Sistemas de Informação
Universidade da Região da Campanha

Disciplinas|Curriculo: 161350


Código

Nome

300170
EDUCACAO FINANCEIRA

Ementa: O componente curricular propõe-se a promover o entendimento da importância da Educação Financeira desde o início da atividade produtiva econômica do consumidor, favorecendo a racionalização dos custos fixos e variáveis pessoais e ampliando a busca de maior rentabilidade dos recursos financeiros, assim construindo uma acumulação de patrimônio.

Sem: 0 | CH: 40

300171
EMPREENDEDORISMO E INOVACAO

Ementa: Abordagem dos princípios de empreendedorismo e práticas inovadoras, enquanto estratégias de geração de emprego e de renda, a partir da compreensão de "ser empreendedor" e dos mecanismos necessários para iniciar e implementar um novo empreendimento, enfatizando as etapas de um plano de negócios que envolvem aspectos de análise de mercado, produção, operações, estrutura organizacional, marketing, financeiros e recursos humanos.

Sem: 0 | CH: 40

300172
ETICA, DIREITOS HUMANOS

Ementa: A disciplina tem como propósito estimular a compreensão das relações estabelecidas entre as diversas teorias éticas e a aplicação dos direitos humanos para a efetivação de valores universais. Com isso, essa componente curricular buscará o entendimento acerca da importância das virtudes para o estabelecimento de adequadas relações interpessoais, destacando como os direitos que buscam garantir uma vida digna a todos os seres humanos podem estruturar o florescimento da sociedade em suas mais variadas áreas.

Sem: 0 | CH: 40

300173
INTRODUCAO A GESTAO

Ementa: O componente curricular propõe-se a discutir o contexto da gestão e suas tendências a fim de compreender a importância e os conceitos relacionados às organizações empoderando o aluno no desenvolvimento de habilidades relacionadas à gestão e sua atuação no mercado de trabalho

Sem: 0 | CH: 40

300174
INTRODUCAO A INFORMATICA

Ementa: Histórico, Tecnologias e aplicações de computadores, Introdução à Ciência da Computação e Tecnologia da Informação, Representação e processamento da informação. Hardware e Software. Ciclo de vida dos sistemas e seus problemas. Modelagem dos processos e dados de um sistema com o seu meio ambiente. A análise e o projeto estruturado de sistemas. Planejamento de Sistemas de Informação Administração de projetos de sistemas. Organização e administração das funções de informática. Recursos humanos de informática.

Sem: 0 | CH: 40

300181
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Fundamentos Teóricos e Legais da Metodologia da Pesquisa, considerando as normas técnicas sobre o plano, o projeto de pesquisa, o relatório e defesa dos resultados, artigos e "papers" na perspectiva de compreensão da importância e necessidade da realização de pesquisa não só durante o Curso como também, no futuro, como profissional.

Sem: 0 | CH: 40

300175
MIDIAS DIGITAIS

Ementa: Conhecer as tecnologias digitais. Desenvolvimento de postura teórico-metodológica e fluência tecnológica que favoreçam a integração de multimeios na construção do conhecimento. Fluxos informacionais na sociedade em redes sociais móveis. Conceitos de mobilidade, portabilidade e ubiquidade no contexto digital. Utilização da Internet, seus serviços online, mídias digitais, blogs e ferramentas da google.

Sem: 0 | CH: 40

300176
PRODUCAO E INTERPRETACAO DE TEXTO

Ementa: As relações entre linguagem oral e escrita. As funções da escrita. A intertextualidade como recurso de escrita. Paráfrase, citação textual e sínteses. Planejamento da escrita. Organização e constituição das idéias do texto. Estrutura, ordenação e desenvolvimento do parágrafo. Argumentação e ritmo na escrita.

Sem: 0 | CH: 40

300177
PROJETO DE VIDA

Ementa: Promover o autoconhecimento e consequente descoberta de potenciais e aspectos a desenvolver. Instigar a reflexão a respeito das atitudes e escolhas do estudante ampliando a sua assertividade na tomada das decisões. Despertar o estudante para assumir o protagonismo de sua história, na definição de metas e objetivos a serem alcançados ao longo da vida, contemplando suas diferentes áreas: profissional, financeira, saúde física e psicológica. Contribuir com a formação integral do estudante ao auxiliá-lo na descoberta do seu propósito de vida pessoal e profissional.

Sem: 0 | CH: 40

300178
RACIOCINIO LOGICO

Ementa:

Sem: 0 | CH: 40

300179
REDACAO DE ARTIGOS CIENTIFICOS

Ementa: Abordagem dos princípios da escrita científica, suas características e especificidades. Técnicas para a sua redação e estruturação. Modalidades de textos científicos. Aspectos éticos na escrita. Autoria e direito autoral.

Sem: 0 | CH: 40

300180
SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE (GESTAO SOCIOAMBIENTAL)

Ementa: O componente curricular propõe-se a discutir as relações entre ambiente e sociedade no mundo contemporâneo, as questões ambientais e sua incorporação ao conceito de desenvolvimento e desenvolvimento sustentável. A compreensão dos princípios da educação e gestão ambiental como ferramenta para minimizar a crise socioambiental e ética atual.

Sem: 0 | CH: 40

300208
COMPETENCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS - CPP

Ementa:

Sem: 1 | CH: 40

299994
ENSINO INOVADOR URCAMP

Ementa:

Sem: 1 | CH: 200

300154
BANCO DE DADOS

Ementa: Projeto de banco de dados. Modelo conceitual. Modelo lógico. Modelo relacional. Segurança e integridade. Transações. Normalização. SQL. Funções, procedimentos armazenados e gatilhos.

Sem: 2 | CH: 80

300155
CIENCIA DE DADOS E MINERACAO DE DADOS

Ementa: Desenvolver conhecimentos no campo da Ciência de dados atuando com para as atividades de business analytics e para as tecnologias de manipulação de Big Data, visualização, análise preditiva, aprendizado de máquina, no intuito de produzir cientistas de dados aplicando softwares específicos para gerenciar, projetar e desenvolver soluções agregando valor ao negócio atuando em projetos apoiado pelos mentores, colegas e especialistas na área.

Sem: 2 | CH: 80

300210
COMPETENCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS - CPP

Ementa:

Sem: 2 | CH: 40

300156
INICIACAO CIENTIFICA A COMPUTACAO

Ementa: Preparar os estudantes que possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à pesquisa cientifica a terem o seu primeiro contato com iniciação científica e acadêmica.

Sem: 2 | CH: 80

300157
PROJETO INTEGRADOR

Ementa: Ciência de dados. Mineração de dados. Data Warehouses. Business Intelligence (BI). Banco de Dados NoSQL. ETL - Extract Transform Load (Extração, Transformação e Carga). Linguagens de Programação Python e R.

Sem: 2 | CH: 80

300159
ARQUITETURA DE COMPUTADORES E ROBOTICA

Ementa: Visão geral dos manipuladores; fundamentos de tecnologia; aplicações de robôs; descrição matemática de manipuladores; sistemas de coordenadas em robótica; modelagem de cinemática direita e inversa; análise e controle de movimentos dos robôs; modelagem dinâmica e controle de movimentos; geração de trajetórias; órgãos terminais; sensores em robótica; programação de robôs; linguagem de programação de robôs, automação.

Sem: 5 | CH: 80

300212
COMPETENCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS - CPP

Ementa:

Sem: 5 | CH: 40

300162
PROJETO INTEGRADOR

Ementa: Desenvolvimento e apresentação de projeto integrando disciplinas e seus conteúdos pertencentes ao Módulo de Robótica Aplicada.

Sem: 5 | CH: 80

300161
SISTEMAS EMBARCADOS

Ementa: Aplicações de sistemas embarcados. Estudo das arquiteturas de hardware e de software. Sistemas Operacionais embarcados. Compreensão de metodologias de projeto e linguagens de programação. Aplicação de síntese de hardware, software e comunicação. Validação de sistemas mistos hardware-software. Projeto baseado em plataformas e projeto de sistemas de baixa potência. Circuitos digitais.

Sem: 5 | CH: 80

300160
SISTEMAS OPERACIONAIS

Ementa: Concorrência e sincronização de processos. Alocação de recursos e deadlocks. Gerenciamento de arquivos. Gerenciamento de dispositivos de entrada/saída. Análise de desempenho.

Sem: 5 | CH: 80


Disciplinas|Curriculo: 161341


Código

Nome

295563
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (300)

Ementa:

Sem: 0 | CH: 300

261366
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

Ementa: Noções de lógica de programação. Dados, expressões e algoritmos sequenciais. Estruturas de controle. Estruturas complexas. Modularização.

Sem: 1 | CH: 30

261590
ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Ementa: Sistemas numéricos. Aritmética binária: ponto fixo e flutuante. Organização de computadores: memórias, unidades centrais de processamento, entrada e saída. Linguagens de montagem. Modos de endereçamento, conjunto de instruções. Mecanismos de interrupção e de exceção. Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização de memória. Memória auxiliar. Arquiteturas RISC e CISC. Pipeline. Paralelismo de baixa granularidade.

Sem: 1 | CH: 30

296290
COMPUTADORES E SOCIEDADE

Ementa: Aspectos sociais, econômicos, legais e profissionais de computação. Aspectos estratégicos do controle da tecnologia. Mercado de trabalho. Aplicações da computação: educação, medicina, etc. Previsões de evolução da computação. Ética profissional. Segurança, privacidade, direitos de propriedade, acesso não autorizado. Códigos de ética profissional. Doenças profissionais.

Sem: 1 | CH: 30

261404
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

Ementa: Conceitos básicos, funções e áreas da administração. Apresentação das teorias das organizações: Escola científica, escola clássica e escola das relações humanas. Liderança, cultura organizacional e comunicações.

Sem: 1 | CH: 60

261356
INTRODUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Ementa: Evolução do computador. Sistema de numeração. Configuração. Arquivos, registros e campo. Tipos de linguagem. Sistemas operacionais. Linguagem de 4ª geração. Fluxogramas.

Sem: 1 | CH: 30

261333
LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Variação linguística. Norma padrão: aspectos da oração. Tópicos gramaticais da norma padrão. Coesão. Coerência. Análise e produção textual.

Sem: 1 | CH: 30

123
MATEMATICA I

Ementa: Elementos Básicos de Matemática: conjuntos, elementos de álgebra, equações do 1º e 2º graus. Funções: Definição. Domínio, imagem, contradomínio. Representação gráfica. Operações com funções: função composta e função inversa. Funções usuais: Função afim, função constante, função quadrática, função exponencial, função logarítmica. Modelos econômicos representados por funções: função demanda, função oferta, função custo, função receita, função lucro.

Sem: 1 | CH: 60

296289
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO E LINGUAGEM

Ementa: Desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados básicos e estruturados. Comandos de uma linguagem de programação. Metodologia de desenvolvimento de programas. Modularidade e abstração.

Sem: 1 | CH: 30

537
BANCO DE DADOS I

Ementa: Introdução aos Sistemas de Gerência de Bancos de Dados (SGBDs). Conceitos básicos: independência de dados, modelos, abordagem relacional e relacional-orientada a objetos; abordagem relacional: modelo de dados e restrições de integridade, álgebra relacional, linguagens de consulta, normalização e dependências funcionais. Modelagem e projeto de Banco de Dados: modelagem entidade-relacionamento (projeto conceitual), Normalização como técnica de projeto, transformação do modelo conceitual para o relacional (projeto lógico). Aspectos de implementação dos SGBDs: integridade, segurança e integridade.

Sem: 2 | CH: 60

1520
ESTRUTURA DE DADOS

Ementa: Estruturas de dados clássicas. Listas, filas e pilhas. Formas de implementação. Árvores e grafos. Métodos de ordenação e pesquisa. Aplicações.

Sem: 2 | CH: 60

296694
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Ementa: Pressupostos teóricos e históricos da ciência da informação. Teoria geral dos sistemas. Teoria da comunicação. Gestão do conhecimento, gerenciamento de dados e informação. Sistemas de Informação e Sistemas Organizacionais. Classificação dos Sistemas de Informação. Papéis da Tecnologia da Informação. Planejamento de Sistemas de Informação.

Sem: 2 | CH: 30

318
MATEMATICA II

Ementa: Propriedades dos limites. Cálculo de Limites. Limites laterais, Limites Infinitos. Limites e continuidade. Aplicações na administração. Derivada: Definição. Taxa de Variação e Análise Marginal. Técnicas de Diferenciação. Derivadas de ordem mais elevada. Crescimento e decrescimento. Máximos e Mínimos. Problemas práticos de otimização. Aplicações em Negócios e Economia. Integrais e primitivas. Uso de tabelas de Integrais. Integração por substituição. Integração por partes. Integral definida. Área e Integração. Aplicações.

Sem: 2 | CH: 60

261418
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Fundamentos teóricos e legais da Metodologia da Pesquisa, considerando as normas técnicas sobre o plano, o projeto de pesquisa, o relatório e defesa dos resultados, artigos e "papers" na perspectiva de compreensão da importância e necessidade da realização de pesquisa não só durante o Curso como também, no futuro, como profissional.

Sem: 2 | CH: 30

560
PROGRAMACAO I

Ementa: Definições básicas relacionadas a linguagens de programação. Uso de uma linguagem de programação para construção de programas. Conceitos de variáveis, constantes, operadores aritméticos, estruturas de controle, subprogramas, parâmetros, escopo de variáveis, vetores, matrizes, registros, manipulação de arquivos. Bibliotecas. Compiladores.

Sem: 2 | CH: 60

541
BANCO DE DADOS II

Ementa: O modelo de processamento cliente/servidor. Álgebra relacional. Linguagem SQL. Administração do banco de dados.

Sem: 3 | CH: 60

261600
ESTATISTICA

Ementa: Introdução ao estudo da Estatística. Introdução ao cálculo de probabilidades; Noções de inferência estatística e amostragem. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Distribuições de freqüência. Distribuições de probabilidade. Distribuições amostrais. Teoria da estimação; teoria da decisão estatística; teste do qui-quadrado; ajustamento e análise de séries temporais; regressão e correlação linear.

Sem: 3 | CH: 60

296150
GESTÃO DE PROJETOS

Ementa: Fases e componentes de um projeto. O ciclo de vida do projeto. Processos de gerência de um projeto. Gerência da integração do projeto. Gerência do escopo do projeto. Estrutura Analítica de projeto (EAP). Gerência do tempo do projeto: redes de precedência, cronogramas, histograma de recursos, nivelamento de recursos, ferramentas computacionais de apoio ao planejamento de projetos. Gerência do custo do projeto. Gerência da qualidade do projeto. Gerência dos recursos humanos do projeto. Gerência das comunicações do projeto. Gerência dos riscos do projeto.

Sem: 3 | CH: 30

296924
INICIAÇÃO CIENTÍFICA À COMPUTAÇÃO

Ementa: Preparar os estudantes que possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à pesquisa cientifica a terem o seu primeiro contato com iniciação científica e acadêmica.

Sem: 3 | CH: 90

561
PROGRAMACAO II

Ementa: Manipulação de Arquivos, Funções, Alocação dinâmica de memória. Ponteiros. Implementação de listas, filas, pilhas e arvores com ponteiros. Conceito de Orientação a Objetos: Classes, Objetos, Herança, Polimorfismo e Encapsulamento.

Sem: 3 | CH: 60

535
REDES DE COMPUTADORES I

Ementa: Introdução à Comutação. Topologias. Técnicas de Transmissão. Meios de Transmissão. Técnicas de Codificação e Sincronismo. Ligação de Estações ao Meio. Protocolos de Acesso. O Modelo OSI da ISO. Nível de Enlace. Roteamento - Ligação Inter-redes. Nível de Transporte. Níveis de Sessão, Apresentação e Aplicação.

Sem: 3 | CH: 60

296927
APLICATIVOS WEB

Ementa: Linguagens e Scripts para programação WEB; Ferramentas para desenvolvimento WEB (PHP,JAVA, ASP e PERL); Integração entre banco de dados e aplicativos WEB; Ambientes integrados para programação WEB.

Sem: 4 | CH: 60

547
ENGENHARIA DE SOFTWARE

Ementa: Processo de desenvolvimento de software. Ciclo de vida de desenvolvimento de software. Qualidade de software. Técnicas de planejamento e gerenciamento de software. Gerenciamento de configuração de software. Engenharia de requisitos. Métodos de análise e de projeto de software. Garantia de qualidade de software. Verificação, validação e teste. Manutenção. Documentação. Padrões de desenvolvimento. Reuso. Engenharia reversa. Reengenharia. Ambientes de desenvolvimento de software.

Sem: 4 | CH: 60

553
PROGRAMACAO III

Ementa: Programação para ambiente GUI. Plataformas gráficas. Implementação de interface humana. Modos de acesso a bancos de dados. Desenvolvimento de sistemas de informação. Programação multi-tarefa, multi-usuário e multimídia. Ferramentas RAD.

Sem: 4 | CH: 60

1507
REDES DE COMPUTADORES II

Ementa: Protocolos e serviços de comunicação. Arquitetura de redes de computadores. Camadas inferiores do modelo OSI da ISO: física, enlace e redes. Interligação de redes. Sistemas operacionais de redes. Arquitetura TCP/IP. Segurança em redes de computadores.

Sem: 4 | CH: 60

296926
SEMINÁRIO DE COMPUTAÇÃO I

Ementa: Desenvolvimento de um trabalho teórico/prático buscando uma solução para um problema, com ênfase na implementação baseada na revisão dos principais conceitos de Aplicativos Web, Engenharia de Software, Programação e Redes de Computadores.

Sem: 4 | CH: 30

296925
SISTEMAS OPERACIONAIS

Ementa: Concorrência e sincronização de processos. Alocação de recursos e deadlocks. Gerenciamento de arquivos. Gerenciamento de dispositivos de entrada/saída. Análise de desempenho.

Sem: 4 | CH: 60

532
ANALISE DE SISTEMAS

Ementa: Gerenciamento do ciclo de vida do sistema: determinação dos requisitos, projeto lógico, projeto físico, teste, implementação. Questões de integração de banco de dados e sistema. Gerenciamento de rede e cliente-servidor. Métricas para gerenciamento de projetos e avaliação de desempenho de sistemas.

Sem: 5 | CH: 60

1513
COMPUTACAO GRAFICA

Ementa: Transformações geométricas em duas e três dimensões; coordenadas homogêneas e matrizes de transformação. Transformação entre sistemas de coordenadas 2D e recorte. Transformações de projeção paralela e perspectiva; câmera virtual; transformação entre sistemas de coordenadas 3D. Definição de objetos e cenas tridimensionais: modelos poliedrais e malhas de polígonos. O processo de Rendering: fontes de luz; remoção de linhas e superfícies ocultas; modelos de tonalização (shading). Aplicação de texturas. O problema do serrilhado (aliasing) e técnicas de anti-serrilhado (antialiasing).

Sem: 5 | CH: 60

296929
DESENVOLVIMENTO PARA APLICATIVOS MÓVEIS

Ementa:

Sem: 5 | CH: 60

261428
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Ementa: A decisão pessoal de empreender e a atividade empreendedora. Necessidade de mercado. Identificação de Oportunidades. Plano de Negócios. Consultoria. Conceito. Tipos. Características Básicas do Consultor. Diagnóstico Empresarial. Conceito. Finalidades. Etapas. Avaliação dos Resultados. Relatórios.

Sem: 5 | CH: 30

296928
ROBÓTICA

Ementa:

Sem: 5 | CH: 30

296930
SEMINÁRIO DE COMPUTAÇÃO II

Ementa:

Sem: 5 | CH: 30

252
SISTEMAS DE INFORMACOES GERENCIAS

Ementa: Sistemas. Abordagem sistêmica. Performance, padrões e modelos de sistemas. Processo decisório e apoio à decisão. Sistemas de Informação. Tecnologia da Informação. Profissional de sistemas de informação.

Sem: 5 | CH: 60

296934
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296931
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA

Ementa:

Sem: 6 | CH: 30

562
PROJETO E IMPLEMENTACAO DE SOFTWARE I

Ementa: Análise x Projeto OO. Projeto de software O.O. Aspectos sobre implementação de um projeto O.O. Tipos de implementação. Desenvolvimento e implementação de um projeto O.O.

Sem: 6 | CH: 60

296933
QUALIDADE E TESTE DE SOFTWARE

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

296935
SEMINÁRIO DE COMPUTAÇÃO III

Ementa:

Sem: 6 | CH: 30

296932
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

Ementa:

Sem: 6 | CH: 60

261389
SOCIOLOGIA

Ementa: Preceitos fundamentais da Sociologia como ciência; algumas definições conceituais necessárias; teoria e o método das sociologias clássica e contemporânea; concepções, implicações e perspectivas sociológicas inseridas no estudo dos fenômenos sociais contemporâneos; análise crítica, contextualizada e transdisciplinar para a compreensão de problemáticas da sociedade brasileira na atualidade.

Sem: 6 | CH: 30

261528
FILOSOFIA

Ementa: Análise das principais correntes do pensamento filosófico, com especial ênfase para a filosofia política e filosofia moral. Neste sentido, a disciplina busca investigar os fundamentos racionais que norteiam a interpretação dos conceitos filosóficos e as práticas subsequentes nas áreas da ética e da política.

Sem: 7 | CH: 30

296938
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296919
PROJETO DE PESQUISA E TECNOLOGIA

Ementa:

Sem: 7 | CH: 30

563
PROJETO E IMPLEMENTACAO DE SOFTWARE II

Ementa: Análise e projeto Orientado a Objetos. Implementação OO. Linguagens de programação OO. Tópicos especiais em OO.

Sem: 7 | CH: 60

1358
SEGURANCA E AUDITORIA DE SISTEMAS

Ementa: Auditoria de sistemas. Segurança de sistemas. Metodologias de auditoria. Análise de riscos em sistemas de informação. Plano de contingência. Técnicas de avaliação de sistemas. Aspectos especiais: vírus, fraudes, criptografia, acesso não autorizado.

Sem: 7 | CH: 60

296937
SEMINÁRIO DE COMPUTAÇÃO IV

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296936
TÓPICOS ESPECIAIS I

Ementa:

Sem: 7 | CH: 60

296939
COMPUTAÇÃO APLICADA

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

603
ETICA PROFISSIONAL

Ementa: Análise do fenômeno das modernas organizações sob o ponto de vista da Filosofia. Discussão dos múltiplos usos da Ética: na profissão, nas organizações e na sociedade. O inter-relacionamento entre Filosofia e Ética.

Sem: 8 | CH: 30

558
GERENCIA DE REDES

Ementa: Conceitos Associados à Gerência de Redes. Arquiteturas de Gerência de Redes e seus Protocolos. Tipos de Gerência de Redes. Ferramentas Típicas para Gerência de Redes.

Sem: 8 | CH: 60

296942
SISTEMAS COOPERATIVOS

Ementa:

Sem: 8 | CH: 30

296940
SISTEMAS EMBARGADOS

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

296944
TÓPICOS ESPECIAIS II

Ementa:

Sem: 8 | CH: 60

296943
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Ementa:

Sem: 8 | CH: 150


Disciplinas|Curriculo: 161331


Código

Nome

261660
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ementa:

Sem: 0 | CH: 160

1900
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

1902
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

1903
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

1904
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

1905
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

1909
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

261658
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 0 | CH: 45

1901
ATIVIDADE INTEGRADORA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 45

14833
ESTATISTICA

Ementa: Conceitos básicos de estatística. Distribuição de Frequência. Medidas de Tendência Central. Medidas de Dispersão. Modelos mais aplicados. Métodos Quantitativos aplicados em pesquisas nas Ciências Sociais. Uso de técnicas e programas computacionais. Métodos tabulares, métodos gráficos e métodos numéricos. Probabilidade básica. Distribuições de probabilidade: contínuas e descontínuas. Comparações de médias e comparações de proporções.

Sem: 1 | CH: 60

542
FUNDAMENTOS DA INFORMATICA

Ementa:

Sem: 1 | CH: 60

645
INGLES INSTRUMENTAL

Ementa: Estudo de textos específicos da area de Administração visando compreensão. Aspectos gramaticais e morfológicos pertinentes a compreensão. Desenvolvimento e ampliação das estrategias de leitura.

Sem: 1 | CH: 30

1780
METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Conceitos básicos para pesquisa. Estrutura do trabalho científico. Diretrizes para elaboração de textos. Noção de normas técnicas. Projeto de pesquisa.

Sem: 1 | CH: 30

324
PROJETO E ANALISE DE ALGORITMOS

Ementa: Medidas de complexidade; Técnicas de prova de cotas inferiores; Exemplo de análise de algoritmos iterativos e recursivos; Programação dinâmica; Algoritmos probabilisticos; Fluxogramas.

Sem: 1 | CH: 60

546
TECNICAS DE PROGRAMACAO

Ementa: Desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados básicos e estruturados. Comandos de uma linguagem de programação. Metodologia de desenvolvimento de programas. Modularidade e abstração.

Sem: 1 | CH: 60

1525
ARQUITETURA E ORGANIZACAO DE COMPUTADORES I

Ementa: Sistemas numéricos. Aritmética binária: ponto fixo e flutuante. Organização de computadores: memórias, unidades centrais de processamento, entrada e saída. Linguagens de montagem. Modos de endereçamento, conjunto de instruções. Mecanismos de interrupção e de exceção. Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização de memória. Memória auxiliar.

Sem: 2 | CH: 45

1520
ESTRUTURA DE DADOS

Ementa: Estruturas de dados clássicas. Listas, filas e pilhas. Formas de implementação. Árvores e grafos. Métodos de ordenação e pesquisa. Aplicações.

Sem: 2 | CH: 60

123
MATEMATICA I

Ementa: Elementos Básicos de Matemática: conjuntos, elementos de álgebra, equações do 1º e 2º graus. Funções: Definição. Domínio, imagem, contradomínio. Representação gráfica. Operações com funções: função composta e função inversa. Funções usuais: Função afim, função constante, função quadrática, função exponencial, função logarítmica. Modelos econômicos representados por funções: função demanda, função oferta, função custo, função receita, função lucro.

Sem: 2 | CH: 60

560
PROGRAMACAO I

Ementa: Definições básicas relacionadas a linguagens de programação. Uso de uma linguagem de programação para construção de programas. Conceitos de variáveis, constantes, operadores aritméticos, estruturas de controle, subprogramas, parâmetros, escopo de variáveis, vetores, matrizes, registros, manipulação de arquivos. Bibliotecas. Compiladores.

Sem: 2 | CH: 60

1518
SISTEMAS COOPERATIVOS

Ementa: Conceitos e terminologia. Processo de cooperação. Características de CSCW. Suporte à cooperação. Classificação de groupware. Arquitetura para sistemas de groupware. Interfaces para sistemas de groupware. Tipos de aplicações.

Sem: 2 | CH: 45

1512
TEORIA DAS ORGANIZACOES E SISTEMAS

Ementa: Sistemas. Abordagem sistêmica. Performance, padrões e modelos de sistemas. Processo decisório e apoio à decisão. Sistemas de Informação. Tecnologia da Informação. Profissional de sistemas de informação.

Sem: 2 | CH: 30

1526
ARQUITETURA E ORGANIZACAO DE COMPUTADORES II

Ementa: Arquiteturas RISC e CISC. Pipeline. Paralelismo de baixa granularidade. Processadores superescalares e superpipeline. Multiprocessadores. Multicomputadores. Arquiteturas paralelas e não convencionais.

Sem: 3 | CH: 60

318
MATEMATICA II

Ementa: Propriedades dos limites. Cálculo de Limites. Limites laterais, Limites Infinitos. Limites e continuidade. Aplicações na administração. Derivada: Definição. Taxa de Variação e Análise Marginal. Técnicas de Diferenciação. Derivadas de ordem mais elevada. Crescimento e decrescimento. Máximos e Mínimos. Problemas práticos de otimização. Aplicações em Negócios e Economia. Integrais e primitivas. Uso de tabelas de Integrais. Integração por substituição. Integração por partes. Integral definida. Área e Integração. Aplicações.

Sem: 3 | CH: 60

561
PROGRAMACAO II

Ementa: Manipulação de Arquivos, Funções, Alocação dinâmica de memória. Ponteiros. Implementação de listas, filas, pilhas e arvores com ponteiros. Conceito de Orientação a Objetos: Classes, Objetos, Herança, Polimorfismo e Encapsulamento.

Sem: 3 | CH: 60

549
SISTEMAS DE INFORMACAO

Ementa: Era do Computador X Era da Informação. Mudança de Paradigma. Sistemas de Informação: Conceito e Tipos. Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Apoio à Decisão. Plano Diretor de Sistemas de Informação. Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento. Administração da Sistemas de Informação. Visão Sistêmica e Usos Estratégicos de T. I. Tecnologias de Informação.

Sem: 3 | CH: 60

1508
SISTEMAS OPERACIONAIS I

Ementa: Concorrência e sincronização de processos. Alocação de recursos e deadlocks. Gerenciamento de arquivos. Gerenciamento de dispositivos de entrada/saída. Análise de desempenho.

Sem: 3 | CH: 60

537
BANCO DE DADOS I

Ementa: Introdução aos Sistemas de Gerência de Bancos de Dados (SGBDs). Conceitos básicos: independência de dados, modelos, abordagem relacional e relacional-orientada a objetos; abordagem relacional: modelo de dados e restrições de integridade, álgebra relacional, linguagens de consulta, normalização e dependências funcionais. Modelagem e projeto de Banco de Dados: modelagem entidade-relacionamento (projeto conceitual), Normalização como técnica de projeto, transformação do modelo conceitual para o relacional (projeto lógico). Aspectos de implementação dos SGBDs: integridade, segurança e integridade.

Sem: 4 | CH: 60

547
ENGENHARIA DE SOFTWARE

Ementa: Processo de desenvolvimento de software. Ciclo de vida de desenvolvimento de software. Qualidade de software. Técnicas de planejamento e gerenciamento de software. Gerenciamento de configuração de software. Engenharia de requisitos. Métodos de análise e de projeto de software. Garantia de qualidade de software. Verificação, validação e teste. Manutenção. Documentação. Padrões de desenvolvimento. Reuso. Engenharia reversa. Reengenharia. Ambientes de desenvolvimento de software.

Sem: 4 | CH: 60

553
PROGRAMACAO III

Ementa: Programação para ambiente GUI. Plataformas gráficas. Implementação de interface humana. Modos de acesso a bancos de dados. Desenvolvimento de sistemas de informação. Programação multi-tarefa, multi-usuário e multimídia. Ferramentas RAD.

Sem: 4 | CH: 60

535
REDES DE COMPUTADORES I

Ementa: Introdução à Comutação. Topologias. Técnicas de Transmissão. Meios de Transmissão. Técnicas de Codificação e Sincronismo. Ligação de Estações ao Meio. Protocolos de Acesso. O Modelo OSI da ISO. Nível de Enlace. Roteamento - Ligação Inter-redes. Nível de Transporte. Níveis de Sessão, Apresentação e Aplicação.

Sem: 4 | CH: 60

1509
SISTEMAS OPERACIONAIS II

Ementa: Concorrência e sincronização de processos. Alocação de recursos e deadlocks. Gerenciamento de arquivos. Gerenciamento de dispositivos de entrada/saída. Análise de desempenho.

Sem: 4 | CH: 60

532
ANALISE DE SISTEMAS

Ementa: Gerenciamento do ciclo de vida do sistema: determinação dos requisitos, projeto lógico, projeto físico, teste, implementação. Questões de integração de banco de dados e sistema. Gerenciamento de rede e cliente-servidor. Métricas para gerenciamento de projetos e avaliação de desempenho de sistemas.

Sem: 5 | CH: 60

541
BANCO DE DADOS II

Ementa: O modelo de processamento cliente/servidor. Álgebra relacional. Linguagem SQL. Administração do banco de dados.

Sem: 5 | CH: 60

1513
COMPUTACAO GRAFICA

Ementa: Transformações geométricas em duas e três dimensões; coordenadas homogêneas e matrizes de transformação. Transformação entre sistemas de coordenadas 2D e recorte. Transformações de projeção paralela e perspectiva; câmera virtual; transformação entre sistemas de coordenadas 3D. Definição de objetos e cenas tridimensionais: modelos poliedrais e malhas de polígonos. O processo de Rendering: fontes de luz; remoção de linhas e superfícies ocultas; modelos de tonalização (shading). Aplicação de texturas. O problema do serrilhado (aliasing) e técnicas de anti-serrilhado (antialiasing).

Sem: 5 | CH: 60

573
FUNCOES EMPRESARIAIS

Ementa: Evolução do pensamento em Administração e princípios da Administração; Funções do administrador; Estrutura organizacional; O funcionamento concreto da gestão empresarial; Economia da empresa; A Empresa em funcionamento; Reestruturação produtiva e mudanças organizacionais; Estudos de Caso.

Sem: 5 | CH: 60

1507
REDES DE COMPUTADORES II

Ementa: Protocolos e serviços de comunicação. Arquitetura de redes de computadores. Camadas inferiores do modelo OSI da ISO: física, enlace e redes. Interligação de redes. Sistemas operacionais de redes. Arquitetura TCP/IP. Segurança em redes de computadores.

Sem: 5 | CH: 60

538
APLICATIVOS PARA WEB

Ementa: Linguagens e Scripts para programação WEB; Ferramentas para desenvolvimento WEB (PHP,JAVA, ASP e PERL); Integração entre banco de dados e aplicativos WEB; Ambientes integrados para programação WEB.

Sem: 6 | CH: 30

14888
EMPREENDEDORISMO

Ementa: Funções empresariais: marketing, produção, finanças e recursos humanos. Princípios das funções empresariais. A organização e o meio ambiente. Funcionamento dos mercados. Relações "oferta e demanda" e "produção e preço". Empreendedorismo: o Plano de Negócios.

Sem: 6 | CH: 45

558
GERENCIA DE REDES

Ementa: Conceitos Associados à Gerência de Redes. Arquiteturas de Gerência de Redes e seus Protocolos. Tipos de Gerência de Redes. Ferramentas Típicas para Gerência de Redes.

Sem: 6 | CH: 60

1718
INTERFACE HOMEM-MAQUINA

Ementa: Fatores humanos em software interativo: teoria, princípios e regras básicas. Estilos interativos. Linguagens de comandos. Manipulação direta. Dispositivos de interação. Padrões para interface. Usabilidade: definição e métodos para avaliação.

Sem: 6 | CH: 45

562
PROJETO E IMPLEMENTACAO DE SOFTWARE I

Ementa: Análise x Projeto OO. Projeto de software O.O. Aspectos sobre implementação de um projeto O.O. Tipos de implementação. Desenvolvimento e implementação de um projeto O.O.

Sem: 6 | CH: 60

391
SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

Ementa: Sociologia Organizacional / Sociologia geral: Conceitos, objeto e caráter cientificam, mudança organizacional. Estudo do comportamento das pessoas e dos grupos nas organizações. A organização social, e o estudo da burocracia e sua importância.

Sem: 6 | CH: 60

539
GESTAO DE TEC DA INFOR E ORGANIZACAO

Ementa: Planejamento de TI. Organização de TI. Direção de TI. Controle de TI. Qualidade em TI. Estrutura Organológica e Operacional da Área de TI. Gerenciamento Distribuído. Estratégico de TI.Gerenciamento Funcional de TI. Gerenciamento Estratégico de TI.

Sem: 7 | CH: 60

548
INTELIGENCIA ARTIFICIAL

Ementa: Linguagens simbólicas. Programação em lógica. Cláusulas de Horn. Unificação. Resolução. Meta-predicados. Métodos de resolução de problemas. Redução de problemas. Estratégias de busca. Uso de heurísticas. Representação do conhecimento. Regras de produção. Redes semânticas. Lógica fuzzy. Redes neurais: aprendizado, redes de várias camadas, redes associativas. Sistemas especialistas e bases de conhecimento.

Sem: 7 | CH: 45

2
MULTIMIDIA

Ementa: Comunicação usuário-máquina. Autoria: plataformas para multimídia; ferramentas de desenvolvimento. Áudio: propriedades físicas do som; representação digital. Processamento e síntese de som. Imagens: representação digital, dispositivos gráficos, processamento. Desenhos: representação de figuras. Vídeo: interfaces, processamento. Animação. Realidade Virtual: modelagem, arquitetura e aplicações.

Sem: 7 | CH: 45

563
PROJETO E IMPLEMENTACAO DE SOFTWARE II

Ementa: Análise e projeto Orientado a Objetos. Implementação OO. Linguagens de programação OO. Tópicos especiais em OO.

Sem: 7 | CH: 60

1358
SEGURANCA E AUDITORIA DE SISTEMAS

Ementa: Auditoria de sistemas. Segurança de sistemas. Metodologias de auditoria. Análise de riscos em sistemas de informação. Plano de contingência. Técnicas de avaliação de sistemas. Aspectos especiais: vírus, fraudes, criptografia, acesso não autorizado.

Sem: 7 | CH: 60

631
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I

Ementa: Desenvolvimento do projeto do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Sem: 7 | CH: 150

574
COMPUTADORES E SOCIEDADE

Ementa: Aspectos sociais, econômicos, legais e profissionais de computação. Aspectos estratégicos do controle da tecnologia. Mercado de trabalho. Aplicações da computação: educação, medicina, etc. Previsões de evolução da computação. Ética profissional. Segurança, privacidade, direitos de propriedade, acesso não autorizado. Códigos de ética profissional. Doenças profissionais.

Sem: 8 | CH: 45

603
ETICA PROFISSIONAL

Ementa: Análise do fenômeno das modernas organizações sob o ponto de vista da Filosofia. Discussão dos múltiplos usos da Ética: na profissão, nas organizações e na sociedade. O inter-relacionamento entre Filosofia e Ética.

Sem: 8 | CH: 30

552
TOPICOS ESPECIAIS EM SISTEMAS DE INFORMACAO

Ementa: Desenvolvimento de tópicos atuais em Sistemas de Informação.

Sem: 8 | CH: 60

555
TOPICOS ESPECIAIS EM SISTEMAS OPERACIONAIS

Ementa: Desenvolvimento de tópicos atuais em Sistemas Operacionais. A disciplina capacita o aluno a interpretar e absorver conceitos e formas de gerenciar um ambiente desktop com o sistema operacional livre.

Sem: 8 | CH: 30

632
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II

Ementa: Desenvolvimento de um trabalho teórico/prático buscando uma solução preferencialmente inédita para um problema, com ênfase na implementação.

Sem: 8 | CH: 150