Nutrição
Universidade da Região da Campanha

Disciplinas|Curriculo: 281341


Código

Nome

295563
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (300)

Ementa:

Sem: 0 | CH: 300

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 1 | CH: 60

308
BIOQUIMICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Bioquímica da contração muscular.

Sem: 1 | CH: 60

14675
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa: Estudo do funcionamento dos sistemas, bem como os conceitos gerais de homeostase, reprodução e os mecanismos de ação hormonal.

Sem: 1 | CH: 60

261329
HISTOLOGIA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

261333
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 30

261327
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

Ementa: Informações básicas sobre química geral e ambiental. Grandezas e medidas, fórmulas e equações químicas. Mecanismo de reações químicas. Soluções, precipitação e dissolução. Introdução a técnicas laboratoriais: preparo e padronização de soluções, volumetria, gravimetria, potenciometria.

Sem: 1 | CH: 60

261447
ANTROPOLOGIA

Ementa: A Ciência Antropológica: conceito, formação e desenvolvimento. Objeto de estudo, relação com outras ciências e suas especificidades. Principais orientações teóricas sobre racismo, etnocentrismo, identidade e diversidade cultural. Temas e tendências atuais da Antropologia.

Sem: 2 | CH: 30

309
BIOQUIMICA DA NUTRICAO I

Ementa: Conceitos de Metabolismo e Nutrição, analisando nutrientes e sua relação com o organismo nos processos de digestão, absorção e biodisponibilidade, abrangendo os aspectos fisiológicos e bioquímicos e funções que desempenham as enzimas e hormônios no metabolismo.

Sem: 2 | CH: 60

261594
FISIOLOGIA DA NUTRIÇÃO

Ementa: Funcionamento e as inter-relações do sistema fisiológico desde os processos básicos de obtenção e utilização de energia a partir dos nutrientes: transporte, metabolismo e importância dos órgãos e sistemas para manutenção da vida.

Sem: 2 | CH: 30

261595
MICROBIOLOGIA / IMUNOLOGIA

Ementa: Estudo dos microrganismos, em especial bactérias, fungos e vírus, suas características morfológicas, genéticas, propriedades biológicas e bioquímicas. Microrganismos de interesse em alimentos, com ênfase nos causadores de toxinfecções alimentares. Controle de microrganismos. Drogas antimicrobianas. Introdução ao estudo da imunologia, tipos de imunidade, sistema imune, antígenos, imunoglobulinas, interações celulares na resposta imune, complexo de histocompatibilidade principal, sistema complemento, hipersensibilidade, imunologia dos transplantes, doenças autoimunes, imunoprofilaxia e imunoterapia.

Sem: 2 | CH: 60

261597
PATOLOGIA HUMANA

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 2 | CH: 30

14790
QUIMICA DOS ALIMENTOS

Ementa: Propriedades físicas e químicas da água e sua influência nos alimentos. Composição de matérias-primas de origem vegetal e animal. Aspectos fisiológicos do desenvolvimento. Transformações bioquímicas em alimentos após colheita de vegetais e após abate de animais. Determinação da atividade enzimática de interesse para a indústria de alimentos. Mecanismo de alterações e deteriorações dos alimentos.

Sem: 2 | CH: 30

261596
TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS

Ementa: Composição física e química, qualidade e sanidade das matérias-primas de origem vegetal e animal destinadas ao processamento. Métodos de conservação de produtos de origem animal. Aspectos tecnológicos da fermentação acética, lática e alcoólica . Conservação de frutas e hortaliças utilizando frio, calor e desidratação.

Sem: 2 | CH: 60

296077
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

Ementa: Métodos diretos de Avaliação Nutricional em indivíduos e grupos populacionais - avaliação clínica, bioquímica e antropométrica individual e grupal

Sem: 3 | CH: 30

296079
BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO II

Ementa: Abordagem do metabolismo hídrico, fibras alimentares, vitaminas e minerais em seus conceitos, características e funções no organismo humano, bem como a inter-relação de nutrientes e suas fontes alimentares.

Sem: 3 | CH: 30

296081
BROMATOLOGIA DOS ALIMENTOS

Ementa: Introdução à Bromatologia, amostragem, avaliações qualitativas, quantitativas e aplicação de estatística. Água nos alimentos. Carboidratos nos alimentos. Lipídios nos alimentos. Proteínas nos alimentos. Minerais nos alimentos. Vitaminas nos alimentos. Legislação.

Sem: 3 | CH: 60

296078
DIETÉTICA

Ementa: Recomendações nutricionais para indivíduos saudáveis: planejamento e realização de análise de dietas (infância, adulto, idoso).

Sem: 3 | CH: 30

296076
FISIOPATOLOGIA I

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 3 | CH: 60

1675
FUNDAMENTOS DA NUTRICAO

Ementa: História da alimentação e evolução da Ciência da Nutrição, analisando seus conceitos básicos, identificando hábitos alimentares e perfil nutricional das comunidades. Situa o profissional Nutricionista no contexto político-social.

Sem: 3 | CH: 30

1781
GENETICA

Ementa: EMENTA Estudo da célula ao DNA incluindo uma descrição do gene, como e quando funciona, e de que modo se transmite nas famílias. Mutações gênicas e alterações cromossômicas. Terapia gênica, DNA e a lei, engenharia genética, farmacogenética e vacinas de DNA, anomalias cromossômicas e estudo da Genética do comportamento.

Sem: 3 | CH: 30

296080
HIGIENE E VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Ementa: Epidemiologia das Doenças Transmitidas por Alimentos, através de agentes biológicos, químicos e físicos, legislação de alimentos e boas práticas de fabricação de alimentos. Técnicas de controle e garantia da qualidade de alimentos através do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC/HACCP), Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) e das Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Sem: 3 | CH: 30

261389
SOCIOLOGIA

Ementa: Noções básicas de sociologia. A sociedade e a complexa teia de relações que se estabelecem entre os indivíduos. Estrutura social, classes sociais, instituições e mudança social. A sociedade industrial e a indústria cultural. Cultura de massa, lazer e consumo.

Sem: 3 | CH: 30

261672
BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa: EMENTA Esta disciplina tem como objetivo geral proporcionar conhecimentos da biologia molecular das células, as técnicas de estudo utilizadas e as mais novas informações no campo do estudo dos ácidos nucléicos e proteínas, incluindo técnicas de biotecnologia moderna.

Sem: 4 | CH: 30

493
EXAMES LABORATORIAIS

Ementa: Abordar a interpretação clínica dos exames laboratoriais hematológicos, bioquímicos, microbiológicos, uroanálises, coprológicos, imunológicos e hormonais.

Sem: 4 | CH: 30

296084
FISIOPATOLOGIA II

Ementa: Aspectos fisiopatológicos relacionados à desnutrição e obesidade, carência de vitaminas e minerais, AIDS, erros inatos do metabolismo, alergia e intolerância alimentar, queimados e cardiopatias isquêmicas.

Sem: 4 | CH: 60

261418
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Estuda a pesquisa científica seus conceitos, características, métodos,técnicas e etapas.A organização do trabalho acadêmico,trabalhos científicos: fichamentos, resenhas bibliográficas, artigos científicos, relatórios, seminários, comunicações científicas e monografias O projeto de pesquisa: noções preliminares e estrutura. Normas técnicas para a elaboração do trabalho científico. ABNT.

Sem: 4 | CH: 30

296083
NUTRIÇÃO HUMANA

Ementa: Processos nutricionais e suas interações nos ciclos da vida: escolar, adolescente, adulto e idoso. Guias alimentares. Macro e micronutrientes. Necessidades e recomendações nutricionais. Cálculo e análise de dietas. Aplicabilidade e recomendações nutricionais.

Sem: 4 | CH: 30

296082
NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL

Ementa: Alimentação da gestante, gestante adolescente, nutriz, lactente e primeiro ano de vida, levando em consideração aspectos fisiológicos e nutricionais e formulação de cardápios. Participação ativa no incentivo e manutenção do aleitamento materno.

Sem: 4 | CH: 30

14628
PARASITOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Generalidades sobre parasitismo - definições, relação parasito-hospedeiro. Principais doenças causadas por protozoários e helmintos e suas implicações em saúde pública. Artrópodes como vetores de doenças. Controle de animais e vetores de doenças. Vigilância sanitária

Sem: 4 | CH: 30

1679
TECNICA DIETETICA I

Ementa: Estudo dos diferentes grupos de alimentos, conceito, classificação, valor nutricional. Estudo de métodos e técnicas de preparo, alterações físico-químicas nos diferentes métodos de cocção com preservação do valor nutritivo. Avaliação sensorial.

Sem: 4 | CH: 60

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 5 | CH: 30

1663
DIETOTERAPIA I

Ementa: Prescrição dietoterápica com cálculo de dieta individual, dietas progressivas, hospitalares, nutrição enteral e parenteral, identificando patologias na gestação, pediatria e neonatal com ênfase no prematuro. Dietoterapia aplicada às enfermidades do sistema respiratório, renal, cardiovascular.

Sem: 5 | CH: 60

1558
FARMACOLOGIA GERAL

Ementa: Abordagem dos princípios da farmacologia, uso racional de medicamentos e aplicação clínica dos principais fármacos de ação no sistema nervoso autônomo, muscular e digestivo.

Sem: 5 | CH: 30

1669
NUTRICAO E SAUDE PUBLICA

Ementa: Histórico das políticas de saúde. Políticas e programas de alimentação e nutrição e a situação nutricional da população brasileira através do estudo da epidemiologia, relacionando-os com o contexto social, econômico e político, de forma crítica, acompanhando a implantação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

Sem: 5 | CH: 60

150
NUTRICAO EXPERIMENTAL

Ementa: Conceitos e fundamentos básicos da Nutrição Experimental, com ênfase na utilização de cobaias como ratos e moscas e estudo sistemático das técnicas para avaliação química, bioquímica ou biológica e do valor nutricional de alimentos.

Sem: 5 | CH: 60

1680
TECNICA DIETETICA II

Ementa: Estudo de métodos e técnicas de preparo de alimentos para dietas com fins específicos, elaboração de ficha técnica de preparação (FTP), levando em consideração aspectos sensoriais e informação nutricional.

Sem: 5 | CH: 60

1685
ADMINISTRACAO DOS SERV DE ALIMENTACAO I

Ementa: Fundamentos da administração geral, gerenciamento e funcionamento de uma unidade de alimentação e nutrição, características e planejamento físico-funcional, gestão de recursos humanos, segurança e higiene na UAN.

Sem: 6 | CH: 60

1664
DIETOTERAPIA II

Ementa: Cálculo de dieta individual com discussão de casos clínicos utilizando dietoterapia aplicada às enfermidades do sistema digestório e endócrino, portadores de AIDS, de queimaduras, e conduta nutricional aplicada ao paciente imunodeprimido, carência e toxidade de vitaminas e minerais, peso excessivo ou insuficiente. Anemias, alergia e intolerância alimentar, erros inatos do metabolismo e neoplasias

Sem: 6 | CH: 60

152
EDUCACAO ALIMENTAR

Ementa: Educação como prática social na orientação alimentar, utilizando os meios de comunicação de massa na saúde, promovendo mudança no comportamento alimentar; planejando, executando e avaliando programas educativos.

Sem: 6 | CH: 60

296086
NUTRIÇÃO COMUNITÁRIA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 90

296087
NUTRIÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 30

296085
PSICOLOGIA EM SAÚDE

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296088
ADMINISTRAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO II

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

143
CONSUMO ALIMENTAR

Ementa: Métodos indiretos de avaliação nutricional através de estudos socioeconômicos e de consumo alimentar, em indivíduos e grupos populacionais. Elaboração de projeto, apuração dos dados, análise e discussão dos resultados e apresentação do relatório final. Execução de um artigo científico.

Sem: 7 | CH: 30

261428
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Ementa: A decisão pessoal de empreender e a atividade empreendedora. Necessidade de mercado. Identificação de Oportunidades. Plano de Negócios. Consultoria. Conceito. Tipos. Características Básicas do Consultor. Diagnóstico Empresarial. Conceito. Finalidades. Etapas. Avaliação dos Resultados. Relatórios.

Sem: 7 | CH: 30

296092
ESTÁGIO EM NUTRIÇÃO ESCOLAR

Ementa:

Sem: 7 | CH: 90

296090
ÉTICA E BIOÉTICA EM NUTRIÇÃO

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

296091
GASTRONOMIA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296089
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM SAÚDE

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

1678
ALIMENTOS FUNCIONAIS

Ementa: Introdução ao estudo dos alimentos funcionais. Histórico e legislação nacional sobre alimentos funcionais. Principais grupos de alimentos funcionais. Especificidades de ação dos grupos de alimentos funcionais.

Sem: 8 | CH: 30

1683
DIETOTERAPIA HOSPITALAR

Ementa: Fundamentada na Ciência da Nutrição, a disciplina aborda a terapêutica alimentar hospitalar nas enfermidades metabólicas, endócrinas, cardiovasculares, nefro-urinárias, hepáticas e queimaduras para recuperação da saúde do indivíduo, considerando seu estado nutricional, e as características psicossociais e culturais.

Sem: 8 | CH: 60

14646
ESTÁGIO EM SAÚDE PÚBLICA

Ementa: Vivência prática em Saúde Pública, em Unidades Básicas de Saúde com Estratégia Saúde da Família (UBSF), através de orientação, educação nutricional e alimentar em materno-infantil e nas diversas fases da vida conforme patologias. Participação nos programas sociais e atividades da comunidade local, através da avaliação nutricional, anamnese e orientação específica para cada caso

Sem: 8 | CH: 180

296093
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM NUTRIÇÃO

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

1423
ESTAGIO EM ADM SERV ALIMENTACAO

Ementa: Atividade prática em Unidade de Alimentação e Nutrição aplicando conhecimentos relacionados ao planejamento, organização, direção e controle da produção de refeições. Gestão de recursos humanos. Controle de qualidade do serviço. Planejamento, análise, diagnóstico, avaliação estrutural e material do Serviço de Alimentação.

Sem: 9 | CH: 180

296094
ESTÁGIO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA

Ementa:

Sem: 9 | CH: 210


Disciplinas|Curriculo: 281331


Código

Nome

261663
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 300

296319
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 30

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 1 | CH: 60

308
BIOQUIMICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Bioquímica da contração muscular.

Sem: 1 | CH: 60

14626
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa: Estudo do funcionamento dos sistemas, bem como os conceitos gerais de homeostase, reprodução e os mecanismos de ação hormonal.

Sem: 1 | CH: 60

1781
GENETICA

Ementa: EMENTA Estudo da célula ao DNA incluindo uma descrição do gene, como e quando funciona, e de que modo se transmite nas famílias. Mutações gênicas e alterações cromossômicas. Terapia gênica, DNA e a lei, engenharia genética, farmacogenética e vacinas de DNA, anomalias cromossômicas e estudo da Genética do comportamento.

Sem: 1 | CH: 30

313
HISTOLOGIA HUMANA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

1352
QUIMICA GERAL

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

261672
BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa: EMENTA Esta disciplina tem como objetivo geral proporcionar conhecimentos da biologia molecular das células, as técnicas de estudo utilizadas e as mais novas informações no campo do estudo dos ácidos nucléicos e proteínas, incluindo técnicas de biotecnologia moderna.

Sem: 2 | CH: 30

309
BIOQUIMICA DA NUTRICAO I

Ementa: Conceitos de Metabolismo e Nutrição, analisando nutrientes e sua relação com o organismo nos processos de digestão, absorção e biodisponibilidade, abrangendo os aspectos fisiológicos e bioquímicos e funções que desempenham as enzimas e hormônios no metabolismo.

Sem: 2 | CH: 60

16
FISIOLOGIA DA NUTRICAO

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

1675
FUNDAMENTOS DA NUTRICAO

Ementa: História da alimentação e evolução da Ciência da Nutrição, analisando seus conceitos básicos, identificando hábitos alimentares e perfil nutricional das comunidades. Situa o profissional Nutricionista no contexto político-social.

Sem: 2 | CH: 30

666
MICROBIOLOGIA/IMUNOLOGIA

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

158
PATOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

14790
QUIMICA DOS ALIMENTOS

Ementa: Propriedades físicas e químicas da água e sua influência nos alimentos. Composição de matérias-primas de origem vegetal e animal. Aspectos fisiológicos do desenvolvimento. Transformações bioquímicas em alimentos após colheita de vegetais e após abate de animais. Determinação da atividade enzimática de interesse para a indústria de alimentos. Mecanismo de alterações e deteriorações dos alimentos.

Sem: 2 | CH: 30

310
BIOQUIMICA DA NUTRICAO II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1684
DIETETICA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

146
FISIOPATOLOGIA I

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 3 | CH: 45

14627
METODOLOGIA DA PESQUISA I

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

14628
PARASITOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Generalidades sobre parasitismo - definições, relação parasito-hospedeiro. Principais doenças causadas por protozoários e helmintos e suas implicações em saúde pública. Artrópodes como vetores de doenças. Controle de animais e vetores de doenças. Vigilância sanitária

Sem: 3 | CH: 30

392
SOCIOLOGIA EM SAUDE

Ementa:

Sem: 3 | CH: 30

14644
TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS

Ementa: EMENTA A disciplina propõe o estudo dos tipos de matérias-primas utilizadas na indústria de alimentos e os processos tecnológicos de transformação das mesmas. Propõe ainda o estudo dos fluxogramas de processamento de alimentos e as operações unitárias envolvidas que permitem a obtenção de produtos industrializados diversos. Estudo dos principais métodos de conservação de alimentos, incluindo o uso de aditivos e embalagens, possibilitando uma visão crítica, sob o ponto de vista nutricional, segundo os diversos tratamentos empregados.

Sem: 3 | CH: 45

1676
AVALIACAO NUTRICIONAL

Ementa: Métodos diretos de Avaliação Nutricional em indivíduos e grupos populacionais - avaliação clínica, bioquímica e antropométrica individual e grupal

Sem: 4 | CH: 45

143
CONSUMO ALIMENTAR

Ementa: Métodos indiretos de avaliação nutricional através de estudos socioeconômicos e de consumo alimentar, em indivíduos e grupos populacionais. Elaboração de projeto, apuração dos dados, análise e discussão dos resultados e apresentação do relatório final. Execução de um artigo científico.

Sem: 4 | CH: 30

1674
EXAMES LABORATORIAIS

Ementa:

Sem: 4 | CH: 30

671
FISIOPATOLOGIA II

Ementa: Aspectos fisiopatológicos relacionados à desnutrição e obesidade, carência de vitaminas e minerais, AIDS, erros inatos do metabolismo, alergia e intolerância alimentar, queimados e cardiopatias isquêmicas.

Sem: 4 | CH: 45

1665
NUTRICAO HUMANA

Ementa: Processos nutricionais e suas interações nos ciclos da vida: escolar, adolescente, adulto e idoso. Guias alimentares. Macro e micronutrientes. Necessidades e recomendações nutricionais. Cálculo e análise de dietas. Aplicabilidade e recomendações nutricionais.

Sem: 4 | CH: 45

1670
NUTRICAO MATERNO INFANTIL

Ementa: Alimentação da gestante, gestante adolescente, nutriz, lactente e primeiro ano de vida, levando em consideração aspectos fisiológicos e nutricionais e formulação de cardápios. Participação ativa no incentivo e manutenção do aleitamento materno

Sem: 4 | CH: 45

1679
TECNICA DIETETICA I

Ementa: Estudo dos diferentes grupos de alimentos, conceito, classificação, valor nutricional. Estudo de métodos e técnicas de preparo, alterações físico-químicas nos diferentes métodos de cocção com preservação do valor nutritivo. Avaliação sensorial.

Sem: 4 | CH: 60

1687
VIGILANCIA SANITARIA

Ementa: Relação entre educação, saúde e higiene. Higiene pessoal, ambiental e operacional. Importância da higiene e sanificação nas diversas etapas de processamento de alimentos. Leis e normas na área de alimentos. Análise de perigos em pontos críticos de controle.

Sem: 4 | CH: 30

1685
ADMINISTRACAO DOS SERV DE ALIMENTACAO I

Ementa: Fundamentos da administração geral, gerenciamento e funcionamento de uma unidade de alimentação e nutrição, características e planejamento físico-funcional, gestão de recursos humanos, segurança e higiene na UAN.

Sem: 5 | CH: 60

1681
BROMATOLOGIA DOS ALIMENTOS

Ementa: Conceitos e fundamentos básicos da Nutrição Experimental, com ênfase na utilização de cobaias como ratos e moscas e estudo sistemático das técnicas para avaliação química, bioquímica ou biológica e do valor nutricional de alimentos.

Sem: 5 | CH: 45

1663
DIETOTERAPIA I

Ementa: Prescrição dietoterápica com cálculo de dieta individual, dietas progressivas, hospitalares, nutrição enteral e parenteral, identificando patologias na gestação, pediatria e neonatal com ênfase no prematuro. Dietoterapia aplicada às enfermidades do sistema respiratório, renal, cardiovascular.

Sem: 5 | CH: 60

152
EDUCACAO ALIMENTAR

Ementa: Educação como prática social na orientação alimentar, utilizando os meios de comunicação de massa na saúde, promovendo mudança no comportamento alimentar; planejando, executando e avaliando programas educativos.

Sem: 5 | CH: 60

1558
FARMACOLOGIA GERAL

Ementa: Abordagem dos princípios da farmacologia, uso racional de medicamentos e aplicação clínica dos principais fármacos de ação no sistema nervoso autônomo, muscular e digestivo.

Sem: 5 | CH: 30

1680
TECNICA DIETETICA II

Ementa: Estudo de métodos e técnicas de preparo de alimentos para dietas com fins específicos, elaboração de ficha técnica de preparação (FTP), levando em consideração aspectos sensoriais e informação nutricional.

Sem: 5 | CH: 60

1686
ADMINISTRACAO DOS SERV DE ALIMENTACAO II

Ementa: Gestão de recursos financeiros, orçamento e custos. Administração de material, planejamento de refeições em Unidade de Alimentação e Nutrição. Programa de Alimentação do Trabalhador. Ferramentas da qualidade. Avaliação da estrutura de um lactário e do local de preparo de nutrição enteral.

Sem: 6 | CH: 60

1664
DIETOTERAPIA II

Ementa: Cálculo de dieta individual com discussão de casos clínicos utilizando dietoterapia aplicada às enfermidades do sistema digestório e endócrino, portadores de AIDS, de queimaduras, e conduta nutricional aplicada ao paciente imunodeprimido, carência e toxidade de vitaminas e minerais, peso excessivo ou insuficiente. Anemias, alergia e intolerância alimentar, erros inatos do metabolismo e neoplasias

Sem: 6 | CH: 60

1415
METODOLOGIA DA PESQUISA II

Ementa: Elaboração e defesa de um projeto de pesquisa relacionado com as áreas de conhecimento e de atuação para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Sem: 6 | CH: 30

1669
NUTRICAO E SAUDE PUBLICA

Ementa: Histórico das políticas de saúde. Políticas e programas de alimentação e nutrição e a situação nutricional da população brasileira através do estudo da epidemiologia, relacionando-os com o contexto social, econômico e político, de forma crítica, acompanhando a implantação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

Sem: 6 | CH: 60

150
NUTRICAO EXPERIMENTAL

Ementa: Conceitos e fundamentos básicos da Nutrição Experimental, com ênfase na utilização de cobaias como ratos e moscas e estudo sistemático das técnicas para avaliação química, bioquímica ou biológica e do valor nutricional de alimentos.

Sem: 6 | CH: 60

1682
NUTRICAO NA ATIVIDADE FISICA

Ementa: A disciplina aborda os conceitos de nutrição integrados à prática da atividade física. Tem como principal abordagem o estudo dos nutrientes, suas funções e fontes relacionando estes à prática de esportes. A integração do metabolismo energético e as repercussões da alimentação sobre a prática de atividade física.

Sem: 6 | CH: 45

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 7 | CH: 30

1683
DIETOTERAPIA HOSPITALAR

Ementa: Fundamentada na Ciência da Nutrição, a disciplina aborda a terapêutica alimentar hospitalar nas enfermidades metabólicas, endócrinas, cardiovasculares, nefro-urinárias, hepáticas e queimaduras para recuperação da saúde do indivíduo, considerando seu estado nutricional, e as características psicossociais e culturais.

Sem: 7 | CH: 60

1689
ESTAGIO EM NUTRICAO COMUNITARIA

Ementa: Esta é uma disciplina presente nos cursos de Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia do Centro de Ciências da Saúde da URCAMP/Bagé-RS, desenvolvida de modo multidisciplinar entre os referidos cursos, profissionais da área da saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família e usuários dos serviços, priorizando as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde da comunidade, de forma integral e contínua.

Sem: 7 | CH: 90

1690
ESTAGIO EM NUTRICAO ESCOLAR

Ementa: Rotinas no serviço de nutrição e dietética da alimentação escolar. Avaliação da situação nutricional em escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental, promovendo ações em educação alimentar para a manutenção ou recuperação da saúde na comunidade escolar.

Sem: 7 | CH: 120

1678
ALIMENTOS FUNCIONAIS

Ementa: Introdução ao estudo dos alimentos funcionais. Histórico e legislação nacional sobre alimentos funcionais. Principais grupos de alimentos funcionais. Especificidades de ação dos grupos de alimentos funcionais.

Sem: 8 | CH: 30

14646
ESTÁGIO EM SAÚDE PÚBLICA

Ementa: Vivência prática em Saúde Pública, em Unidades Básicas de Saúde com Estratégia Saúde da Família (UBSF), através de orientação, educação nutricional e alimentar em materno-infantil e nas diversas fases da vida conforme patologias. Participação nos programas sociais e atividades da comunidade local, através da avaliação nutricional, anamnese e orientação específica para cada caso

Sem: 8 | CH: 180

1688
ETICA E BIOETICA

Ementa: A ética na atuação do nutricionista em diversas áreas de trabalho, baseado na legislação e regulamentação do exercício profissional, enfatizando as entidades representativas da categoria. Exercício profissional baseado na moral, valores e na bioética

Sem: 8 | CH: 30

1677
GASTRONOMIA

Ementa: Estuda a gastronomia sob os aspectos da cultura, das técnicas, da estrutura e dos tipos de serviços, nos diferentes ciclos da vida (criança, adolescente, adultos e idoso) bem como na dietoterapia.

Sem: 8 | CH: 45

14633
METODOLOGIA DA PESQUISA III

Ementa: Execução do projeto elaborado em Metodologia da Pesquisa II. Redação, apresentação e defesa do trabalho de Graduação.

Sem: 8 | CH: 30

1841
PSICOLOGIA EM SAUDE

Ementa: Conceitos da Psicologia na área da Saúde, enfatizando aspectos psicológicos do adoecer e do paciente terminal, salientando a humanização da saúde e atitudes preventivas relacionadas aos fatores de stress do profissional da saúde.

Sem: 8 | CH: 45

1423
ESTAGIO EM ADM SERV ALIMENTACAO

Ementa: Atividade prática em Unidade de Alimentação e Nutrição aplicando conhecimentos relacionados ao planejamento, organização, direção e controle da produção de refeições. Gestão de recursos humanos. Controle de qualidade do serviço. Planejamento, análise, diagnóstico, avaliação estrutural e material do Serviço de Alimentação.

Sem: 9 | CH: 180

492
ESTAGIO EM NUTRICAO CLINICA

Ementa: O Estágio de Nutrição Clínica permite ao aluno o desenvolvimento de habilidades, raciocínio clínico, critério científico, criticidade do saber e da prática do nutricionista na resolução dos problemas de saúde em âmbito hospitalar. Oportuniza o desenvolvimento de tarefas de rotina do nutricionista clínico de forma independente e à luz do conhecimento científico pertinente a cada caso clínico. Favorece a integração do estudante com os pacientes, com as nutricionistas e com a equipe interdisciplinar e multiprofissional.

Sem: 9 | CH: 180