Fisioterapia
Universidade da Região da Campanha

Disciplinas|Curriculo: 231341


Código

Nome

296101
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (280)

Ementa:

Sem: 0 | CH: 280

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 1 | CH: 60

308
BIOQUIMICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Bioquímica da contração muscular.

Sem: 1 | CH: 60

14675
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa: Estudo do funcionamento dos sistemas, bem como os conceitos gerais de homeostase, reprodução e os mecanismos de ação hormonal.

Sem: 1 | CH: 60

718
FUNDAMENTOS EM FISIOTERAPIA

Ementa: Abordagem histórica, generalista, ética e científica sobre aspectos fundamentais da profissão de Fisioterapia e da identidade profissional. Os dispositivos legais básicos regulamentares da profissão, contextualizando teoria e prática, através de trabalhos propostos em locais de estágio e atuação da fisioterapia, além da trajetória do curso de Fisioterapia da URCAMP.

Sem: 1 | CH: 30

261329
HISTOLOGIA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

261333
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 30

1757
RECURSOS TERAPEUTICOS I

Ementa: Métodos e técnicas de emprego fisioterapêutico associados aos principais agentes físicos da Termoterapia, Mecanoterapia, Fototerapia e noções básicas de hidroterapia, bem com seus efeitos fisiológicos e aplicações na Fisioterapia.

Sem: 1 | CH: 60

261632
ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR

Ementa: Estrutura corporal de forma anatômica identificando a organização geral e morfofuncional do sistema osteomuscular.

Sem: 2 | CH: 60

261447
ANTROPOLOGIA

Ementa: A Ciência Antropológica: conceito, formação e desenvolvimento. Objeto de estudo, relação com outras ciências e suas especificidades. Principais orientações teóricas sobre racismo, etnocentrismo, identidade e diversidade cultural. Temas e tendências atuais da Antropologia.

Sem: 2 | CH: 30

261633
INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM FISIOTERAPIA

Ementa: Estimular o desenvolvimento da iniciação científica, salientando a metodologia do trabalho científico, bem como procedimentos básicos, tipos de pesquisa, projetos, artigos, resenhas, relatórios e as normas e técnicas para publicações e a elaboração de trabalhos científicos.

Sem: 2 | CH: 30

261595
MICROBIOLOGIA / IMUNOLOGIA

Ementa: Estudo dos microrganismos, em especial bactérias, fungos e vírus, suas características morfológicas, genéticas, propriedades biológicas e bioquímicas. Microrganismos de interesse em alimentos, com ênfase nos causadores de toxinfecções alimentares. Controle de microrganismos. Drogas antimicrobianas. Introdução ao estudo da imunologia, tipos de imunidade, sistema imune, antígenos, imunoglobulinas, interações celulares na resposta imune, complexo de histocompatibilidade principal, sistema complemento, hipersensibilidade, imunologia dos transplantes, doenças autoimunes, imunoprofilaxia e imunoterapia.

Sem: 2 | CH: 60

261597
PATOLOGIA HUMANA

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 2 | CH: 30

261634
PROMOÇÃO EM SAÚDE

Ementa: Aborda o histórico e evolução sistemática da conceituação subjetiva e científica da Promoção em Saúde. A Promoção em Saúde na atual realidade mundial. A realidade teórica e prática da Promoção em Saúde no Brasil. Educação em saúde como princípio da promoção em saúde. A influência das realidades sociais na promoção em saúde. Possíveis intervenções pessoais e coletivas no âmbito da promoção em saúde.

Sem: 2 | CH: 30

1758
RECURSOS TERAPEUTICOS II

Ementa: Esta disciplina estuda a análise da função e disfunção do movimento humano, enfatizando a importância da cinesioterapia na prática da Fisioterapia nas diversas condições patológicas. Com ênfase em técnicas de alongamento, flexibilidade e mobilizações articulares ativas e passivas.

Sem: 2 | CH: 60

981
SAUDE COLETIVA

Ementa: Histórico das políticas de saúde, a organização do sistema de saúde nas três esferas de governo, sua estrutura e funções, abordando aspectos gerais sobre epidemiologia e incluindo os indicadores de saúde, vigilância epidemiológica e sistemas de informação. Meio ambiente e saúde e suas relações através do saneamento.

Sem: 2 | CH: 60

292186
CINESIOLOGIA

Ementa: Estuda a ciência do movimento humano, identificando e analisando sistemas e estruturas ósseas, musculares e articulares, enfatizando a análise do movimento corporal funcional e laboral.

Sem: 3 | CH: 90

1558
FARMACOLOGIA GERAL

Ementa: Abordagem dos princípios da farmacologia, uso racional de medicamentos e aplicação clínica dos principais fármacos de ação no sistema nervoso autônomo, muscular e digestivo.

Sem: 3 | CH: 30

296076
FISIOPATOLOGIA I

Ementa: EMENTA Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial. Abordagem fisiopatológica de doenças de maior ocorrência em grupos étnicos formadores da cultura brasileira, bem como, sua interrelação com as patologias hoje recorrentes de modo geral.

Sem: 3 | CH: 60

1781
GENETICA

Ementa: EMENTA Estudo da célula ao DNA incluindo uma descrição do gene, se sua estrutura até a formação de proteínas. Noções de fenótipo e genótipo e a relação com ambiente. Funcionamento gênico e de que modo se transmite nas famílias, além das principais alterações como mutações gênicas e alterações cromossômicas. A genética e suas relações com medicamentos, nutrição e comportamento humano.

Sem: 3 | CH: 30

387
METODOS E TECNICAS DE AVALIACAO I

Ementa: Promover ao acadêmico o conhecimento sobre os grupos musculares, bem como a execução de suas provas de função muscular.

Sem: 3 | CH: 60

296256
RECURSOS TERAPEUTICOS MANUAIS

Ementa: Estuda o histórico das técnicas de terapias manuais. Métodos e técnicas de terapias manuais: Massoterapia; Manipulação; Mobilização; Tração; Pompage; drenagem linfática e técnicas miofasciais. Indicações e contra-indicações das técnicas e métodos usados em terapias manuais.

Sem: 3 | CH: 60

261389
SOCIOLOGIA

Ementa: Preceitos fundamentais da Sociologia como ciência; algumas definições conceituais necessárias; teoria e o método das sociologias clássica e contemporânea; concepções, implicações e perspectivas sociológicas inseridas no estudo dos fenômenos sociais contemporâneos; análise crítica, contextualizada e transdisciplinar para a compreensão de problemáticas da sociedade brasileira na atualidade.

Sem: 3 | CH: 30

493
EXAMES LABORATORIAIS

Ementa: Abordar a interpretação clínica dos exames laboratoriais hematológicos, bioquímicos, microbiológicos, uroanálises, coprológicos, imunológicos e hormonais.

Sem: 4 | CH: 30

714
FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA

Ementa: Histórico das políticas de saúde, a organização do sistema de saúde nas três esferas de governo, sua estrutura e funções, abordando aspectos gerais sobre epidemiologia e incluindo os indicadores de saúde, vigilância epidemiológica e sistemas de informação, meio ambiente e saúde e suas relações através do saneamento.

Sem: 4 | CH: 60

713
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA

Ementa: Estuda os princípios do desenvolvimento normal da criança nos seus aspectos neuropsicomotores, assim como sinais e sintomas de alterações e a intervenção fisioterapêutica nas diversas áreas de atuação.

Sem: 4 | CH: 60

261418
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Fundamentos teóricos e legais da Metodologia da Pesquisa, considerando as normas técnicas sobre o plano, o projeto de pesquisa, o relatório e defesa dos resultados, artigos e "papers" na perspectiva de compreensão da importância e necessidade da realização de pesquisa não só durante o Curso como também, no futuro, como profissional.

Sem: 4 | CH: 30

388
METODOS E TECNICAS DE AVALIACAO II

Ementa: Estuda os diferentes métodos e técnicas de avaliação fisioterapêutica necessários para o adequado planejamento e conduta de tratamento das alterações musculoesqueléticas. Conhecimento teórico e experiência prática para avaliação de anatomia palpatória, anamnese, inspeção, palpação, postura, goniometria, perimetria, marcha e testes específicos.

Sem: 4 | CH: 60

296740
RECURSOS ELETROTERAPÊUTICOS

Ementa: Princípios do funcionamento dos aparelhos de eletrotermoterapia. Correntes de alta, baixa e média frequência: princípios físicos e fisiológicos, propriedades terapêuticas, utilização terapêutica, indicações, contra-indicações e técnicas de tratamento.

Sem: 4 | CH: 60

14846
RECURSOS TERAPÊUTICOS III

Ementa: Métodos e técnicas cinesioterapêuticas específicos nas diversas áreas de atuação da fisioterapia. Cinesioterapia funcional e laboral.

Sem: 4 | CH: 60

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 5 | CH: 30

1844
FISIOTERAPIA AQUÁTICA

Ementa: Conhecimento, estudo e discussão da utilização da água e suas propriedades como agente terapêutico. Habilita o aluno a discutir o valor clínico, efeitos fisiológicos, indicações e contraindicações e a prática na utilização de métodos e técnicas da fisioterapia aquática nas diferentes patologias de origem neurológica, ortopédica, traumatológica, reumatológica, geriátrica, respiratória e pediátrica, propiciando bases para seu emprego no programa terapêutico.

Sem: 5 | CH: 60

14847
FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL

Ementa: Estuda a aplicação dos recursos fisioterapêuticos nos distúrbios endócrino-metabólicos, circulatórios, dermatológicos, e músculo esqueléticos visando a funcionalidade e a estética da saúde humana.

Sem: 5 | CH: 30

1808
FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA

Ementa: A disciplina abrange o conhecimento dos princípios da avaliação da condição física e dos processos fisiopatológicos relacionados às principais doenças cardíacas e suas relações étnicas e sociais. Aborda avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes cardiopatas, crianças e adultos em todos os níveis de atenção e em todas as fases da reabilitação cardíaca.

Sem: 5 | CH: 60

296785
FISIOTERAPIA EM PNEUMOLOGIA I

Ementa: Estimular o desenvolvimento de conhecimentos a respeito do funcionamento normal e disfunções do sistema respiratório, analisando métodos e recursos diagnósticos para avaliar, no sentido de proporcionar ferramentas para uma abordagem fisioterápica adequada, dentro dos recursos disponíveis.

Sem: 5 | CH: 60

1802
FISIOTERAPIA EM UROGINECOLOGIA

Ementa: Estuda a anatomia, fisiologia e fisiopatologia da gestação e disfunções do aparelho uroginecológico sua avaliação, diagnóstico e tratamento fisioterapêutico.

Sem: 5 | CH: 60

296786
IMAGENOLOGIA EM FISIOTERAPIA

Ementa: Noções básicas dos métodos diagnósticos por imagem. Equipamentos e acessórios da radiologia convencional e radiologia digital. Conhecimento básico dos aspectos anátomo-radiológicos e radiológicos do sistema ósseo e dos órgãos internos.

Sem: 5 | CH: 60

296787
DEONTOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL EM FISIOTERAPIA

Ementa: Visa fornecer condições básicas para refletir sobre questões relativas ao estudo da moral e da ética e caracterizar o profissional Fisioterapeuta. Transmitir a fundamentação filosófica, teórica e legal acerca do ser cidadão e do ser profissional inserido no meio científico-político-social baseando-se na legislação vigente (COFFITO e CREFITO).

Sem: 6 | CH: 30

1845
ESTAGIO FISIOTERAPIA COMUNITÁRIA

Ementa: Estágio supervisionado, interdisciplinar, em integração com outros cursos da área da saúde. Realizam-se práticas de educação em saúde com ênfase para a promoção e prevenção de saúde visando atender as necessidades da população em nível de atenção básica e interagindo com os programas de saúde vigentes.

Sem: 6 | CH: 90

296788
FISIOTERAPIA EM PNEUMOLOGIA II

Ementa: Estudo das disfunções agudas e crônicas do aparelho respiratório. Conhecimento dos diferentes métodos, técnicas e recursos de avaliação e de tratamento fisioterapêutico das disfunções respiratórias.

Sem: 6 | CH: 90

725
FISIOTERAPIA EM REUMATOLOGIA

Ementa: Esta disciplina tem por finalidade abordar as doenças reumáticas e suas sequelas nos tecidos e órgãos corporais, influenciando sua funcionalidade e interferindo na qualidade de vida do paciente. Aborda promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes com doenças reumáticas.

Sem: 6 | CH: 60

1920
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR

Ementa: Abordará a história, definições, características e legislação da Fisioterapia do Trabalho e normas regulamentadoras do trabalho. Atuação fisioterapêutica na saúde do trabalhador: qualidade de vida, posturas do corpo nas atividades ocupacionais, doenças ocupacionais, programas de prevenção e intervenção fisioterapêutico.

Sem: 6 | CH: 30

296789
RECURSOS TERAPÊUTICOS IV

Ementa: Esta disciplina tem por finalidade estudar os fundamentos dos principais métodos terapêuticos utilizados pela fisioterapia na atualidade, como: RPG, Pilates, equoterapia, acupuntura, Shiatsu, Maithland, TRX e osteopatia, buscando informar o aluno sobre esses métodos, não propondo a sua formação, mas fornecendo subsídios para auxiliá-lo na escolha de um aperfeiçoamento profissional futuro.

Sem: 6 | CH: 60

296790
FISIOTERAPIA EM AMPUTAÇÕES

Ementa: Estudos sobre as principais causas das amputações e seus níveis; fases do processo de reabilitação na pré e pós-protetização, empregando recursos fisioterápicos para avaliação e prescrição dos diferentes tipos de órteses e próteses, promovendo um bom entendimento sobre a biomecânica destes dispositivos aplicados em amputações de membros superiores e inferiores e propiciando ao acadêmico uma vivência destas práticas.

Sem: 7 | CH: 60

1914
FISIOTERAPIA EM INTENSIVISMO

Ementa: Esta disciplina tem por finalidade explorar o funcionamento de uma unidade de terapia intensiva (UTI) promovendo embasamento teórico e prático sobre as rotinas de atuação do fisioterapeuta nesta unidade. Aborda diagnóstico e tratamento fisioterapêutico vinculando a mecânica ventilatória a recursos e técnicas de fisioterapia respiratória, mobilização e posicionamento do paciente crítico, assistência ventilatória mecânica invasiva e não invasiva e seu manuseio.

Sem: 7 | CH: 60

296791
FISIOTERAPIA EM PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO

Ementa: Proporcionar e desenvolver ferramentas que possibilitem ao aluno uma correta avaliação, uma abordagem fisioterapêutica adequada e apropriada aos pacientes em pré e pós-operatório nas diferentes condições cirúrgicas, com o uso apropriado dos recursos disponíveis nas diferentes fases de sua recuperação.

Sem: 7 | CH: 30

296792
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO

Ementa: Processo de envelhecimento do ser humano fisiológico/patológico e sua relação com as principais patologias e intercorrências desta etapa, oportunizando a atuação em programas de prevenção e tratamento, bem como abordar questões sociais e culturais ligadas aos diferentes ambientes e culturas.

Sem: 7 | CH: 60

14848
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL I

Ementa: Conhecimento na área de neurologia clinica, bem como exames complementares enfatizando as principais lesões no sistema piramidal e extra-piramidal, lesões que acometem a medula espinhal e sistema nervoso periférico com ênfase nas funções motoras como tônus e força muscular, sensibilidade, postura, equilíbrio, marcha e as atividades da vida diária, abordando as principais enfermidades que necessitam de uma intervenção fisioterapêutica nos diversos ciclos da vida.

Sem: 7 | CH: 60

1470
FISIOTERAPIA ORTOFUNCIONAL E TRAUMATOFUNCIONAL I

Ementa: Está disciplina aborda os distúrbios e afecções ortopédicos e traumatológicos funcionais, relacionadas a membros superiores e coluna vertebral, nos aspectos da avaliação, diagnóstico funcional, métodos, técnicas e agentes fisioterapêuticos na atenção a saúde e nos diferentes ciclos de vida e ambientes de atuação.

Sem: 7 | CH: 60

296089
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM SAÚDE

Ementa: Elaboração e defesa de um projeto de pesquisa relacionado com as áreas de conhecimento e de atuação para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Sem: 7 | CH: 30

261428
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Ementa: Abordagem dos princípios de empreendedorismo e práticas inovadoras, enfatizando as etapas de um plano de negócios que envolvem aspectos de análise de mercado, produção, operações, estrutura organizacional, marketing, financeiros e recursos humanos.

Sem: 8 | CH: 30

1921
ESTÁGIO DE FISIOTERAPIA EM NEUROPEDIATRIA

Ementa: Estágio supervisionado em fisioterapia para atuação em nível ambulatorial nas disfunções neuromotoras pediátricas, atuando na prevenção e reabilitação destes pacientes com doenças neurológicas, buscando propiciar uma atenção integral à saúde, buscando promover o entendimento do aluno quanto à manutenção das condições físico-funcionais e reabilitação destes pacientes.

Sem: 8 | CH: 90

1917
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL II

Ementa: Aborda as principais patologias neurológicas e os principais procedimentos fisioterapêuticos frente a um indivíduo com distúrbios neurológicos e suas consequências. Atendimentos aos pacientes utilizando os recursos e técnicas da intervenção fisioterapêutica ambulatorial buscando o entendimento da avaliação, dos efeitos da ação fisioterapêutica e do prognóstico sobre a disfunção motora causada por lesões do Sistema Nervoso.

Sem: 8 | CH: 60

296793
FISIOTERAPIA NO DESPORTO

Ementa: Aborda a fisiopatologia das lesões desportivas mais frequentes, entendimento sobre as alterações e reparo dos tecidos osteomusculotendíneos, proporcionando conhecimento e habilidade para avaliação e diagnóstico funcional, assim como domínio sobre recursos e técnicas utilizáveis na recuperação e prevenção das lesões.

Sem: 8 | CH: 60

1916
FISIOTERAPIA ORTOFUNCIONAL E TRAUMATOFUNCIONAL II

Ementa: Aborda as disfunções e afecções de membros inferiores dentro da traumatologia e ortopedia e os principais procedimentos fisioterapêuticos frente a um indivíduo com estás disfunções e suas consequências. São realizadas práticas dos recursos e técnicas da intervenção fisioterapêutica ambulatorial, buscando o entendimento da avaliação, dos efeitos da ação fisioterapêutica e seu prognóstico. Desenvolvimento do raciocínio crítico frente à aplicação de técnicas e recursos fisioterapêuticos teóricos e práticos.

Sem: 8 | CH: 60

296085
PSICOLOGIA EM SAÚDE

Ementa: Conceitos da Psicologia na área da Saúde, enfatizando aspectos psicológicos do adoecer e do paciente terminal, salientando a humanização da saúde e atitudes preventivas relacionadas aos fatores de stress do profissional da saúde.

Sem: 8 | CH: 60

14850
ESTAGIO DE FISIOT EM CARDIO PNEUMOLOGIA

Ementa: Estágio supervisionado em fisioterapia para atuação em nível hospitalar nas disfunções cardiológicas e pneumológicas infantil e adulto. Proporcionar e desenvolver habilidades práticas nesta área. Atuando na prevenção e reabilitação, visando à atenção integral à saúde. Na busca do entendimento do aluno quanto à manutenção das condições físico-funcionais e reabilitação destes pacientes.

Sem: 9 | CH: 120

14851
ESTAGIO DE FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA

Ementa: Estágio supervisionado em fisioterapia para atuação em nível ambulatorial nas disfunções neuromotoras do adulto, atuando na prevenção e reabilitação destes pacientes com doenças neurológicas, visando a atenção integral à saúde e na busca do entendimento do aluno quanto à manutenção das condições físico-funcionais e reabilitação destes pacientes.

Sem: 9 | CH: 120

296794
ESTÁGIO FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

Ementa: Estágio supervisionado em fisioterapia para atuação ambulatorial nas disfunções ortopédicas e traumatológicas, infantil e adulto, proporcionando e desenvolvendo habilidades práticas nesta área e atuando na prevenção e reabilitação, focalizando atenção integral à saúde na busca do entendimento do aluno quanto à manutenção das condições físico-funcionais e reabilitação destes pacientes.

Sem: 9 | CH: 120

296795
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FISIOTERAPIA

Ementa: Execução do projeto elaborado em Metodologia da Pesquisa II e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, sobre orientação docente.

Sem: 9 | CH: 60

14852
ESTÁGIO DE FISIOTERAPIA EM UNIDADE BASICA

Ementa: Estágio supervisionado em fisioterapia nas disfunções musculoesqueléticas, neuromotoras e cardiorrespiratórias a nível ambulatorial. Combinadas com atividades teórico-práticas, ações integradas de discussão de casos, bem como eleição e elaboração do planejamento de condutas terapêuticas com aplicação e/ou orientação ao paciente e seus familiares.

Sem: 10 | CH: 120

482
ESTAGIO EM FISIOTERAPIA AMBULATORIAL

Ementa: Estágio supervisionado em fisioterapia nas disfunções musculoesqueléticas, neuromotoras e cardiorrespiratórias a nível ambulatorial. Combinadas com atividades teórico-práticas, ações integradas de discussão de casos, bem como eleição e elaboração do planejamento de condutas terapêuticas com aplicação e/ou orientação ao paciente e seus familiares.

Sem: 10 | CH: 150

483
ESTAGIO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR

Ementa: Estágio supervisionado em fisioterapia nas disfunções musculoesqueléticas, neuromotoras e cardiorrespiratórias a nível ambulatorial. Combinadas com atividades teórico-práticas, ações integradas de discussão de casos, bem como eleição e elaboração do planejamento de condutas terapêuticas com aplicação e/ou orientação ao paciente e seus familiares.

Sem: 10 | CH: 150


Disciplinas|Curriculo: 231331


Código

Nome

261661
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 220

1900
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

1901
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

1902
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

1903
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

1904
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

1905
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 1 | CH: 60

308
BIOQUIMICA

Ementa: Química de aminoácidos e conhecimentos sobre proteínas e enzimas. Química de glicídios, lipídeos e nucleotídeos. Visão geral sobre o metabolismo; metabolismo de glicídios, bem como o estudo ciclo do ácido cítrico, cadeia mitocondrial transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa e a consequente formação de radicais livres e a ação dos sistemas de defesa antioxidantes. Bioquímica da contração muscular.

Sem: 1 | CH: 60

14675
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa: Estudo do funcionamento dos sistemas, bem como os conceitos gerais de homeostase, reprodução e os mecanismos de ação hormonal.

Sem: 1 | CH: 60

718
FUNDAMENTOS EM FISIOTERAPIA

Ementa: Abordagem histórica, generalista, ética e científica sobre aspectos fundamentais da profissão de Fisioterapia e da identidade profissional. Os dispositivos legais básicos regulamentares da profissão, contextualizando teoria e prática, através de trabalhos propostos em locais de estágio e atuação da fisioterapia, além da trajetória do curso de Fisioterapia da URCAMP.

Sem: 1 | CH: 30

313
HISTOLOGIA HUMANA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

1767
INTERDISCIPLINARIEDADE EM SAUDE I

Ementa:

Sem: 1 | CH: 30

272
ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR

Ementa: Estrutura corporal de forma anatômica identificando a organização geral e morfofuncional do sistema osteomuscular.

Sem: 2 | CH: 45

14676
CINESIOLOGIA

Ementa: Esta disciplina estuda do movimento por meio da estrutura osteomioarticular, enfatizando sua análise cinesiológica.

Sem: 2 | CH: 75

14677
METODOLOGIA DA PESQUISA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

666
MICROBIOLOGIA/IMUNOLOGIA

Ementa: Estudo dos microrganismos, em especial bactérias, fungos e vírus, suas características morfológicas, genéticas, propriedades biológicas e bioquímicas. Microrganismos de interesse em alimentos, com ênfase nos causadores de toxinfecções alimentares. Controle de microrganismos. Drogas antimicrobianas. Introdução ao estudo da imunologia, tipos de imunidade, sistema imune, antígenos, imunoglobulinas, interações celulares na resposta imune, complexo de histocompatibilidade principal, sistema complemento, hipersensibilidade, imunologia dos transplantes, doenças autoimunes, imunoprofilaxia e imunoterapia.

Sem: 2 | CH: 45

674
PATOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

1757
RECURSOS TERAPEUTICOS I

Ementa: Métodos e técnicas de emprego fisioterapêutico associados aos principais agentes físicos da Termoterapia, Mecanoterapia, Fototerapia e noções básicas de hidroterapia, bem com seus efeitos fisiológicos e aplicações na Fisioterapia.

Sem: 2 | CH: 60

392
SOCIOLOGIA EM SAUDE

Ementa:

Sem: 2 | CH: 30

493
EXAMES LABORATORIAIS

Ementa: Abordar a interpretação clínica dos exames laboratoriais hematológicos, bioquímicos, microbiológicos, uroanálises, coprológicos, imunológicos e hormonais.

Sem: 3 | CH: 30

1558
FARMACOLOGIA GERAL

Ementa: Abordagem dos princípios da farmacologia, uso racional de medicamentos e aplicação clínica dos principais fármacos de ação no sistema nervoso autônomo, muscular e digestivo.

Sem: 3 | CH: 30

146
FISIOPATOLOGIA I

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 3 | CH: 45

1781
GENETICA

Ementa: EMENTA Estudo da célula ao DNA incluindo uma descrição do gene, se sua estrutura até a formação de proteínas. Noções de fenótipo e genótipo e a relação com ambiente. Funcionamento gênico e de que modo se transmite nas famílias, além das principais alterações como mutações gênicas e alterações cromossômicas. A genética e suas relações com medicamentos, nutrição e comportamento humano.

Sem: 3 | CH: 30

387
METODOS E TECNICAS DE AVALIACAO I

Ementa: Promover ao acadêmico o conhecimento sobre os grupos musculares, bem como a execução de suas provas de função muscular.

Sem: 3 | CH: 60

1758
RECURSOS TERAPEUTICOS II

Ementa: Esta disciplina estuda a análise da função e disfunção do movimento humano, enfatizando a importância da cinesioterapia na prática da Fisioterapia nas diversas condições patológicas. Com ênfase em técnicas de alongamento, flexibilidade e mobilizações articulares ativas e passivas.

Sem: 3 | CH: 60

1471
SAUDE COLETIVA

Ementa: Histórico das políticas de saúde, a organização do sistema de saúde nas três esferas de governo, sua estrutura e funções, abordando aspectos gerais sobre epidemiologia e incluindo os indicadores de saúde, vigilância epidemiológica e sistemas de informação. Meio ambiente e saúde e suas relações através do saneamento.

Sem: 3 | CH: 60

714
FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA

Ementa: Histórico das políticas de saúde, a organização do sistema de saúde nas três esferas de governo, sua estrutura e funções, abordando aspectos gerais sobre epidemiologia e incluindo os indicadores de saúde, vigilância epidemiológica e sistemas de informação, meio ambiente e saúde e suas relações através do saneamento.

Sem: 4 | CH: 60

713
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA

Ementa: Estuda os princípios do desenvolvimento normal da criança nos seus aspectos neuropsicomotores, assim como sinais e sintomas de alterações e a intervenção fisioterapêutica nas diversas áreas de atuação.

Sem: 4 | CH: 60

1768
INTERDISCIPLINARIEDADE EM SAÚDE II

Ementa: Esta disciplina estuda a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem. É um princípio mediador entre as diferentes disciplinas, não sendo um elemento de redução a um denominador comum, mas elemento teórico-metodológico sobre as reflexões e as práticas existentes na Fisioterapia.

Sem: 4 | CH: 30

388
METODOS E TECNICAS DE AVALIACAO II

Ementa: Estuda os diferentes métodos e técnicas de avaliação fisioterapêutica necessários para o adequado planejamento e conduta de tratamento das alterações musculoesqueléticas. Conhecimento teórico e experiência prática para avaliação de anatomia palpatória, anamnese, inspeção, palpação, postura, goniometria, perimetria, marcha e testes específicos.

Sem: 4 | CH: 60

1841
PSICOLOGIA EM SAUDE

Ementa: Conceitos da Psicologia na área da Saúde, enfatizando aspectos psicológicos do adoecer e do paciente terminal, salientando a humanização da saúde e atitudes preventivas relacionadas aos fatores de stress do profissional da saúde.

Sem: 4 | CH: 45

716
RECURSOS ELETROTERAPIA I

Ementa:

Sem: 4 | CH: 45

715
RECURSOS TERAPEUTICOS MANUAIS

Ementa: Estudo dos recursos terapêuticos manuais, seus efeitos fisiológicos, indicações e contraindicações; reconhecendo os métodos de massagem e técnicas de manipulação.

Sem: 4 | CH: 45

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 5 | CH: 30

1808
FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA

Ementa: A disciplina abrange o conhecimento dos princípios da avaliação da condição física e dos processos fisiopatológicos relacionados às principais doenças cardíacas e suas relações étnicas e sociais. Aborda avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes cardiopatas, crianças e adultos em todos os níveis de atenção e em todas as fases da reabilitação cardíaca.

Sem: 5 | CH: 60

1807
FISIOTERAPIA EM PNEUMOLOGIA I

Ementa: Estimular o desenvolvimento de conhecimentos a respeito do funcionamento normal e anormal do sistema respiratório, analisando métodos e recursos diagnósticos para avaliar, no sentido proporcionar ferramentas para uma abordagem fisioterápica adequada, dentro dos recursos disponíveis.

Sem: 5 | CH: 45

1802
FISIOTERAPIA EM UROGINECOLOGIA

Ementa: Estuda a anatomia, fisiologia e fisiopatologia da gestação e disfunções do aparelho uroginecológico sua avaliação, diagnóstico e tratamento fisioterapêutico.

Sem: 5 | CH: 60

1805
IMAGENOLOGIA NA FISIOTERAPIA

Ementa: Noções básicas dos métodos diagnósticos por imagem. Equipamentos e acessórios da radiologia convencional e radiologia digital. Conhecimento básico dos aspectos anátomo-radiológicos e patologia radiológica do sistema ósseo e dos órgãos internos.

Sem: 5 | CH: 30

1803
RECURSOS ELETROTERAPÊUTICOS II

Ementa: Habilitar o aluno no processo de aprendizagem dos recursos de eletroterapia e sua aplicação em rabilitação

Sem: 5 | CH: 45

14846
RECURSOS TERAPÊUTICOS III

Ementa: Métodos e técnicas cinesioterapêuticas específicos nas diversas áreas de atuação da fisioterapia. Cinesioterapia funcional e laboral.

Sem: 5 | CH: 60

601
DEONTOLOGIA E ETICA

Ementa: Visa fornecer condições básicas para refletir questões relativas ao estudo da moral , da ética; caracterizar o profissional fsioterapeuta. Dar a fundamentação filosófica, teórica e legal acerca do ser cidadão e do ser profissional,inserido no meio científico-político- social.

Sem: 6 | CH: 30

1845
ESTAGIO FISIOTERAPIA COMUNITÁRIA

Ementa: Estágio supervisionado, interdisciplinar, em integração com outros cursos da área da saúde. Realizam-se práticas de educação em saúde com ênfase para a promoção e prevenção de saúde visando atender as necessidades da população em nível de atenção básica e interagindo com os programas de saúde vigentes.

Sem: 6 | CH: 90

1844
FISIOTERAPIA AQUÁTICA

Ementa: Conhecimento, estudo e discussão da utilização da água e suas propriedades como agente terapêutico. Habilita o aluno a discutir o valor clínico, efeitos fisiológicos, indicações e contraindicações e a prática na utilização de métodos e técnicas da fisioterapia aquática nas diferentes patologias de origem neurológica, ortopédica, traumatológica, reumatológica, geriátrica, respiratória e pediátrica, propiciando bases para seu emprego no programa terapêutico.

Sem: 6 | CH: 60

14847
FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL

Ementa: Estuda a aplicação dos recursos fisioterapêuticos nos distúrbios endócrino-metabólicos, circulatórios, dermatológicos, e músculo esqueléticos visando a funcionalidade e a estética da saúde humana.

Sem: 6 | CH: 30

14736
FISIOTERAPIA EM PNEUMOLOGIA II

Ementa: Estudo das disfunções agudas e crônicas do aparelho respiratório e cardíaco. Conhecimento dos diferentes métodos, técnicas e recursos de avaliação e de tratamento fisioterápico das disfunções respiratórias.

Sem: 6 | CH: 75

14678
RECURSOS TERAPEUTICOS IV

Ementa: Esta disciplina tem por finalidade estudar os fundamentos dos principais métodos terapêuticos utilizados pela fisioterapia na atualidade, objetivando informar o aluno sobre esses métodos, não cabendo a formação, mas fornecendo subsídios para auxiliá-lo na escolha de um aperfeiçoamento profissional futuro, completada a graduação. A escolha dos métodos será embasada na aceitação, procura pelos profissionais, nível de credibilidade e embasamento científico prévio da técnica.

Sem: 6 | CH: 45

14679
FISIOTERAPIA EM AMPUTAÇÕES

Ementa: Estudos sobre as principais causas das amputações e seus níveis; fases do processo de reabilitação na pré e pós-protetização, empregando recursos fisioterápicos vários para avaliação e prescrição dos diferentes tipos de órteses e próteses, promovendo um bom entendimento sobre a biomecânica destes dispositivos aplicados em amputações de membros superiores e inferiores e propiciando ao acadêmico uma vivência destas praticas.

Sem: 7 | CH: 45

1914
FISIOTERAPIA EM INTENSIVISMO

Ementa: Esta disciplina tem por finalidade explorar o funcionamento de uma unidade de terapia intensiva (UTI) promovendo embasamento teórico e prático sobre as rotinas de atuação do fisioterapeuta nesta unidade. Aborda diagnóstico e tratamento fisioterapêutico vinculando a mecânica ventilatória a recursos e técnicas de fisioterapia respiratória, mobilização e posicionamento do paciente crítico, assistência ventilatória mecânica invasiva e não invasiva e seu manuseio.

Sem: 7 | CH: 60

726
FISIOTERAPIA EM PRE E POS OPERATORIO

Ementa: Proporcionar e desenvolver ferramentas que possibilitem ao aluno uma correta avaliação, que permita uma abordagem fisioterapêutica adequada e apropriada aos pacientes em pré e pós-operatório nas diferentes condições cirúrgicas, com o uso apropriado dos recursos disponíveis nas diferentes fases de sua recuperação.

Sem: 7 | CH: 45

725
FISIOTERAPIA EM REUMATOLOGIA

Ementa: Esta disciplina tem por finalidade abordar as doenças reumáticas e suas sequelas nos tecidos e órgãos corporais, influenciando sua funcionalidade e interferindo na qualidade de vida do paciente. Aborda promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes com doenças reumáticas.

Sem: 7 | CH: 60

1856
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO

Ementa: Processo de envelhecimento do ser humano fisiológico/patológico e sua relação com as principais patologias e intercorrências desta etapa, oportunizando a atuação em programas de prevenção, baseado em atividades físicas, bem como abordar questões sociais e culturais ligadas aos diferentes ambientes e culturas.

Sem: 7 | CH: 45

14848
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL I

Ementa: Conhecimento na área de neurologia clinica, bem como exames complementares enfatizando as principais lesões no sistema piramidal e extra-piramidal, lesões que acometem a medula espinhal e sistema nervoso periférico com ênfase nas funções motoras como tônus e força muscular, sensibilidade, postura, equilíbrio, marcha e as atividades da vida diária, abordando as principais enfermidades que necessitam de uma intervenção fisioterapêutica nos diversos ciclos da vida.

Sem: 7 | CH: 60

1470
FISIOTERAPIA ORTOFUNCIONAL E TRAUMATOFUNCIONAL I

Ementa: Está disciplina aborda os distúrbios e afecções ortopédicos e traumatológicos funcionais, relacionadas a membros superiores e coluna vertebral, nos aspectos da avaliação, diagnóstico funcional, métodos, técnicas e agentes fisioterapêuticos na atenção a saúde e nos diferentes ciclos de vida e ambientes de atuação.

Sem: 7 | CH: 60

1921
ESTÁGIO DE FISIOTERAPIA EM NEUROPEDIATRIA

Ementa: Estágio supervisionado em fisioterapia para atuação em nível ambulatorial nas disfunções neuromotoras pediátricas, atuando na prevenção e reabilitação destes pacientes com doenças neurológicas, buscando propiciar uma atenção integral à saúde, buscando promover o entendimento do aluno quanto à manutenção das condições físico-funcionais e reabilitação destes pacientes.

Sem: 8 | CH: 90

1920
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR

Ementa: Abordará a história, definições, características e legislação da Fisioterapia do Trabalho e normas regulamentadoras do trabalho. Atuação fisioterapêutica na saúde do trabalhador: qualidade de vida, posturas do corpo nas atividades ocupacionais, doenças ocupacionais, programas de prevenção e intervenção fisioterapêutico.

Sem: 8 | CH: 30

1917
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL II

Ementa: Aborda as principais patologias neurológicas e os principais procedimentos fisioterapêuticos frente a um indivíduo com distúrbios neurológicos e suas consequências. Atendimentos aos pacientes utilizando os recursos e técnicas da intervenção fisioterapêutica ambulatorial buscando o entendimento da avaliação, dos efeitos da ação fisioterapêutica e do prognóstico sobre a disfunção motora causada por lesões do Sistema Nervoso.

Sem: 8 | CH: 60

1919
FISIOTERAPIA NO DESPORTO

Ementa: Estudo fisiopatológico das lesões desportivas mais frequentes, entendimento sobre as alterações e reparo dos tecidos osteomusculotendíneos, proporcionando conhecimento e habilidade para avaliação e diagnóstico funcional, assim como domínio sobre recursos e técnicas utilizáveis na recuperação e prevenção das lesões.

Sem: 8 | CH: 30

1916
FISIOTERAPIA ORTOFUNCIONAL E TRAUMATOFUNCIONAL II

Ementa: Aborda as disfunções e afecções de membros inferiores dentro da traumatologia e ortopedia e os principais procedimentos fisioterapêuticos frente a um indivíduo com estás disfunções e suas consequências. São realizadas práticas dos recursos e técnicas da intervenção fisioterapêutica ambulatorial, buscando o entendimento da avaliação, dos efeitos da ação fisioterapêutica e seu prognóstico. Desenvolvimento do raciocínio crítico frente à aplicação de técnicas e recursos fisioterapêuticos teóricos e práticos.

Sem: 8 | CH: 60

1918
INTERDISCIPLINARIDADE EM SAÚDE III

Ementa: Fomentar a interação dos diferentes profissionais da área da saúde através de discussões amplas, inter e transdisciplinares, de forma a facilitar a ação destes profissionais junto aos pacientes, tendo como referencial as reflexões sobre as práticas existentes entre a população e os profissionais representantes da saúde.

Sem: 8 | CH: 30

1415
METODOLOGIA DA PESQUISA II

Ementa: Elaboração e defesa de um projeto de pesquisa relacionado com as áreas de conhecimento e de atuação para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Sem: 8 | CH: 30

14850
ESTAGIO DE FISIOT EM CARDIO PNEUMOLOGIA

Ementa: Estágio supervisionado em fisioterapia para atuação em nível hospitalar nas disfunções cardiológicas e pneumológicas infantil e adulto. Proporcionar e desenvolver habilidades práticas nesta área. Atuando na prevenção e reabilitação, visando à atenção integral à saúde. Na busca do entendimento do aluno quanto à manutenção das condições físico-funcionais e reabilitação destes pacientes.

Sem: 9 | CH: 120

14851
ESTAGIO DE FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA

Ementa: Estágio supervisionado em fisioterapia para atuação em nível ambulatorial nas disfunções neuromotoras do adulto, atuando na prevenção e reabilitação destes pacientes com doenças neurológicas, visando a atenção integral à saúde e na busca do entendimento do aluno quanto à manutenção das condições físico-funcionais e reabilitação destes pacientes.

Sem: 9 | CH: 120

14849
EST DE FISIOT EM ORTOP E TRAUMATOLOGIA

Ementa: Desenvolver e praticar, com orientação direta de professor fisioterapeuta/supervisor, baseando-se nos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, as habilidades para avaliar, realizar diagnóstico funcional e eleger as técnicas apropriadas para instituir, na prática, o tratamento fisioterápico das patologias ortopédicas e traumatológicas

Sem: 9 | CH: 120

14791
GESTÃO EM SAÚDE

Ementa: Estuda as teorias básicas administrativas, suas evoluções e funções dentro das organizações em geral, em especial nas de saúde, a gestão da qualidade na saúde, o atual Sistema Brasileiro de Acreditação das Organizações prestadoras de serviços de Saúde, gestão de pessoal e considerações gerais para a montagem de um serviço de fisioterapia.

Sem: 9 | CH: 30

14633
METODOLOGIA DA PESQUISA III

Ementa: Execução do projeto elaborado em Metodologia da Pesquisa II. Redação, apresentação e defesa do trabalho de Graduação.

Sem: 9 | CH: 30

14852
ESTÁGIO DE FISIOTERAPIA EM UNIDADE BASICA

Ementa: Estágio supervisionado em fisioterapia nas disfunções musculoesqueléticas, neuromotoras e cardiorrespiratórias a nível ambulatorial. Combinadas com atividades teórico-práticas, ações integradas de discussão de casos, bem como eleição e elaboração do planejamento de condutas terapêuticas com aplicação e/ou orientação ao paciente e seus familiares.

Sem: 10 | CH: 120

482
ESTAGIO EM FISIOTERAPIA AMBULATORIAL

Ementa: Estágio supervisionado em fisioterapia nas disfunções musculoesqueléticas, neuromotoras e cardiorrespiratórias a nível ambulatorial. Combinadas com atividades teórico-práticas, ações integradas de discussão de casos, bem como eleição e elaboração do planejamento de condutas terapêuticas com aplicação e/ou orientação ao paciente e seus familiares.

Sem: 10 | CH: 150

483
ESTAGIO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR

Ementa: Estágio supervisionado em fisioterapia nas disfunções musculoesqueléticas, neuromotoras e cardiorrespiratórias a nível ambulatorial. Combinadas com atividades teórico-práticas, ações integradas de discussão de casos, bem como eleição e elaboração do planejamento de condutas terapêuticas com aplicação e/ou orientação ao paciente e seus familiares.

Sem: 10 | CH: 150


Disciplinas|Curriculo: 231131


Código

Nome

261661
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 220

297260
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 60

7
ANATOMIA HUMANA

Ementa: Histórico e introdução à Anatomia Humana. Terminologia e posição anatômica; planos e movimentos anatômicos. Osteologia, artrologia e miologia. Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Nervoso e Urogenital. Anatomia Patológica.

Sem: 1 | CH: 60

1901
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

168
BIOFISICA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 30

177
BIOQUIMICA EM SAUDE

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

1268
FISIOLOGIA HUMANA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 75

718
FUNDAMENTOS EM FISIOTERAPIA

Ementa: Abordagem histórica, generalista, ética e científica sobre aspectos fundamentais da profissão de Fisioterapia e da identidade profissional. Os dispositivos legais básicos regulamentares da profissão, contextualizando teoria e prática, através de trabalhos propostos em locais de estágio e atuação da fisioterapia, além da trajetória do curso de Fisioterapia da URCAMP.

Sem: 1 | CH: 30

1781
GENETICA

Ementa: EMENTA Estudo da célula ao DNA incluindo uma descrição do gene, se sua estrutura até a formação de proteínas. Noções de fenótipo e genótipo e a relação com ambiente. Funcionamento gênico e de que modo se transmite nas famílias, além das principais alterações como mutações gênicas e alterações cromossômicas. A genética e suas relações com medicamentos, nutrição e comportamento humano.

Sem: 1 | CH: 30

313
HISTOLOGIA HUMANA

Ementa: Descrever os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos básicos e suas respectivas disposições gerais na constituição dos órgãos. Os tecidos básicos descritos nas aulas teóricas e analisados em aulas práticas são: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivos embrionários, conjuntivo fibrilar, conjuntivos de suporte - cartilaginoso e ósseo, conjuntivos de propriedades especiais - hemocitopoiético (linfoide e mieloide), nervoso e muscular.

Sem: 1 | CH: 60

272
ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR

Ementa: Estrutura corporal de forma anatômica identificando a organização geral e morfofuncional do sistema osteomuscular.

Sem: 2 | CH: 45

1903
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

14840
CINESIOLOGIA

Ementa:

Sem: 2 | CH: 75

1269
FISIOLOGIA DO EXERCICIO

Ementa: Introdução à fisiologia do exercício. Metabolismo energético. Efeitos agudos e crônicos do exercício físico nos diversos sistemas orgânicos. Exercício físico e meio ambiente.

Sem: 2 | CH: 60

1784
METODOLOGIA DA PESQUISA I

Ementa:

Sem: 2 | CH: 60

158
PATOLOGIA GERAL

Ementa:

Sem: 2 | CH: 45

1757
RECURSOS TERAPEUTICOS I

Ementa: Métodos e técnicas de emprego fisioterapêutico associados aos principais agentes físicos da Termoterapia, Mecanoterapia, Fototerapia e noções básicas de hidroterapia, bem com seus efeitos fisiológicos e aplicações na Fisioterapia.

Sem: 2 | CH: 60

392
SOCIOLOGIA EM SAUDE

Ementa:

Sem: 2 | CH: 30

1902
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

270
ERGOMETRIA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

146
FISIOPATOLOGIA I

Ementa: Principais alterações fisiopatológicas que ocorrem no corpo humano. Noções básicas sobre principais enfermidades com enfoque clínico-laboratorial.

Sem: 3 | CH: 45

1764
MASSOTERAPIA

Ementa:

Sem: 3 | CH: 45

387
METODOS E TECNICAS DE AVALIACAO I

Ementa: Promover ao acadêmico o conhecimento sobre os grupos musculares, bem como a execução de suas provas de função muscular.

Sem: 3 | CH: 60

1758
RECURSOS TERAPEUTICOS II

Ementa: Esta disciplina estuda a análise da função e disfunção do movimento humano, enfatizando a importância da cinesioterapia na prática da Fisioterapia nas diversas condições patológicas. Com ênfase em técnicas de alongamento, flexibilidade e mobilizações articulares ativas e passivas.

Sem: 3 | CH: 60

1471
SAUDE COLETIVA

Ementa: Histórico das políticas de saúde, a organização do sistema de saúde nas três esferas de governo, sua estrutura e funções, abordando aspectos gerais sobre epidemiologia e incluindo os indicadores de saúde, vigilância epidemiológica e sistemas de informação. Meio ambiente e saúde e suas relações através do saneamento.

Sem: 3 | CH: 60

1264
ADMINISTRACAO EM SAUDE

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

1900
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 4 | CH: 45

1763
CLINICA CIRURGICA

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

1766
FISIOTERAPIA COMUNITARIA

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

1762
FISIOTERAPIA EM GINECO-OBSTETRICIA

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

1756
FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA

Ementa:

Sem: 4 | CH: 60

388
METODOS E TECNICAS DE AVALIACAO II

Ementa: Estuda os diferentes métodos e técnicas de avaliação fisioterapêutica necessários para o adequado planejamento e conduta de tratamento das alterações musculoesqueléticas. Conhecimento teórico e experiência prática para avaliação de anatomia palpatória, anamnese, inspeção, palpação, postura, goniometria, perimetria, marcha e testes específicos.

Sem: 4 | CH: 60

1905
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 5 | CH: 45

600
DEONTOLOGIA E ETICA PROFISSIONAL

Ementa: Fundamentos da moral e ética. A deontologia. O código de ética relacionado às atividades profissionais.

Sem: 5 | CH: 30

1761
DIAGNOSTICO POR IMAGEM

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

717
ELETROTERAPIA

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

476
ESTAGIO EM FISIOPERAPIA COMUNITARIA

Ementa:

Sem: 5 | CH: 120

719
FISIOTERAPIA EM CARDIO PNEUMOLOGIA I

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

1841
PSICOLOGIA EM SAUDE

Ementa: Conceitos da Psicologia na área da Saúde, enfatizando aspectos psicológicos do adoecer e do paciente terminal, salientando a humanização da saúde e atitudes preventivas relacionadas aos fatores de stress do profissional da saúde.

Sem: 5 | CH: 45

1759
RECURSOS TERAPEUTICOS III

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

1904
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 45

720
FISIOTERAPIA EM CARDIO-PNEUMOLOGIA II

Ementa:

Sem: 6 | CH: 105

1765
FISIOTERAPIA EM GERIATRIA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 45

723
FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA I

Ementa:

Sem: 6 | CH: 75

724
FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA II

Ementa:

Sem: 6 | CH: 105

726
FISIOTERAPIA EM PRE E POS OPERATORIO

Ementa: Proporcionar e desenvolver ferramentas que possibilitem ao aluno uma correta avaliação, que permita uma abordagem fisioterapêutica adequada e apropriada aos pacientes em pré e pós-operatório nas diferentes condições cirúrgicas, com o uso apropriado dos recursos disponíveis nas diferentes fases de sua recuperação.

Sem: 6 | CH: 45

1760
RECURSOS TERAPEUTICOS IV

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

1522
BIOESTATISTICA

Ementa: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições Discretas de Probabilidades. Distribuições Contínuas de Probabilidades. Teoria da Amostragem. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. Correlação e Regressão

Sem: 7 | CH: 30

484
ESTAGIO DE FISIOT EM NEUROPEDIATRIA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 120

721
FISIOT EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I

Ementa:

Sem: 7 | CH: 75

722
FISIOT EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA II

Ementa:

Sem: 7 | CH: 105

1632
FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL

Ementa:

Sem: 7 | CH: 45

725
FISIOTERAPIA EM REUMATOLOGIA

Ementa: Esta disciplina tem por finalidade abordar as doenças reumáticas e suas sequelas nos tecidos e órgãos corporais, influenciando sua funcionalidade e interferindo na qualidade de vida do paciente. Aborda promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes com doenças reumáticas.

Sem: 7 | CH: 60

1415
METODOLOGIA DA PESQUISA II

Ementa: Elaboração e defesa de um projeto de pesquisa relacionado com as áreas de conhecimento e de atuação para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Sem: 7 | CH: 30

14843
ESTAGIO DE FISIOT EM CARDIO PNEUMOLOGIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 120

14844
ESTAGIO DE FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 120

14842
EST DE FISIOT EM ORTOP E TRAUMATOLOGIA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 120

14845
METODOLOGIA DA PESQUISA III

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

482
ESTAGIO EM FISIOTERAPIA AMBULATORIAL

Ementa: Estágio supervisionado em fisioterapia nas disfunções musculoesqueléticas, neuromotoras e cardiorrespiratórias a nível ambulatorial. Combinadas com atividades teórico-práticas, ações integradas de discussão de casos, bem como eleição e elaboração do planejamento de condutas terapêuticas com aplicação e/ou orientação ao paciente e seus familiares.

Sem: 9 | CH: 150

483
ESTAGIO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR

Ementa: Estágio supervisionado em fisioterapia nas disfunções musculoesqueléticas, neuromotoras e cardiorrespiratórias a nível ambulatorial. Combinadas com atividades teórico-práticas, ações integradas de discussão de casos, bem como eleição e elaboração do planejamento de condutas terapêuticas com aplicação e/ou orientação ao paciente e seus familiares.

Sem: 9 | CH: 150