadas no mundo, com importância econômica. Cruzamento e seleção. Metodologia para tomada de decisão. Fisiologia, manejo da reprodução e da lactação. Sistemas de recria e engorda. Sanidade preventiva do rebanho bovino.

Sem: 8 | CH: 60

261444
CULTIVOS AGRÍCOLA IV

Ementa: Estudo dos métodos de produção das culturas de uso industrial do país e as interrelações dos fatores que afetam a produtividade das mesmas.

Sem: 8 | CH: 60

296372
ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Ementa: Noções básicas e reflexão de micro e macroeconomia. Caracterização e análise dos fatores que afetam os resultados econômicos. Análise de custos de produção e de resultados. Fundamentação do planejamento do agronegócio. Análise da cadeia produtiva.

Sem: 8 | CH: 30

282642
FRUTICULTURA II

Ementa: Origem botânica, Condições para cultivo, Variedade, Propagação, Instalação do pomar, Tratos culturais, Pragas e doenças, Colheita e Armazenamento das principais frutíferas cultivadas de clima temperado, subtropical e tropical.

Sem: 8 | CH: 60

261441
LEGISLAÇÃO AGRÁRIA E AMBIENTAL

Ementa: A propriedade. Latifúndio e Minifúndio. Classificação do imóvel rural. Terra públicas. Reforma agrária no Brasil. Desapropriação agrária. Desenvolvimento rural. Zoneamento. Cadastro rural e tributação. Contratos agrários. O trabalho e a seguridade social e rural. Movimentos sociais no campo. Tutela dos interesses difusos agrários. Justiça agrária. Política nacional do meio ambiente e constituição federal. Os instrumentos de proteção e defesa ambiental. Novo código florestal. Direito ambiental e agrotóxicos. Responsabilidade civil, penal e administrativa.

Sem: 8 | CH: 30

296373
PLANTAS INDESEJÁVEIS

Ementa: Tecnologia de aplicação de agrotóxicos. Manejo de plantas indesejáveis.

Sem: 8 | CH: 30

296374
PRÁTICAS AGRÍCOLAS II

Ementa: Implantação, desenvolvimento, tratos culturais, controle fitossanitário e colheita das principais culturas agrícolas.

Sem: 8 | CH: 60

261461
TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS II

Ementa: Tecnologia de transformação e conservação de produtos e subprodutos de origem animal. Métodos de tratamentos e processamento para: mel, leite, carnes e seus derivados. Higiene e controle de qualidade. Certificação e rastreabilidade. Legislação sanitária.

Sem: 8 | CH: 30

261442
AVALIAÇÃO E PERÍCIA AGRÁRIA E AMBIENTAL

Ementa:

Sem: 9 | CH: 30

261456
DEFESA SANITÁRIA VEGETAL

Ementa: Estudo da legislação brasileira de defesa sanitária vegetal. Estudo de agrotóxicos. Tecnologia de aplicação de agrotóxicos.

Sem: 9 | CH: 30

297248
EXTENSÃO RURAL

Ementa: Conceitos, filosofia, objetivos e histórico; extencionista: papel e responsabilidades. Modelos de assistência técnica rural do setor público e privado em diferentes países; princípios básicos para a estruturação operacional da assistência técnica e extensão rural; compatibilização das linhas produtivas e social dentro dos programas de extensão rural; importância, fórmulas e obstáculos para a participação dos diferentes extratos da população rural nos programas de assistência técnica e extensão rural; o processo de comunicação; liderança rural; comunidade. Metodologia da extensão rural; técnicas e métodos de planejamento participativo na elaboração de programas de extensão rural.

Sem: 9 | CH: 30

297249
PESQUISA ORIENTADA

Ementa: Utilização o conhecimento, segundo as normas da ABNT na redação dos trabalhos científicos. Capacitar a interpretação, a formação de resumos e formatação de relatórios, projeto de pesquisa, manipular as revisões de literatura, artigos científicos, apresentação e discussão de resultados de pesquisa, discussão e conclusão. Apresentações orais de artigos e projetos científicos assim como de estágios práticos.

Sem: 9 | CH: 30

297250
PRÁTICAS LABORATORIAIS II

Ementa: Desenvolver atividades de práticas laboratoriais referente às disciplinas do currículo nos diferentes laboratórios do curso: Análises de solo; análises de sementes; análises bromatológicas; análises fitopatológicas; análises entomológicas. Complementando as práticas laboratoriais I

Sem: 9 | CH: 60

296071
PRATICAS ZOOTÉCNICAS

Ementa: Sistemas de manejo, nutrição, reprodução e de sanidade para a criação de bovinos, suínos, aves, equinos e peixes.

Sem: 9 | CH: 60

297251
PROJETO, MARKETING E COMERCIALIZAÇÃO RURAL

Ementa: Introdução à comercialização de produtos agrícolas; demanda, oferta e movimento de preços; organização e desenvolvimento de mercados; custos de comercialização; instrumentos de apoio à comercialização de produtos agrícolas; estratégias de comercialização de produtos agrícolas. Conceito de marketing.  Os P%u2019s do Marketing. Atividades da gestão mercadológica. Estratégias de comunicação. Publicidade e propaganda. Promoção de vendas. Posicionamento do produto: posicionamento no mercado e da empresa. Marketing no agronegócio (antes, dentro e depois da porteira). Planejamento e projetos agropecuários.

Sem: 9 | CH: 30

297254
TECNOLOGIA DE SEMENTES

Ementa: Morfologia, fisiologia e embriologia de sementes. Produção, secagem, beneficiamento e armazenamento de sementes. Legislação. Análise de sementes.

Sem: 9 | CH: 60

297252
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

Ementa: Elaboração do trabalho monográfico (projeto de pesquisa) com tema relativo à pesquisa e/ou extensão nas diferentes áreas de atuação do profissional de agronomia.

Sem: 9 | CH: 30

297255
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Ementa:

Sem: 10 | CH: 350

297253
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

Ementa:

Sem: 10 | CH: 30


Disciplinas|Curriculo: 311131


Código

Nome

261668
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 150

1732
BIOLOGIA E MICROBIOLOGIA AGRICOLA

Ementa: Estudo e caracterização da microfauna, mesofauna e macrofauna que habitam a camada superficial dos horizontes do solo, seus ciclos do carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre orgânico e suas interações com o meio ambiente e homem.

Sem: 1 | CH: 60

14868
DESENHO TECNICO I

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

1579
GENETICA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

1588
INTRODUCAO A AGRONOMIA

Ementa: Histórico da Agricultura e da Agronomia. Evolução da Agricultura e da Ciênca Agronômica. Pesquisa Agronômica. Extensão Rural. Produção Agrícola no Brasil e no Rio Grande do Sul. Temas atuais na agricultura. Áreas de atuação do Engenheiro Agrônomo.

Sem: 1 | CH: 30

1775
MATEMATICA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

1723
MORFOLOGIA VEGETAL

Ementa: Identificar as características e funções da célula vegetal no que diz respeito à parede celular, à membrana plasmática, às organelas celulares e ao material genético. Distinguir, comparar e inter-relacionar os tecidos vegetais embrionários e adultos quanto às suas características e funções. Identificar e analisar a estrutura, as funções, características, origem, classificação e modificações dos órgãos vegetativos e reprodutivos dos vegetais.

Sem: 1 | CH: 60

1738
PETROGRAFIA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 30

21
QUIMICA AGRICOLA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

1724
ZOOLOGIA AGRICOLA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 30

1332
BIOQUIMICA BASICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Atividades práticas em laboratório relacionadas à química de proteínas, glicídios, enzimologia e fermentações biológicas.

Sem: 2 | CH: 60

1818
BOTANICA

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

222
ECOLOGIA

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

1726
ENTOMOLOGIA AGRICOLA I

Ementa: Introdução ao estudo da entomologia. Caracterização do filo Arthopoda e estudo da classe Insecta. Taxonomia, nomenclatura, morfologia e reprodução dos insetos. Apresentação dos métodos de controle de pragas agrícolas.

Sem: 2 | CH: 45

564
ESTATISTICA E EXPERIMENTACAO

Ementa: Apresentação de Estatística e de Experimentação Agrícola. Estudo do espaço amostral, de probabilidade, das variáveis aleatórias e das distribuições normais. Inferência estatística. Planejamento experimental e métodos para aumentar a acurácia dos ensaios. Delineamentos experimentais e testes de comparação de média que possibilitem a interpretação, análise e execução de um experimento, seja ele agrícola ou zootécnico. Apresentação e interpretação de resultados de ensaios.

Sem: 2 | CH: 60

702
FITOPATOLOGIA I

Ementa: Conceito e divisão da fitopatologia. Fungos fitopatogênicos. Classificação dos fungos fitopatogêncios. Bactérias fitopatogênicos. Vírus e viroides. Fitoplasmas e espiroplasmas. Ciclo das relações patógeno-hospedeiro. Métodos de detecção dos principais agentes fitopatogênicos.

Sem: 2 | CH: 60

550
INFORMATICA

Ementa:

Sem: 2 | CH: 30

1731
MORFOLOGIA E GENESE DO SOLO

Ementa: Desenvolve o estudo da gênese e da pedogênese dos diferentes tipos de rochas e minerais petrográficos, bem como os fatores de formação do solo, a morfologia, constituição externa e interna, reações químicas e também, fornecer bases para a compreensão dos fenômenos relacionados à interação solo/planta/fertilizante, assim como atributos químicos e físicos e suas relações antrópicas.

Sem: 2 | CH: 60

1815
TOPOGRAFIA I

Ementa: Introdução ao estudo da Topografia e da normatização. Contextualização sobre sistemas de referência e coordenadas topográficas, observações topográficas, instrumentos topográficos e métodos de levantamentos planialtimétricos. Princípio e execução do Desenho Topográfico.

Sem: 2 | CH: 45

20
ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

1735
CLASSIFICACAO DO SOLO

Ementa:

Sem: 3 | CH: 30

1727
ENTOMOLOGIA AGRICOLA II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

1737
FERTILIDADE DO SOLO

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

1779
FISICA

Ementa: Identificar fenômenos naturais em termos de regularidade e quantificação, bem como interpretar princípios fundamentais que generalizam as relações entre eles e aplicá-los na resolução de problemas específicos.

Sem: 3 | CH: 30

1721
FISIOLOGIA VEGETAL

Ementa: Conceitos e bases para o estudo da fisiologia vegetal. Estudo do funcionamento da célula. Respiração. Metabolismo da água. Nutrição mineral. Fotossíntese. Plantas C3, C4 e CAM. Transporte de açúcares. Fisiologia do Desenvolvimento. Hormônios. Fotoperiodismo. Vernalização. Dormêcia.

Sem: 3 | CH: 60

1722
FITOPATOLOGIA II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

1580
MELHORAMENTO VEGETAL

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

33
TOPOGRAFIA II

Ementa: Topografia e Geodesia: Relação da Topografia com a Geodésia, Modelos Terrestres, Elementos Básicos da Elipsoide de Revolução. Sistemas de Coordenadas: Coordenadas Geográficas, Coordenadas UTM. Fusos Horários.

Sem: 3 | CH: 30

1571
AGRICULTURA I

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

1736
CORRETIVOS E FERTILIZANTES DO SOLO

Ementa:

Sem: 4 | CH: 45

454
ECONOMIA

Ementa:

Sem: 4 | CH: 30

1495
HIDRAULICA

Ementa:

Sem: 4 | CH: 90

1386
MECANIZACAO I

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

1773
MELHORAMENTO ANIMAL

Ementa: Estudo dos mecanismos genéticos na transmissão dos caracteres hereditários, seus efeitos para a realização do melhoramento animal. Uso da genética quantitativa de populações, das probabilidades dos gametas, genótipos e fenótipos, do equilíbrio de população as frequências genica, genotípica e de acasalamento para realizar a previsão do progresso genético. Efeito associativo do conhecimento genético e estatístico nos processos de seleção, migração, mutação, deriva genica, herdabilidade e ganho genético para potencializar as características de interesse econômico e zootécnico nas espécies bovina, equina, ovina, suína e aves.

Sem: 4 | CH: 45

727
NUTRICAO ANIMAL I

Ementa: Processos digestivos e de absorção dos alimentos. Consumo voluntário do alimento e da água. O animal e seus ambientes. Mecanismos de aproveitamento água, dos carboidratos, dos lipídeos, das fibras e das proteínas. Minerais e vitaminas. Digestibilidade e balanços nutricionais. Avaliação do valor energético dos alimentos.

Sem: 4 | CH: 45

1586
SILVICULTURA

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

1739
TECNOLOGIA DE PRODUTOS AGRICOLAS I

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

1499
TOPOGRAFIA III

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

1250
ADMINISTRACAO RURAL

Ementa: Conceitos e definições de administração. A administração rural. Fatores de produção. Formação de preços. Avaliação de patrimônio. Depreciação. Índices tecnológicos. Custos de produção. Planejamento Estratégico, gerencial e Operacional. Estudo técnico e econômico da propriedade rural.

Sem: 5 | CH: 45

1572
AGRICULTURA II

Ementa:

Sem: 5 | CH: 45

1734
CLIMATOLOGIA AGRICOLA

Ementa: Introdução à Climatologia Agrícola. Relações Terra-Solo e suas influências sobre os vegetais e animais. Atmosfera. Estações meteorológicas. Elementos do Clima de importância Agropecuária. Balanço Hídrico. Classificações climáticas. Zoneamento Climático

Sem: 5 | CH: 60

1584
FORRAGEIRAS I

Ementa:

Sem: 5 | CH: 45

1577
FRUTICULTURA I

Ementa:

Sem: 5 | CH: 45

1498
MECANIZACAO II

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

728
NUTRICAO ANIMAL II

Ementa: A disciplina essencialmente desenvolve atividade práticas junto ao laboratório de bromatologia e defini a formação profissional na área de produção animal abordando as seguintes determinações bromatologicas: matéria parcialmente seca (MPS); matéria seca (MS); proteína bruta (PB); extrato etéreo (EE); fibra bruta (FB); extrativos não nitrogenados (ENN); matéria mineral (MM), seguindo o esquema de Weende. Estimativas de nutrientes digestivos totais (NDT), Energia Digestível (ED), Energia Metabolizável (EM), e Energia Liquida (EL). Formulação de rações para as diferentes espécies. Formação de projetos agropecuários e cálculo de fornecimento de ração

Sem: 5 | CH: 45

1581
OLERICULTURA I

Ementa:

Sem: 5 | CH: 45

1733
TECNOLOGIA DE PRODUTOS AGRICOLAS II

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

729
ZOOTECNIA ESPECIAL

Ementa: Situação atual das pequenas criações. Instalações e equipamentos. Práticas de criação. Manejo alimentar, sanitário, reprodutivo. Avaliações dos produtos. Melhoramento genético. Sistemas de produção em abelhas, coelhos, emas, chinchilas, cães e peixes. Principais raças criadas. Principios do manejo com animais silvestres.

Sem: 5 | CH: 45

1573
AGRICULTURA III

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

1769
BOVINOTECNIA DE CORTE

Ementa: Importância econômica e social da bovinocultura de corte. As fases do sistema de produção. As principais raças criadas no mundo, com importância econômica. Cruzamentos e seleção. Metodologia para tomada de decisão. Fisiologia, manejo da nutrição e reprodução. Sistemas de recria e engorda. Sanidade preventiva do rebanho bovino.

Sem: 6 | CH: 60

1500
CONSTRUCOES RURAIS

Ementa:

Sem: 6 | CH: 45

1405
EXTENSAO RURAL

Ementa: Extensão e Desenvolvimento Rural. A questão tecnológica. As bases da Agricultura Sustentável. Modelos de Extensão. Técnicas sociais utilizadas na Extensão Rural.

Sem: 6 | CH: 45

1585
FORRAGEIRAS II

Ementa:

Sem: 6 | CH: 45

1578
FRUTICULTURA II

Ementa:

Sem: 6 | CH: 45

1730
MANEJO E CONSERVACAO DO SOLO

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

1582
OLERICULTURA II

Ementa:

Sem: 6 | CH: 45

1771
OVINOTECNIA

Ementa: Situação da ovinocultura manejo dos animais nos diversos estágios de vida e de produção. Produtos oriundos dos ovinos, lã, leite e carne, bem como suas características. Caracterização de raças, melhoramento genético e raças emergentes. Biosseguridade e manejo de resíduos oriundos da criação.

Sem: 6 | CH: 45

1274
PARQUES E JARDINS

Ementa:

Sem: 6 | CH: 30

1583
AGRICULTURA ALTERNATIVA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

1574
AGRICULTURA IV

Ementa:

Sem: 7 | CH: 45

1770
BOVINOTECNIA DE LEITE

Ementa: Características gerais da pecuária leiteira. Descrição das raças bovinas leiteiras. Manejo, nutrição, reprodução e melhoramento do rebanho de leite. Ordenha. Sanidade, Instalações e equipamentos

Sem: 7 | CH: 45

1725
DEFESA SANITARIA VEGETAL

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

601
DEONTOLOGIA E ETICA

Ementa: Visa fornecer condições básicas para refletir questões relativas ao estudo da moral , da ética; caracterizar o profissional fsioterapeuta. Dar a fundamentação filosófica, teórica e legal acerca do ser cidadão e do ser profissional,inserido no meio científico-político- social.

Sem: 7 | CH: 30

1431
DIREITO AGRARIO E AMBIENTAL

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

453
PLANEJAMENTO E COMERCIALIZACAO RURAL

Ementa: Características da agricultura. Unidade de produção rural. Descrição de uma unidade de produção. Custos de produção. Planejamento organizacional. Outros fatores que interferem no resultado econômico da unidade de produção. Métodos de programação.

Sem: 7 | CH: 45

1576
SEMENTES

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

1365
SOCIOLOGIA E COOPERATIVISMO

Ementa: Conceitos e características do Conhecimento cientifico, das Ciências sociais, e da Sociologia; Precursores da sociologia como ciência e teóricos pós-modernos; Teorias sobre o objeto de estudo da sociologia; O Estado como Instituição Social; Sociologia rural; Temas atuais da sociedade e Cooperativismo.

Sem: 7 | CH: 45

730
SUINOTECNIA E AVITECNIA

Ementa: Estudo da situação da suinocultura e avicultura mundial, manejo dos animais nos diversos estágios de vida e nos diversos sistemas de produção. Produtos oriundos dos suínos e das aves. Caracterização de raças, melhoramento genético e raças emergentes. Manejo sanitário, reprodutivo e nutricional dos animais de produção. Instalações e equipamentos utilizados na criação. Biosseguridade.

Sem: 7 | CH: 60

1502
PRATICAS AGRICOLAS

Ementa:

Sem: 8 | CH: 144

1504
PRATICAS LABORATORIAIS

Ementa:

Sem: 8 | CH: 144

14863
PRATICAS ZOOTECNICAS

Ementa:

Sem: 8 | CH: 120

1728
SEMINARIO CIENTIFICO

Ementa:

Sem: 8 | CH: 45

1434
ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Ementa:

Sem: 9 | CH: 540