Farmácia
Universidade da Região da Campanha

Disciplinas|Curriculo: 291341


Código

Nome

296099
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (320)

Ementa:

Sem: 0 | CH: 320

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 1 | CH: 60

14675
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa: Estudo do funcionamento dos sistemas, bem como os conceitos gerais de homeostase, reprodução e os mecanismos de ação hormonal.

Sem: 1 | CH: 60

1781
GENETICA

Ementa: EMENTA Estudo da célula ao DNA incluindo uma descrição do gene, como e quando funciona, e de que modo se transmite nas famílias. Mutações gênicas e alterações cromossômicas. Terapia gênica, DNA e a lei, engenharia genética, farmacogenética e vacinas de DNA, anomalias cromossômicas e estudo da Genética do comportamento.

Sem: 1 | CH: 30

261329
HISTOLOGIA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

261333
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 30

261327
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

Ementa: Informações básicas sobre química geral e ambiental. Grandezas e medidas, fórmulas e equações químicas. Mecanismo de reações químicas. Soluções, precipitação e dissolução. Introdução a técnicas laboratoriais: preparo e padronização de soluções, volumetria, gravimetria, potenciometria.

Sem: 1 | CH: 60

261330
QUÍMICA ORGÂNICA I

Ementa: Desenvolvimento de raciocínio lógico no âmbito químico, através de estudo teórico e prático em laboratório, da estrutura, análise conformacional e o comportamento químico e reações dos compostos orgânicos - alcanos, alcoóis, haletos de alquila, alquenos, alcinos, e compostos carbonilados.

Sem: 1 | CH: 30

1559
BIOSSEGURANCA

Ementa: EMENTA Histórico e legislação sobre Biossegurança. Riscos em laboratórios: riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Níveis de biossegurança em laboratórios: medidas de segurança, equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva. Boas práticas laboratoriais. Simbologia. Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde: normas regulamentadoras e aplicações.

Sem: 2 | CH: 30

261629
INTRODUÇÃO Á FARMÁCIA

Ementa: Evolução das Práticas Farmacêuticas e a história da Farmácia no Brasil; Mercado Farmacêutico no Mundo; Farmacêutico 7 estrelas; Áreas de Atuação Profissional; Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Farmácia; Objetivos do Curso de Farmácia; Código de ética farmacêutico; Conceitos Básicos em Farmácia (Fármaco, droga, medicamento - alopáticos - oficinais e magistrais - e homeopáticos - remédio, placebo e correlatos; Farmácia x Drogaria; Medicamentos genéricos, referência, similares; Formas Farmacêuticas; Ação dos medicamentos; Correlação dose-efeito); Assistência e Atenção Farmacêutica: Conceitos e diferenças; Valorização do profissional farmacêutico; Serviços farmacêuticos voltados ao paciente de acordo com a RDC 573 e 574 do CFF.

Sem: 2 | CH: 60

261418
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Estuda a pesquisa científica seus conceitos, características, métodos,técnicas e etapas.A organização do trabalho acadêmico,trabalhos científicos: fichamentos, resenhas bibliográficas, artigos científicos, relatórios, seminários, comunicações científicas e monografias O projeto de pesquisa: noções preliminares e estrutura. Normas técnicas para a elaboração do trabalho científico. ABNT.

Sem: 2 | CH: 30

261597
PATOLOGIA HUMANA

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 2 | CH: 30

261631
QUÍMICA ANALÍTICA I

Ementa: EMENTA Teoria dos principais métodos empregados em Química Analítica. Dissociação eletrolítica. Produto iônico da água. Hidrólise dos sais. Equilíbrio em soluções saturadas. Química analítica dos cátions. Química analítica dos ânions.

Sem: 2 | CH: 30

261630
QUÍMICA ORGÂNICA II

Ementa: EMENTA Desenvolvimento de raciocínio lógico no âmbito químico, através de estudo teórico e prático em laboratório, da estrutura, análise conformacional e o comportamento químico e reações dos compostos orgânicos - compostos aromáticos, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e derivados funcionais, aminas e compostos sulfurados

Sem: 2 | CH: 60

981
SAUDE COLETIVA

Ementa: Histórico das políticas de saúde, a organização do sistema de saúde nas três esferas de governo, sua estrutura e funções, abordando aspectos gerais sobre epidemiologia e incluindo os indicadores de saúde, vigilância epidemiológica e sistemas de informação. Meio ambiente e saúde e suas relações através do saneamento.

Sem: 2 | CH: 60

261447
ANTROPOLOGIA

Ementa: A Ciência Antropológica: conceito, formação e desenvolvimento. Objeto de estudo, relação com outras ciências e suas especificidades. Principais orientações teóricas sobre racismo, etnocentrismo, identidade e diversidade cultural. Temas e tendências atuais da Antropologia.

Sem: 3 | CH: 30

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 3 | CH: 30

308
BIOQUIMICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Bioquímica da contração muscular.

Sem: 3 | CH: 60

296260
CÁLCULO APLICADO A FARMÁCIA

Ementa: Desenvolvimento de raciocínio lógico a análise de funções matemáticas - logarítmicas, integrais e derivadas bem como sua aplicação na resolução de cálculos relacionados aos estudos farmacêuticos.

Sem: 3 | CH: 30

296259
FARMACOCINETICA

Ementa: Conhecimento e entendimento dos fatores e parâmetros envolvidos e que influenciam os processos farmacocinéticos (liberação, absorção, distribuição, metabolização e excreção), bem como fatores individuais de variação e monitoramento de fármacos na prática clínica.

Sem: 3 | CH: 60

296258
FISICOQUÍMICA

Ementa: Estado gasoso. Elementos da termodinâmica. Equilíbrio químico. Cinética química. Catálise e cinética enzimática. Oxi-redução e noções de espectroscopia. Sistemas dispersos

Sem: 3 | CH: 30

296076
FISIOPATOLOGIA I

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 3 | CH: 60

296257
QUÍMICA ANALÍTICA II

Ementa: Técnicas de análise quantitativa. Fundamentos da amostragem. Aparelhos, operações e reagentes. Volumetria de neutralização. Volumetria de precipitação. Volumetria de oxi-redução. Volumetria complexométrica.

Sem: 3 | CH: 60

1542
ANALISE INSTRUMENTAL

Ementa: EMENTA Técnicas de preparo de amostra. Métodos espectrométricos: visível, absorção atômica e fotometria de chama, nefelometria e turbidimetria. Métodos eletroquímicos: potenciometria, condutometria, eletrogravimetria. Métodos cromatográficos.

Sem: 4 | CH: 30

1545
BIOETICA

Ementa: EMENTA Apresentação dos aspectos conceituais e fundamentos da ética e bioética, aspectos éticos envolvidos na pesquisa em saúde; diretrizes e normas em pesquisa em saúde; consentimento nformado, apresentação e discussão dos principais temas de bioética.

Sem: 4 | CH: 30

261672
BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa: EMENTA Esta disciplina tem como objetivo geral proporcionar conhecimentos da biologia molecular das células, as técnicas de estudo utilizadas e as mais novas informações no campo do estudo dos ácidos nucléicos e proteínas, incluindo técnicas de biotecnologia moderna.

Sem: 4 | CH: 30

312
BIOQUÍMICA DA FARMÁCIA

Ementa: EMENTA Estudo do metabolismo dos aminoácidos, das proteínas e outros compostos nitrogenados; metabolismo de carboidratos; metabolismo dos lipídios; bioquímica da respiração e do equilíbrio ácido-base, assim como estudar a os processos de regulação metabólica.

Sem: 4 | CH: 60

261428
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Ementa: A decisão pessoal de empreender e a atividade empreendedora. Necessidade de mercado. Identificação de Oportunidades. Plano de Negócios. Consultoria. Conceito. Tipos. Características Básicas do Consultor. Diagnóstico Empresarial. Conceito. Finalidades. Etapas. Avaliação dos Resultados. Relatórios.

Sem: 4 | CH: 30

292119
FARMACOLOGIA I

Ementa: EMENTA Fundamentos para compreensão dos mecanismos básicos da interação de fármacos e os sistemas biológicos, envolvendo princípios gerais de ação das drogas, os seus aspectos moleculares, assim como os mediadores químicos envolvidos. Transmissão química e ação das drogas no sistema nervoso autônomo e cardiovascular e renal.

Sem: 4 | CH: 60

296741
IMUNOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Sistema linfóide e resposta imune. Mecanismos gerais da resposta imune. Imunoglobulinas e complemento. Reações antígeno x anticorpo. Reações de avaliação da imunidade humoral. Hipersensibilidade. Diagnóstico imunológico das infecções. Avaliação da resposta imune humoral e celular. Imunidade e deficiências imunológicas. Imunoprofilaxia. Auto-imunidade e diagnóstico laboratorial das doenças auto-imunes e reumáticas. Imunologia dos transplantes. Imunologia dos tumores.

Sem: 4 | CH: 60

14628
PARASITOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Generalidades sobre parasitismo - definições, relação parasito-hospedeiro. Principais doenças causadas por protozoários e helmintos e suas implicações em saúde pública. Artrópodes como vetores de doenças. Controle de animais e vetores de doenças. Vigilância sanitária

Sem: 4 | CH: 30

296081
BROMATOLOGIA DOS ALIMENTOS

Ementa: Introdução à Bromatologia, amostragem, avaliações qualitativas, quantitativas e aplicação de estatística. Água nos alimentos. Carboidratos nos alimentos. Lipídios nos alimentos. Proteínas nos alimentos. Minerais nos alimentos. Vitaminas nos alimentos. Legislação.

Sem: 5 | CH: 60

1541
FARMACIA HOSPITALAR

Ementa: Estudo organizacional da assistência farmacêutica hospitalar, com ênfase nas funções prioritárias - seleção de medicamentos, gestão de estoques, farmacotécnica hospitalar, central de misturas intravenosas. Participação do farmacêutico, enquanto membro da equipe multidisciplinar no âmbito hospitalar, em comissões e prática da farmácia clínica.

Sem: 5 | CH: 30

296831
FARMACOLOGIA II

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

296833
FARMACOTÂNICA

Ementa:

Sem: 5 | CH: 30

296830
MICROBIOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

296832
QUÍMICA FARMACÊUTICA I

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

261389
SOCIOLOGIA

Ementa: Noções básicas de sociologia. A sociedade e a complexa teia de relações que se estabelecem entre os indivíduos. Estrutura social, classes sociais, instituições e mudança social. A sociedade industrial e a indústria cultural. Cultura de massa, lazer e consumo.

Sem: 5 | CH: 30

296834
ATENÇÃO FARMACÊUTICA E FARMÁCIA CLÍNICA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296835
FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

1563
OPERACOES UNITARIAS

Ementa: Esta é uma disciplina obrigatória do currículo do Farmacêutico Generalista, englobando o estudo das operações unitárias de interesse farmacêutico: fundamentos, mecanismos, aplicações e equipamentos utilizados.

Sem: 6 | CH: 30

296836
PARASITOLOGIA CLÍNICA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

1838
QUIMICA FARMACEUTICA II

Ementa: EMENTA Esta é uma disciplina obrigatória do currículo do Farmacêutico Generalista, englobando o estudo da descoberta, gênese, planejamento, propriedades físico-químicas e metabolismo dos fármacos, além do entendimento do mecanismo de ação em nível molecular e análise das relações entre a estrutura química e a atividade biológica dos agentes quimioterápicos.

Sem: 6 | CH: 60

261596
TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS

Ementa: Composição física e química, qualidade e sanidade das matérias-primas de origem vegetal e animal destinadas ao processamento. Métodos de conservação de produtos de origem animal. Aspectos tecnológicos da fermentação acética, lática e alcoólica . Conservação de frutas e hortaliças utilizando frio, calor e desidratação.

Sem: 6 | CH: 60

1633
ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA

Ementa: EMENTA Esta é uma disciplina presente nos cursos de Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da URCAMP/Bagé-RS, desenvolvida de modo multidisciplinar entre os referidos cursos, profissionais da área da saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família e usuários dos serviços, priorizando as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde da comunidade, de forma integral e contínua.

Sem: 7 | CH: 90

14639
FARMACOGNOSIA

Ementa: EMENTA Esta é uma disciplina específica do Currículo do Farmacêutico Generalista, desenvolvida com base na utilização de plantas medicinais e medicamentos derivados.

Sem: 7 | CH: 60

296837
FARMACOTÉCNICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 90

296839
HEMATOLOGIA CLÍNICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296838
TOXICOLOGIA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

296089
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM SAÚDE

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

1678
ALIMENTOS FUNCIONAIS

Ementa: Introdução ao estudo dos alimentos funcionais. Histórico e legislação nacional sobre alimentos funcionais. Principais grupos de alimentos funcionais. Especificidades de ação dos grupos de alimentos funcionais.

Sem: 8 | CH: 30

296842
COSMETOLOGIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

296840
ESTÁGIO EM FARMÁCIA HOSPITALAR

Ementa:

Sem: 8 | CH: 150

14641
IMUNOLOGIA CLÍNICA

Ementa: EMENTA Discutir e interpretar as solicitações de exames imunológicos. Colher e conservar o material biológico.Desenvolver as principais reações sorológicas na rotina de Imunologia Clinica. Interpretar os resultados dos exames imunológicos realizados. Conhecer os métodos utilizados para o controle de qualidade nos exames realizados, (Aglutinação em tubos e em lâminas, Hemaglutinação, Microhemaglutinação, Turbedimetria, Imunofluorescência e Ensaios Imunoenzimáticos), técnicas e métodos de diagnóstico. Bases das reações antígeno-anticorpo. Parâmetros para validação dos métodos imunológicos. Aspectos clínicos e do diagnóstico imunológico de doenças infecciosas e parasitárias. Diagnóstico imunológico das doenças autoimunes. Ensaios de histocompatibilidade. Avaliação imunológica de marcadores tumorais.

Sem: 8 | CH: 60

675
MICROBIOLOGIA CLINICA

Ementa: Introdução, história e evolução das doenças infecciosas. Métodos modernos de análise microbiana. Coleta de materiais microbiológicos. Cultura, isolamento e identificação de bactérias. Teste de sensibilidade a antimicrobianos e bactérias multiresistentes. Bacteriologia das infecções do sistema respiratório, urinário, digestivo, vascular, nervoso central, das infecções da pele, dos olhos e do sistema reprodutor. Cultura e identificação de fungos.

Sem: 8 | CH: 60

296841
TECNOLOGIA FARMACÊUTICA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

638
BIOQUIMICA CLINICA

Ementa: Teoria e prática de bioquímica clínica envolvendo cuidados na coleta de amostras biológicas, avaliação laboratorial das funções renal, hepática e endócrina, da enzimologia clínica, dos distúrbios do metabolismo dos carboidratos e das dislipidemias. Principais métodos bioquímicos utilizados no laboratório de análises clínicas. Diagnóstico das diversas patologias humanas correlacionadas com alterações bioquímicas.

Sem: 9 | CH: 90

296844
CONTROLE DE QUALIDADE

Ementa:

Sem: 9 | CH: 60

1550
DEONTOLOGIA E LEGISLACAO FARMACEUTICA

Ementa: Estudo analítico/crítico da legislação profissional e sanitária que norteia e controla a atuação dos farmacêuticos.

Sem: 9 | CH: 30

296843
ESTÁGIO EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA

Ementa:

Sem: 9 | CH: 180

296845
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FARMÁCIA

Ementa:

Sem: 9 | CH: 60

296846
ESTÁGIO EM ANÁLISES CLÍNICAS

Ementa:

Sem: 10 | CH: 360

296847
ESTÁGIO EM PRODUÇÃO E CONTROLE DE MEDICAMENTOS E ALIMENTOS

Ementa:

Sem: 10 | CH: 180


Disciplinas|Curriculo: 291331


Código

Nome

261663
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 300

629
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

630
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1857
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1858
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1885
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1886
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1887
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1888
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1889
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

296385
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 1 | CH: 60

308
BIOQUIMICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Bioquímica da contração muscular.

Sem: 1 | CH: 60

14626
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa: Estudo do funcionamento dos sistemas, bem como os conceitos gerais de homeostase, reprodução e os mecanismos de ação hormonal.

Sem: 1 | CH: 60

1781
GENETICA

Ementa: EMENTA Estudo da célula ao DNA incluindo uma descrição do gene, como e quando funciona, e de que modo se transmite nas famílias. Mutações gênicas e alterações cromossômicas. Terapia gênica, DNA e a lei, engenharia genética, farmacogenética e vacinas de DNA, anomalias cromossômicas e estudo da Genética do comportamento.

Sem: 1 | CH: 30

313
HISTOLOGIA HUMANA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

1352
QUIMICA GERAL

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

1559
BIOSSEGURANCA

Ementa: EMENTA Histórico e legislação sobre Biossegurança. Riscos em laboratórios: riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Níveis de biossegurança em laboratórios: medidas de segurança, equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva. Boas práticas laboratoriais. Simbologia. Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde: normas regulamentadoras e aplicações.

Sem: 2 | CH: 30

1433
ESTAGIO EM ATIVIDADES FARMACEUTICAS I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

14627
METODOLOGIA DA PESQUISA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

158
PATOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

22
QUIMICA ANALITICA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

1944
QUIMICA ORGANICA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

392
SOCIOLOGIA EM SAUDE

Ementa:

Sem: 2 | CH: 30

312
BIOQUÍMICA DA FARMÁCIA

Ementa: EMENTA Estudo do metabolismo dos aminoácidos, das proteínas e outros compostos nitrogenados; metabolismo de carboidratos; metabolismo dos lipídios; bioquímica da respiração e do equilíbrio ácido-base, assim como estudar a os processos de regulação metabólica.

Sem: 3 | CH: 60

1555
FARMACOLOGIA I

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1543
FISICO-QUIMICA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

146
FISIOPATOLOGIA I

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 3 | CH: 45

14628
PARASITOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Generalidades sobre parasitismo - definições, relação parasito-hospedeiro. Principais doenças causadas por protozoários e helmintos e suas implicações em saúde pública. Artrópodes como vetores de doenças. Controle de animais e vetores de doenças. Vigilância sanitária

Sem: 3 | CH: 30

330
QUIMICA ANALITICA II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1353
QUIMICA ORGANICA II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

267
ADMINISTRACAO FARMACEUTICA

Ementa: EMENTA Noções de economia e administração. Visão das empresas farmacêuticas: farmácias públicas, hospitalares e de manipulação; indústrias farmacêutica, de alimentos, cosmética e laboratório de análises clínicas. Administração de unidades farmacêuticas. Funcionamento dos segmentos administrativos das empresas: operacional, financeiro, e de recursos humanos.

Sem: 4 | CH: 30

1542
ANALISE INSTRUMENTAL

Ementa: EMENTA Técnicas de preparo de amostra. Métodos espectrométricos: visível, absorção atômica e fotometria de chama, nefelometria e turbidimetria. Métodos eletroquímicos: potenciometria, condutometria, eletrogravimetria. Métodos cromatográficos.

Sem: 4 | CH: 30

1545
BIOETICA

Ementa: EMENTA Apresentação dos aspectos conceituais e fundamentos da ética e bioética, aspectos éticos envolvidos na pesquisa em saúde; diretrizes e normas em pesquisa em saúde; consentimento nformado, apresentação e discussão dos principais temas de bioética.

Sem: 4 | CH: 30

261672
BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa: EMENTA Esta disciplina tem como objetivo geral proporcionar conhecimentos da biologia molecular das células, as técnicas de estudo utilizadas e as mais novas informações no campo do estudo dos ácidos nucléicos e proteínas, incluindo técnicas de biotecnologia moderna.

Sem: 4 | CH: 30

1345
CALCULO APLICADO A FARMACIA

Ementa: EMENTA Desenvolvimento de raciocínio lógico a análise de funções matemáticas - logarítmicas, integrais e derivadas bem como sua aplicação na resolução de cálculos relacionados aos estudos farmacêuticos.

Sem: 4 | CH: 45

1553
FARMACOCINETICA

Ementa: EMENTA Conhecimento e entendimento dos fatores e parâmetros envolvidos e que influenciam os processos farmacocinéticos (liberação, absorção, distribuição, metabolização e excreção), bem como fatores individuais de variação e monitoramento de fármacos na prática clínica.

Sem: 4 | CH: 45

672
IMUNOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Sistema linfóide e resposta imune. Mecanismos gerais da resposta imune. Imunoglobulinas e complemento. Reações antígeno x anticorpo. Reações de avaliação da imunidade humoral. Hipersensibilidade. Diagnóstico imunológico das infecções. Avaliação da resposta imune humoral e celular. Imunidade e deficiências imunológicas. Imunoprofilaxia. Auto-imunidade e diagnóstico laboratorial das doenças auto-imunes e reumáticas. Imunologia dos transplantes. Imunologia dos tumores.

Sem: 4 | CH: 45

1661
MICROBIOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Estudo dos microrganismos, em especial bactérias, fungos e vírus, suas características morfológicas, genéticas, propriedades biológicas e bioquímicas. Drogas antimicrobianas. Controle de microrganismos. Técnicas laboratoriais de colorações e culturas. .

Sem: 4 | CH: 45

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 5 | CH: 30

1681
BROMATOLOGIA DOS ALIMENTOS

Ementa: Conceitos e fundamentos básicos da Nutrição Experimental, com ênfase na utilização de cobaias como ratos e moscas e estudo sistemático das técnicas para avaliação química, bioquímica ou biológica e do valor nutricional de alimentos.

Sem: 5 | CH: 45

1541
FARMACIA HOSPITALAR

Ementa: Estudo organizacional da assistência farmacêutica hospitalar, com ênfase nas funções prioritárias - seleção de medicamentos, gestão de estoques, farmacotécnica hospitalar, central de misturas intravenosas. Participação do farmacêutico, enquanto membro da equipe multidisciplinar no âmbito hospitalar, em comissões e prática da farmácia clínica.

Sem: 5 | CH: 30

1556
FARMACOLOGIA II

Ementa: Compreensão dos mecanismos de ação das drogas que atuam no Sistema Nervoso Central e os fármacos que afetam os principais sistemas orgânicos.

Sem: 5 | CH: 45

14635
FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA

Ementa: Evolução, teorias, princípios e conceitos em homeopatia. Escolas, escalas e categorias de medicamentos homeopáticos. Preparação de formulações de uso interno e externo em atividades práticas. Interpretação da prescrição médica e noções de atenção farmacêutica em homeopatia.

Sem: 5 | CH: 30

14636
PARASITOLOGIA CLÍNICA

Ementa: Visão completa das doenças parasitárias, com o estudo dos protozoários e helmintos: ciclo evolutivo, transmissão, morfologia, patogenia e métodos e técnicas laboratoriais para diagnóstico, estabelecendo relações teórico-práticas.

Sem: 5 | CH: 45

14634
QUÍMICA FARMACÊUTICA I

Ementa: Esta é uma disciplina obrigatória do currículo do Farmacêutico Generalista, englobando o estudo da descoberta, gênese, planejamento, propriedades físico-químicas e metabolismo dos fármacos, além do entendimento do mecanismo de ação em nível molecular e análise das relações entre a estrutura química e a atividade biológica dos agentes quimioterápicos

Sem: 5 | CH: 30

1471
SAUDE COLETIVA

Ementa: Histórico das políticas de saúde, a organização do sistema de saúde nas três esferas de governo, sua estrutura e funções, abordando aspectos gerais sobre epidemiologia e incluindo os indicadores de saúde, vigilância epidemiológica e sistemas de informação. Meio ambiente e saúde e suas relações através do saneamento.

Sem: 5 | CH: 60

1837
ASSISTÊNCIA E CUIDADOS FARMACÊUTICOS

Ementa: EMENTA O Surgimento da Atenção farmacêutica; Estudos de Utilização de Medicamentos como ferramenta para a necessidade de implantação da Atenção farmacêutica; Planejamento da Atenção Farmacêutica; Habilidades de Comunicação e o Aconselhamento Farmacêutico; Metodologias de Seguimento farmacoterapêutico; Exercitando atenção farmacêutica em grupos específicos de pacientes.

Sem: 6 | CH: 45

14639
FARMACOGNOSIA

Ementa: EMENTA Esta é uma disciplina específica do Currículo do Farmacêutico Generalista, desenvolvida com base na utilização de plantas medicinais e medicamentos derivados.

Sem: 6 | CH: 60

14637
FARMACOTÉCNICA I

Ementa: Manipulação de medicamentos e transformação das matérias - primas e adjuvantes em formas farmacêuticas, utilizando técnicas apropriadas, co-relacionando as características físico-químicas e farmacológicas dos ativos e das preparações, em atividades teóricas e práticas.

Sem: 6 | CH: 60

1563
OPERACOES UNITARIAS

Ementa: Esta é uma disciplina obrigatória do currículo do Farmacêutico Generalista, englobando o estudo das operações unitárias de interesse farmacêutico: fundamentos, mecanismos, aplicações e equipamentos utilizados.

Sem: 6 | CH: 30

1838
QUIMICA FARMACEUTICA II

Ementa: EMENTA Esta é uma disciplina obrigatória do currículo do Farmacêutico Generalista, englobando o estudo da descoberta, gênese, planejamento, propriedades físico-químicas e metabolismo dos fármacos, além do entendimento do mecanismo de ação em nível molecular e análise das relações entre a estrutura química e a atividade biológica dos agentes quimioterápicos.

Sem: 6 | CH: 60

14638
TOXICOLOGIA

Ementa: Abordagem sobre xenobióticos tóxicos ao homem e ambiente, vias de acesso e metabolismo abrangendo com suar inter-relação entre saúde e ambiente e sociedade

Sem: 6 | CH: 45

14643
CONTROLE DE QUALIDADE

Ementa: EMENTA Reconhecimento e avaliações das principais metodologias empregadas no controle de qualidade e no estudo de estabilidade de fármacos e medicamentos, correlacionado características físico-químicas e microbiológicas a manutenção das qualidades farmacológicas e farmacotécnicas dos fármacos e adjuvantes farmacêuticos.

Sem: 7 | CH: 45

14642
COSMETOLOGIA

Ementa: EMENTA Conceituação básica da cosmetologia, suas aplicações na profissão farmacêutica, dando subsídios básicos para a produção em escala magistral dos produtos cosméticos. Legislação e estudos científicos específicos dos ativos cosmetológicos e sua farmacologia.

Sem: 7 | CH: 45

1633
ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA

Ementa: EMENTA Esta é uma disciplina presente nos cursos de Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da URCAMP/Bagé-RS, desenvolvida de modo multidisciplinar entre os referidos cursos, profissionais da área da saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família e usuários dos serviços, priorizando as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde da comunidade, de forma integral e contínua.

Sem: 7 | CH: 90

14640
HEMATOLOGIA CLÍNICA

Ementa: EMENTA Considerações gerais sobre fisiologia de células hematopoiéticas. Origem, desenvolvimento, função e destruição das células sangüíneas. Citologia da hematopoiese. Morfologia dos eritrócitos e leucócitos. Fisiopatologia de leucócitos, eritrócitos e plaquetas. Coagulopatias congênitas e adquiridas. Interpretação dos exames hematológicos.

Sem: 7 | CH: 75

14641
IMUNOLOGIA CLÍNICA

Ementa: EMENTA Discutir e interpretar as solicitações de exames imunológicos. Colher e conservar o material biológico.Desenvolver as principais reações sorológicas na rotina de Imunologia Clinica. Interpretar os resultados dos exames imunológicos realizados. Conhecer os métodos utilizados para o controle de qualidade nos exames realizados, (Aglutinação em tubos e em lâminas, Hemaglutinação, Microhemaglutinação, Turbedimetria, Imunofluorescência e Ensaios Imunoenzimáticos), técnicas e métodos de diagnóstico. Bases das reações antígeno-anticorpo. Parâmetros para validação dos métodos imunológicos. Aspectos clínicos e do diagnóstico imunológico de doenças infecciosas e parasitárias. Diagnóstico imunológico das doenças autoimunes. Ensaios de histocompatibilidade. Avaliação imunológica de marcadores tumorais.

Sem: 7 | CH: 60

1415
METODOLOGIA DA PESQUISA II

Ementa: Elaboração e defesa de um projeto de pesquisa relacionado com as áreas de conhecimento e de atuação para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Sem: 7 | CH: 30

638
BIOQUIMICA CLINICA

Ementa: Teoria e prática de bioquímica clínica envolvendo cuidados na coleta de amostras biológicas, avaliação laboratorial das funções renal, hepática e endócrina, da enzimologia clínica, dos distúrbios do metabolismo dos carboidratos e das dislipidemias. Principais métodos bioquímicos utilizados no laboratório de análises clínicas. Diagnóstico das diversas patologias humanas correlacionadas com alterações bioquímicas.

Sem: 8 | CH: 90

1550
DEONTOLOGIA E LEGISLACAO FARMACEUTICA

Ementa: Estudo analítico/crítico da legislação profissional e sanitária que norteia e controla a atuação dos farmacêuticos.

Sem: 8 | CH: 30

1890
ESTÁGIO EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA

Ementa: Confronto dos aspectos teórico/ práticos pertinentes a atuação profissional do farmacêutico em Farmácias Comunitárias

Sem: 8 | CH: 120

1945
FARMACOTÉCNICA II

Ementa: Manipulação de medicamentos e transformação das matérias - primas e adjuvantes em formas farmacêuticas, utilizando técnicas apropriadas, co-relacionando as características físico-químicas e farmacológicas dos ativos e das preparações, em atividades teóricas e práticas.

Sem: 8 | CH: 60

1891
ESTÁGIO EM FARMÁCIA HOSPITALAR

Ementa: EMENTA Prática em contexto hospitalar, correlacionando os conhecimentos teóricos de gestão e cuidados farmacêuticos através da participação de atividades na farmácia do hospital e em ambulatório.

Sem: 9 | CH: 120

675
MICROBIOLOGIA CLINICA

Ementa: Introdução, história e evolução das doenças infecciosas. Métodos modernos de análise microbiana. Coleta de materiais microbiológicos. Cultura, isolamento e identificação de bactérias. Teste de sensibilidade a antimicrobianos e bactérias multiresistentes. Bacteriologia das infecções do sistema respiratório, urinário, digestivo, vascular, nervoso central, das infecções da pele, dos olhos e do sistema reprodutor. Cultura e identificação de fungos.

Sem: 9 | CH: 60

14644
TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS

Ementa: EMENTA A disciplina propõe o estudo dos tipos de matérias-primas utilizadas na indústria de alimentos e os processos tecnológicos de transformação das mesmas. Propõe ainda o estudo dos fluxogramas de processamento de alimentos e as operações unitárias envolvidas que permitem a obtenção de produtos industrializados diversos. Estudo dos principais métodos de conservação de alimentos, incluindo o uso de aditivos e embalagens, possibilitando uma visão crítica, sob o ponto de vista nutricional, segundo os diversos tratamentos empregados.

Sem: 9 | CH: 45

14645
TECNOLOGIA FARMACÊUTICA

Ementa: Tecnologia de produção e planejamento de: pós, comprimidos, cápsulas, suspensões, soluções, emulsões, microemulsões, xaropes, elixires e formas farmacêuticas inovadoras. Boas Práticas de Fabricação. Validação de Processos Farmacêuticos. Desenvolvimento de produto farmacêutico. e práticas.

Sem: 9 | CH: 75

14819
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO

Ementa: EMENTA Execução do projeto elaborado em Metodologia da Pesquisa II. Redação, apresentação e defesa do trabalho de Graduação.

Sem: 9 | CH: 180

1892
ESTÁGIO EM ANÁLISES CLÍNICAS

Ementa: EMENTA Vivência em atividades, nas diferentes áreas profissionais farmacêuticas, buscando um aprendizado prático dos conhecimentos adquiridos.

Sem: 10 | CH: 300

641
ESTÁGIO EM PRODUÇÃO E CONTROLE DE MEDICAMENTOS E ALIMENTOS

Ementa: EMENTA Vivência em atividades práticas no controle e produção de medicamentos e/ou alimentos, correlacionando conhecimentos teóricos da área através da participação em atividades práticas supervisionadas.

Sem: 10 | CH: 180


Disciplinas|Curriculo: 291131


Código

Nome

261663
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 300

629
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

630
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1857
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1858
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1885
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1886
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1887
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1888
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

1889
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 25

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 1 | CH: 60

1345
CALCULO APLICADO A FARMACIA

Ementa: EMENTA Desenvolvimento de raciocínio lógico a análise de funções matemáticas - logarítmicas, integrais e derivadas bem como sua aplicação na resolução de cálculos relacionados aos estudos farmacêuticos.

Sem: 1 | CH: 45

14805
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 90

313
HISTOLOGIA HUMANA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

1552
INTRODUCAO AS CIENCIAS FARMACEUTICAS

Ementa:

Sem: 1 | CH: 30

1352
QUIMICA GERAL

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

1333
BIOQUIMICA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 90

1454
ESTAGIO I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 90

1781
GENETICA

Ementa: EMENTA Estudo da célula ao DNA incluindo uma descrição do gene, como e quando funciona, e de que modo se transmite nas famílias. Mutações gênicas e alterações cromossômicas. Terapia gênica, DNA e a lei, engenharia genética, farmacogenética e vacinas de DNA, anomalias cromossômicas e estudo da Genética do comportamento.

Sem: 2 | CH: 30

1784
METODOLOGIA DA PESQUISA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

325
QUIMICA ANALITICA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

1944
QUIMICA ORGANICA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

392
SOCIOLOGIA EM SAUDE

Ementa:

Sem: 2 | CH: 30

1337
BIOFISICA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 30

311
BIOQUIMICA II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

1559
BIOSSEGURANCA

Ementa: EMENTA Histórico e legislação sobre Biossegurança. Riscos em laboratórios: riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Níveis de biossegurança em laboratórios: medidas de segurança, equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva. Boas práticas laboratoriais. Simbologia. Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde: normas regulamentadoras e aplicações.

Sem: 3 | CH: 30

1555
FARMACOLOGIA I

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1543
FISICO-QUIMICA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

330
QUIMICA ANALITICA II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1353
QUIMICA ORGANICA II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1542
ANALISE INSTRUMENTAL

Ementa: EMENTA Técnicas de preparo de amostra. Métodos espectrométricos: visível, absorção atômica e fotometria de chama, nefelometria e turbidimetria. Métodos eletroquímicos: potenciometria, condutometria, eletrogravimetria. Métodos cromatográficos.

Sem: 4 | CH: 30

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 4 | CH: 30

1545
BIOETICA

Ementa: EMENTA Apresentação dos aspectos conceituais e fundamentos da ética e bioética, aspectos éticos envolvidos na pesquisa em saúde; diretrizes e normas em pesquisa em saúde; consentimento nformado, apresentação e discussão dos principais temas de bioética.

Sem: 4 | CH: 30

219
BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

1554
FARMACOBOTANICA

Ementa:

Sem: 4 | CH: 45

1553
FARMACOCINETICA

Ementa: EMENTA Conhecimento e entendimento dos fatores e parâmetros envolvidos e que influenciam os processos farmacocinéticos (liberação, absorção, distribuição, metabolização e excreção), bem como fatores individuais de variação e monitoramento de fármacos na prática clínica.

Sem: 4 | CH: 45

672
IMUNOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Sistema linfóide e resposta imune. Mecanismos gerais da resposta imune. Imunoglobulinas e complemento. Reações antígeno x anticorpo. Reações de avaliação da imunidade humoral. Hipersensibilidade. Diagnóstico imunológico das infecções. Avaliação da resposta imune humoral e celular. Imunidade e deficiências imunológicas. Imunoprofilaxia. Auto-imunidade e diagnóstico laboratorial das doenças auto-imunes e reumáticas. Imunologia dos transplantes. Imunologia dos tumores.

Sem: 4 | CH: 45

158
PATOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 4 | CH: 45

470
ESTAGIO II

Ementa:

Sem: 5 | CH: 144

146
FISIOPATOLOGIA I

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 5 | CH: 45

1661
MICROBIOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Estudo dos microrganismos, em especial bactérias, fungos e vírus, suas características morfológicas, genéticas, propriedades biológicas e bioquímicas. Drogas antimicrobianas. Controle de microrganismos. Técnicas laboratoriais de colorações e culturas. .

Sem: 5 | CH: 45

156
PARASITOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 5 | CH: 45

1549
QUIMICA FARMACEUTICA I

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

1471
SAUDE COLETIVA

Ementa: Histórico das políticas de saúde, a organização do sistema de saúde nas três esferas de governo, sua estrutura e funções, abordando aspectos gerais sobre epidemiologia e incluindo os indicadores de saúde, vigilância epidemiológica e sistemas de informação. Meio ambiente e saúde e suas relações através do saneamento.

Sem: 5 | CH: 60

267
ADMINISTRACAO FARMACEUTICA

Ementa: EMENTA Noções de economia e administração. Visão das empresas farmacêuticas: farmácias públicas, hospitalares e de manipulação; indústrias farmacêutica, de alimentos, cosmética e laboratório de análises clínicas. Administração de unidades farmacêuticas. Funcionamento dos segmentos administrativos das empresas: operacional, financeiro, e de recursos humanos.

Sem: 6 | CH: 30

1541
FARMACIA HOSPITALAR

Ementa: Estudo organizacional da assistência farmacêutica hospitalar, com ênfase nas funções prioritárias - seleção de medicamentos, gestão de estoques, farmacotécnica hospitalar, central de misturas intravenosas. Participação do farmacêutico, enquanto membro da equipe multidisciplinar no âmbito hospitalar, em comissões e prática da farmácia clínica.

Sem: 6 | CH: 30

1547
FARMACOGNOSIA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 90

1556
FARMACOLOGIA II

Ementa: Compreensão dos mecanismos de ação das drogas que atuam no Sistema Nervoso Central e os fármacos que afetam os principais sistemas orgânicos.

Sem: 6 | CH: 45

597
FARMACOTECNICA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 90

1838
QUIMICA FARMACEUTICA II

Ementa: EMENTA Esta é uma disciplina obrigatória do currículo do Farmacêutico Generalista, englobando o estudo da descoberta, gênese, planejamento, propriedades físico-químicas e metabolismo dos fármacos, além do entendimento do mecanismo de ação em nível molecular e análise das relações entre a estrutura química e a atividade biológica dos agentes quimioterápicos.

Sem: 6 | CH: 60

1561
ATENCAO FARMACEUTICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

1546
COSMETOLOGIA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

1560
FARMACOTECNICA HOMEOPATICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 45

673
HEMATOLOGIA CLINICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

1544
IMUNOLOGIA CLINICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 45

1415
METODOLOGIA DA PESQUISA II

Ementa: Elaboração e defesa de um projeto de pesquisa relacionado com as áreas de conhecimento e de atuação para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Sem: 7 | CH: 30

1695
PARASITOLOGIA CLINICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

638
BIOQUIMICA CLINICA

Ementa: Teoria e prática de bioquímica clínica envolvendo cuidados na coleta de amostras biológicas, avaliação laboratorial das funções renal, hepática e endócrina, da enzimologia clínica, dos distúrbios do metabolismo dos carboidratos e das dislipidemias. Principais métodos bioquímicos utilizados no laboratório de análises clínicas. Diagnóstico das diversas patologias humanas correlacionadas com alterações bioquímicas.

Sem: 8 | CH: 90

1319
CITOLOGIA CLINICA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 45

1548
CONTROLE DE QUALIDADE

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

471
ESTAGIO III

Ementa:

Sem: 8 | CH: 144

1563
OPERACOES UNITARIAS

Ementa: Esta é uma disciplina obrigatória do currículo do Farmacêutico Generalista, englobando o estudo das operações unitárias de interesse farmacêutico: fundamentos, mecanismos, aplicações e equipamentos utilizados.

Sem: 8 | CH: 30

1551
TECNOLOGIA FARMACEUTICA I

Ementa:

Sem: 8 | CH: 45

1322
TOXICOLOGIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

1562
BROMATOLOGIA

Ementa:

Sem: 9 | CH: 45

1550
DEONTOLOGIA E LEGISLACAO FARMACEUTICA

Ementa: Estudo analítico/crítico da legislação profissional e sanitária que norteia e controla a atuação dos farmacêuticos.

Sem: 9 | CH: 30

14633
METODOLOGIA DA PESQUISA III

Ementa: Execução do projeto elaborado em Metodologia da Pesquisa II. Redação, apresentação e defesa do trabalho de Graduação.

Sem: 9 | CH: 30

675
MICROBIOLOGIA CLINICA

Ementa: Introdução, história e evolução das doenças infecciosas. Métodos modernos de análise microbiana. Coleta de materiais microbiológicos. Cultura, isolamento e identificação de bactérias. Teste de sensibilidade a antimicrobianos e bactérias multiresistentes. Bacteriologia das infecções do sistema respiratório, urinário, digestivo, vascular, nervoso central, das infecções da pele, dos olhos e do sistema reprodutor. Cultura e identificação de fungos.

Sem: 9 | CH: 60

1673
NUTRICAO E DIETETICA

Ementa:

Sem: 9 | CH: 45

153
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Ementa:

Sem: 9 | CH: 60

1557
TECNOLOGIA FARMACEUTICA II

Ementa:

Sem: 9 | CH: 45

473
ESTAGIO IV

Ementa: EMENTA Vivência em atividades, nas diferentes áreas profissionais farmacêuticas, buscando um aprendizado prático dos conhecimentos adquiridos.

Sem: 10 | CH: 432