Farmácia
Universidade da Região da Campanha

Disciplinas|Curriculo: 291341


Código

Nome

296099
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (320)

Ementa:

Sem: 0 | CH: 320

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 1 | CH: 60

14675
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa: Estudo do funcionamento dos sistemas, bem como os conceitos gerais de homeostase, reprodução e os mecanismos de ação hormonal.

Sem: 1 | CH: 60

1781
GENETICA

Ementa: EMENTA Estudo da célula ao DNA incluindo uma descrição do gene, se sua estrutura até a formação de proteínas. Noções de fenótipo e genótipo e a relação com ambiente. Funcionamento gênico e de que modo se transmite nas famílias, além das principais alterações como mutações gênicas e alterações cromossômicas. A genética e suas relações com medicamentos, nutrição e comportamento humano.

Sem: 1 | CH: 30

261329
HISTOLOGIA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

261333
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 30

261327
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

Ementa: Informações básicas sobre química geral e ambiental. Grandezas e medidas, fórmulas e equações químicas. Mecanismo de reações químicas. Soluções, precipitação e dissolução. Introdução a técnicas laboratoriais: preparo e padronização de soluções e volumetria.

Sem: 1 | CH: 60

261330
QUÍMICA ORGÂNICA I

Ementa: Propriedades físicas dos compostos orgânicos. Diferenciação de cadeias carbônicas (alifáticas, aromáticas e outras). Identificação das funções orgânicas e suas nomenclaturas e aplicabilidade. Isomeria geométrica e óptica de compostos orgânicos

Sem: 1 | CH: 30

1559
BIOSSEGURANCA

Ementa: Histórico e legislação sobre Biossegurança. Riscos em laboratórios: riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Níveis de biossegurança em laboratórios: medidas de segurança, equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva. Boas práticas laboratoriais. Simbologia. Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde: normas regulamentadoras e aplicações.

Sem: 2 | CH: 30

261629
INTRODUÇÃO Á FARMÁCIA

Ementa: Evolução das Práticas Farmacêuticas e a história da Farmácia no Brasil; Mercado Farmacêutico no Mundo; Farmacêutico 7 estrelas; Áreas de Atuação Profissional; Diretrizes Curriculares Nacionais e Ensino Farmacêutico; Órgãos reguladores e entidades de classe; Áreas de atuação do profissional farmacêutico; Código de ética farmacêutico; Conceitos Básicos em Farmácia.

Sem: 2 | CH: 60

261418
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Fundamentos teóricos e legais da Metodologia da Pesquisa, considerando as normas técnicas sobre o plano, o projeto de pesquisa, o relatório e defesa dos resultados, artigos e "papers" na perspectiva de compreensão da importância e necessidade da realização de pesquisa não só durante o Curso como também, no futuro, como profissional.

Sem: 2 | CH: 30

261597
PATOLOGIA HUMANA

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial. Abordagem discursiva sobre patologias de maior ocorrência em grupos étnicos formadores da cultura brasileira, bem como, sua interrelação com as patologias hoje recorrentes de modo geral.

Sem: 2 | CH: 30

261631
QUÍMICA ANALÍTICA I

Ementa: Teoria dos principais métodos empregados em Química Analítica. Dissociação eletrolítica. Produto iônico da água. Hidrólise dos sais. Equilíbrio em soluções saturadas. Química analítica dos cátions. Química analítica dos ânions.

Sem: 2 | CH: 30

261630
QUÍMICA ORGÂNICA II

Ementa: Desenvolvimento de raciocínio lógico no âmbito químico, através de estudo teórico e prático em laboratório, da estrutura, análise conformacional e o comportamento químico e reações dos compostos orgânicos - compostos aromáticos, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e derivados funcionais, aminas e compostos sulfurados

Sem: 2 | CH: 60

981
SAUDE COLETIVA

Ementa: Histórico das políticas de saúde, a organização do sistema de saúde nas três esferas de governo, sua estrutura e funções, abordando aspectos gerais sobre epidemiologia e incluindo os indicadores de saúde, vigilância epidemiológica e sistemas de informação. Meio ambiente e saúde e suas relações através do saneamento.

Sem: 2 | CH: 60

261447
ANTROPOLOGIA

Ementa: A Ciência Antropológica: conceito, formação e desenvolvimento. Objeto de estudo, relação com outras ciências e suas especificidades. Principais orientações teóricas sobre racismo, etnocentrismo, identidade e diversidade cultural. Temas e tendências atuais da Antropologia.

Sem: 3 | CH: 30

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 3 | CH: 30

308
BIOQUIMICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Bioquímica da contração muscular.

Sem: 3 | CH: 60

296260
CÁLCULO APLICADO A FARMÁCIA

Ementa: EMENTA Fundamentos dos cálculos Matemáticos; Métodos de Medidas; Densidade, Densidade Específica e Volume específico; Porcentagem, razão de concentração e demais concentrações; Cálculo de doses: considerações gerais e parâmetros dos pacientes; Cálculos envolvendo outras unidades de medidas; Diluição e Concentração; Reduzindo e Aumentando formulações; Cálculos para manipulação contemporânea.

Sem: 3 | CH: 30

296259
FARMACOCINETICA

Ementa: Conhecimento e entendimento dos fatores e parâmetros envolvidos e que influenciam os processos farmacocinéticos (liberação, absorção, distribuição, metabolização e excreção de fármacos), considerando variáveis fisiológicas, patológicas e exógenas dos indivíduos expostos à fármacos na prática clínica.

Sem: 3 | CH: 60

296258
FISICOQUÍMICA

Ementa: EMENTA Estado gasoso. Elementos da termodinâmica. Equilíbrio químico. Cinética química. Sistemas dispersos.

Sem: 3 | CH: 30

296076
FISIOPATOLOGIA I

Ementa: EMENTA Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial. Abordagem fisiopatológica de doenças de maior ocorrência em grupos étnicos formadores da cultura brasileira, bem como, sua interrelação com as patologias hoje recorrentes de modo geral.

Sem: 3 | CH: 60

296257
QUÍMICA ANALÍTICA II

Ementa: EMENTA Técnicas de análise quantitativa. Fundamentos da amostragem. Aparelhos, operações e reagentes. Volumetria de neutralização. Volumetria de precipitação. Volumetria de oxi-redução. Volumetria complexométrica.

Sem: 3 | CH: 60

1542
ANALISE INSTRUMENTAL

Ementa: Técnicas de preparo de amostra. Métodos espectrométricos: visível, absorção atômica e fotometria de chama, nefelometria e turbidimetria. Métodos eletroquímicos: potenciometria, condutometria, eletrogravimetria. Métodos cromatográficos.

Sem: 4 | CH: 30

1545
BIOETICA

Ementa: Aspectos conceituais e fundamentos da ética e bioética, aspectos éticos envolvidos na pesquisa em saúde; diretrizes e normas em pesquisa em saúde; consentimento informado, capresentação e discussão dos principais temas de bioética.

Sem: 4 | CH: 30

261672
BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa: Deverá fundamentar os conceitos sobre a estrutura dos ácidos nucléicos, replicação, transcrição e tradução da informação genética, além das mutações gênicas. Também serão abordados os fundamentos e aplicações das principais técnicas moleculares utilizadas no diagnóstico de doenças genéticas e infecciosas, na identificação humana e na tecnologia do DNA recombinante.

Sem: 4 | CH: 30

312
BIOQUÍMICA DA FARMÁCIA

Ementa: Estudo do metabolismo dos aminoácidos, das proteínas e outros compostos nitrogenados; metabolismo de carboidratos; metabolismo dos lipídios; bioquímica da respiração e do equilíbrio ácido-base, assim como estudar a os processos de regulação metabólica.

Sem: 4 | CH: 60

261428
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Ementa: Abordagem dos princípios de empreendedorismo e práticas inovadoras, enfatizando as etapas de um plano de negócios que envolvem aspectos de análise de mercado, produção, operações, estrutura organizacional, marketing, financeiros e recursos humanos.

Sem: 4 | CH: 30

292119
FARMACOLOGIA I

Ementa: Fundamentos para compreensão dos mecanismos básicos da interação de fármacos e os sistemas biológicos, envolvendo princípios gerais de ação das drogas, os seus aspectos moleculares, assim como os mediadores químicos envolvidos. Transmissão química e ação das drogas no sistema nervoso autônomo e cardiovascular e renal.

Sem: 4 | CH: 60

296741
IMUNOLOGIA GERAL

Ementa: Sistema linfóide e resposta imune. Mecanismos gerais da resposta imune. Imunoglobulinas e complemento. Reações antígeno x anticorpo. Reações de avaliação da imunidade humoral. Hipersensibilidade. Diagnóstico imunológico das infecções. Avaliação da resposta imune humoral e celular. Imunidade e deficiências imunológicas. Imunoprofilaxia. Auto-imunidade e diagnóstico laboratorial das doenças auto-imunes e reumáticas. Imunologia dos transplantes e imunologia dos tumores.

Sem: 4 | CH: 60

14628
PARASITOLOGIA GERAL

Ementa: Generalidades sobre parasitismo - definições, relação parasito-hospedeiro. Principais doenças causadas por protozoários e helmintos e suas implicações em saúde pública. Vetores de doenças e vigilância sanitária.

Sem: 4 | CH: 30

296081
BROMATOLOGIA DOS ALIMENTOS

Ementa: Introdução à Bromatologia, amostragem, avaliações qualitativas, quantitativas e aplicação de estatística. Água nos alimentos. Carboidratos nos alimentos. Lipídios nos alimentos. Proteínas nos alimentos. Minerais nos alimentos. Vitaminas nos alimentos. Legislação.

Sem: 5 | CH: 60

1541
FARMACIA HOSPITALAR

Ementa: EMENTA História. Conceitos fundamentais. Estrutura e organização do hospital e da farmácia hospitalar. Atribuições do farmacêutico hospitalar. Seleção de medicamentos. Comissões técnicas no ambiente hospitalar. Sistemas de distribuição de medicamentos. Materiais médico-hospitalares. Legislação aplicada ao ambiente hospitalar. Nutrição Parenteral.

Sem: 5 | CH: 30

296831
FARMACOLOGIA II

Ementa: EMENTA Compreensão dos mecanismos de ação das drogas que atuam no Sistema Nervoso Central e os fármacos que afetam os principais sistemas orgânicos.

Sem: 5 | CH: 60

296833
FARMACOTÂNICA

Ementa: Taxonomia e organografia dos diferentes grupos vegetais de interesse farmacológico. Chaves de Identificação taxonômica de espécies de uso farmacêutico. A Etnobotânica como precursora do uso das plantas pela humanidade. Técnicas de coleta e herborização, preparação de exsicatas e identificação botânica para interesse farmacêutico. Noções de Legislação sobre drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos.

Sem: 5 | CH: 30

296830
MICROBIOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Conhecimento da estrutura dos microrganismos (bactérias, fungos e vírus) genética e fisiologia suas interações, fatores físicos e químicos que influenciam o crescimento microbiano. Morfologia, isolamento e identificação, classificação, prevenção e controle de bactérias patogênicas ao homem e seus mecanismos de patogenicidade. Técnicas laboratoriais de colorações, identificação e controle de disseminação de agentes patogênicos.

Sem: 5 | CH: 60

296832
QUÍMICA FARMACÊUTICA I

Ementa: EMENTA Conceitos básicos em Química Farmacêutica; Aspectos fundamentais sobre medicamento; Evolução histórica e desenvolvimento de fármacos; Aspectos teóricos da ação dos fármacos; agentes quimioterápicos (antibióticos, antifúngicos, antivirais); antiinflamatórios não esteroidais e esteroidais; opióides e anti-histamínicos.

Sem: 5 | CH: 60

261389
SOCIOLOGIA

Ementa: Preceitos fundamentais da Sociologia como ciência; algumas definições conceituais necessárias; teoria e o método das sociologias clássica e contemporânea; concepções, implicações e perspectivas sociológicas inseridas no estudo dos fenômenos sociais contemporâneos; análise crítica, contextualizada e transdisciplinar para a compreensão de problemáticas da sociedade brasileira na atualidade.

Sem: 5 | CH: 30

296834
ATENÇÃO FARMACÊUTICA E FARMÁCIA CLÍNICA

Ementa: O Surgimento da Atenção farmacêutica; Estudos de Utilização de Medicamentos como ferramenta para a necessidade de implantação da Atenção farmacêutica; Planejamento da Atenção Farmacêutica; Habilidades de Comunicação e o Aconselhamento Farmacêutico; Metodologias de Seguimento farmacoterapêutico; Farmácia clínica em grupos específicos de pacientes.

Sem: 6 | CH: 60

296835
FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA

Ementa: Evolução, teorias, princípios e conceitos em homeopatia. Escolas, escalas e categorias de medicamentos homeopáticos. Desenvolvimento de formulações homeopáticas de uso interno e externo no laboratório de homeopatia. Interpretação da prescrição médica e noções de atenção farmacêutica em homeopatia.

Sem: 6 | CH: 60

1563
OPERACOES UNITARIAS

Ementa: Esta é uma disciplina obrigatória do currículo do Farmacêutico Generalista, englobando o estudo das operações unitárias de interesse farmacêutico: fundamentos, mecanismos, aplicações e equipamentos utilizados.

Sem: 6 | CH: 30

296836
PARASITOLOGIA CLÍNICA

Ementa: Visão completa das doenças parasitárias, com o estudo dos protozoários e helmintos: ciclo evolutivo, transmissão, morfologia, patogenia e métodos e técnicas laboratoriais para diagnóstico, estabelecendo relações  teórico-práticas.

Sem: 6 | CH: 60

1838
QUIMICA FARMACEUTICA II

Ementa: A química medicinal e o planejamento e desenvolvimento (P&D) de medicamentos; Utilização de ferramentas in silico no processo de P&D; Fármacos que afetam as funções reenais e cardiovasculares (diuréticos, anti-hipertensivos, cardiotônicos); Fármacos antidiabéticos; Laxantes e antiulcerosos; Fármacos antidislipidêmicos; Psicofármacos (antidepressivos, ansiolíticos, antiepiléticos e antipsicóticos).

Sem: 6 | CH: 60

261596
TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS

Ementa: Composição física e química, qualidade e sanidade das matérias-primas de origem vegetal e animal destinadas ao processamento. Métodos de conservação de produtos de origem animal. Aspectos tecnológicos da fermentação acética, lática e alcoólica. Conservação de frutas e hortaliças utilizando frio, calor e desidratação.

Sem: 6 | CH: 60

1633
ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA

Ementa: Política Nacional de Atenção Básica: princípios e diretrizes gerais, infraestrutura e funcionamento da Atenção Básica; Interdisciplinaridade e sua importância para o trabalho em educação em saúde; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Sem: 7 | CH: 90

14639
FARMACOGNOSIA

Ementa: EMENTA Esta é uma disciplina específica do Currículo do Farmacêutico Generalista, desenvolvida com base na utilização de plantas medicinais e medicamentos derivados.

Sem: 7 | CH: 60

296837
FARMACOTÉCNICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 90

296839
HEMATOLOGIA CLÍNICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296838
TOXICOLOGIA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

296089
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM SAÚDE

Ementa: Elaboração e defesa de um projeto de pesquisa relacionado com as áreas de conhecimento e de atuação para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Sem: 7 | CH: 30

1678
ALIMENTOS FUNCIONAIS

Ementa: Introdução ao estudo dos alimentos funcionais. Histórico e legislação nacional sobre alimentos funcionais. Principais grupos de alimentos funcionais. Especificidades de ação dos grupos de alimentos funcionais, com ênfase em produtos com especificações étnicas e culturais, sobretudo, com matrizes de culturas formadoras da identidade brasileira.

Sem: 8 | CH: 30

296842
COSMETOLOGIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

296840
ESTÁGIO EM FARMÁCIA HOSPITALAR

Ementa:

Sem: 8 | CH: 150

14641
IMUNOLOGIA CLÍNICA

Ementa: EMENTA Compreender as bases das reações antígeno-anticorpo, entender os parâmetros para validação dos métodos imunológicos, além de discutir e interpretar as solicitações de exames imunológicos. Colher e conservar o material biológico. Realizar as principais reações sorológicas na rotina de Imunologia Clinica. Interpretar os resultados dos exames imunológicos realizados. Conhecer os métodos utilizados para o controle de qualidade nos exames realizados (Aglutinação, Hemaglutinação, e imunoensaios) e desenvolvimento de técnicas e métodos imunodiagnósticos. Aspectos clínicos e do diagnóstico imunológico de doenças infecciosas e parasitárias. Diagnóstico imunológico das doenças autoimunes. Avaliação imunológica de marcadores tumorais.

Sem: 8 | CH: 60

675
MICROBIOLOGIA CLINICA

Ementa: Introdução, história e evolução das doenças infecciosas. Métodos modernos de análise microbiana. Coleta de materiais microbiológicos. Cultura, isolamento e identificação de bactérias. Teste de sensibilidade a antimicrobianos e bactérias multiresistentes. Bacteriologia das infecções do sistema respiratório, urinário, digestivo, vascular, nervoso central, das infecções da pele, dos olhos e do sistema reprodutor. Cultura e identificação de fungos.

Sem: 8 | CH: 60

296841
TECNOLOGIA FARMACÊUTICA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

638
BIOQUIMICA CLINICA

Ementa: Teoria e prática de bioquímica clínica envolvendo cuidados na coleta de amostras biológicas, avaliação laboratorial das funções renal, hepática e endócrina, da enzimologia clínica, dos distúrbios do metabolismo dos carboidratos e das dislipidemias. Principais métodos bioquímicos utilizados no laboratório de análises clínicas. Diagnóstico das diversas patologias humanas correlacionadas com alterações bioquímicas.

Sem: 9 | CH: 90

296844
CONTROLE DE QUALIDADE

Ementa:

Sem: 9 | CH: 60

1550
DEONTOLOGIA E LEGISLACAO FARMACEUTICA

Ementa: Estudo analítico/crítico da legislação profissional e sanitária que norteia e controla a atuação dos farmacêuticos.

Sem: 9 | CH: 30

296843
ESTÁGIO EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA

Ementa:

Sem: 9 | CH: 180

296845
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FARMÁCIA

Ementa:

Sem: 9 | CH: 60

296846
ESTÁGIO EM ANÁLISES CLÍNICAS

Ementa:

Sem: 10 | CH: 360

296847
ESTÁGIO EM PRODUÇÃO E CONTROLE DE MEDICAMENTOS E ALIMENTOS

Ementa:

Sem: 10 | CH: 180


Disciplinas|Curriculo: 291331


Código

Nome

261663
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 300

629
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

630
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1857
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1858
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1885
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1886
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1887
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1888
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1889
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

296385
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 1 | CH: 60

308
BIOQUIMICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Bioquímica da contração muscular.

Sem: 1 | CH: 60

14626
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa: Estudo do funcionamento dos sistemas, bem como os conceitos gerais de homeostase, reprodução e os mecanismos de ação hormonal.

Sem: 1 | CH: 60

1781
GENETICA

Ementa: EMENTA Estudo da célula ao DNA incluindo uma descrição do gene, se sua estrutura até a formação de proteínas. Noções de fenótipo e genótipo e a relação com ambiente. Funcionamento gênico e de que modo se transmite nas famílias, além das principais alterações como mutações gênicas e alterações cromossômicas. A genética e suas relações com medicamentos, nutrição e comportamento humano.

Sem: 1 | CH: 30

313
HISTOLOGIA HUMANA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

1352
QUIMICA GERAL

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

1559
BIOSSEGURANCA

Ementa: Histórico e legislação sobre Biossegurança. Riscos em laboratórios: riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Níveis de biossegurança em laboratórios: medidas de segurança, equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva. Boas práticas laboratoriais. Simbologia. Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde: normas regulamentadoras e aplicações.

Sem: 2 | CH: 30

1433
ESTAGIO EM ATIVIDADES FARMACEUTICAS I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

14627
METODOLOGIA DA PESQUISA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

158
PATOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

22
QUIMICA ANALITICA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

1944
QUIMICA ORGANICA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

392
SOCIOLOGIA EM SAUDE

Ementa:

Sem: 2 | CH: 30

312
BIOQUÍMICA DA FARMÁCIA

Ementa: Estudo do metabolismo dos aminoácidos, das proteínas e outros compostos nitrogenados; metabolismo de carboidratos; metabolismo dos lipídios; bioquímica da respiração e do equilíbrio ácido-base, assim como estudar a os processos de regulação metabólica.

Sem: 3 | CH: 60

1555
FARMACOLOGIA I

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1543
FISICO-QUIMICA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

146
FISIOPATOLOGIA I

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 3 | CH: 45

14628
PARASITOLOGIA GERAL

Ementa: Generalidades sobre parasitismo - definições, relação parasito-hospedeiro. Principais doenças causadas por protozoários e helmintos e suas implicações em saúde pública. Vetores de doenças e vigilância sanitária.

Sem: 3 | CH: 30

330
QUIMICA ANALITICA II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1353
QUIMICA ORGANICA II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

267
ADMINISTRACAO FARMACEUTICA

Ementa: EMENTA Noções de economia e administração. Visão das empresas farmacêuticas: farmácias públicas, hospitalares e de manipulação; indústrias farmacêutica, de alimentos, cosmética e laboratório de análises clínicas. Administração de unidades farmacêuticas. Funcionamento dos segmentos administrativos das empresas: operacional, financeiro, e de recursos humanos.

Sem: 4 | CH: 30

1542
ANALISE INSTRUMENTAL

Ementa: Técnicas de preparo de amostra. Métodos espectrométricos: visível, absorção atômica e fotometria de chama, nefelometria e turbidimetria. Métodos eletroquímicos: potenciometria, condutometria, eletrogravimetria. Métodos cromatográficos.

Sem: 4 | CH: 30

1545
BIOETICA

Ementa: Aspectos conceituais e fundamentos da ética e bioética, aspectos éticos envolvidos na pesquisa em saúde; diretrizes e normas em pesquisa em saúde; consentimento informado, capresentação e discussão dos principais temas de bioética.

Sem: 4 | CH: 30

261672
BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa: Deverá fundamentar os conceitos sobre a estrutura dos ácidos nucléicos, replicação, transcrição e tradução da informação genética, além das mutações gênicas. Também serão abordados os fundamentos e aplicações das principais técnicas moleculares utilizadas no diagnóstico de doenças genéticas e infecciosas, na identificação humana e na tecnologia do DNA recombinante.

Sem: 4 | CH: 30

1345
CALCULO APLICADO A FARMACIA

Ementa: EMENTA Desenvolvimento de raciocínio lógico a análise de funções matemáticas - logarítmicas, integrais e derivadas bem como sua aplicação na resolução de cálculos relacionados aos estudos farmacêuticos.

Sem: 4 | CH: 45

1553
FARMACOCINETICA

Ementa: EMENTA Conhecimento e entendimento dos fatores e parâmetros envolvidos e que influenciam os processos farmacocinéticos (liberação, absorção, distribuição, metabolização e excreção), bem como fatores individuais de variação e monitoramento de fármacos na prática clínica.

Sem: 4 | CH: 45

672
IMUNOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Sistema linfóide e resposta imune. Mecanismos gerais da resposta imune. Imunoglobulinas e complemento. Reações antígeno x anticorpo. Reações de avaliação da imunidade humoral. Hipersensibilidade. Diagnóstico imunológico das infecções. Avaliação da resposta imune humoral e celular. Imunidade e deficiências imunológicas. Imunoprofilaxia. Auto-imunidade e diagnóstico laboratorial das doenças auto-imunes e reumáticas. Imunologia dos transplantes. Imunologia dos tumores.

Sem: 4 | CH: 45

1661
MICROBIOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Estudo dos microrganismos, em especial bactérias, fungos e vírus, suas características morfológicas, genéticas, propriedades biológicas e bioquímicas. Drogas antimicrobianas. Controle de microrganismos. Técnicas laboratoriais de colorações e culturas. .

Sem: 4 | CH: 45

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 5 | CH: 30

1681
BROMATOLOGIA DOS ALIMENTOS

Ementa: Conceitos e fundamentos básicos da Nutrição Experimental, com ênfase na utilização de cobaias como ratos e moscas e estudo sistemático das técnicas para avaliação química, bioquímica ou biológica e do valor nutricional de alimentos.

Sem: 5 | CH: 45

1541
FARMACIA HOSPITALAR

Ementa: EMENTA História. Conceitos fundamentais. Estrutura e organização do hospital e da farmácia hospitalar. Atribuições do farmacêutico hospitalar. Seleção de medicamentos. Comissões técnicas no ambiente hospitalar. Sistemas de distribuição de medicamentos. Materiais médico-hospitalares. Legislação aplicada ao ambiente hospitalar. Nutrição Parenteral.

Sem: 5 | CH: 30

1556
FARMACOLOGIA II

Ementa: Compreensão dos mecanismos de ação das drogas que atuam no Sistema Nervoso Central e os fármacos que afetam os principais sistemas orgânicos.

Sem: 5 | CH: 45

14635
FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA

Ementa: Evolução, teorias, princípios e conceitos em homeopatia. Escolas, escalas e categorias de medicamentos homeopáticos. Desenvolvimento de formulações homeopáticas de uso interno e externo no laboratório de homeopatia. Interpretação da prescrição médica e noções de atenção farmacêutica em homeopatia.

Sem: 5 | CH: 30

14636
PARASITOLOGIA CLÍNICA

Ementa: Visão completa das doenças parasitárias, com o estudo dos protozoários e helmintos: ciclo evolutivo, transmissão, morfologia, patogenia e métodos e técnicas laboratoriais para diagnóstico, estabelecendo relações teórico-práticas.

Sem: 5 | CH: 45

14634
QUÍMICA FARMACÊUTICA I

Ementa: Esta é uma disciplina obrigatória do currículo do Farmacêutico Generalista, englobando o estudo da descoberta, gênese, planejamento, propriedades físico-químicas e metabolismo dos fármacos, além do entendimento do mecanismo de ação em nível molecular e análise das relações entre a estrutura química e a atividade biológica dos agentes quimioterápicos

Sem: 5 | CH: 30

1471
SAUDE COLETIVA

Ementa: Histórico das políticas de saúde, a organização do sistema de saúde nas três esferas de governo, sua estrutura e funções, abordando aspectos gerais sobre epidemiologia e incluindo os indicadores de saúde, vigilância epidemiológica e sistemas de informação. Meio ambiente e saúde e suas relações através do saneamento.

Sem: 5 | CH: 60

1837
ASSISTÊNCIA E CUIDADOS FARMACÊUTICOS

Ementa: EMENTA O Surgimento da Atenção farmacêutica; Estudos de Utilização de Medicamentos como ferramenta para a necessidade de implantação da Atenção farmacêutica; Planejamento da Atenção Farmacêutica; Habilidades de Comunicação e o Aconselhamento Farmacêutico; Metodologias de Seguimento farmacoterapêutico; Exercitando atenção farmacêutica em grupos específicos de pacientes.

Sem: 6 | CH: 45

14639
FARMACOGNOSIA

Ementa: EMENTA Esta é uma disciplina específica do Currículo do Farmacêutico Generalista, desenvolvida com base na utilização de plantas medicinais e medicamentos derivados.

Sem: 6 | CH: 60

14637
FARMACOTÉCNICA I

Ementa: Manipulação de medicamentos e transformação das matérias - primas e adjuvantes em formas farmacêuticas, utilizando técnicas apropriadas, correlacionando as características físico-químicas e farmacológicas dos ativos e das preparações, em atividades teóricas e práticas, com aplicação em formas farmacêuticas sólidas.

Sem: 6 | CH: 60

1563
OPERACOES UNITARIAS

Ementa: Esta é uma disciplina obrigatória do currículo do Farmacêutico Generalista, englobando o estudo das operações unitárias de interesse farmacêutico: fundamentos, mecanismos, aplicações e equipamentos utilizados.

Sem: 6 | CH: 30

1838
QUIMICA FARMACEUTICA II

Ementa: A química medicinal e o planejamento e desenvolvimento (P&D) de medicamentos; Utilização de ferramentas in silico no processo de P&D; Fármacos que afetam as funções reenais e cardiovasculares (diuréticos, anti-hipertensivos, cardiotônicos); Fármacos antidiabéticos; Laxantes e antiulcerosos; Fármacos antidislipidêmicos; Psicofármacos (antidepressivos, ansiolíticos, antiepiléticos e antipsicóticos).

Sem: 6 | CH: 60

14638
TOXICOLOGIA

Ementa: Abordagem sobre xenobióticos tóxicos ao homem e ambiente, vias de acesso e metabolismo abrangendo com suar inter-relação entre saúde e ambiente e sociedade

Sem: 6 | CH: 45

14643
CONTROLE DE QUALIDADE

Ementa: EMENTA Reconhecimento e avaliações das principais metodologias empregadas no controle de qualidade e no estudo de estabilidade de fármacos e medicamentos, correlacionado características físico-químicas e microbiológicas a manutenção das qualidades farmacológicas e farmacotécnicas dos fármacos e adjuvantes farmacêuticos.

Sem: 7 | CH: 45

14642
COSMETOLOGIA

Ementa: EMENTA Conceituação básica da cosmetologia, suas aplicações na profissão farmacêutica, dando subsídios básicos para a produção em escala magistral dos produtos cosméticos. Legislação e estudos científicos específicos dos ativos cosmetológicos e sua farmacologia.

Sem: 7 | CH: 45

1633
ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA

Ementa: Política Nacional de Atenção Básica: princípios e diretrizes gerais, infraestrutura e funcionamento da Atenção Básica; Interdisciplinaridade e sua importância para o trabalho em educação em saúde; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Sem: 7 | CH: 90

14640
HEMATOLOGIA CLÍNICA

Ementa: Considerações gerais sobre fisiologia de células hematopoiéticas. Origem, desenvolvimento, função e destruição das células sangüíneas. Citologia da hematopoiese. Morfologia dos eritrócitos e leucócitos. Fisiopatologia de leucócitos, eritrócitos e plaquetas. Coagulopatias congênitas e adquiridas. Interpretação dos exames hematológicos.

Sem: 7 | CH: 75

14641
IMUNOLOGIA CLÍNICA

Ementa: EMENTA Compreender as bases das reações antígeno-anticorpo, entender os parâmetros para validação dos métodos imunológicos, além de discutir e interpretar as solicitações de exames imunológicos. Colher e conservar o material biológico. Realizar as principais reações sorológicas na rotina de Imunologia Clinica. Interpretar os resultados dos exames imunológicos realizados. Conhecer os métodos utilizados para o controle de qualidade nos exames realizados (Aglutinação, Hemaglutinação, e imunoensaios) e desenvolvimento de técnicas e métodos imunodiagnósticos. Aspectos clínicos e do diagnóstico imunológico de doenças infecciosas e parasitárias. Diagnóstico imunológico das doenças autoimunes. Avaliação imunológica de marcadores tumorais.

Sem: 7 | CH: 60

1415
METODOLOGIA DA PESQUISA II

Ementa: Elaboração e defesa de um projeto de pesquisa relacionado com as áreas de conhecimento e de atuação para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Sem: 7 | CH: 30

638
BIOQUIMICA CLINICA

Ementa: Teoria e prática de bioquímica clínica envolvendo cuidados na coleta de amostras biológicas, avaliação laboratorial das funções renal, hepática e endócrina, da enzimologia clínica, dos distúrbios do metabolismo dos carboidratos e das dislipidemias. Principais métodos bioquímicos utilizados no laboratório de análises clínicas. Diagnóstico das diversas patologias humanas correlacionadas com alterações bioquímicas.

Sem: 8 | CH: 90

1550
DEONTOLOGIA E LEGISLACAO FARMACEUTICA

Ementa: Estudo analítico/crítico da legislação profissional e sanitária que norteia e controla a atuação dos farmacêuticos.

Sem: 8 | CH: 30

1890
ESTÁGIO EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA

Ementa: Confronto dos aspectos teórico/ práticos pertinentes a atuação profissional do farmacêutico em Farmácias Comunitárias, vinculando o processo de gestão farmacêutica, assistência e atenção farmacêutica.

Sem: 8 | CH: 120

1945
FARMACOTÉCNICA II

Ementa: Manipulação de medicamentos e transformação das matérias - primas e adjuvantes em formas farmacêuticas, utilizando técnicas apropriadas, co-relacionando as características físico-químicas e farmacológicas dos ativos e das preparações, em atividades teóricas e práticas.

Sem: 8 | CH: 60

1891
ESTÁGIO EM FARMÁCIA HOSPITALAR

Ementa: Prática em contexto hospitalar, correlacionando os conhecimentos teóricos de gestão e cuidados farmacêuticos através da participação de atividades na farmácia do hospital e em ambulatório.

Sem: 9 | CH: 120

675
MICROBIOLOGIA CLINICA

Ementa: Introdução, história e evolução das doenças infecciosas. Métodos modernos de análise microbiana. Coleta de materiais microbiológicos. Cultura, isolamento e identificação de bactérias. Teste de sensibilidade a antimicrobianos e bactérias multiresistentes. Bacteriologia das infecções do sistema respiratório, urinário, digestivo, vascular, nervoso central, das infecções da pele, dos olhos e do sistema reprodutor. Cultura e identificação de fungos.

Sem: 9 | CH: 60

14644
TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS

Ementa: EMENTA A disciplina propõe o estudo dos tipos de matérias-primas utilizadas na indústria de alimentos e os processos tecnológicos de transformação das mesmas. Propõe ainda o estudo dos fluxogramas de processamento de alimentos e as operações unitárias envolvidas que permitem a obtenção de produtos industrializados diversos. Estudo dos principais métodos de conservação de alimentos, incluindo o uso de aditivos e embalagens, possibilitando uma visão crítica, sob o ponto de vista nutricional, segundo os diversos tratamentos empregados.

Sem: 9 | CH: 45

14645
TECNOLOGIA FARMACÊUTICA

Ementa: Tecnologia de produção e planejamento de: pós, comprimidos, cápsulas, suspensões, soluções, emulsões, microemulsões, xaropes, elixires e formas farmacêuticas inovadoras. Boas Práticas de Fabricação. Validação de Processos Farmacêuticos. Desenvolvimento de produto farmacêutico. e práticas.

Sem: 9 | CH: 75

14819
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO

Ementa: Execução do projeto elaborado em Metodologia da Pesquisa II. Redação, apresentação e defesa do trabalho de Graduação.

Sem: 9 | CH: 180

1892
ESTÁGIO EM ANÁLISES CLÍNICAS

Ementa: EMENTA Vivência em atividades, nas diferentes áreas profissionais em análises clínica, buscando um aprendizado prático dos conhecimentos adquiridos durante a vida acadêmica. Capacidade de relação teoria/prática na interpretação e liberação de laudos laboratoriais. O estágio deve ainda ingressar o aluno a vivência profissional do laboratório clínico.

Sem: 10 | CH: 300

641
ESTÁGIO EM PRODUÇÃO E CONTROLE DE MEDICAMENTOS E ALIMENTOS

Ementa: Vivência em atividades práticas no controle e produção de medicamentos e/ou alimentos, correlacionando conhecimentos teóricos da área através da participação em atividades práticas supervisionadas.

Sem: 10 | CH: 180


Disciplinas|Curriculo: 291131


Código

Nome

261663
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 300

629
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

630
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1857
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1858
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1885
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1886
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1887
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1888
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1889
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 1 | CH: 60

1345
CALCULO APLICADO A FARMACIA

Ementa: EMENTA Desenvolvimento de raciocínio lógico a análise de funções matemáticas - logarítmicas, integrais e derivadas bem como sua aplicação na resolução de cálculos relacionados aos estudos farmacêuticos.

Sem: 1 | CH: 45

14805
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 90

313
HISTOLOGIA HUMANA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

1552
INTRODUCAO AS CIENCIAS FARMACEUTICAS

Ementa:

Sem: 1 | CH: 30

1352
QUIMICA GERAL

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

1333
BIOQUIMICA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 90

1454
ESTAGIO I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 90

1781
GENETICA

Ementa: EMENTA Estudo da célula ao DNA incluindo uma descrição do gene, se sua estrutura até a formação de proteínas. Noções de fenótipo e genótipo e a relação com ambiente. Funcionamento gênico e de que modo se transmite nas famílias, além das principais alterações como mutações gênicas e alterações cromossômicas. A genética e suas relações com medicamentos, nutrição e comportamento humano.

Sem: 2 | CH: 30

1784
METODOLOGIA DA PESQUISA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

325
QUIMICA ANALITICA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

1944
QUIMICA ORGANICA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

392
SOCIOLOGIA EM SAUDE

Ementa:

Sem: 2 | CH: 30

1337
BIOFISICA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 30

311
BIOQUIMICA II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

1559
BIOSSEGURANCA

Ementa: Histórico e legislação sobre Biossegurança. Riscos em laboratórios: riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Níveis de biossegurança em laboratórios: medidas de segurança, equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva. Boas práticas laboratoriais. Simbologia. Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde: normas regulamentadoras e aplicações.

Sem: 3 | CH: 30

1555
FARMACOLOGIA I

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1543
FISICO-QUIMICA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

330
QUIMICA ANALITICA II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1353
QUIMICA ORGANICA II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1542
ANALISE INSTRUMENTAL

Ementa: Técnicas de preparo de amostra. Métodos espectrométricos: visível, absorção atômica e fotometria de chama, nefelometria e turbidimetria. Métodos eletroquímicos: potenciometria, condutometria, eletrogravimetria. Métodos cromatográficos.

Sem: 4 | CH: 30

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 4 | CH: 30

1545
BIOETICA

Ementa: Aspectos conceituais e fundamentos da ética e bioética, aspectos éticos envolvidos na pesquisa em saúde; diretrizes e normas em pesquisa em saúde; consentimento informado, capresentação e discussão dos principais temas de bioética.

Sem: 4 | CH: 30

219
BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

1554
FARMACOBOTANICA

Ementa:

Sem: 4 | CH: 45

1553
FARMACOCINETICA

Ementa: EMENTA Conhecimento e entendimento dos fatores e parâmetros envolvidos e que influenciam os processos farmacocinéticos (liberação, absorção, distribuição, metabolização e excreção), bem como fatores individuais de variação e monitoramento de fármacos na prática clínica.

Sem: 4 | CH: 45

672
IMUNOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Sistema linfóide e resposta imune. Mecanismos gerais da resposta imune. Imunoglobulinas e complemento. Reações antígeno x anticorpo. Reações de avaliação da imunidade humoral. Hipersensibilidade. Diagnóstico imunológico das infecções. Avaliação da resposta imune humoral e celular. Imunidade e deficiências imunológicas. Imunoprofilaxia. Auto-imunidade e diagnóstico laboratorial das doenças auto-imunes e reumáticas. Imunologia dos transplantes. Imunologia dos tumores.

Sem: 4 | CH: 45

158
PATOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 4 | CH: 45

470
ESTAGIO II

Ementa:

Sem: 5 | CH: 144

146
FISIOPATOLOGIA I

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 5 | CH: 45

1661
MICROBIOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Estudo dos microrganismos, em especial bactérias, fungos e vírus, suas características morfológicas, genéticas, propriedades biológicas e bioquímicas. Drogas antimicrobianas. Controle de microrganismos. Técnicas laboratoriais de colorações e culturas. .

Sem: 5 | CH: 45

156
PARASITOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 5 | CH: 45

1549
QUIMICA FARMACEUTICA I

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

1471
SAUDE COLETIVA

Ementa: Histórico das políticas de saúde, a organização do sistema de saúde nas três esferas de governo, sua estrutura e funções, abordando aspectos gerais sobre epidemiologia e incluindo os indicadores de saúde, vigilância epidemiológica e sistemas de informação. Meio ambiente e saúde e suas relações através do saneamento.

Sem: 5 | CH: 60

267
ADMINISTRACAO FARMACEUTICA

Ementa: EMENTA Noções de economia e administração. Visão das empresas farmacêuticas: farmácias públicas, hospitalares e de manipulação; indústrias farmacêutica, de alimentos, cosmética e laboratório de análises clínicas. Administração de unidades farmacêuticas. Funcionamento dos segmentos administrativos das empresas: operacional, financeiro, e de recursos humanos.

Sem: 6 | CH: 30

1541
FARMACIA HOSPITALAR

Ementa: EMENTA História. Conceitos fundamentais. Estrutura e organização do hospital e da farmácia hospitalar. Atribuições do farmacêutico hospitalar. Seleção de medicamentos. Comissões técnicas no ambiente hospitalar. Sistemas de distribuição de medicamentos. Materiais médico-hospitalares. Legislação aplicada ao ambiente hospitalar. Nutrição Parenteral.

Sem: 6 | CH: 30

1547
FARMACOGNOSIA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 90

1556
FARMACOLOGIA II

Ementa: Compreensão dos mecanismos de ação das drogas que atuam no Sistema Nervoso Central e os fármacos que afetam os principais sistemas orgânicos.

Sem: 6 | CH: 45

597
FARMACOTECNICA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 90

1838
QUIMICA FARMACEUTICA II

Ementa: A química medicinal e o planejamento e desenvolvimento (P&D) de medicamentos; Utilização de ferramentas in silico no processo de P&D; Fármacos que afetam as funções reenais e cardiovasculares (diuréticos, anti-hipertensivos, cardiotônicos); Fármacos antidiabéticos; Laxantes e antiulcerosos; Fármacos antidislipidêmicos; Psicofármacos (antidepressivos, ansiolíticos, antiepiléticos e antipsicóticos).

Sem: 6 | CH: 60

1561
ATENCAO FARMACEUTICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

1546
COSMETOLOGIA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

1560
FARMACOTECNICA HOMEOPATICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 45

673
HEMATOLOGIA CLINICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

1544
IMUNOLOGIA CLINICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 45

1415
METODOLOGIA DA PESQUISA II

Ementa: Elaboração e defesa de um projeto de pesquisa relacionado com as áreas de conhecimento e de atuação para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Sem: 7 | CH: 30

1695
PARASITOLOGIA CLINICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

638
BIOQUIMICA CLINICA

Ementa: Teoria e prática de bioquímica clínica envolvendo cuidados na coleta de amostras biológicas, avaliação laboratorial das funções renal, hepática e endócrina, da enzimologia clínica, dos distúrbios do metabolismo dos carboidratos e das dislipidemias. Principais métodos bioquímicos utilizados no laboratório de análises clínicas. Diagnóstico das diversas patologias humanas correlacionadas com alterações bioquímicas.

Sem: 8 | CH: 90

1319
CITOLOGIA CLINICA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 45

1548
CONTROLE DE QUALIDADE

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

471
ESTAGIO III

Ementa:

Sem: 8 | CH: 144

1563
OPERACOES UNITARIAS

Ementa: Esta é uma disciplina obrigatória do currículo do Farmacêutico Generalista, englobando o estudo das operações unitárias de interesse farmacêutico: fundamentos, mecanismos, aplicações e equipamentos utilizados.

Sem: 8 | CH: 30

1551
TECNOLOGIA FARMACEUTICA I

Ementa:

Sem: 8 | CH: 45

1322
TOXICOLOGIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

1562
BROMATOLOGIA

Ementa:

Sem: 9 | CH: 45

1550
DEONTOLOGIA E LEGISLACAO FARMACEUTICA

Ementa: Estudo analítico/crítico da legislação profissional e sanitária que norteia e controla a atuação dos farmacêuticos.

Sem: 9 | CH: 30

14633
METODOLOGIA DA PESQUISA III

Ementa: Execução do projeto elaborado em Metodologia da Pesquisa II. Redação, apresentação e defesa do trabalho de Graduação.

Sem: 9 | CH: 30

675
MICROBIOLOGIA CLINICA

Ementa: Introdução, história e evolução das doenças infecciosas. Métodos modernos de análise microbiana. Coleta de materiais microbiológicos. Cultura, isolamento e identificação de bactérias. Teste de sensibilidade a antimicrobianos e bactérias multiresistentes. Bacteriologia das infecções do sistema respiratório, urinário, digestivo, vascular, nervoso central, das infecções da pele, dos olhos e do sistema reprodutor. Cultura e identificação de fungos.

Sem: 9 | CH: 60

1673
NUTRICAO E DIETETICA

Ementa:

Sem: 9 | CH: 45

153
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Ementa:

Sem: 9 | CH: 60

1557
TECNOLOGIA FARMACEUTICA II

Ementa:

Sem: 9 | CH: 45

473
ESTAGIO IV

Ementa: EMENTA Vivência em atividades, nas diferentes áreas profissionais farmacêuticas, buscando um aprendizado prático dos conhecimentos adquiridos.

Sem: 10 | CH: 432