Enfermagem
Universidade da Região da Campanha

Disciplinas|Curriculo: 271341


Código

Nome

296099
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (320)

Ementa:

Sem: 0 | CH: 320

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 1 | CH: 60

308
BIOQUIMICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Bioquímica da contração muscular.

Sem: 1 | CH: 60

14675
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa: Estudo do funcionamento dos sistemas, bem como os conceitos gerais de homeostase, reprodução e os mecanismos de ação hormonal.

Sem: 1 | CH: 60

1467
FUNDAMENTOS EM ENFERMAGEM

Ementa: Evolução histórica da Enfermagem, traçando a sua trajetória desde a origem até os dias atuais, dando ênfase à Antropologia enquanto campo de conhecimentos, incluindo a Filosofia e as origens do homem, para que assim haja um engajamento da história do homem com o surgimento da Enfermagem, incluindo as teorias que focalizam o cuidado em Enfermagem.

Sem: 1 | CH: 30

1781
GENETICA

Ementa: EMENTA Estudo da célula ao DNA incluindo uma descrição do gene, como e quando funciona, e de que modo se transmite nas famílias. Mutações gênicas e alterações cromossômicas. Terapia gênica, DNA e a lei, engenharia genética, farmacogenética e vacinas de DNA, anomalias cromossômicas e estudo da Genética do comportamento.

Sem: 1 | CH: 30

261329
HISTOLOGIA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

261333
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 30

261636
ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM I

Ementa: Instrumentalização básica no processo de cuidado em enfermagem, subsidiada nas compreensões de relação saúde e doença, necessidades humanas, semiologia e semiotécnica, processos de controle de infecção e procedimentos de sistematização da assistência em enfermagem.

Sem: 2 | CH: 90

261595
MICROBIOLOGIA / IMUNOLOGIA

Ementa: Estudo dos microrganismos, em especial bactérias, fungos e vírus, suas características morfológicas, genéticas, propriedades biológicas e bioquímicas. Microrganismos de interesse em alimentos, com ênfase nos causadores de toxinfecções alimentares. Controle de microrganismos. Drogas antimicrobianas. Introdução ao estudo da imunologia, tipos de imunidade, sistema imune, antígenos, imunoglobulinas, interações celulares na resposta imune, complexo de histocompatibilidade principal, sistema complemento, hipersensibilidade, imunologia dos transplantes, doenças autoimunes, imunoprofilaxia e imunoterapia.

Sem: 2 | CH: 60

261635
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Ementa: Estudar a nutrição humana enfatizando alimentos e metabolismo. Conhecer o regime alimentar nas diferentes faixas etárias e estudar a fisiopatologia e sua dietoterapia aplicada pelas vias de administração de dietas.

Sem: 2 | CH: 30

14628
PARASITOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Generalidades sobre parasitismo - definições, relação parasito-hospedeiro. Principais doenças causadas por protozoários e helmintos e suas implicações em saúde pública. Artrópodes como vetores de doenças. Controle de animais e vetores de doenças. Vigilância sanitária

Sem: 2 | CH: 30

261597
PATOLOGIA HUMANA

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 2 | CH: 30

981
SAUDE COLETIVA

Ementa: Histórico das políticas de saúde, a organização do sistema de saúde nas três esferas de governo, sua estrutura e funções, abordando aspectos gerais sobre epidemiologia e incluindo os indicadores de saúde, vigilância epidemiológica e sistemas de informação. Meio ambiente e saúde e suas relações através do saneamento.

Sem: 2 | CH: 60

1932
SISTEMATIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM

Ementa: Aborda aspectos metodológicos e teóricos do processo de enfermagem, contemplando conteúdos de semiologia e semiotécnica instrumentalizando para a operacionalização das etapas estabelecidas legalmente para a sistematização da assistência de enfermagem em instituições de saúde.

Sem: 2 | CH: 30

261389
SOCIOLOGIA

Ementa: Noções básicas de sociologia. A sociedade e a complexa teia de relações que se estabelecem entre os indivíduos. Estrutura social, classes sociais, instituições e mudança social. A sociedade industrial e a indústria cultural. Cultura de massa, lazer e consumo.

Sem: 2 | CH: 30

500
ASSISTENCIA EM ENFERMAGEM II

Ementa: Instrumentalização básica no processo de diagnóstico e assistência em enfermagem, pautada na compreensão, identificação e desenvolvimento de habilidades técnicas e conceituais, prestando cuidados integrais, em nível de complexidade crescente, nas necessidades do ser humano de: Promoção, Prevenção, Assistência e Recuperação, nas áreas de ensino, pesquisa, assistencial e preventiva.

Sem: 3 | CH: 90

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 3 | CH: 30

296200
ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL

Ementa: Aborda aspectos gerais da psiquiatria no mundo e no Brasil, bem como as principais psicopatologias e a utilização dos pscicofármacos e a assistência de enfermagem. Trabalha com a saúde mental coletiva e atuação do enfermeiro em serviços que cuidem da pessoa em sofrimento mental, atenção a sua família e comunidade.

Sem: 3 | CH: 60

498
ENFERMAGEM EM SOCORROS DE URGENCIA

Ementa: Instrumentalização básica no processo do cuidado em enfermagem, subsidiada na compreensão das situações de urgência e emergência e seus cuidados em primeiros socorros.

Sem: 3 | CH: 60

1558
FARMACOLOGIA GERAL

Ementa: Abordagem dos princípios da farmacologia, uso racional de medicamentos e aplicação clínica dos principais fármacos de ação no sistema nervoso autônomo, muscular e digestivo.

Sem: 3 | CH: 30

296076
FISIOPATOLOGIA I

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 3 | CH: 60

261418
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Estuda a pesquisa científica seus conceitos, características, métodos,técnicas e etapas.A organização do trabalho acadêmico,trabalhos científicos: fichamentos, resenhas bibliográficas, artigos científicos, relatórios, seminários, comunicações científicas e monografias O projeto de pesquisa: noções preliminares e estrutura. Normas técnicas para a elaboração do trabalho científico. ABNT.

Sem: 3 | CH: 30

296738
ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM III

Ementa: Instrumentalização básica no processo do cuidado em Enfermagem, subsidiada na compreensão, identificação e desenvolvimento de habilidades técnicas e conceituais, prestando cuidados integrais, em nível de complexidade crescente, nas necessidades do ser humano de: oxigenação e nutrição, hidratação, eliminação, espiritualidade, autoestima, auto realização, paciente agonizante e morto. Atuação na prática hospitalar.

Sem: 4 | CH: 90

296739
ENFERMAGEM CIRÚRGICA

Ementa: Fundamentação teórica para as questões que envolvem o paciente cirúrgico, no período perioperatório e anestésico, nos sistemas respiratório, digestivo, esquelético, muscular, urinário, reprodutor, circulatório, endócrino, nervoso e linfático. Instrumentais cirúrgicos, complicações cirúrgicas, condutas assistenciais e gerenciais do enfermeiro em unidade cirúrgica e bloco cirúrgico.

Sem: 4 | CH: 90

296737
ENFERMAGEM CLÍNICA

Ementa: Instrumentalização clínica no Processo de enfermagem nos sistemas: gastroenterológico, respiratório, endocrinológico, hematológico, neurológico, cardiovascular, urinário e renal, doenças difusas do tecido conjuntivo, desequilíbrios hidroeletrolíticos e em oncologia clínica.

Sem: 4 | CH: 90

493
EXAMES LABORATORIAIS

Ementa: Abordar a interpretação clínica dos exames laboratoriais hematológicos, bioquímicos, microbiológicos, uroanálises, coprológicos, imunológicos e hormonais.

Sem: 4 | CH: 30

296084
FISIOPATOLOGIA II

Ementa: Aspectos fisiopatológicos relacionados à desnutrição e obesidade, carência de vitaminas e minerais, AIDS, erros inatos do metabolismo, alergia e intolerância alimentar, queimados e cardiopatias isquêmicas.

Sem: 4 | CH: 60

1804
ENFERMAGEM EM SAÚDE DA MULHER I

Ementa: Aborda a teoria das fases evolutivas do ciclo da vida da mulher, da puberdade ao climatério, conhecendo as causas de morbimortalidade no processo reprodutivo da mulher; afecções ginecológicas e oncológicas ginecológicas, suas causas, prevenção e tratamento; abordagem da importância do planejamento familiar fisiologia da gravidez, parto e puerpério. Busca a compreensão da dinâmica das práticas e políticas de saúde relacionadas à mulher.

Sem: 5 | CH: 90

296771
ESTÁGIO EM ENFERMAGEM CIRÚRGICA

Ementa:

Sem: 5 | CH: 90

296770
ESTÁGIO EM ENFERMAGEM CLÍNICA

Ementa:

Sem: 5 | CH: 90

296773
EXAMES COMPLEMENTARES

Ementa:

Sem: 5 | CH: 30

296772
FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

1806
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Ementa: Tendências e cenários da enfermagem atual, novos campos de atuação da enfermagem. A gestão dos serviços no SUS - gestão da atenção básica, e todos os instrumentos de gestão no Sistema Único de Saúde.

Sem: 6 | CH: 90

261447
ANTROPOLOGIA

Ementa: A Ciência Antropológica: conceito, formação e desenvolvimento. Objeto de estudo, relação com outras ciências e suas especificidades. Principais orientações teóricas sobre racismo, etnocentrismo, identidade e diversidade cultural. Temas e tendências atuais da Antropologia.

Sem: 6 | CH: 30

296775
DEONTOLOGIA E ÉTICA EM ENFERMAGEM

Ementa:

Sem: 6 | CH: 30

1839
ENFERM.SAÚDE DA MULHER II

Ementa: Aborda a prática das fases evolutivas do ciclo da vida da mulher, da puberdade ao climatério, conhecendo as causas de morbimortalidade no processo reprodutivo da mulher; afecções ginecológicas e oncológicas ginecológicas, suas causas, prevenção e tratamento; abordagem da importância do planejamento familiar fisiologia da gravidez, parto e puerpério. Busca a compreensão da dinâmica das práticas e políticas de saúde relacionadas à mulher, a partir da vivência prática nos campos de aula.

Sem: 6 | CH: 90

1946
NEONATOLOGIA E SAÚDE DA CRIANÇA

Ementa: Compreender as adaptações biológicas e comportamentais que o neonato experimenta na vida extrauterina e descrever patologias. Desenvolver habilidades para trabalhar com o neonato e sua família , seja ele sadio ou patológico, instigando o diagnostico de enfermagem através da compreensão das características e capacidades do recém-nascido e de suas NHB.

Sem: 6 | CH: 90

296774
PROCESSOS EDUCATIVOS EM SAÚDE I

Ementa:

Sem: 6 | CH: 30

261428
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Ementa: A decisão pessoal de empreender e a atividade empreendedora. Necessidade de mercado. Identificação de Oportunidades. Plano de Negócios. Consultoria. Conceito. Tipos. Características Básicas do Consultor. Diagnóstico Empresarial. Conceito. Finalidades. Etapas. Avaliação dos Resultados. Relatórios.

Sem: 7 | CH: 30

495
ENFERMAGEM EM INTENSIVISMO

Ementa: Ações de enfermagem prestadas a pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva, explorando o estudo teórico-prático da metodologia da assistência e das patologias encontradas mais frequentemente, garantindo o tratamento, responsabilidade, respeito, humanização equipe/cliente/família e ética profissional.

Sem: 7 | CH: 60

590
ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Ementa: Conhecer e refletir sobre as Teorias Administrativas, o manual de normas e rotinas de enfermagem, supervisão, conflitos, reuniões, legislação, escalas, dimensionamento de enfermagem, poder disciplinador do empregador, auditoria de enfermagem, Marketing, processo administrativo. A gestão dos serviços no SUS - gestão da atenção básica, instrumentos de gestão. Tendências e cenários da enfermagem atual, novos campos de atuação da enfermagem.

Sem: 7 | CH: 90

1952
PROCESSOS EDUCATIVOS EM SAÚDE II

Ementa: Estudo dos processos educativos com ênfase na Educação em Saúde, envolvendo a Educação Popular e a Educação Permanente.

Sem: 7 | CH: 60

1911
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Ementa: Fundamentação teórica do cuidar centrado na criança, adolescentes e sua família. Conceitos, definições, marcos teóricos, técnicas específicas para o cuidado. Visão organizacional de uma unidade de pediatria. Assistência global à criança e ao adolescente em nível de prevenção primária, secundária e terciária, abordando a assistência de enfermagem nas áreas Sociais, Clínica e Cirúrgica.

Sem: 7 | CH: 90

296089
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM SAÚDE

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

1931
ENFERMAGEM EM SAÚDE COMUNITÁRIA

Ementa: Planejamento, organização, coordenação e avaliação da assistência de enfermagem no cuidado ao cliente e a família nos diferentes ciclos e agravos da vida, nos níveis de atenção básica e de unidade de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares - Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h, onde em conjunto com estas compõe a rede organizada de Atenção às Urgências. Planejamento da assistência em saúde de acordo com os preceitos do SUS e do código de ética de Enfermagem, bem como de estratégias de supervisão, avaliação e educação continuada das equipes das unidades de saúde; Integração dos conhecimentos de pesquisa e saúde; Vivência de situações reais do trabalho do enfermeiro na comunidade e em situações de urgência (Acolhimento com Classificação de Risco).

Sem: 8 | CH: 90

1933
ENFERMAGEM EM SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO

Ementa: Fundamentação teórica para o cuidado da pessoa adulta e idosa, contextualizada com os fatores sociais, econômicos, políticos, biológicos, psicológicos e espirituais, com vistas a atender as necessidades de saúde na atenção básica, instituição hospitalar, no domicílio e para àqueles institucionalizados.

Sem: 8 | CH: 60

296776
ESTÁGIO EM INTENSIVISMO

Ementa:

Sem: 8 | CH: 90

296085
PSICOLOGIA EM SAÚDE

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

296777
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENFERMAGEM

Ementa:

Sem: 8 | CH: 180

296778
ESTÁGIO EM SAÚDE COMUNITÁRIA

Ementa:

Sem: 9 | CH: 180

296779
ESTÁGIO EM SAÚDE DO ADULTO E IDOSO

Ementa:

Sem: 9 | CH: 180

296780
ESTÁGIO EM MATERNO INFANTIL

Ementa:

Sem: 10 | CH: 180

296781
ESTÁGIO EM SITUAÇÕES CRÍTICAS DE VIDA

Ementa:

Sem: 10 | CH: 180


Disciplinas|Curriculo: 271331


Código

Nome

261659
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 320

1900
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

1902
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

1904
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

1905
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

296402
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 50

296403
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 50

296404
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 50

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 1 | CH: 60

308
BIOQUIMICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Bioquímica da contração muscular.

Sem: 1 | CH: 60

14626
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa: Estudo do funcionamento dos sistemas, bem como os conceitos gerais de homeostase, reprodução e os mecanismos de ação hormonal.

Sem: 1 | CH: 60

1467
FUNDAMENTOS EM ENFERMAGEM

Ementa: Evolução histórica da Enfermagem, traçando a sua trajetória desde a origem até os dias atuais, dando ênfase à Antropologia enquanto campo de conhecimentos, incluindo a Filosofia e as origens do homem, para que assim haja um engajamento da história do homem com o surgimento da Enfermagem, incluindo as teorias que focalizam o cuidado em Enfermagem.

Sem: 1 | CH: 30

1781
GENETICA

Ementa: EMENTA Estudo da célula ao DNA incluindo uma descrição do gene, como e quando funciona, e de que modo se transmite nas famílias. Mutações gênicas e alterações cromossômicas. Terapia gênica, DNA e a lei, engenharia genética, farmacogenética e vacinas de DNA, anomalias cromossômicas e estudo da Genética do comportamento.

Sem: 1 | CH: 30

313
HISTOLOGIA HUMANA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

1479
ASSISTENCIA EM ENFERMAGEM I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 75

1558
FARMACOLOGIA GERAL

Ementa: Abordagem dos princípios da farmacologia, uso racional de medicamentos e aplicação clínica dos principais fármacos de ação no sistema nervoso autônomo, muscular e digestivo.

Sem: 2 | CH: 30

146
FISIOPATOLOGIA I

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 2 | CH: 45

14627
METODOLOGIA DA PESQUISA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

666
MICROBIOLOGIA/IMUNOLOGIA

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

14628
PARASITOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Generalidades sobre parasitismo - definições, relação parasito-hospedeiro. Principais doenças causadas por protozoários e helmintos e suas implicações em saúde pública. Artrópodes como vetores de doenças. Controle de animais e vetores de doenças. Vigilância sanitária

Sem: 2 | CH: 30

158
PATOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

392
SOCIOLOGIA EM SAUDE

Ementa:

Sem: 2 | CH: 30

500
ASSISTENCIA EM ENFERMAGEM II

Ementa: Instrumentalização básica no processo de diagnóstico e assistência em enfermagem, pautada na compreensão, identificação e desenvolvimento de habilidades técnicas e conceituais, prestando cuidados integrais, em nível de complexidade crescente, nas necessidades do ser humano de: Promoção, Prevenção, Assistência e Recuperação, nas áreas de ensino, pesquisa, assistencial e preventiva.

Sem: 3 | CH: 90

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 3 | CH: 30

498
ENFERMAGEM EM SOCORROS DE URGENCIA

Ementa: Instrumentalização básica no processo do cuidado em enfermagem, subsidiada na compreensão das situações de urgência e emergência e seus cuidados em primeiros socorros.

Sem: 3 | CH: 60

493
EXAMES LABORATORIAIS

Ementa: Abordar a interpretação clínica dos exames laboratoriais hematológicos, bioquímicos, microbiológicos, uroanálises, coprológicos, imunológicos e hormonais.

Sem: 3 | CH: 30

671
FISIOPATOLOGIA II

Ementa: Aspectos fisiopatológicos relacionados à desnutrição e obesidade, carência de vitaminas e minerais, AIDS, erros inatos do metabolismo, alergia e intolerância alimentar, queimados e cardiopatias isquêmicas.

Sem: 3 | CH: 45

1673
NUTRICAO E DIETETICA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1471
SAUDE COLETIVA

Ementa: Histórico das políticas de saúde, a organização do sistema de saúde nas três esferas de governo, sua estrutura e funções, abordando aspectos gerais sobre epidemiologia e incluindo os indicadores de saúde, vigilância epidemiológica e sistemas de informação. Meio ambiente e saúde e suas relações através do saneamento.

Sem: 3 | CH: 60

1478
ENFERMAGEM CIRURGICA I

Ementa: Fundamentação teórica para as questões que envolvem o paciente cirúrgico, no período perioperatório e anestésico, nos sistemas respiratório, digestivo, esquelético, muscular, urinário, reprodutor, circulatório, endócrino, nervoso e linfático. Instrumentais cirúrgicos, complicações cirúrgicas, condutas assistenciais e gerenciais do enfermeiro em unidade cirúrgica e bloco cirúrgico.

Sem: 4 | CH: 90

1497
ENFERMAGEM CLINICA I

Ementa: Instrumentalização clínica no Processo de enfermagem nos sistemas: gastroenterológico, respiratório, endocrinológico, hematológico, neurológico, cardiovascular, urinário e renal, doenças difusas do tecido conjuntivo, desequilíbrios hidroeletrolíticos e em oncologia clínica.

Sem: 4 | CH: 90

14629
ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL

Ementa: Aborda aspectos gerais da psiquiatria no mundo e no Brasil, bem como as principais psicopatologias e a utilização dos pscicofármacos e a assistência de enfermagem. Trabalha com a saúde mental coletiva e atuação do enfermeiro em serviços que cuidem da pessoa em sofrimento mental, atenção a sua família e comunidade.

Sem: 4 | CH: 60

599
ESTÁGIO EM ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM

Ementa: Instrumentalização básica no processo do cuidado em Enfermagem, subsidiada na compreensão, identificação e desenvolvimento de habilidades técnicas e conceituais, prestando cuidados integrais, em nível de complexidade crescente, nas necessidades do ser humano de: oxigenação e nutrição, hidratação, eliminação, espiritualidade, autoestima, auto realização, paciente agonizante e morto. Atuação na prática hospitalar.

Sem: 4 | CH: 90

488
EXAMES COMPLEMENTARES

Ementa: Avaliação diagnóstica do sistema cardiovascular, com ênfase na eletrocardiografia, interpretação do traçado normal, alterações circulatórias e do ritmo; ecocardiografia, ergometria, cineangiocoronariografia e radiologia. Avaliação diagnóstica dos aparelhos: respiratório, renal, hepático, gastrointestinal e genitourinário. Sistema nervoso central com ênfase aos procedimentos radiológicos, ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia, além dos procedimentos endoscópicos.

Sem: 4 | CH: 45

1806
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Ementa: Tendências e cenários da enfermagem atual, novos campos de atuação da enfermagem. A gestão dos serviços no SUS - gestão da atenção básica, e todos os instrumentos de gestão no Sistema Único de Saúde.

Sem: 5 | CH: 90

1477
ENFERMAGEM CIRURGICA II

Ementa: Cuidado integral ao paciente cirúrgico adulto, no período perioperatório e anestésico, nos sistemas respiratório, digestivo, traumatológico, urológico, cardíaco, neurológico, nefrológico, aparelho reprodutor masculino e feminino. Instrumentalização cirúrgica, complicações e condutas de Enfermagem específicas de Bloco Cirúrgico.

Sem: 5 | CH: 90

499
ENFERMAGEM CLINICA II

Ementa: Assistência de enfermagem sistematizada a clientes adultos e idosos internados em unidades de clínica médica, abrangendo aspectos sócio-culturais e ambientais. Prestação de cuidados aos pacientes com afecções agudas e crônicas de grande complexidade em diferentes áreas (especialidades), incluindo assistência nas áreas oncológica, cardiovascular, nefrológica e respiratória com desenvolvimento de atividades teórico/práticas. Assistência à família e cuidadores. Prevenção de acidentes no hospital. Aspectos éticos na assistência de enfermagem. Relacionamento entre estagiário e equipes de enfermagem, médica, nutrição, farmacêutica, psicologia e fisioterapia.

Sem: 5 | CH: 90

1804
ENFERMAGEM EM SAÚDE DA MULHER I

Ementa: Aborda a teoria das fases evolutivas do ciclo da vida da mulher, da puberdade ao climatério, conhecendo as causas de morbimortalidade no processo reprodutivo da mulher; afecções ginecológicas e oncológicas ginecológicas, suas causas, prevenção e tratamento; abordagem da importância do planejamento familiar fisiologia da gravidez, parto e puerpério. Busca a compreensão da dinâmica das práticas e políticas de saúde relacionadas à mulher.

Sem: 5 | CH: 90

14630
DEONTOLOGIA E ÉTICA

Ementa: Direitos e deveres do profissional de enfermagem frente ao indivíduo, à classe profissional, à equipe de saúde e à sociedade.

Sem: 6 | CH: 45

1839
ENFERM.SAÚDE DA MULHER II

Ementa: Aborda a prática das fases evolutivas do ciclo da vida da mulher, da puberdade ao climatério, conhecendo as causas de morbimortalidade no processo reprodutivo da mulher; afecções ginecológicas e oncológicas ginecológicas, suas causas, prevenção e tratamento; abordagem da importância do planejamento familiar fisiologia da gravidez, parto e puerpério. Busca a compreensão da dinâmica das práticas e políticas de saúde relacionadas à mulher, a partir da vivência prática nos campos de aula.

Sem: 6 | CH: 90

14631
FARMACOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM

Ementa: Principais grupos farmacológicos, suas aplicações na prática cliínica, bem como conhecimento das reações adversas e efeitos colaterais.

Sem: 6 | CH: 45

1946
NEONATOLOGIA E SAÚDE DA CRIANÇA

Ementa: Compreender as adaptações biológicas e comportamentais que o neonato experimenta na vida extrauterina e descrever patologias. Desenvolver habilidades para trabalhar com o neonato e sua família , seja ele sadio ou patológico, instigando o diagnostico de enfermagem através da compreensão das características e capacidades do recém-nascido e de suas NHB.

Sem: 6 | CH: 90

1840
PROCESSOS EDUCATIVOS EM SAÚDE I

Ementa: Estuda o processo educativo, metodologia e técnicas de ensino aprendizagem aplicadas à saúde

Sem: 6 | CH: 45

1841
PSICOLOGIA EM SAUDE

Ementa: Conceitos da Psicologia na área da Saúde, enfatizando aspectos psicológicos do adoecer e do paciente terminal, salientando a humanização da saúde e atitudes preventivas relacionadas aos fatores de stress do profissional da saúde.

Sem: 6 | CH: 45

495
ENFERMAGEM EM INTENSIVISMO

Ementa: Ações de enfermagem prestadas a pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva, explorando o estudo teórico-prático da metodologia da assistência e das patologias encontradas mais frequentemente, garantindo o tratamento, responsabilidade, respeito, humanização equipe/cliente/família e ética profissional.

Sem: 7 | CH: 60

590
ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Ementa: Conhecer e refletir sobre as Teorias Administrativas, o manual de normas e rotinas de enfermagem, supervisão, conflitos, reuniões, legislação, escalas, dimensionamento de enfermagem, poder disciplinador do empregador, auditoria de enfermagem, Marketing, processo administrativo. A gestão dos serviços no SUS - gestão da atenção básica, instrumentos de gestão. Tendências e cenários da enfermagem atual, novos campos de atuação da enfermagem.

Sem: 7 | CH: 90

653
LIBRAS

Ementa: Estudo da LIBRAS como uma forma de comunicação e inclusão.

Sem: 7 | CH: 30

1415
METODOLOGIA DA PESQUISA II

Ementa: Elaboração e defesa de um projeto de pesquisa relacionado com as áreas de conhecimento e de atuação para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Sem: 7 | CH: 30

1952
PROCESSOS EDUCATIVOS EM SAÚDE II

Ementa: Estudo dos processos educativos com ênfase na Educação em Saúde, envolvendo a Educação Popular e a Educação Permanente.

Sem: 7 | CH: 60

1911
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Ementa: Fundamentação teórica do cuidar centrado na criança, adolescentes e sua família. Conceitos, definições, marcos teóricos, técnicas específicas para o cuidado. Visão organizacional de uma unidade de pediatria. Assistência global à criança e ao adolescente em nível de prevenção primária, secundária e terciária, abordando a assistência de enfermagem nas áreas Sociais, Clínica e Cirúrgica.

Sem: 7 | CH: 90

1930
ENFERMAGEM EM INTENSIVISMO II

Ementa: Prática de enfermagem prestada à pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva, associando teoria e prática. Garantir o tratamento, responsabilidade, respeito, humanização equipe/cliente/família e ética profissional.

Sem: 8 | CH: 90

1931
ENFERMAGEM EM SAÚDE COMUNITÁRIA

Ementa: Planejamento, organização, coordenação e avaliação da assistência de enfermagem no cuidado ao cliente e a família nos diferentes ciclos e agravos da vida, nos níveis de atenção básica e de unidade de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares - Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h, onde em conjunto com estas compõe a rede organizada de Atenção às Urgências. Planejamento da assistência em saúde de acordo com os preceitos do SUS e do código de ética de Enfermagem, bem como de estratégias de supervisão, avaliação e educação continuada das equipes das unidades de saúde; Integração dos conhecimentos de pesquisa e saúde; Vivência de situações reais do trabalho do enfermeiro na comunidade e em situações de urgência (Acolhimento com Classificação de Risco).

Sem: 8 | CH: 90

1933
ENFERMAGEM EM SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO

Ementa: Fundamentação teórica para o cuidado da pessoa adulta e idosa, contextualizada com os fatores sociais, econômicos, políticos, biológicos, psicológicos e espirituais, com vistas a atender as necessidades de saúde na atenção básica, instituição hospitalar, no domicílio e para àqueles institucionalizados.

Sem: 8 | CH: 60

14633
METODOLOGIA DA PESQUISA III

Ementa: Execução do projeto elaborado em Metodologia da Pesquisa II. Redação, apresentação e defesa do trabalho de Graduação.

Sem: 8 | CH: 30

1932
SISTEMATIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM

Ementa: Aborda aspectos metodológicos e teóricos do processo de enfermagem, contemplando conteúdos de semiologia e semiotécnica instrumentalizando para a operacionalização das etapas estabelecidas legalmente para a sistematização da assistência de enfermagem em instituições de saúde.

Sem: 8 | CH: 30

14793
EST. EM SAUDE COMUNITARIA

Ementa: Planejamento, organização, coordenação e avaliação da assistência de enfermagem no cuidado ao cliente e a família nos diferentes ciclos e agravos da vida, nos níveis de atenção básica. Planejamento do Gerenciamento de Unidades de Saúde; Planejamento e estratégias de supervisão, avaliação e educação continuada da equipe; Integração dos conhecimentos de pesquisa e saúde; Vivência de situações reais do trabalho do enfermeiro na comunidade.

Sem: 9 | CH: 150

14794
EST. EM SAUDE DO ADULTO E DO IDOSO

Ementa: Aborda aspectos teóricos e práticos do processo de enfermagem, contemplando conteúdos e atividades relacionadas a saúde do adulto e do idoso em diferentes contextos do cuidado, tanto na prevenção das doenças como na promoção e recuperação da saúde.

Sem: 9 | CH: 150

14795
EST. EM MATERNO INFANTIL

Ementa: Aborda a teoria das fases evolutivas do ciclo da vida da mulher, da puberdade ao climatério, conhecendo as causas de morbimortalidade no processo reprodutivo da mulher; afecções ginecológicas e oncológicas ginecológicas, suas causas, prevenção e tratamento; abordagem da importância do planejamento familiar fisiologia da gravidez, parto e puerpério. Busca a compreensão da dinâmica das práticas e políticas de saúde relacionadas à mulher.

Sem: 10 | CH: 150

14796
EST. EM SITUAÇÕES CRITICAS DE VIDA

Ementa: Assistência de enfermagem ao adulto em situações mais complexas, de forma sistematizada, no atendimento de suas necessidades pautadas nos princípios éticos e humanísticos, considerando o ser humano e suas relações no contexto social, político, econômico e cultural em que está inserido.

Sem: 10 | CH: 150


Disciplinas|Curriculo: 271131


Código

Nome

261659
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 320

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 1 | CH: 60

168
BIOFISICA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 30

177
BIOQUIMICA EM SAUDE

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

14626
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa: Estudo do funcionamento dos sistemas, bem como os conceitos gerais de homeostase, reprodução e os mecanismos de ação hormonal.

Sem: 1 | CH: 60

14804
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

1467
FUNDAMENTOS EM ENFERMAGEM

Ementa: Evolução histórica da Enfermagem, traçando a sua trajetória desde a origem até os dias atuais, dando ênfase à Antropologia enquanto campo de conhecimentos, incluindo a Filosofia e as origens do homem, para que assim haja um engajamento da história do homem com o surgimento da Enfermagem, incluindo as teorias que focalizam o cuidado em Enfermagem.

Sem: 1 | CH: 30

155
GENETICA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 30

313
HISTOLOGIA HUMANA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

269
ANATOMIA APLICADA A ENFERMAGEM

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

1479
ASSISTENCIA EM ENFERMAGEM I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 75

159
FARMACOLOGIA EM ENFERMAGEM

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

146
FISIOPATOLOGIA I

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 2 | CH: 45

1396
FUND HISTORICO-ANTROPOLOGICOS DA EDUC

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

1784
METODOLOGIA DA PESQUISA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

666
MICROBIOLOGIA/IMUNOLOGIA

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

667
PARASITOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

14628
PARASITOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Generalidades sobre parasitismo - definições, relação parasito-hospedeiro. Principais doenças causadas por protozoários e helmintos e suas implicações em saúde pública. Artrópodes como vetores de doenças. Controle de animais e vetores de doenças. Vigilância sanitária

Sem: 2 | CH: 30

158
PATOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

392
SOCIOLOGIA EM SAUDE

Ementa:

Sem: 2 | CH: 30

500
ASSISTENCIA EM ENFERMAGEM II

Ementa: Instrumentalização básica no processo de diagnóstico e assistência em enfermagem, pautada na compreensão, identificação e desenvolvimento de habilidades técnicas e conceituais, prestando cuidados integrais, em nível de complexidade crescente, nas necessidades do ser humano de: Promoção, Prevenção, Assistência e Recuperação, nas áreas de ensino, pesquisa, assistencial e preventiva.

Sem: 3 | CH: 90

1902
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 3 | CH: 30

1439
DIDATICA EM SAUDE

Ementa:

Sem: 3 | CH: 30

498
ENFERMAGEM EM SOCORROS DE URGENCIA

Ementa: Instrumentalização básica no processo do cuidado em enfermagem, subsidiada na compreensão das situações de urgência e emergência e seus cuidados em primeiros socorros.

Sem: 3 | CH: 60

493
EXAMES LABORATORIAIS

Ementa: Abordar a interpretação clínica dos exames laboratoriais hematológicos, bioquímicos, microbiológicos, uroanálises, coprológicos, imunológicos e hormonais.

Sem: 3 | CH: 30

671
FISIOPATOLOGIA II

Ementa: Aspectos fisiopatológicos relacionados à desnutrição e obesidade, carência de vitaminas e minerais, AIDS, erros inatos do metabolismo, alergia e intolerância alimentar, queimados e cardiopatias isquêmicas.

Sem: 3 | CH: 45

1466
NUTRICAO

Ementa:

Sem: 3 | CH: 30

1798
PSICOLOGIA DA EDUCACAO

Ementa: Psicologia como ciência: Histórico, conceito e objetivo da psicologia da educação, processos psíquicos. Psicologia do desenvolvimento r análise do desenvolvimento infantil nas diferentes dimensões.

Sem: 3 | CH: 60

1471
SAUDE COLETIVA

Ementa: Histórico das políticas de saúde, a organização do sistema de saúde nas três esferas de governo, sua estrutura e funções, abordando aspectos gerais sobre epidemiologia e incluindo os indicadores de saúde, vigilância epidemiológica e sistemas de informação. Meio ambiente e saúde e suas relações através do saneamento.

Sem: 3 | CH: 60

1259
ADMINISTRACAO EM ENFERMAGEM I

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

501
ASSISTENCIA EM ENFERMAGEM III

Ementa:

Sem: 4 | CH: 90

1900
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 4 | CH: 45

502
DISCIPLINA ELETIVA - EDUCACAO I

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

1478
ENFERMAGEM CIRURGICA I

Ementa: Fundamentação teórica para as questões que envolvem o paciente cirúrgico, no período perioperatório e anestésico, nos sistemas respiratório, digestivo, esquelético, muscular, urinário, reprodutor, circulatório, endócrino, nervoso e linfático. Instrumentais cirúrgicos, complicações cirúrgicas, condutas assistenciais e gerenciais do enfermeiro em unidade cirúrgica e bloco cirúrgico.

Sem: 4 | CH: 90

1497
ENFERMAGEM CLINICA I

Ementa: Instrumentalização clínica no Processo de enfermagem nos sistemas: gastroenterológico, respiratório, endocrinológico, hematológico, neurológico, cardiovascular, urinário e renal, doenças difusas do tecido conjuntivo, desequilíbrios hidroeletrolíticos e em oncologia clínica.

Sem: 4 | CH: 90

489
ENFERMAGEM EM SAUDE MENTAL

Ementa:

Sem: 4 | CH: 90

14629
ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL

Ementa: Aborda aspectos gerais da psiquiatria no mundo e no Brasil, bem como as principais psicopatologias e a utilização dos pscicofármacos e a assistência de enfermagem. Trabalha com a saúde mental coletiva e atuação do enfermeiro em serviços que cuidem da pessoa em sofrimento mental, atenção a sua família e comunidade.

Sem: 4 | CH: 60

488
EXAMES COMPLEMENTARES

Ementa: Avaliação diagnóstica do sistema cardiovascular, com ênfase na eletrocardiografia, interpretação do traçado normal, alterações circulatórias e do ritmo; ecocardiografia, ergometria, cineangiocoronariografia e radiologia. Avaliação diagnóstica dos aparelhos: respiratório, renal, hepático, gastrointestinal e genitourinário. Sistema nervoso central com ênfase aos procedimentos radiológicos, ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia, além dos procedimentos endoscópicos.

Sem: 4 | CH: 45

1812
POLITICAS EDUCACIONAIS

Ementa: Concepção, estrutura, organização e funcionamento da educação básica Brasileira e dispositivos legais; Marcos Históricos e Legais da Educação Brasileira.

Sem: 4 | CH: 60

1260
ADMINISTRACAO EM ENFERMAGEM II

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

1905
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 5 | CH: 45

600
DEONTOLOGIA E ETICA PROFISSIONAL

Ementa: Fundamentos de ética e exercício profissional. Histórico da Agronomia. Índice de leis que envolvem a profissão. Histórico da legislação profissional. Sistemas profissionalizantes. Lei 5.194 de 1966. Código de ética. Legislação para receituário agronômico. Lei 7.802 de 1989. Sistema CONFEA-CREA. Responsabilidades profissionais. A profissão de engenheiro agrônomo e a legislação profissional. Responsabilidades profissionais.

Sem: 5 | CH: 30

458
DIDATICA

Ementa: Estudo de formas alternativas de mediação pedagógica que possibilitem a construção de conhecimentos, envolvendo o planejamento, procedimentos, tecnologias, estratégias de ensino e o processo de avaliação.

Sem: 5 | CH: 60

503
DISCIPLINA ELETIVA - EDUCACAO II

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

1477
ENFERMAGEM CIRURGICA II

Ementa: Cuidado integral ao paciente cirúrgico adulto, no período perioperatório e anestésico, nos sistemas respiratório, digestivo, traumatológico, urológico, cardíaco, neurológico, nefrológico, aparelho reprodutor masculino e feminino. Instrumentalização cirúrgica, complicações e condutas de Enfermagem específicas de Bloco Cirúrgico.

Sem: 5 | CH: 90

499
ENFERMAGEM CLINICA II

Ementa: Assistência de enfermagem sistematizada a clientes adultos e idosos internados em unidades de clínica médica, abrangendo aspectos sócio-culturais e ambientais. Prestação de cuidados aos pacientes com afecções agudas e crônicas de grande complexidade em diferentes áreas (especialidades), incluindo assistência nas áreas oncológica, cardiovascular, nefrológica e respiratória com desenvolvimento de atividades teórico/práticas. Assistência à família e cuidadores. Prevenção de acidentes no hospital. Aspectos éticos na assistência de enfermagem. Relacionamento entre estagiário e equipes de enfermagem, médica, nutrição, farmacêutica, psicologia e fisioterapia.

Sem: 5 | CH: 90

504
ENFERMAGEM GINECOLOGICA

Ementa:

Sem: 5 | CH: 90

496
ENFERMAGEM OBSTETRICA

Ementa:

Sem: 5 | CH: 90

1261
ADMINISTRACAO EM ENFERMAGEM III

Ementa:

Sem: 6 | CH: 90

1904
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 45

494
ENFERMAGEM NEONATOLOGICA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 90

1474
ENFERMAGEM PARTICIPATIVA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

490
ENFERMAGEM PEDIATRICA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 90

1794
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Ementa: Estudo da LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS como uma forma de comunicação e inclusão.

Sem: 6 | CH: 30

1415
METODOLOGIA DA PESQUISA II

Ementa: Elaboração e defesa de um projeto de pesquisa relacionado com as áreas de conhecimento e de atuação para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Sem: 6 | CH: 30

1440
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIAS E BIOL

Ementa: Estudo das atividades do ensino de ciências e biologia, desenvolvidos nas escolas pelos professores de nível fundamental e médio. Planejar, avaliar e desenvolver atividades e recursos didáticos.

Sem: 6 | CH: 60

1841
PSICOLOGIA EM SAUDE

Ementa: Conceitos da Psicologia na área da Saúde, enfatizando aspectos psicológicos do adoecer e do paciente terminal, salientando a humanização da saúde e atitudes preventivas relacionadas aos fatores de stress do profissional da saúde.

Sem: 6 | CH: 45

1468
ENFERMAGEM CLINICA DO ADULTO

Ementa:

Sem: 7 | CH: 126

1473
ENFERMAGEM EM INTENSIVISMO

Ementa:

Sem: 7 | CH: 45

1950
ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Ementa: Observação da prática de administração em instituições públicas, privadas ou não-governamentais que proporcione ao aluno a familiarização com a realidade administrativa e lhe permita uma visão crítica dos processos gerenciais

Sem: 7 | CH: 240

14622
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I (PENAL)

Ementa: Atividades práticas de elaboração e formulação de manifestações processuais e interposição de recursos. Processo Simulado: a fase judicial. Dos processos da competência do juiz singular, e julgamento de processo-crime e em plenário do Tribunal do Júri.

Sem: 7 | CH: 120

474
ESTAGIO EM ENFERMAGEM COMUNITARIA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 90

408
METODOLOGIA DA PESQUISA III

Ementa: Execução do projeto elaborado em Metodologia da Pesquisa II. Redação, apresentação e defesa do trabalho de Graduação.

Sem: 7 | CH: 45

14633
METODOLOGIA DA PESQUISA III

Ementa: Execução do projeto elaborado em Metodologia da Pesquisa II. Redação, apresentação e defesa do trabalho de Graduação.

Sem: 7 | CH: 30

268
ORGANIZACAO DOS SISTEMAS DE SAUDE

Ementa:

Sem: 7 | CH: 90

14803
ESTAGIO CURRICULAR II

Ementa:

Sem: 8 | CH: 180

1777
ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

Ementa:

Sem: 8 | CH: 210

14623
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II (TRABALHISTA)

Ementa: Trabalhos simulados orientados na Prática Jurídica Trabalhista, Forense e não Forense. Noções sobre o Exercício Profissional dos Diversos Operadores Jurídicos, na Área Específica.

Sem: 8 | CH: 150

1532
ESTAGIO I

Ementa:

Sem: 8 | CH: 198