Ciências Biológicas
Universidade da Região da Campanha

Disciplinas|Curriculo: 241341


Código

Nome

272855
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (200)

Ementa:

Sem: 0 | CH: 200

296854
ECOLOGIA DAS ÁGUAS

Ementa:

Sem: 0 | CH: 30

296855
TÉCNICAS EM GEOPROCESSAMENTO

Ementa:

Sem: 0 | CH: 30

261399
CÁLCULO BÁSICO

Ementa: Sistema Internacional de Unidades de Medidas. Funções. Trigonometria e Geometria. Noções de Limites, Derivadas e Integrais.

Sem: 1 | CH: 30

307
CITOLOGIA

Ementa: Célula e evolução (origem da vida, dos primeiros seres vivos; teoria do endossimbionte); Célula procariota e eucariota; técnicas usadas para estudo de células procariotas; Diferenças básicas entre célula animal e célula vegetal; diversidade e organização celular; Constituintes moleculares da célula: água, íons e moléculas orgânicas; Estrutura e visão geral das organelas; bioquímica e organização molecular das membranas celulares e de outros componentes de superfície; estudo morfofisiológico dos componentes citoplasmáticos e do núcleo interfásico; integração funcional dos componentes celulares; divisão celular.

Sem: 1 | CH: 60

261390
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Ementa: A evolução histórica e teórica da Educação Ambiental. Complexidade ambiental. Princípios e estratégias de educação ambiental. A Educação Ambiental como eixo do Desenvolvimento Sustentável. Características, funções e objetivos da Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Movimento ambientalista no Brasil. Projetos pedagógicos em educação ambiental.

Sem: 1 | CH: 30

261333
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 30

220
MICOLOGIA

Ementa: Introdução e aspectos gerais dos organismos. Caracteres morfológicos, fisiológicos e reprodutivos. Relações tróficas e ecológicas. Simbioses fúngicas. Importância do estudo dos fungos nas atividades humanas.

Sem: 1 | CH: 60

261400
PROJETO INTEGRADOR EM MICOLOGIA

Ementa: Elaboração de projeto Interdisciplinar, com ênfase em MICOLOGIA para ser desenvolvido na comunidade e apresentado em forma de seminário

Sem: 1 | CH: 60

14
PROTISTOLOGIA E TEC DE LABORATORIO

Ementa: Sistemática, morfologia, anatomia e fisiologia com enfoque evolutivo de Protista. Processos de reprodução e ciclos vitais. Caracterização, identificação e diferenciação das principais classes, ordens e famílias do Reino Protista, reconhecendo espécies representativas encontradas na região. Análise e interpretação de trabalhos científicos sobre espécies do Reino Protista. Introdução ao ambiente de Laboratório. Normas de segurança. Soluções, tipos, preparo, uso e conservação. Função, uso e limpeza de vidrarias. Equipamentos básicos de Laboratório.

Sem: 1 | CH: 60

331
QUIMICA AMBIENTAL

Ementa: Propriedades da Matéria, Transformações e Fenômenos, Principio da conservação da matéria e energia, Classificação e tipos de misturas, Ligações químicas, Introdução à Química Ambiental. Ciclos Biogeoquímicos. Química da Água e Conceitos de Poluição ou Principais Problemas Ambientais. Química da Atmosfera e Conceitos de Poluição ou Principais Problemas Ambientais. Química do Solo e Conceitos de Poluição ou Principais Problemas Ambientais, Geosfera, Legislação brasileira sobre qualidade da água.

Sem: 1 | CH: 60

261389
SOCIOLOGIA

Ementa: Noções básicas de sociologia. A sociedade e a complexa teia de relações que se estabelecem entre os indivíduos. Estrutura social, classes sociais, instituições e mudança social. A sociedade industrial e a indústria cultural. Cultura de massa, lazer e consumo.

Sem: 1 | CH: 30

157
BOTANICA I

Ementa: Noções de taxonomia vegetal. Citologia e histologia vegetal. Anatomia dos tecidos.

Sem: 2 | CH: 60

261487
ECOLOGIA

Ementa: Preservação ambiental. Aspectos e conceitos gerais em Ecologia, Biosfera e Equilíbrio. Estrutura e funcionamento dos ecossistemas. Noções de Comunidades e de ecossistemas. Principais ecossistemas terrestres. Relações ecológicas. Ecologia urbana.

Sem: 2 | CH: 30

261618
EMBRIOLOGIA

Ementa: Reprodução Humana. Embriologia. Gametogênese. Fecundação. Tipos de ovos. Modelos de segmentação e gastrulação. Desenvolvimento do embrião. Folhetos e anexos embrionários.

Sem: 2 | CH: 30

261528
FILOSOFIA

Ementa: Análise das principais correntes do pensamento filosófico, com especial ênfase para a filosofia política e filosofia moral. Neste sentido, a disciplina busca investigar os fundamentos racionais que norteiam a interpretação dos conceitos filosóficos e as práticas subsequentes nas áreas da ética e da política.

Sem: 2 | CH: 30

261619
LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL E AMBIENTAL

Ementa: Considerações introdutórias no estudo da ética. A ética profissional: da profissão do biólogo. Código de ética do biólogo. Questões éticas da profissão em face dos avanços biotecnológicos. Noções de Direito Ambiental. A legislação ambiental brasileira. Da declaração Universal dos Direitos Humanos. Comitês de Segurança Nacional e Internacional.

Sem: 2 | CH: 30

1794
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Ementa: Estudo da LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS como uma forma de comunicação e inclusão.

Sem: 2 | CH: 30

1812
POLITICAS EDUCACIONAIS

Ementa: Concepção, estrutura, organização e funcionamento da educação básica Brasileira e dispositivos legais; Marcos Históricos e Legais da Educação Brasileira.

Sem: 2 | CH: 60

261620
PROJETO INTEGRADOR EM ECOLOGIA

Ementa: Elaboração de projeto Interdisciplinar, com ênfase em ECOLOGIA para ser desenvolvido na comunidade e apresentado em forma de seminário integrado.

Sem: 2 | CH: 60

1325
ZOOLOGIA I

Ementa: Generalidades sobre nomenclatura zoológica. Morfologia, anatomia, sistemática e aspectos de filogenia, fisiologia, biologia e ecologia de Porífera, Cnidária, Ctenophora, Platyherlminthes, Rotífera, Nematoda, Mollusca e Annelida

Sem: 2 | CH: 60

296273
BIOQUÍMICA APLICADA A BIOLOGIA

Ementa: A disciplina aborda o estudo da estrutura química e funcionalidade das biomoléculas que fazem parte do organismo humano, como química de aminoácidos, proteínas, enzimas e coenzimas, carboidratos, lipídios e ácidos nucleicos, proporcionando o entendimento das reações de geração de energia e da obtenção e degradação de moléculas importantes ao organismo. A disciplina também contempla o estudo do metabolismo humano e as inter-relações entre o metabolismo dos carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos e proteínas.

Sem: 3 | CH: 60

296272
BOTÂNICA II

Ementa: Organologia vegetal. Anatomia e morfologia vegetal. Tipos estruturais e classificação das raízes, caules, folhas, flores e frutos. Técnica de herbário.

Sem: 3 | CH: 30

458
DIDATICA

Ementa: Estudo de formas alternativas de mediação pedagógica que possibilitem a construção de conhecimentos, envolvendo o planejamento, procedimentos, tecnologias, estratégias de ensino e o processo de avaliação.

Sem: 3 | CH: 60

296274
GEOLOGIA

Ementa: Constituição do globo terrestre e sua dinâmica externa e interna. Destaque para o ciclo das rochas, diagênese de rochas sedimentares, noções de estratigrafia e da história geológica da terra. Bacias sedimentares brasileiras. Noções de mineralogia. Intemperismo, recursos hídricos. Tectonica global de placas.

Sem: 3 | CH: 30

261329
HISTOLOGIA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 3 | CH: 60

261418
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Estuda a pesquisa científica seus conceitos, características, métodos,técnicas e etapas.A organização do trabalho acadêmico,trabalhos científicos: fichamentos, resenhas bibliográficas, artigos científicos, relatórios, seminários, comunicações científicas e monografias O projeto de pesquisa: noções preliminares e estrutura. Normas técnicas para a elaboração do trabalho científico. ABNT.

Sem: 3 | CH: 30

296276
PROJETO INTEGRADOR EM ZOOLOGIA

Ementa: Elaboração de projeto Interdisciplinar, com ênfase em Zoologia para ser desenvolvido na comunidade e apresentado em forma de seminário.

Sem: 3 | CH: 60

296275
TECNOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Ementa: Vivência da prática pedagógica e o conhecimentos a respeito das tecnologias digitais nos anos finais do Ensino Fundamental. Relação de conhecimentos científicos com situações cotidianas. Pesquisa na sala de aula. Análise dos recursos virtuais e dos livros didáticos para o ensino de Ciências da Natureza.

Sem: 3 | CH: 210

1326
ZOOLOGIA II

Ementa: Introdução ao Filo Arthropoda: relações filogenéticas, características gerais, aspectos evolutivos e processo de artropodização. Subfilo Trilobitomorpha; Subfilo Chelicerata - Classes Pycnogonida e Arachnida; Subfilo Crustacea = filogenia, características gerais, estrutura externa e interna, fisiologia geral, reprodução e desenvolvimento dos grandes táxons e das ordens.

Sem: 3 | CH: 60

15
BOTANICA III

Ementa: Características, ecologia, reprodução, sistemática, ciclos biológicos de algas pluricelulares, Briófitas e Pteridófitas.

Sem: 4 | CH: 60

1323
ECOLOGIA I

Ementa: Diferenciação entre espécie, população e comunidade, enfatizando a dinâmica de populações animais e vegetais, bem como a interferência antrópica nas comunidades naturais.

Sem: 4 | CH: 60

296698
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA -ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS

Ementa: Prática do ensino em ciências sob a forma de estágio orientado, tendo como base os conhecimentos adquiridos, possibilitando a realização de projetos diretamente ligados ao preparo de unidades de ensino, material didático e recursos paralelos, tendo como atividade fundamental a docência efetiva em Escola de Ensino Fundamental. Elaboração de relatório.

Sem: 4 | CH: 210

296699
FÍSICA APLICADA A BIOLOGIA

Ementa: Princípios básicos de mecânica, eletricidade, ondas, óptica e termologia.

Sem: 4 | CH: 30

296696
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Ementa: Estudo das atividades do ensino de ciências , desenvolvidos nas escolas pelos professores de nível fundamental e médio. Planejar, avaliar e desenvolver atividades e recursos didáticos.

Sem: 4 | CH: 60

296695
PARASITOLOGIA APLICADA A BIOLOGIA

Ementa: Origens e definições do parasitismo. Tipos de parasitismo. Ações dos parasitos e reações do hospedeiro. Aspectos morfológicos, taxonômicos, biológicos, ecológicos e profiláticos dos parasitos de interesse em saúde pública, reconhecendo espécies representativas na região.

Sem: 4 | CH: 30

296697
PROJETO INTEGRADOR EM BOTÂNICA

Ementa: Elaboração de projeto Interdisciplinar, com ênfase em BOTÂNICA para ser desenvolvido na comunidade e apresentado em forma de seminário

Sem: 4 | CH: 60

234
ZOOLOGIA III

Ementa: Morfologia, anatomia, sistemática e aspectos de filogenia, fisiologia, biologia, ecologia de Artrophoda: Unirremes e Insecta (etologia de insetos e técnicas e montagem de insetário).

Sem: 4 | CH: 60

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 5 | CH: 60

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 5 | CH: 30

261352
BIOFÍSICA

Ementa: Fenômenos biofísicos, relacionados a membrana plasmática, a bioeletrogenese, hemodinâmica, pH, radioatividade e radiobiologia.

Sem: 5 | CH: 30

18
BOTANICA IV

Ementa: Características, ecologia, reprodução, sistemática, ciclos biológicos de Gimnosperma e Angiosperma. Estudo das principais famílias. Técnica de herbário e uso de chaves de identificação.

Sem: 5 | CH: 60

296849
ESTÁGIO PROFISSIONAL APLICADO NA ÁREA AMBIENTAL

Ementa:

Sem: 5 | CH: 210

296830
MICROBIOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

296848
ZOOLOGIA IV

Ementa:

Sem: 5 | CH: 30

1545
BIOETICA

Ementa: EMENTA Apresentação dos aspectos conceituais e fundamentos da ética e bioética, aspectos éticos envolvidos na pesquisa em saúde; diretrizes e normas em pesquisa em saúde; consentimento nformado, apresentação e discussão dos principais temas de bioética.

Sem: 6 | CH: 30

261672
BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa: EMENTA Esta disciplina tem como objetivo geral proporcionar conhecimentos da biologia molecular das células, as técnicas de estudo utilizadas e as mais novas informações no campo do estudo dos ácidos nucléicos e proteínas, incluindo técnicas de biotecnologia moderna.

Sem: 6 | CH: 30

296850
BOTÂNICA V

Ementa:

Sem: 6 | CH: 30

1324
ECOLOGIA II

Ementa: Diferenciação entre espécie, população e comunidade, enfatizando a dinâmica de populações animais e vegetais, bem como a interferência antrópica nas comunidades naturais.

Sem: 6 | CH: 60

469
EDUCACAO, DIVERSIDADE E INCLUSAO

Ementa: Compreensão da diversidade dos sujeitos escolares, numa perspectiva multicultural e inclusiva, as políticas e a legislação pertinente, construindo alternativas pedagógicas de inclusão para todos.

Sem: 6 | CH: 60

296851
ESTÁGIO PROFISSIONAL APLICADO NA ÁREA DE SAÚDE E BIOTECNOLOGIA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 210

261489
GENÉTICA GERAL

Ementa: Visa o estudo e a compreensão da natureza química do material genético e compreensão primordial do DNA dos organismos vivos, com sua função dentro da célula, através da análise das bases estruturais, moleculares e fisiológicas das células. Compreende o estudo da passagem de informação armazenada no material genético para a formação do fenótipo dos organismos, como ocorre o controle dos genes, a base das mutações gênicas e aplicações do conhecimento como o estudo da moderna engenharia genética.

Sem: 6 | CH: 30

1327
ZOOLOGIA V

Ementa: Morfologia, anatomia, sistemática e aspectos de filogenia, fisiologia, biologia e ecologia de Chordata (répteis, aves e mamíferos).

Sem: 6 | CH: 60

296857
BIOFÍSICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

296853
DISCIPLINA ELETIVA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

261428
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Ementa: A decisão pessoal de empreender e a atividade empreendedora. Necessidade de mercado. Identificação de Oportunidades. Plano de Negócios. Consultoria. Conceito. Tipos. Características Básicas do Consultor. Diagnóstico Empresarial. Conceito. Finalidades. Etapas. Avaliação dos Resultados. Relatórios.

Sem: 7 | CH: 30

14675
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa: Estudo do funcionamento dos sistemas, bem como os conceitos gerais de homeostase, reprodução e os mecanismos de ação hormonal.

Sem: 7 | CH: 60

296852
GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

296856
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 210

261343
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Ementa: Concepções sobre o desenvolvimento humano na infância e adolescência. Compreensão das principais características do ser humano ao longo do ciclo de vida, considerando aspectos físicos, cognitivos , emocionais e sociais . Inserção deste conhecimento na prática profissional .

Sem: 7 | CH: 60

1660
SANITARISMO

Ementa: Sanitarismo: importância do saneamento básico, incluindo processos de controle biológico e do meio ambiente, reconhecendo patologias de maior importância diretamente relacionadas com o ambiente em desequilíbrio. Bioindicadores.

Sem: 7 | CH: 60

296861
BIOGEOGRAFIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

14713
BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa: Estudo da constituição molecular das células e sua manutenção e replicação. Um enfoque especial ao material genético, principalmente a sua replicação e expressão nos seres vivos. Tecnologias de ADN recombinante e sua utilização

Sem: 8 | CH: 60

296859
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA - ENSINO MÉDIO/TÉCNICO

Ementa:

Sem: 8 | CH: 210

296860
GENÉTICA E EVOLUÇÃO

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

296741
IMUNOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Sistema linfóide e resposta imune. Mecanismos gerais da resposta imune. Imunoglobulinas e complemento. Reações antígeno x anticorpo. Reações de avaliação da imunidade humoral. Hipersensibilidade. Diagnóstico imunológico das infecções. Avaliação da resposta imune humoral e celular. Imunidade e deficiências imunológicas. Imunoprofilaxia. Auto-imunidade e diagnóstico laboratorial das doenças auto-imunes e reumáticas. Imunologia dos transplantes. Imunologia dos tumores.

Sem: 8 | CH: 60

296858
PALEONTOLOGIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

296862
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. (TCC)

Ementa:

Sem: 8 | CH: 120


Disciplinas|Curriculo: 241331


Código

Nome

261662
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 200

261640
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 80

261641
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 80

261649
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 80

261650
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 80

261651
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 80

261652
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 80

307
CITOLOGIA

Ementa: Célula e evolução (origem da vida, dos primeiros seres vivos; teoria do endossimbionte); Célula procariota e eucariota; técnicas usadas para estudo de células procariotas; Diferenças básicas entre célula animal e célula vegetal; diversidade e organização celular; Constituintes moleculares da célula: água, íons e moléculas orgânicas; Estrutura e visão geral das organelas; bioquímica e organização molecular das membranas celulares e de outros componentes de superfície; estudo morfofisiológico dos componentes citoplasmáticos e do núcleo interfásico; integração funcional dos componentes celulares; divisão celular.

Sem: 1 | CH: 60

14820
FILOSOFIA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

14709
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

220
MICOLOGIA

Ementa: Introdução e aspectos gerais dos organismos. Caracteres morfológicos, fisiológicos e reprodutivos. Relações tróficas e ecológicas. Simbioses fúngicas. Importância do estudo dos fungos nas atividades humanas.

Sem: 1 | CH: 60

1350
QUIMICA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

1404
SOCIOLOGIA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

157
BOTANICA I

Ementa: Noções de taxonomia vegetal. Citologia e histologia vegetal. Anatomia dos tecidos.

Sem: 2 | CH: 60

1323
ECOLOGIA I

Ementa: Diferenciação entre espécie, população e comunidade, enfatizando a dinâmica de populações animais e vegetais, bem como a interferência antrópica nas comunidades naturais.

Sem: 2 | CH: 60

14710
EMBRIOLOGIA

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

1334
GEOPALEONTOLOGIA

Ementa: Constituição do globo e sua dinâmica externa e interna. Destaque para o ciclo das rochas, diagênese de rochas sedimentares, noções de estratigrafia e da história geológica do tema. Bacias sedimentares brasileiras. Noções de mineralogia. Intemperismo, recursos hídricos. Técnica global de placas, atividades de campo para reconhecer os processos geológicos. Inter-relação entre Paleontologia e Biologia. Preservação dos organismos no registro geológico (fósseis e processos de fossilização). Aplicação dos fósseis no setor econômico. Paleozoologia e paleobotânica.

Sem: 2 | CH: 60

14
PROTISTOLOGIA E TEC DE LABORATORIO

Ementa: Sistemática, morfologia, anatomia e fisiologia com enfoque evolutivo de Protista. Processos de reprodução e ciclos vitais. Caracterização, identificação e diferenciação das principais classes, ordens e famílias do Reino Protista, reconhecendo espécies representativas encontradas na região. Análise e interpretação de trabalhos científicos sobre espécies do Reino Protista. Introdução ao ambiente de Laboratório. Normas de segurança. Soluções, tipos, preparo, uso e conservação. Função, uso e limpeza de vidrarias. Equipamentos básicos de Laboratório.

Sem: 2 | CH: 60

1325
ZOOLOGIA I

Ementa: Generalidades sobre nomenclatura zoológica. Morfologia, anatomia, sistemática e aspectos de filogenia, fisiologia, biologia e ecologia de Porífera, Cnidária, Ctenophora, Platyherlminthes, Rotífera, Nematoda, Mollusca e Annelida

Sem: 2 | CH: 60

1320
BIOQUIMICA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

3
BOTANICA II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

178
HISTOLOGIA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

1720
PSICOLOGIA DA EDUCACAO

Ementa: Psicologia como ciência. Estudo do desenvolvimento humano nos seus aspectos cognitivos, socioafetivos e psicomotores. Contribuições das teorias genéticas, psicanalíticas e sócio-antropológicas de desenvolvimento para a educação. Reflexão sobre as interfaces entre educação, culturas e juventudes em contextos contemporâneos.

Sem: 3 | CH: 60

1326
ZOOLOGIA II

Ementa: Introdução ao Filo Arthropoda: relações filogenéticas, características gerais, aspectos evolutivos e processo de artropodização. Subfilo Trilobitomorpha; Subfilo Chelicerata - Classes Pycnogonida e Arachnida; Subfilo Crustacea = filogenia, características gerais, estrutura externa e interna, fisiologia geral, reprodução e desenvolvimento dos grandes táxons e das ordens.

Sem: 3 | CH: 60

15
BOTANICA III

Ementa: Características, ecologia, reprodução, sistemática, ciclos biológicos de algas pluricelulares, Briófitas e Pteridófitas.

Sem: 4 | CH: 60

458
DIDATICA

Ementa: Estudo de formas alternativas de mediação pedagógica que possibilitem a construção de conhecimentos, envolvendo o planejamento, procedimentos, tecnologias, estratégias de ensino e o processo de avaliação.

Sem: 4 | CH: 60

326
FISICA

Ementa: Princípios básicos de mecânica, eletricidade, ondas, óptica e termologia.

Sem: 4 | CH: 60

1348
MATEMATICA E BIOESTATISTICA

Ementa: Análise combinatória, Binômio de Newton, Teoria das probabilidades. Variáveis e gráficos. Distribuições de freqüência, média, mediana, moda e outras medidas de tendência central. Desvio padrão e medidas de dispersão. Momentos, assimetria e curtose. Teoria elementar da probabilidade e da amostragem.

Sem: 4 | CH: 60

14711
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I

Ementa: Elaboração de projeto Interdisciplinar, com ênfase em Biologia para ser desenvolvido na comunidade.

Sem: 4 | CH: 210

1812
POLITICAS EDUCACIONAIS

Ementa: Concepção, estrutura, organização e funcionamento da educação básica Brasileira e dispositivos legais; Marcos Históricos e Legais da Educação Brasileira.

Sem: 4 | CH: 60

234
ZOOLOGIA III

Ementa: Morfologia, anatomia, sistemática e aspectos de filogenia, fisiologia, biologia, ecologia de Artrophoda: Unirremes e Insecta (etologia de insetos e técnicas e montagem de insetário).

Sem: 4 | CH: 60

1338
BIOFISICA

Ementa: Fenômenos biofísicos, relacionados a membrana plasmática, a bioeletrogenese, hemodinâmica, pH, radioatividade e radiobiologia.

Sem: 5 | CH: 60

18
BOTANICA IV

Ementa: Características, ecologia, reprodução, sistemática, ciclos biológicos de Gimnosperma e Angiosperma. Estudo das principais famílias. Técnica de herbário e uso de chaves de identificação.

Sem: 5 | CH: 60

14712
ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

Ementa: Prática do ensino em ciências sob a forma de estágio orientado, tendo como base os conhecimentos adquiridos, possibilitando a realização de projetos diretamente ligados ao preparo de unidades de ensino, material didático e recursos paralelos, tendo como atividade fundamental a docência efetiva em Escola de Ensino Fundamental. Elaboração de relatório.

Sem: 5 | CH: 210

1794
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Ementa: Estudo da LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS como uma forma de comunicação e inclusão.

Sem: 5 | CH: 30

1440
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIAS E BIOL

Ementa: Estudo das atividades do ensino de ciências e biologia, desenvolvidos nas escolas pelos professores de nível fundamental e médio. Planejar, avaliar e desenvolver atividades e recursos didáticos.

Sem: 5 | CH: 60

235
ZOOLOGIA IV

Ementa: Estudo de Echinodermata, protochordata e Chordata (peixes e anfíbios). Morfologia, anatomia, sistemática e aspectos de filogenia, fisiologia, biologia e ecologia.

Sem: 5 | CH: 60

14713
BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa: Estudo da constituição molecular das células e sua manutenção e replicação. Um enfoque especial ao material genético, principalmente a sua replicação e expressão nos seres vivos. Tecnologias de ADN recombinante e sua utilização

Sem: 6 | CH: 60

1324
ECOLOGIA II

Ementa: Diferenciação entre espécie, população e comunidade, enfatizando a dinâmica de populações animais e vegetais, bem como a interferência antrópica nas comunidades naturais.

Sem: 6 | CH: 60

14714
ESTAGIO PROFISSIONAL APLICADO I

Ementa: A proposta de estágio Profissional Aplicado tem como objetivo central possibilitar aos estudantes de biologia contato com o trabalho profissional desenvolvido no contexto empresarial e público, buscando construir propostas de ação com os profissionais (supervisores de estágio), numa dimensão coletiva. Para tanto, deverão conhecer as características desse trabalho, das formas mais diversificadas possíveis, para pensar, planejar e desenvolver atividades nos diferentes campos de estágio. Tais atividades podem ser desenvolvidas tanto na área ambiental, como em outras áreas dentro do campo da biologia, sempre com a supervisão dos profissionais da empresa. Os campos de estágio serão definidos dentre as conveniadas com a Urcamp, considerando as necessidades e interesses dos estagiários.

Sem: 6 | CH: 210

665
MICROBIOLOGIA

Ementa: Estudo da morfologia, citologia e fisiologia de microorganismos (Monera e Vírus). Interações, micróbios/hospedeiros.

Sem: 6 | CH: 60

1660
SANITARISMO

Ementa: Sanitarismo: importância do saneamento básico, incluindo processos de controle biológico e do meio ambiente, reconhecendo patologias de maior importância diretamente relacionadas com o ambiente em desequilíbrio. Bioindicadores.

Sem: 6 | CH: 60

1327
ZOOLOGIA V

Ementa: Morfologia, anatomia, sistemática e aspectos de filogenia, fisiologia, biologia e ecologia de Chordata (répteis, aves e mamíferos).

Sem: 6 | CH: 60

17
BIOGEOGRAFIA E ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS

Ementa: Seres vivos no tempo e no espaço: a relação FORMA X TEMPO X ESPAÇO. O caráter interdisciplinar da Biogeografia, abordagens biológicas e geográficas, métodos e técnicas biogeográficas. Relações entre a Biogeografia, a conservação da natureza e o planejamento ambiental.

Sem: 7 | CH: 60

221
BOTANICA V

Ementa: Fisiologia vegetal: nutrição mineral, fotossíntese, circulação, redistribuição dos alimentos e transpiração. Hormônios vegetais. Geotropismo e fototropismo.

Sem: 7 | CH: 60

14715
ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

Ementa: Prática de ensino em Biologia sob a forma de estágio orientado, tendo como base os conhecimentos adquiridos, possibilitando a realização de projetos diretamente ligados ao preparo de unidades de ensino, material didático e recursos paralelos, tendo como atividade fundamental a docência seqüencial e efetiva em escola de Ensino Médio, elaboração de relatórios.

Sem: 7 | CH: 210

1329
GENETICA I

Ementa: Leis básicas e terminologia genética. Mendelismo. Herança e ambiente. Interação gênica. Determinação dos sexos e herança ligada ao sexo. Recombinações e mapeamento genético. Mutações cromossômicas.

Sem: 7 | CH: 60

1414
LEGISLACAO PROF, AMBIENTAL E BIOETICA

Ementa: Considerações introdutórias no estudo da ética. A ética profissional: da profissão do biólogo. Código de ética do biólogo. Questões éticas da profissão em face dos avanços biotecnológicos. Noções de Direito Ambiental. A legislação ambiental brasileira. Da declaração Universal dos Direitos Humanos. Comitês de Segurança Nacional e Internacional.

Sem: 7 | CH: 60

19
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

Ementa: Anatomia e fisiologia dos sistemas.

Sem: 8 | CH: 90

14871
ESTAGIO PROFISSIONAL APLICADO II

Ementa: O estágio Profissional Aplicado tem como objetivo central possibilitar aos estudantes de biologia contato com o trabalho profissional desenvolvido no contexto empresarial e público, buscando construir propostas de ação com os profissionais (supervisores de estágio), numa dimensão coletiva. Conhecer as características desse trabalho, das formas mais diversificadas possíveis, para pensar, planejar e desenvolver atividades nos diferentes campos de estágio. Tais atividades podem ser desenvolvidas tanto na área ambiental, como em outras áreas dentro do campo da biologia, sempre com a supervisão dos profissionais da empresa. Os campos de estágio serão definidos dentre as conveniadas com a Urcamp, considerando as necessidades e interesses dos estagiários.

Sem: 8 | CH: 210

1330
GENETICA II

Ementa: Mecanismos de alterações genéticas. Genoma extracelular. Regulação gênica. Genética de populações. Genética quantitativa. Teoria de evolução e seu desenvolvimento. Mecanismos evolutivos, especiação. Lyon.

Sem: 8 | CH: 60

655
IMUNO PARASITOLOGIA

Ementa: Estudo da morfologia e biologia dos principais parasitas. Aspectos gerais da resposta imunitária. Antígeno e anticorpo. Resposta imune específica, ativa e passiva, natural e artificial. Resposta humoral e celular. Hipersensibilidades. Imunoprofilaxia. Reações antígeno-anticorpo. Interação parasita-resposta imune.

Sem: 8 | CH: 90

14718
PESQUISA E PRATICA PEDAGOGICA II

Ementa: Elaboração de projeto Interdisciplinar, com ênfase em Biologia para ser desenvolvido na comunidade escolar.

Sem: 8 | CH: 210

14716
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Ementa: Revisão dos conteúdos de metodologia da investigação científica. Revisão e desenvolvimento do projeto de trabalho de conclusão de curso. Elaboração e defesa do trabalho de conclusão de curso em Ciências Biológicas.

Sem: 8 | CH: 60


Disciplinas|Curriculo: 242341


Código

Nome

272855
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (200)

Ementa:

Sem: 0 | CH: 200

296854
ECOLOGIA DAS ÁGUAS

Ementa:

Sem: 0 | CH: 30

296855
TÉCNICAS EM GEOPROCESSAMENTO

Ementa:

Sem: 0 | CH: 30

261399
CÁLCULO BÁSICO

Ementa: Sistema Internacional de Unidades de Medidas. Funções. Trigonometria e Geometria. Noções de Limites, Derivadas e Integrais.

Sem: 1 | CH: 30

307
CITOLOGIA

Ementa: Célula e evolução (origem da vida, dos primeiros seres vivos; teoria do endossimbionte); Célula procariota e eucariota; técnicas usadas para estudo de células procariotas; Diferenças básicas entre célula animal e célula vegetal; diversidade e organização celular; Constituintes moleculares da célula: água, íons e moléculas orgânicas; Estrutura e visão geral das organelas; bioquímica e organização molecular das membranas celulares e de outros componentes de superfície; estudo morfofisiológico dos componentes citoplasmáticos e do núcleo interfásico; integração funcional dos componentes celulares; divisão celular.

Sem: 1 | CH: 60

261390
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Ementa: A evolução histórica e teórica da Educação Ambiental. Complexidade ambiental. Princípios e estratégias de educação ambiental. A Educação Ambiental como eixo do Desenvolvimento Sustentável. Características, funções e objetivos da Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Movimento ambientalista no Brasil. Projetos pedagógicos em educação ambiental.

Sem: 1 | CH: 30

261333
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 30

220
MICOLOGIA

Ementa: Introdução e aspectos gerais dos organismos. Caracteres morfológicos, fisiológicos e reprodutivos. Relações tróficas e ecológicas. Simbioses fúngicas. Importância do estudo dos fungos nas atividades humanas.

Sem: 1 | CH: 60

261400
PROJETO INTEGRADOR EM MICOLOGIA

Ementa: Elaboração de projeto Interdisciplinar, com ênfase em MICOLOGIA para ser desenvolvido na comunidade e apresentado em forma de seminário

Sem: 1 | CH: 60

14
PROTISTOLOGIA E TEC DE LABORATORIO

Ementa: Sistemática, morfologia, anatomia e fisiologia com enfoque evolutivo de Protista. Processos de reprodução e ciclos vitais. Caracterização, identificação e diferenciação das principais classes, ordens e famílias do Reino Protista, reconhecendo espécies representativas encontradas na região. Análise e interpretação de trabalhos científicos sobre espécies do Reino Protista. Introdução ao ambiente de Laboratório. Normas de segurança. Soluções, tipos, preparo, uso e conservação. Função, uso e limpeza de vidrarias. Equipamentos básicos de Laboratório.

Sem: 1 | CH: 60

331
QUIMICA AMBIENTAL

Ementa: Propriedades da Matéria, Transformações e Fenômenos, Principio da conservação da matéria e energia, Classificação e tipos de misturas, Ligações químicas, Introdução à Química Ambiental. Ciclos Biogeoquímicos. Química da Água e Conceitos de Poluição ou Principais Problemas Ambientais. Química da Atmosfera e Conceitos de Poluição ou Principais Problemas Ambientais. Química do Solo e Conceitos de Poluição ou Principais Problemas Ambientais, Geosfera, Legislação brasileira sobre qualidade da água.

Sem: 1 | CH: 60

261389
SOCIOLOGIA

Ementa: Noções básicas de sociologia. A sociedade e a complexa teia de relações que se estabelecem entre os indivíduos. Estrutura social, classes sociais, instituições e mudança social. A sociedade industrial e a indústria cultural. Cultura de massa, lazer e consumo.

Sem: 1 | CH: 30

157
BOTANICA I

Ementa: Noções de taxonomia vegetal. Citologia e histologia vegetal. Anatomia dos tecidos.

Sem: 2 | CH: 60

261487
ECOLOGIA

Ementa: Preservação ambiental. Aspectos e conceitos gerais em Ecologia, Biosfera e Equilíbrio. Estrutura e funcionamento dos ecossistemas. Noções de Comunidades e de ecossistemas. Principais ecossistemas terrestres. Relações ecológicas. Ecologia urbana.

Sem: 2 | CH: 30

261618
EMBRIOLOGIA

Ementa: Reprodução Humana. Embriologia. Gametogênese. Fecundação. Tipos de ovos. Modelos de segmentação e gastrulação. Desenvolvimento do embrião. Folhetos e anexos embrionários.

Sem: 2 | CH: 30

261528
FILOSOFIA

Ementa: Análise das principais correntes do pensamento filosófico, com especial ênfase para a filosofia política e filosofia moral. Neste sentido, a disciplina busca investigar os fundamentos racionais que norteiam a interpretação dos conceitos filosóficos e as práticas subsequentes nas áreas da ética e da política.

Sem: 2 | CH: 30

261619
LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL E AMBIENTAL

Ementa: Considerações introdutórias no estudo da ética. A ética profissional: da profissão do biólogo. Código de ética do biólogo. Questões éticas da profissão em face dos avanços biotecnológicos. Noções de Direito Ambiental. A legislação ambiental brasileira. Da declaração Universal dos Direitos Humanos. Comitês de Segurança Nacional e Internacional.

Sem: 2 | CH: 30

1794
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Ementa: Estudo da LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS como uma forma de comunicação e inclusão.

Sem: 2 | CH: 30

1812
POLITICAS EDUCACIONAIS

Ementa: Concepção, estrutura, organização e funcionamento da educação básica Brasileira e dispositivos legais; Marcos Históricos e Legais da Educação Brasileira.

Sem: 2 | CH: 60

261620
PROJETO INTEGRADOR EM ECOLOGIA

Ementa: Elaboração de projeto Interdisciplinar, com ênfase em ECOLOGIA para ser desenvolvido na comunidade e apresentado em forma de seminário integrado.

Sem: 2 | CH: 60

1325
ZOOLOGIA I

Ementa: Generalidades sobre nomenclatura zoológica. Morfologia, anatomia, sistemática e aspectos de filogenia, fisiologia, biologia e ecologia de Porífera, Cnidária, Ctenophora, Platyherlminthes, Rotífera, Nematoda, Mollusca e Annelida

Sem: 2 | CH: 60

296273
BIOQUÍMICA APLICADA A BIOLOGIA

Ementa: A disciplina aborda o estudo da estrutura química e funcionalidade das biomoléculas que fazem parte do organismo humano, como química de aminoácidos, proteínas, enzimas e coenzimas, carboidratos, lipídios e ácidos nucleicos, proporcionando o entendimento das reações de geração de energia e da obtenção e degradação de moléculas importantes ao organismo. A disciplina também contempla o estudo do metabolismo humano e as inter-relações entre o metabolismo dos carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos e proteínas.

Sem: 3 | CH: 60

296272
BOTÂNICA II

Ementa: Organologia vegetal. Anatomia e morfologia vegetal. Tipos estruturais e classificação das raízes, caules, folhas, flores e frutos. Técnica de herbário.

Sem: 3 | CH: 30

458
DIDATICA

Ementa: Estudo de formas alternativas de mediação pedagógica que possibilitem a construção de conhecimentos, envolvendo o planejamento, procedimentos, tecnologias, estratégias de ensino e o processo de avaliação.

Sem: 3 | CH: 60

296274
GEOLOGIA

Ementa: Constituição do globo terrestre e sua dinâmica externa e interna. Destaque para o ciclo das rochas, diagênese de rochas sedimentares, noções de estratigrafia e da história geológica da terra. Bacias sedimentares brasileiras. Noções de mineralogia. Intemperismo, recursos hídricos. Tectonica global de placas.

Sem: 3 | CH: 30

261329
HISTOLOGIA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 3 | CH: 60

261418
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Estuda a pesquisa científica seus conceitos, características, métodos,técnicas e etapas.A organização do trabalho acadêmico,trabalhos científicos: fichamentos, resenhas bibliográficas, artigos científicos, relatórios, seminários, comunicações científicas e monografias O projeto de pesquisa: noções preliminares e estrutura. Normas técnicas para a elaboração do trabalho científico. ABNT.

Sem: 3 | CH: 30

296276
PROJETO INTEGRADOR EM ZOOLOGIA

Ementa: Elaboração de projeto Interdisciplinar, com ênfase em Zoologia para ser desenvolvido na comunidade e apresentado em forma de seminário.

Sem: 3 | CH: 60

296275
TECNOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Ementa: Vivência da prática pedagógica e o conhecimentos a respeito das tecnologias digitais nos anos finais do Ensino Fundamental. Relação de conhecimentos científicos com situações cotidianas. Pesquisa na sala de aula. Análise dos recursos virtuais e dos livros didáticos para o ensino de Ciências da Natureza.

Sem: 3 | CH: 210

1326
ZOOLOGIA II

Ementa: Introdução ao Filo Arthropoda: relações filogenéticas, características gerais, aspectos evolutivos e processo de artropodização. Subfilo Trilobitomorpha; Subfilo Chelicerata - Classes Pycnogonida e Arachnida; Subfilo Crustacea = filogenia, características gerais, estrutura externa e interna, fisiologia geral, reprodução e desenvolvimento dos grandes táxons e das ordens.

Sem: 3 | CH: 60

15
BOTANICA III

Ementa: Características, ecologia, reprodução, sistemática, ciclos biológicos de algas pluricelulares, Briófitas e Pteridófitas.

Sem: 4 | CH: 60

1323
ECOLOGIA I

Ementa: Diferenciação entre espécie, população e comunidade, enfatizando a dinâmica de populações animais e vegetais, bem como a interferência antrópica nas comunidades naturais.

Sem: 4 | CH: 60

296698
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA -ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS

Ementa: Prática do ensino em ciências sob a forma de estágio orientado, tendo como base os conhecimentos adquiridos, possibilitando a realização de projetos diretamente ligados ao preparo de unidades de ensino, material didático e recursos paralelos, tendo como atividade fundamental a docência efetiva em Escola de Ensino Fundamental. Elaboração de relatório.

Sem: 4 | CH: 210

296699
FÍSICA APLICADA A BIOLOGIA

Ementa: Princípios básicos de mecânica, eletricidade, ondas, óptica e termologia.

Sem: 4 | CH: 30

296696
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Ementa: Estudo das atividades do ensino de ciências , desenvolvidos nas escolas pelos professores de nível fundamental e médio. Planejar, avaliar e desenvolver atividades e recursos didáticos.

Sem: 4 | CH: 60

296695
PARASITOLOGIA APLICADA A BIOLOGIA

Ementa: Origens e definições do parasitismo. Tipos de parasitismo. Ações dos parasitos e reações do hospedeiro. Aspectos morfológicos, taxonômicos, biológicos, ecológicos e profiláticos dos parasitos de interesse em saúde pública, reconhecendo espécies representativas na região.

Sem: 4 | CH: 30

296697
PROJETO INTEGRADOR EM BOTÂNICA

Ementa: Elaboração de projeto Interdisciplinar, com ênfase em BOTÂNICA para ser desenvolvido na comunidade e apresentado em forma de seminário

Sem: 4 | CH: 60

234
ZOOLOGIA III

Ementa: Morfologia, anatomia, sistemática e aspectos de filogenia, fisiologia, biologia, ecologia de Artrophoda: Unirremes e Insecta (etologia de insetos e técnicas e montagem de insetário).

Sem: 4 | CH: 60

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 5 | CH: 60

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 5 | CH: 30

261352
BIOFÍSICA

Ementa: Fenômenos biofísicos, relacionados a membrana plasmática, a bioeletrogenese, hemodinâmica, pH, radioatividade e radiobiologia.

Sem: 5 | CH: 30

18
BOTANICA IV

Ementa: Características, ecologia, reprodução, sistemática, ciclos biológicos de Gimnosperma e Angiosperma. Estudo das principais famílias. Técnica de herbário e uso de chaves de identificação.

Sem: 5 | CH: 60

296849
ESTÁGIO PROFISSIONAL APLICADO NA ÁREA AMBIENTAL

Ementa:

Sem: 5 | CH: 210

296830
MICROBIOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

296848
ZOOLOGIA IV

Ementa:

Sem: 5 | CH: 30

1545
BIOETICA

Ementa: EMENTA Apresentação dos aspectos conceituais e fundamentos da ética e bioética, aspectos éticos envolvidos na pesquisa em saúde; diretrizes e normas em pesquisa em saúde; consentimento nformado, apresentação e discussão dos principais temas de bioética.

Sem: 6 | CH: 30

261672
BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa: EMENTA Esta disciplina tem como objetivo geral proporcionar conhecimentos da biologia molecular das células, as técnicas de estudo utilizadas e as mais novas informações no campo do estudo dos ácidos nucléicos e proteínas, incluindo técnicas de biotecnologia moderna.

Sem: 6 | CH: 30

296850
BOTÂNICA V

Ementa:

Sem: 6 | CH: 30

1324
ECOLOGIA II

Ementa: Diferenciação entre espécie, população e comunidade, enfatizando a dinâmica de populações animais e vegetais, bem como a interferência antrópica nas comunidades naturais.

Sem: 6 | CH: 60

469
EDUCACAO, DIVERSIDADE E INCLUSAO

Ementa: Compreensão da diversidade dos sujeitos escolares, numa perspectiva multicultural e inclusiva, as políticas e a legislação pertinente, construindo alternativas pedagógicas de inclusão para todos.

Sem: 6 | CH: 60

296851
ESTÁGIO PROFISSIONAL APLICADO NA ÁREA DE SAÚDE E BIOTECNOLOGIA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 210

261489
GENÉTICA GERAL

Ementa: Visa o estudo e a compreensão da natureza química do material genético e compreensão primordial do DNA dos organismos vivos, com sua função dentro da célula, através da análise das bases estruturais, moleculares e fisiológicas das células. Compreende o estudo da passagem de informação armazenada no material genético para a formação do fenótipo dos organismos, como ocorre o controle dos genes, a base das mutações gênicas e aplicações do conhecimento como o estudo da moderna engenharia genética.

Sem: 6 | CH: 30

1327
ZOOLOGIA V

Ementa: Morfologia, anatomia, sistemática e aspectos de filogenia, fisiologia, biologia e ecologia de Chordata (répteis, aves e mamíferos).

Sem: 6 | CH: 60

296857
BIOFÍSICA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

296853
DISCIPLINA ELETIVA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

261428
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Ementa: A decisão pessoal de empreender e a atividade empreendedora. Necessidade de mercado. Identificação de Oportunidades. Plano de Negócios. Consultoria. Conceito. Tipos. Características Básicas do Consultor. Diagnóstico Empresarial. Conceito. Finalidades. Etapas. Avaliação dos Resultados. Relatórios.

Sem: 7 | CH: 30

14675
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa: Estudo do funcionamento dos sistemas, bem como os conceitos gerais de homeostase, reprodução e os mecanismos de ação hormonal.

Sem: 7 | CH: 60

296852
GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

296856
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 210

261343
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Ementa: Concepções sobre o desenvolvimento humano na infância e adolescência. Compreensão das principais características do ser humano ao longo do ciclo de vida, considerando aspectos físicos, cognitivos , emocionais e sociais . Inserção deste conhecimento na prática profissional .

Sem: 7 | CH: 60

1660
SANITARISMO

Ementa: Sanitarismo: importância do saneamento básico, incluindo processos de controle biológico e do meio ambiente, reconhecendo patologias de maior importância diretamente relacionadas com o ambiente em desequilíbrio. Bioindicadores.

Sem: 7 | CH: 60

296861
BIOGEOGRAFIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

14713
BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa: Estudo da constituição molecular das células e sua manutenção e replicação. Um enfoque especial ao material genético, principalmente a sua replicação e expressão nos seres vivos. Tecnologias de ADN recombinante e sua utilização

Sem: 8 | CH: 60

296859
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA - ENSINO MÉDIO/TÉCNICO

Ementa:

Sem: 8 | CH: 210

296860
GENÉTICA E EVOLUÇÃO

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

296741
IMUNOLOGIA GERAL

Ementa: EMENTA Sistema linfóide e resposta imune. Mecanismos gerais da resposta imune. Imunoglobulinas e complemento. Reações antígeno x anticorpo. Reações de avaliação da imunidade humoral. Hipersensibilidade. Diagnóstico imunológico das infecções. Avaliação da resposta imune humoral e celular. Imunidade e deficiências imunológicas. Imunoprofilaxia. Auto-imunidade e diagnóstico laboratorial das doenças auto-imunes e reumáticas. Imunologia dos transplantes. Imunologia dos tumores.

Sem: 8 | CH: 60

296858
PALEONTOLOGIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

296862
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. (TCC)

Ementa:

Sem: 8 | CH: 120


Disciplinas|Curriculo: 242331


Código

Nome

261662
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 200

261640
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 80

261641
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 80

261649
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 80

261650
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 80

261651
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 80

261652
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 80

307
CITOLOGIA

Ementa: Célula e evolução (origem da vida, dos primeiros seres vivos; teoria do endossimbionte); Célula procariota e eucariota; técnicas usadas para estudo de células procariotas; Diferenças básicas entre célula animal e célula vegetal; diversidade e organização celular; Constituintes moleculares da célula: água, íons e moléculas orgânicas; Estrutura e visão geral das organelas; bioquímica e organização molecular das membranas celulares e de outros componentes de superfície; estudo morfofisiológico dos componentes citoplasmáticos e do núcleo interfásico; integração funcional dos componentes celulares; divisão celular.

Sem: 1 | CH: 60

14821
FILOSOFIA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

14709
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

220
MICOLOGIA

Ementa: Introdução e aspectos gerais dos organismos. Caracteres morfológicos, fisiológicos e reprodutivos. Relações tróficas e ecológicas. Simbioses fúngicas. Importância do estudo dos fungos nas atividades humanas.

Sem: 1 | CH: 60

1350
QUIMICA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

1404
SOCIOLOGIA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

157
BOTANICA I

Ementa: Noções de taxonomia vegetal. Citologia e histologia vegetal. Anatomia dos tecidos.

Sem: 2 | CH: 60

1323
ECOLOGIA I

Ementa: Diferenciação entre espécie, população e comunidade, enfatizando a dinâmica de populações animais e vegetais, bem como a interferência antrópica nas comunidades naturais.

Sem: 2 | CH: 60

14710
EMBRIOLOGIA

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

1334
GEOPALEONTOLOGIA

Ementa: Constituição do globo e sua dinâmica externa e interna. Destaque para o ciclo das rochas, diagênese de rochas sedimentares, noções de estratigrafia e da história geológica do tema. Bacias sedimentares brasileiras. Noções de mineralogia. Intemperismo, recursos hídricos. Técnica global de placas, atividades de campo para reconhecer os processos geológicos. Inter-relação entre Paleontologia e Biologia. Preservação dos organismos no registro geológico (fósseis e processos de fossilização). Aplicação dos fósseis no setor econômico. Paleozoologia e paleobotânica.

Sem: 2 | CH: 60

14
PROTISTOLOGIA E TEC DE LABORATORIO

Ementa: Sistemática, morfologia, anatomia e fisiologia com enfoque evolutivo de Protista. Processos de reprodução e ciclos vitais. Caracterização, identificação e diferenciação das principais classes, ordens e famílias do Reino Protista, reconhecendo espécies representativas encontradas na região. Análise e interpretação de trabalhos científicos sobre espécies do Reino Protista. Introdução ao ambiente de Laboratório. Normas de segurança. Soluções, tipos, preparo, uso e conservação. Função, uso e limpeza de vidrarias. Equipamentos básicos de Laboratório.

Sem: 2 | CH: 60

1325
ZOOLOGIA I

Ementa: Generalidades sobre nomenclatura zoológica. Morfologia, anatomia, sistemática e aspectos de filogenia, fisiologia, biologia e ecologia de Porífera, Cnidária, Ctenophora, Platyherlminthes, Rotífera, Nematoda, Mollusca e Annelida

Sem: 2 | CH: 60

1320
BIOQUIMICA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

3
BOTANICA II

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

178
HISTOLOGIA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 60

1720
PSICOLOGIA DA EDUCACAO

Ementa: Psicologia como ciência. Estudo do desenvolvimento humano nos seus aspectos cognitivos, socioafetivos e psicomotores. Contribuições das teorias genéticas, psicanalíticas e sócio-antropológicas de desenvolvimento para a educação. Reflexão sobre as interfaces entre educação, culturas e juventudes em contextos contemporâneos.

Sem: 3 | CH: 60

1326
ZOOLOGIA II

Ementa: Introdução ao Filo Arthropoda: relações filogenéticas, características gerais, aspectos evolutivos e processo de artropodização. Subfilo Trilobitomorpha; Subfilo Chelicerata - Classes Pycnogonida e Arachnida; Subfilo Crustacea = filogenia, características gerais, estrutura externa e interna, fisiologia geral, reprodução e desenvolvimento dos grandes táxons e das ordens.

Sem: 3 | CH: 60

15
BOTANICA III

Ementa: Características, ecologia, reprodução, sistemática, ciclos biológicos de algas pluricelulares, Briófitas e Pteridófitas.

Sem: 4 | CH: 60

458
DIDATICA

Ementa: Estudo de formas alternativas de mediação pedagógica que possibilitem a construção de conhecimentos, envolvendo o planejamento, procedimentos, tecnologias, estratégias de ensino e o processo de avaliação.

Sem: 4 | CH: 60

326
FISICA

Ementa: Princípios básicos de mecânica, eletricidade, ondas, óptica e termologia.

Sem: 4 | CH: 60

1348
MATEMATICA E BIOESTATISTICA

Ementa: Análise combinatória, Binômio de Newton, Teoria das probabilidades. Variáveis e gráficos. Distribuições de freqüência, média, mediana, moda e outras medidas de tendência central. Desvio padrão e medidas de dispersão. Momentos, assimetria e curtose. Teoria elementar da probabilidade e da amostragem.

Sem: 4 | CH: 60

14875
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I

Ementa:

Sem: 4 | CH: 210

1812
POLITICAS EDUCACIONAIS

Ementa: Concepção, estrutura, organização e funcionamento da educação básica Brasileira e dispositivos legais; Marcos Históricos e Legais da Educação Brasileira.

Sem: 4 | CH: 60

234
ZOOLOGIA III

Ementa: Morfologia, anatomia, sistemática e aspectos de filogenia, fisiologia, biologia, ecologia de Artrophoda: Unirremes e Insecta (etologia de insetos e técnicas e montagem de insetário).

Sem: 4 | CH: 60

1338
BIOFISICA

Ementa: Fenômenos biofísicos, relacionados a membrana plasmática, a bioeletrogenese, hemodinâmica, pH, radioatividade e radiobiologia.

Sem: 5 | CH: 60

18
BOTANICA IV

Ementa: Características, ecologia, reprodução, sistemática, ciclos biológicos de Gimnosperma e Angiosperma. Estudo das principais famílias. Técnica de herbário e uso de chaves de identificação.

Sem: 5 | CH: 60

14712
ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

Ementa: Prática do ensino em ciências sob a forma de estágio orientado, tendo como base os conhecimentos adquiridos, possibilitando a realização de projetos diretamente ligados ao preparo de unidades de ensino, material didático e recursos paralelos, tendo como atividade fundamental a docência efetiva em Escola de Ensino Fundamental. Elaboração de relatório.

Sem: 5 | CH: 210

1794
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Ementa: Estudo da LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS como uma forma de comunicação e inclusão.

Sem: 5 | CH: 30

1440
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIAS E BIOL

Ementa: Estudo das atividades do ensino de ciências e biologia, desenvolvidos nas escolas pelos professores de nível fundamental e médio. Planejar, avaliar e desenvolver atividades e recursos didáticos.

Sem: 5 | CH: 60

235
ZOOLOGIA IV

Ementa: Estudo de Echinodermata, protochordata e Chordata (peixes e anfíbios). Morfologia, anatomia, sistemática e aspectos de filogenia, fisiologia, biologia e ecologia.

Sem: 5 | CH: 60

14713
BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa: Estudo da constituição molecular das células e sua manutenção e replicação. Um enfoque especial ao material genético, principalmente a sua replicação e expressão nos seres vivos. Tecnologias de ADN recombinante e sua utilização

Sem: 6 | CH: 60

1324
ECOLOGIA II

Ementa: Diferenciação entre espécie, população e comunidade, enfatizando a dinâmica de populações animais e vegetais, bem como a interferência antrópica nas comunidades naturais.

Sem: 6 | CH: 60

14714
ESTAGIO PROFISSIONAL APLICADO I

Ementa: A proposta de estágio Profissional Aplicado tem como objetivo central possibilitar aos estudantes de biologia contato com o trabalho profissional desenvolvido no contexto empresarial e público, buscando construir propostas de ação com os profissionais (supervisores de estágio), numa dimensão coletiva. Para tanto, deverão conhecer as características desse trabalho, das formas mais diversificadas possíveis, para pensar, planejar e desenvolver atividades nos diferentes campos de estágio. Tais atividades podem ser desenvolvidas tanto na área ambiental, como em outras áreas dentro do campo da biologia, sempre com a supervisão dos profissionais da empresa. Os campos de estágio serão definidos dentre as conveniadas com a Urcamp, considerando as necessidades e interesses dos estagiários.

Sem: 6 | CH: 210

665
MICROBIOLOGIA

Ementa: Estudo da morfologia, citologia e fisiologia de microorganismos (Monera e Vírus). Interações, micróbios/hospedeiros.

Sem: 6 | CH: 60

1660
SANITARISMO

Ementa: Sanitarismo: importância do saneamento básico, incluindo processos de controle biológico e do meio ambiente, reconhecendo patologias de maior importância diretamente relacionadas com o ambiente em desequilíbrio. Bioindicadores.

Sem: 6 | CH: 60

1327
ZOOLOGIA V

Ementa: Morfologia, anatomia, sistemática e aspectos de filogenia, fisiologia, biologia e ecologia de Chordata (répteis, aves e mamíferos).

Sem: 6 | CH: 60

17
BIOGEOGRAFIA E ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS

Ementa: Seres vivos no tempo e no espaço: a relação FORMA X TEMPO X ESPAÇO. O caráter interdisciplinar da Biogeografia, abordagens biológicas e geográficas, métodos e técnicas biogeográficas. Relações entre a Biogeografia, a conservação da natureza e o planejamento ambiental.

Sem: 7 | CH: 60

221
BOTANICA V

Ementa: Fisiologia vegetal: nutrição mineral, fotossíntese, circulação, redistribuição dos alimentos e transpiração. Hormônios vegetais. Geotropismo e fototropismo.

Sem: 7 | CH: 60

14715
ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

Ementa: Prática de ensino em Biologia sob a forma de estágio orientado, tendo como base os conhecimentos adquiridos, possibilitando a realização de projetos diretamente ligados ao preparo de unidades de ensino, material didático e recursos paralelos, tendo como atividade fundamental a docência seqüencial e efetiva em escola de Ensino Médio, elaboração de relatórios.

Sem: 7 | CH: 210

1329
GENETICA I

Ementa: Leis básicas e terminologia genética. Mendelismo. Herança e ambiente. Interação gênica. Determinação dos sexos e herança ligada ao sexo. Recombinações e mapeamento genético. Mutações cromossômicas.

Sem: 7 | CH: 60

1414
LEGISLACAO PROF, AMBIENTAL E BIOETICA

Ementa: Considerações introdutórias no estudo da ética. A ética profissional: da profissão do biólogo. Código de ética do biólogo. Questões éticas da profissão em face dos avanços biotecnológicos. Noções de Direito Ambiental. A legislação ambiental brasileira. Da declaração Universal dos Direitos Humanos. Comitês de Segurança Nacional e Internacional.

Sem: 7 | CH: 60

19
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

Ementa: Anatomia e fisiologia dos sistemas.

Sem: 8 | CH: 90

14717
ESTAGIO PROFISSIONAL APLICADO II

Ementa: Conhecer as características da atuação do biólogo, das formas mais diversificadas possíveis, para pensar, planejar e desenvolver atividades nos diferentes campos de estágio. Tais atividades podem ser desenvolvidas tanto na área da saúde e biotecnologia, como em outras áreas dentro do campo da biologia, sempre com a supervisão dos profissionais da empresa ou órgão público . Os campos de estágio serão definidos dentre as conveniadas com a Urcamp, considerando as necessidades e interesses dos estagiários.

Sem: 8 | CH: 210

1330
GENETICA II

Ementa: Mecanismos de alterações genéticas. Genoma extracelular. Regulação gênica. Genética de populações. Genética quantitativa. Teoria de evolução e seu desenvolvimento. Mecanismos evolutivos, especiação. Lyon.

Sem: 8 | CH: 60

655
IMUNO PARASITOLOGIA

Ementa: Estudo da morfologia e biologia dos principais parasitas. Aspectos gerais da resposta imunitária. Antígeno e anticorpo. Resposta imune específica, ativa e passiva, natural e artificial. Resposta humoral e celular. Hipersensibilidades. Imunoprofilaxia. Reações antígeno-anticorpo. Interação parasita-resposta imune.

Sem: 8 | CH: 90

14718
PESQUISA E PRATICA PEDAGOGICA II

Ementa: Elaboração de projeto Interdisciplinar, com ênfase em Biologia para ser desenvolvido na comunidade escolar.

Sem: 8 | CH: 210

14880
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Ementa: Como organizar e redigir uma dissertação científica. Normas científicas e técnicas de redação de monografias. Como redigir um artigo científico. Como apresentar um trabalho científico. Elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Sem: 8 | CH: 60